plataforma 2D dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

plataforma 2D dúvidas

Mensagem por p.do.design em Ter 24 Nov 2009, 23:03

Pessoal,

Sou novato em GML, mas estou estudando essa ferramenta faz 1 semana, antes eu estava tentando montar o um jogo na engine torque, mas comecei a apanhar e desisti, então achei o GM e gostei bastante, mas gostaria de um ajuda com relação a algumas coisas...

estou fazendo um jogo de plataforma de projeto para facu, ele se passa em um cenário com o solo cheio de imperfeições, não é reto... tenho um personagem que solta bomba para destruir pedras que atrapalham seu caminho, tem um canhão embutido no braço para atirar nos inimigos ( alienigenas ), seus inimigos são alienígenas, que andam e tem o movimento de atacar,o personagem principal tem a missão de resgatar reféns que estão presos pelos alienigenas.

fiz todo o cenário e os seguintes sprites....

tenhos os seguintes sprites:

personagem principal:
andando direita e esquerda, andando com o canhão em mira para direita e esquerda, pulando esquerda e direita, abaixado esquerda e direita, voando com jetpack (mochila voadora) esquerda e direita,pousando com jetpack direita e esquerda, plantando bombas direita e esquerda, caindo direita e esquerda.

alienigena:
andando direita e esquerda, atacando direita e esquerda e morrendo direita e esquerda.

refém:

amarrado , corda sendo cortada e andando direita e esquerda.

cenario com solo cheio de imperfeições...

o personagem principal terá 3 vidas

Por onde devo começar?

meu game é parecido com o Super metroid do Super nintendo, mas tem algumas diferenças.

quais os scripts para fazer os movimentos certinhos?

como colocar todos esses sprites nos movimentos desejados?

fazer o alien atacar, explodir pedras, sair de um cenario para outro, ter um save e um load, menu para inicio e sair, video de introdução antes do menu do jogo...etc.etc..?

estou perdidasso, preciso para fazer um projeto na Facu....