plataforma 2D dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

plataforma 2D dúvidas

Mensagem por p.do.design em Ter 24 Nov 2009, 23:03

Pessoal,

Sou novato em GML, mas estou estudando essa ferramenta faz 1 semana, antes eu estava tentando montar o um jogo na engine torque, mas comecei a apanhar e desisti, então achei o GM e gostei bastante, mas gostaria de um ajuda com relação a algumas coisas...

estou fazendo um jogo de plataforma de projeto para facu, ele se passa em um cenário com o solo cheio de imperfeições, não é reto... tenho um personagem que solta bomba para destruir pedras que atrapalham seu caminho, tem um canhão embutido no braço para atirar nos inimigos ( alienigenas ), seus inimigos são alienígenas, que andam e tem o movimento de atacar,o personagem principal tem a missão de resgatar reféns que estão presos pelos alienigenas.

fiz todo o cenário e os seguintes sprites....

tenhos os seguintes sprites:

personagem principal:
andando direita e esquerda, andando com o canhão em mira para direita e esquerda, pulando esquerda e direita, abaixado esquerda e direita, voando com jetpack (mochila voadora) esquerda e direita,pousando com jetpack direita e esquerda, plantando bombas direita e esquerda, caindo direita e esquerda.

alienigena:
andando direita e esquerda, atacando direita e esquerda e morrendo direita e esquerda.

refém:

amarrado , corda sendo cortada e andando direita e esquerda.

cenario com solo cheio de imperfeições...

o personagem principal terá 3 vidas

Por onde devo começar?

meu game é parecido com o Super metroid do Super nintendo, mas tem algumas diferenças.

quais os scripts para fazer os movimentos certinhos?

como colocar todos esses sprites nos movimentos desejados?

fazer o alien atacar, explodir pedras, sair de um cenario para outro, ter um save e um load, menu para inicio e sair, video de introdução antes do menu do jogo...etc.etc..?

estou perdidasso, preciso para fazer um projeto na Facu....

procurei aqui tutoriais que pudessem me ajudar, consegui fazer até alguma coisa, mas logo veem um monte de duvida e as coisas começam a complicar.

Alguém pode me indicar um tuto bom, ou algum exemplo praticamente parecido com este?

lembrando que é muito parecido com o super metroid, com alguma modificações.

Preciso muito de ajuda galera, sou designer... mexo mais com parte de ilustração, mas quando chega na programação a coisa complica...rs

Se alguém puder me ajudar...por onde devo começar? tenho pouco tempo para fazer ele funcionando, só preciso de uma fase completa..as demais não são necessárias...

p.do.design

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: plataforma 2D dúvidas

Mensagem por itallo em Qua 25 Nov 2009, 11:35

bom amigo vou tentar te ajudar......
comece pela engine do player, utilize codigos na parte de scripts para organizar melhor e ter mais facilidade para achar algum erro.
após fazer a engine do player insira dados que serão os estados do player, exemplo:

se apertar para a direita
{
estado = 2
}

então:

andando direita = 1
andando esquerda = 2
parado direita = 3
parado esquerda = 4
correndo direita =
correndo esquerda = 5
pulando direita = 6
pulando esquerda = 7
ataque 1 direita = 8
ataque 2 esquerda = 9
ataque ar direita = 1a
ataque ar esquerda = 2a
abaixado direita = 3a
abaixado esquerda = 4a

então monte um script para fazer as sprites

faça o seguinte:
se estado = 1a
{
s_char = "nome da sprite atacando para a direita"
}

draw_sprite(s_char,-1,x,y) //agora se vc atacar para a direita a sprite vai mudar.

assim vc pode organizar seu projeto e ter mais facilidade de achar algum bug.

se quiser me add no msn eu posso te ajudar.
bartok_bk@hotmail.com

itallo

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 969
Reputação : 12
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.zuluhotel.com.br

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo