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CRP-Max

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Movimento de personagem em game online

em Dom 22 Nov 2009, 23:02
Eu segui um tutorial daqui do forum esse http://gmbr.forumeiros.com/game-maker-f36/curso-gm-online-4-licao-que-pong-que-nada-movimento-de-players-t2150.htm, e nele o personagem se move com o mouse, eu preciso que seja pelo teclado.

Ps:[b]Vejo que não expliquei direito, e´que preciso de um movimento pelo teclado inves do mouse baseado no link do tutorial acima, não postei lá porque é reviver topico então criei esse...por favor já procurei, tentei, mas não consegui, se puderem me ajudar eu agradeço.


Última edição por Walter10 em Sex 27 Nov 2009, 20:10, editado 1 vez(es)
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Re: Movimento de personagem em game online

em Dom 22 Nov 2009, 23:15
como assim cara?

Você quer por codigo?

por codigo a movimentação em um jogo de plataforma seria +/- assim:
No step do personagem coloca assim:
para definir a gravidade coloca:
Código:

//GRAVIDADE

if place_free(x,y+2){gravity=1}//se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else//senão
gravity=0//a gravidade vai ser 0

//limitando a velocidade vertical
if vspeed>12{vspeed=12}//se for maior que 12, retorna a 12
para a movimentação, Coloca no mesmo lugar da gravidade:

Código:

//direita
if keyboard_check(vk_right)//se a seta direita for pressionada
{
sprite_index=spr_direita //sprite vai ser "direita"
if place_free(x+5,y){x+=5} //se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels a frente.

}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left) //se a seta esquerda for pressionada
{
sprite_index=spr_esquerda //sprite vai ser "esquerda"
if place_free(x-5,y){x-=5} //se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
}

//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up) //se a seta cima for pressionada
{
if!place_free(x,y+5){vspeed=-20} //se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical vai ser -20 (cima)
}

Nos codigos explica direitinho o que cada codigo faz... =D

Agora por D&D
procura no forum que tem algo assim!

Mais não se esqueça de coloca um chão e esse chão sólido! =D

Fallow
CyraxX
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Re: Movimento de personagem em game online

em Dom 22 Nov 2009, 23:38
CyraxX escreveu:como assim cara?

Você quer por codigo?

por codigo a movimentação em um jogo de plataforma seria +/- assim:
No step do personagem coloca assim:
para definir a gravidade coloca:
Código:

//GRAVIDADE

if place_free(x,y+2){gravity=1}//se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else//senão
gravity=0//a gravidade vai ser 0

//limitando a velocidade vertical
if vspeed>12{vspeed=12}//se for maior que 12, retorna a 12
para a movimentação, Coloca no mesmo lugar da gravidade:

Código:

//direita
if keyboard_check(vk_right)//se a seta direita for pressionada
{
sprite_index=spr_direita //sprite vai ser "direita"
if place_free(x+5,y){x+=5} //se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels a frente.

}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left) //se a seta esquerda for pressionada
{
sprite_index=spr_esquerda //sprite vai ser "esquerda"
if place_free(x-5,y){x-=5} //se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
}

//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up) //se a seta cima for pressionada
{
if!place_free(x,y+5){vspeed=-20} //se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical vai ser -20 (cima)
}

Nos codigos explica direitinho o que cada codigo faz... =D

Agora por D&D
procura no forum que tem algo assim!

Mais não se esqueça de coloca um chão e esse chão sólido! =D

Fallow
CyraxX

Me ajudou mas agora fica aparecendo um bug quando testa dois player


Quando entro com o segundo personagem começa esse bug.
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