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Ordem execução de objetos

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Ordem execução de objetos

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Nov 2009, 20:19

Olá!
Já tive este problema antes e está me incomodando de novo... Como sei a ordem que os objetos são executados?

Ex: tenho em uma room 2 objetos, um gerenciador, outro que desenha na tela.

No create do gerenciador ele lê alguns dados e carrega uma var.
No create do "desenhador" ele pega um texto desta var do gerenciador como colocar na tela.

Então se o GM executa primeiro o gerenciador depois o desenhador, ok. Caso contrário o desenhador não encontra a var, poiz a principio o gerenciador não rodou ainda. Há como determinar isso?

Ou única forma é tirar o desenhador da sala e fazer com que o gerenciador o crie alguns milissegundos depois? (gambiarra...)

Valeu.
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Nov 2009, 20:51

Ah, descobri uma solução ... seria a melhor?

Posso remover da sala o objeto que deveria ser executado depois e então logo em seguida adicioná-lo novamente, pois desta vez terá um ID maior (já que o ID é um contator infinito).

Isso?
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por Kabeção em Sex 27 Nov 2009, 14:46

Não há outro jeito além desse.
Prefira criar os objeto que servem para controlar o jogo usando instance_create pois assim você tem certeza de quando eles vão ser executados.
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por vinians em Sex 27 Nov 2009, 15:24

Eu crio uma room no inicio do jogo só pra fazer essas inicializações.
Tipo:
CREATE:
Código:

score = 0;
global.level  = 1;
global.etc = 10;
if (room == Level1)
{
}
if (room == Level2)
{
 
}
room_goto_next();

Pronto, assim essa room nem aparece e faz bem o trabalho. Voce pode coloca ro objeto como persistente e ainda perguntar em qual room vc esa no momento pra poder fazer alguma inicializacao extra em cada room.
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por Mauricio em Sab 28 Nov 2009, 00:17

Ok, blz. Seu eu soubesse disso antes teria sofrido menos Smile
Mas agora não sofrerei mais no futuro...
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por Convidad em Sab 28 Nov 2009, 01:54

Só pra ressalvar, também há outras duas formas: a primeira é forçar o evento a acontecer pela função event_perform() (vou explicar), caso o objeto não tenha sido criado.

No evento Create do objeto desenhador, ficaria assim. Onde 0 (zero) é o index da ação:

Código:
if id < gerenciador.id then with (gerenciador) {event_perform(ev_create,0)}

Isso vai obrigar o objeto gerenciador a executar a ação no Create se o desenhador for criado antes dele. Note que isso funciona bem, embora o código seja executado duas vezes nessas condições. Uma pelo desenhador e outra pelo gerenciador. Então, se esse detalhe compromenter o andamento geral do jogo, faça assim:

Código:

if id < gerenciador.id then
begin
    with (gerenciador) { event_perform(ev_create,0); };
    object_event_clear(gerenciador,ev_create,0);
end;

Isso vai obrigar o gerenciador a executar a ação do Create e limpar esta mesma ação logo em seguida, para que não seja executada uma segunda vez.

A outra forma é usar o evento de criação da room. É só ir na aba "Settings" e clicar em "Creation Code". Você pode criar todas as instâncias da sala por ali, que é mais seguro, usando a função instance_create().

Boa sorte, amigo.
Capitão Commando.

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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por vinians em Sab 28 Nov 2009, 09:53

De fato, realmente funciona!!!! Eu só evito de usar o codigo de criacão da room porque eu sempre esqueço que pode ter código la e ai ficam acontacendo coisas "mágicas" quando eu tento criar tipo uma versão 2.0 de algum jogo hehheeh... Tipo assim, onde esta inicializando essa variável?????
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por itallo em Sab 28 Nov 2009, 12:16

uma pergunta nada a ver com o tópico......

o que seria o "=="

= igual

== diferente?
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Re: Ordem execução de objetos

Mensagem por Igor KinGamer em Sab 28 Nov 2009, 12:28

"=" é usado para dar um valor a uma variável.

vidas = 3;
pontos = 0;

"==" é usado para verificar se uma variável tem tal valor.

if (vidas == 0)
...
if (pontos == 1000)
...

Porém, o Game Maker aceita "=" em todas as ocasiões. Outras linguagens não.
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