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Expressões matemáticas, funções e operadores
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Expressões matemáticas, funções e operadores
Aqui esta uma lista de algumas das funções matemáticas usadas no Game Maker.
Operadores Booleanos/Lógicos
&, &&, and -E
Todas declarações devem ser verdadeiras para continuar. Por exemplo:
Código:
If(variavel_a && variavel_b)
{
/ / faça este código
}
O código só será executado se ambas(todas) declarações forem verdadeiras. Em uma tabela olha como fica:
Verdadeiro Falso =Falso
Falso Verdadeiro =Falso
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Verdadeiro
---------------------------------------------------------------
|, ||, or -OU
Se pelo menos uma declaração for verdadeira, o código será executado.
Código:
if (variavel_a || variavel_b) then
{
//faça este código
}
Assim o código será executado, a menos que ambas as declarações sejam falsas. olhe a tabela:
Verdadeiro Falso =Verdadeiro
Falso Verdadeiro =Verdadeiro
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Verdadeiro
--------------------------------------------------------------
^, , xor
se pelo menos uma declaração for verdade, o código será executado, a menos que ambas as declarações sejam verdades.
Código:
if (variavel_a variavel_b) then
{
//faça este código
}
O código será executado a menos que ambas as declarações sejam falsas ou ambos sejam verdades. Na tabela:
Verdadeiro Falso =Verdadeiro
Falso Verdadeiro =Verdadeiro
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Falso
=========================================
Funções Comparativas
=, == -Igual
Resulte dentro verdadeiro (1) ou falso (0). Isto significa que esta declaração e a próxima declaração devem ser iguais para
continuar. Por exemplo:
Código:
if (numero_a == numero_b) then
{
//faça este código
}
O código só será executado se ambos os números forem iguais. Assim se numero_a é 5 e numero_b é 5 resultará em verdadeiro e o
código será executado. Mas se numero_b não for igual a numero_a, entao não será verdade e não executará.
Leia-se: SE numero_a for igual numero_b entao faça o código.
--------------------------------------------------------------
!= -diferente
Verifica se o resultado é diferente do esperado. Isto significa que esta declaração não deve ser por exemplo igual à próxima
declaração:
Código:
if (numero_a != numero_b) then
{
//faça este código
}
O código só será executado se numero_a não for igual a numero_b. Assim se numero_a é 5 e numero_b é 5 nos que resultará
falso enquanto com qualquer valor de numero_b diferente de 5 será verdade.
Leia-se: SE numero_a for diferente de numero_b entao faça o código.
-----------------------------------------------------------
> ,ou < -maior ou menor
Isto significa que o primeiro número deve ser maior/menor que o segundo número para que esta função seja verdadeira. Em
todos os outros casos devolverá falso.
Código:
if (numero_a < numero_b) then
{
//faça este código
}
Leia-se: SE numero_a for menor que numero_b entao faça o código.
Por exemplo nós assumimos que numero_a = 5 então você terá:
numero_a numero_b resultado
5 - 4 =Falso
5 - 5 =Falso
5 - 6 =Verdadeiro
-----------------------------------------------------------
>= ,ou <= -maior ou igual e menor ou igual
Isto significa que o primeiro número deve ser maior/menor ou tem que igualar ao segundo número para que
esta função possa devolver verdadeiro. Outro devolverá falso.
Código:
if (numero_a <= numero_b) then
{
//faça este código
}
Leia-se: SE numero_a for menor ou igual que numero_b entao faça o código.
Por exemplo nós assumimos aquele numero_a = 5 então você terá:
numero_a numero_b resultado
5 - 4 Falso
5 - 5 Verdadeiro
5 - 6 Verdadeiro
=========================================
OPERADORES MATEMATICOS
+ Adição
+ devolverá o número do valor antes do sinal mais o valor atrás do sinal.
Código:
if (numero_a + numero_b =x) then
{
//faça este código
}
Leia-se: SE numero_a mais numero_b for x então faça o código.
---------------------------------------- - Subtração
- devolverá o número do valor antes do sinnal menos o valor atrás do sinal.
----------------------------------------
* Multiplicação
* devolverá o número do valor antes do sinal multiplicado pelo valor atrás do sinal.
----------------------------------------
/ Divisão
/ devolverá o número do valor antes do sinal dividido pelo valor atrás do sinal.
----------------------------------------
div -Divisão inteira
(a)div(b) devolverá o a/b de valor arredondado até o mais próxima valor. Assim 9/2=4.5 arredondando dará 4.
---------------------------------------- mod -Resto
(a)mod(b) devolverá o resto da divisao. Por exemplo dividindo 9 por 2, você nota que 2 entram em nove 4 vezes, restando 1. Mod devolverá 1 . Assim (580)mod(360) resulta em 220.
-----------------------------------------<
abs(x)-modulo
abs(x) devolverá o modulo(valor absoluto: natural) de x. Exemplo abs(-2) devolvera 2
-----------------------------------------<
random(x)
Retorna um número real randomico entre 0 e x. O número sempre sera menor ou igual que x.
-------------------------------------------
round(x)
Devolve o numero inteiro/arredondado ao mais próximo.Ex: round(4.5) arredondando dará 4.
_________________
Esta lista foi retirada do site: http://gmc.madladdesigns.co.uk/
Traduzido e modificado/complementado por: Alex A K (gorock)
Operadores Booleanos/Lógicos
&, &&, and -E
Todas declarações devem ser verdadeiras para continuar. Por exemplo:
Código:
If(variavel_a && variavel_b)
{
/ / faça este código
}
O código só será executado se ambas(todas) declarações forem verdadeiras. Em uma tabela olha como fica:
Verdadeiro Falso =Falso
Falso Verdadeiro =Falso
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Verdadeiro
---------------------------------------------------------------
|, ||, or -OU
Se pelo menos uma declaração for verdadeira, o código será executado.
Código:
if (variavel_a || variavel_b) then
{
//faça este código
}
Assim o código será executado, a menos que ambas as declarações sejam falsas. olhe a tabela:
Verdadeiro Falso =Verdadeiro
Falso Verdadeiro =Verdadeiro
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Verdadeiro
--------------------------------------------------------------
^, , xor
se pelo menos uma declaração for verdade, o código será executado, a menos que ambas as declarações sejam verdades.
Código:
if (variavel_a variavel_b) then
{
//faça este código
}
O código será executado a menos que ambas as declarações sejam falsas ou ambos sejam verdades. Na tabela:
Verdadeiro Falso =Verdadeiro
Falso Verdadeiro =Verdadeiro
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Falso
=========================================
Funções Comparativas
=, == -Igual
Resulte dentro verdadeiro (1) ou falso (0). Isto significa que esta declaração e a próxima declaração devem ser iguais para
continuar. Por exemplo:
Código:
if (numero_a == numero_b) then
{
//faça este código
}
O código só será executado se ambos os números forem iguais. Assim se numero_a é 5 e numero_b é 5 resultará em verdadeiro e o
código será executado. Mas se numero_b não for igual a numero_a, entao não será verdade e não executará.
Leia-se: SE numero_a for igual numero_b entao faça o código.
--------------------------------------------------------------
!= -diferente
Verifica se o resultado é diferente do esperado. Isto significa que esta declaração não deve ser por exemplo igual à próxima
declaração:
Código:
if (numero_a != numero_b) then
{
//faça este código
}
O código só será executado se numero_a não for igual a numero_b. Assim se numero_a é 5 e numero_b é 5 nos que resultará
falso enquanto com qualquer valor de numero_b diferente de 5 será verdade.
Leia-se: SE numero_a for diferente de numero_b entao faça o código.
-----------------------------------------------------------
> ,ou < -maior ou menor
Isto significa que o primeiro número deve ser maior/menor que o segundo número para que esta função seja verdadeira. Em
todos os outros casos devolverá falso.
Código:
if (numero_a < numero_b) then
{
//faça este código
}
Leia-se: SE numero_a for menor que numero_b entao faça o código.
Por exemplo nós assumimos que numero_a = 5 então você terá:
numero_a numero_b resultado
5 - 4 =Falso
5 - 5 =Falso
5 - 6 =Verdadeiro
-----------------------------------------------------------
>= ,ou <= -maior ou igual e menor ou igual
Isto significa que o primeiro número deve ser maior/menor ou tem que igualar ao segundo número para que
esta função possa devolver verdadeiro. Outro devolverá falso.
Código:
if (numero_a <= numero_b) then
{
//faça este código
}
Leia-se: SE numero_a for menor ou igual que numero_b entao faça o código.
Por exemplo nós assumimos aquele numero_a = 5 então você terá:
numero_a numero_b resultado
5 - 4 Falso
5 - 5 Verdadeiro
5 - 6 Verdadeiro
=========================================
OPERADORES MATEMATICOS
+ Adição
+ devolverá o número do valor antes do sinal mais o valor atrás do sinal.
Código:
if (numero_a + numero_b =x) then
{
//faça este código
}
Leia-se: SE numero_a mais numero_b for x então faça o código.
---------------------------------------- - Subtração
- devolverá o número do valor antes do sinnal menos o valor atrás do sinal.
----------------------------------------
* Multiplicação
* devolverá o número do valor antes do sinal multiplicado pelo valor atrás do sinal.
----------------------------------------
/ Divisão
/ devolverá o número do valor antes do sinal dividido pelo valor atrás do sinal.
----------------------------------------
div -Divisão inteira
(a)div(b) devolverá o a/b de valor arredondado até o mais próxima valor. Assim 9/2=4.5 arredondando dará 4.
---------------------------------------- mod -Resto
(a)mod(b) devolverá o resto da divisao. Por exemplo dividindo 9 por 2, você nota que 2 entram em nove 4 vezes, restando 1. Mod devolverá 1 . Assim (580)mod(360) resulta em 220.
-----------------------------------------<
abs(x)-modulo
abs(x) devolverá o modulo(valor absoluto: natural) de x. Exemplo abs(-2) devolvera 2
-----------------------------------------<
random(x)
Retorna um número real randomico entre 0 e x. O número sempre sera menor ou igual que x.
-------------------------------------------
round(x)
Devolve o numero inteiro/arredondado ao mais próximo.Ex: round(4.5) arredondando dará 4.
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Traduzido e modificado/complementado por: Alex A K (gorock)
Hyden- Data de inscrição : 11/07/2008
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Re: Expressões matemáticas, funções e operadores
nossa quanta coisa! XD
tah bem explicado, tirou algumas duvidas que eu tinha
+ isso aki axo que ta errado:
random(x)
Retorna um número real randomico entre 0 e x. O número sempre sera menor ou igual que x.
nao seria MAIOR onde esta em negrito??
tah bem explicado, tirou algumas duvidas que eu tinha
+ isso aki axo que ta errado:
random(x)
Retorna um número real randomico entre 0 e x. O número sempre sera menor ou igual que x.
nao seria MAIOR onde esta em negrito??
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Expressões matemáticas, funções e operadores
janx eu acho que é MENOR mesmo como está no tutorial, eu procurei sobre random(x), no Help do game maker e encontrei assim:
random(x) Returns a random real number between 0 and x. The number is always smaller than x.
A tradução fica assim:
random (x) Retorna um número real aleatório entre 0 e x. O número é sempre menor do que x.
Flws
random(x) Returns a random real number between 0 and x. The number is always smaller than x.
A tradução fica assim:
random (x) Retorna um número real aleatório entre 0 e x. O número é sempre menor do que x.
Flws
Hyden- Data de inscrição : 11/07/2008
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Re: Expressões matemáticas, funções e operadores
aa é verdade nao tinha lido direito XD!!
agora intendi :PP
agora intendi :PP
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Expressões matemáticas, funções e operadores
+= aumenta a variavel em um numero X EX:
digamos que a vida é 100:
ai se eu por:
vida += 10
a vida vai virar 110
o mesmo com o -=
so que ele tira:
vida -= 10
vida vai ficar 90
*= é a mesma coisa, so que ele multiplica
vida *= 2
vida vai ficar 200
/= mesma coisa so que divide
vida /= 2
vida vai ficar 50
esses ai sao a mesma coisa que vc fizer:
vida = vida+10
ou
vida = vida-10
ou
vida = vida*2
ou
vida = vida/2
so que é um geito mais 'simples' de fazer saca?
:= esse eu nao sei =X
digamos que a vida é 100:
ai se eu por:
vida += 10
a vida vai virar 110
o mesmo com o -=
so que ele tira:
vida -= 10
vida vai ficar 90
*= é a mesma coisa, so que ele multiplica
vida *= 2
vida vai ficar 200
/= mesma coisa so que divide
vida /= 2
vida vai ficar 50
esses ai sao a mesma coisa que vc fizer:
vida = vida+10
ou
vida = vida-10
ou
vida = vida*2
ou
vida = vida/2
so que é um geito mais 'simples' de fazer saca?
:= esse eu nao sei =X
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Expressões matemáticas, funções e operadores
Eu descobri!
:= é o operador de atribuação, tem origem em pascal e tambem funciona em gml!
:= é o mesmo que =, más só pra atribuir, não pra comparar.
:= é o operador de atribuação, tem origem em pascal e tambem funciona em gml!
:= é o mesmo que =, más só pra atribuir, não pra comparar.
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