Contando instancias.

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Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 15:25

Bom, eu tinha visto um topico, mais num achei..

Tipo, to fazendo um jogo do bullet bill (akele míssel do mário)
e quando ele bate em algum solido ele explode...
Então... quando ele incosta no sólido ele cria a instancia obj_explo..
o unico problema é q ele incosta no solido, ele para, e continua incostando, fazendo que crie bilhares de explosões..
Então eu quero assim.. se o numero de obj_explo na tela for maior ou = a 1, so deixa de aparecer obj_explo...

Aceito sugestões..

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Kabeção em Sex 27 Nov 2009, 15:33

instance_exists retorna se a instancia existe na room e instance_number retorna a quantidade delas.
Código:
if !(instance_exists(obj_explo)) instance_create(x,y,obj_explo);

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 15:47

Me ajuda a formular um codigo usando instance number?

if instance_number<=1 //?
{
instance_destroy(obj_explo)
}

Deduzo que caso tenha 1, ele iria destruir obj_explo, o problema é.. Todos os obj_explo ._.

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Re: Contando instancias.

Mensagem por vinians em Sex 27 Nov 2009, 16:43

Ok voce pode usar isso aqui :
Código:

total = 0;
with (all)
{
    if  (object_index == obj_explo) total += 1;
}
if (total == 0)
  instance_create(x,y,obj_explo);

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 20:18

não sei se eu expliquei direito..

Mas eu não quero que quando tenha 0 crie outra, e sim que quando tenha 1 permaneça 1 e não ultrapasse esse valor de forma alguma..

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Re: Contando instancias.

Mensagem por VerdiMare em Sex 27 Nov 2009, 20:27

Voce ta fazendo tempestade nun copo d'água

é só vc por um "Instance_change"
assim o seu obj_Bullet_bill ja era e se trnasforma nun Obj_Explo

sem criar bilhares...

intendeu?

Até mais

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 20:29

Mais eu quero algo bem feito...
Tipo quando o bullet bill bate, ele "amassa" e aparece a eplosão em cima, e bulletbill renasce feliz,firme,forte e com menos 1 vida Very Happy

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Denis Lemos em Sex 27 Nov 2009, 20:34

O jeito que Kabeção disse não dá ?

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 20:36

·ßieL escreveu:não sei se eu expliquei direito..

Mas eu não quero que quando tenha 0 crie outra, e sim que quando tenha 1 permaneça 1 e não ultrapasse esse valor de forma alguma..

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Re: Contando instancias.

Mensagem por VerdiMare em Sex 27 Nov 2009, 20:49

cara do meu jeito dá tbm...
mas é q vc tem q penssar um pouquinho ou usar Drag&Drop
q isso vc faz facin facin

vc faz uma Sprite do Bullet Bill amaçado
coloca pra quando colidir com solido, Obj_Bullet_bill mude pra a sprite
dele amaçado, e criar um obj_explo

depois adiciona um Alarm sincronizado com o tempo q a explosão apareça uma
vez e reiniciar a room

feliz,firme,forte e com menos 1 vida

Até mais

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 20:54

Bom, eu me viro aqui, vlw pra quem ajudo Smile

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Denis Lemos em Sex 27 Nov 2009, 21:11

depois adiciona um Alarm sincronizado com o tempo q a explosão apareça uma
vez e reiniciar a room
Nem precisa de alarme !

Quando colidir com a parede coloca:
Código:

sprite_index=spr_amassado
instance_create(x,y,obj_explo)

E no evento "Animation End" do obj_explo :
Código:
vida - =1
room_restart()

Se não for isso que você quer, então eu fiquei sem entender nada !!!

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Kabeção em Sex 27 Nov 2009, 21:21

·ßieL escreveu:não sei se eu expliquei direito..

Mas eu não quero que quando tenha 0 crie outra, e sim que quando tenha 1 permaneça 1 e não ultrapasse esse valor de forma alguma..
Pois então, use o código só na hora de criar a instância.
Ele não é para por no Step.

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 21:28

oxe, vlw, como pude não ter pensado nisso.. -.-

deve ser pq não coloko muitas coisas no create so variaveis..

EDIT: não deu muito certo.. pois caso exista 2 objetos solidos 1 do lado do outro ele acertara os dois.. certo? ._.

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Re: Contando instancias.

Mensagem por ricaun em Sex 27 Nov 2009, 22:07

·ßieL escreveu:não sei se eu expliquei direito..

Mas eu não quero que quando tenha 0 crie outra, e sim que quando tenha 1 permaneça 1 e não ultrapasse esse valor de forma alguma..

Pra cria só um obj_explo é só fazer assim.

Create do Obj_Bullet_bill:
Código:
inst_explo = 0;

Quando quiser criar o obj_explo use esse code:
Código:
 if !inst_explo inst_explo = instance_create(x,y,obj_explo);

Pronto só vai ser criado um obj_explo e ainda vai ter o id do mesmo.

Espero que ajude.

Té.

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Re: Contando instancias.

Mensagem por Gabreel em Sex 27 Nov 2009, 22:14

Muito bom, resolved >;)

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Re: Contando instancias.

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