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Como fazer o personagem não sair da room

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Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Pandoraz em Sab 21 Nov 2009, 18:27

Pessoal, tô com essa dúvida:

como eu faço que o meu boneco não saia da room , que obedeça o limite da room e não acabe saindo dela. Pra quem não entendeu é assim:

Eu tô andando com o meu boneco e tals ai vô andando até que, em vez de ele parar no limite da aba do jogo, eu continue andando com ele e até que ele some da room pois não sei fazer o limite aonde que o boneco pode ir, e o limite que quero é a room inteira, o maximo dela.

por favor expliquem detalhadamente viu e_e
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por fonetico em Sab 21 Nov 2009, 18:35

Certou, estou a procurar uns códigos aqui no meu book, quando encontrar um que resolva seu problema eu passo ok?
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Denis Lemos em Sab 21 Nov 2009, 18:37

Eu faço isso colocando blocos solidos nos lados onde termina a room, e os deixo invisível !
Assim o player colide e não ultrapassa os limites !!
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Pandoraz em Sab 21 Nov 2009, 21:47

ei denis,
é uma boa idéia , só que se eu deixo o bloco invisível o meu boneco ultrapassa ele, mesmo com os codigos para n passar =/
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por VerdiMare em Sab 21 Nov 2009, 21:52

voce fez assim ó?:

colocou uma sprite no Obj_bloco, desmarcou "Visible" marcou "Solid"???

se fez isso... comece a mexer um pouco em Drag&Drop e não em apenas Código!
daí desenvolva uma maneira (em Drag&Drop) para a colisão com esse bloco Razz

Até mais
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por vinians em Sab 21 Nov 2009, 22:00

Amigo para o seu objeto não sair da room, coloque esse código no Evento END STEP dele:
Código:

if (x < 0) or (x > room_width - sprite_width)
{
  if (hspeed > 0) hspeed = -hspeed;
  x = xprevious;
  y = yprevious;
}
if (y < 0) or (y > room_height - sprite_height)
{
  if (vspeed <> 0) vspeed = -hspeed;
  x = xprevious;
  y = yprevious;
}
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por diassis em Seg 23 Nov 2009, 13:06

Ei cara eu precisei fazer isso no meu jogo e consegui assim:

por exemplo tecla left: (esquerda)
Código:

if(x<5)
{
hspeed=0;
}
else
{
hspeed=-3; 
}

significa que quando a variavel x chegar ao limite de 5 da tela, a velocidade será (0) se não a velocidade será iual a x=-3

para fazer o limite do lado direito da tela (room de 640 x 480)

Código:

if(x>635)
{
hspeed=0;
}
else
{
hspeed=+3
}


experimenta para ver se da certo


valew
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Pandoraz em Ter 24 Nov 2009, 11:12

Diassis, valeu!
Eu consegui, só que como que o meu obj não passe do limite de cima e de baixo da room? (up e down)
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Alex FC em Ter 24 Nov 2009, 17:39

Simples, coloque isso no step:
Código:

if y+sprite_height>=room_height{y=room_height-32}
else if y<=0{y=0}

Espero que funcione, não testei o código ainda. Blz?

FLWS!
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Pandoraz em Ter 24 Nov 2009, 18:32

@Alex FC escreveu:Simples, coloque isso no step:
Código:

if y+sprite_height>=room_height{y=room_height-32}
else if y<=0{y=0}

Espero que funcione, não testei o código ainda. Blz?

FLWS!

Deu certo só a parte de cima , pois na parte de baixo dá um bug e meu boneco fica preso lá em baixo sem conseguir subir. =/
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Alex FC em Ter 24 Nov 2009, 20:04

Tenta assim então:

Código:
if y+sprite_height>=room_height{vspeed=-vspeed}
if y<=0{y=0}

Acho que deve funcionar. Blz?

FLWS!
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Pandoraz em Qua 25 Nov 2009, 11:26

@Alex FC escreveu:Tenta assim então:

Código:
if y+sprite_height>=room_height{vspeed=-vspeed}
if y<=0{y=0}

Acho que deve funcionar. Blz?

FLWS!

Só funcionou a parte de cima.
Tô tentando conseguir fazer o limite pra parte de baixo, mas não consigo!
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por fonetico em Qua 25 Nov 2009, 14:09

Tenta fazer assim, no player criar um evento other > intersect boundary (acho q é assim q escreve), e nas ações, coloque a ação dele parar.


To com pressa, ve ai se funciona.
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Denis Lemos em Qua 25 Nov 2009, 14:50

Olha... O mais prático na minha opinião, ainda é colocar os blocos nos lados da room e deixá-los "invisíveis" e "sólidos" !

E colocar no evento de colisão do personagem com o bloco:
Código:
vspeed=0
hspeed=0
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por fonetico em Qua 25 Nov 2009, 15:30

Mas pratico? Num acho nao, pq depois tem que ficar botando bloco...
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Kabeção em Qua 25 Nov 2009, 15:53

Apague o que já tentou até agora.
Clique em Add Event -> Other -> Views -> Boundary View 0 e coloque esse código:
Código:
x = xprevious;
y = yprevious;

Se você não tiver marcado a view 0, vá na room, clique na aba view, selecione a "View 0" e clique em "Enable the use of View".

É simples, quando o objeto chegar nos limites da view ele volta para a posição anterior, assim não vai sair.

Faz exatamente a mesma coisa que o código do vinians que parece que você ignorou.
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por diassis em Qua 25 Nov 2009, 15:59

as dicas dos caras podem dar certo sim. mas se você quiser seguir o mesmo padrao é quase a mesma coisa você troca (hspeed por vspeed e x por y)

para cima:
Código:

if(y<5)
{
vspeed=0;
}
else
{
yhspeed=-3
}


para baixo
Código:

if(y>475)
{
vspeed=0;
}
else
{
vspeed=+3
}


boa sorte com o jogo
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Re: Como fazer o personagem não sair da room

Mensagem por Suadao em Qui 26 Nov 2009, 21:26

Eu uso os blocos, não acho dificil ficar botando bloco santa
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