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Mensagem por Naut2006 Ter 17 Nov 2009, 00:10

Uma coisa que me ocorreu agora, não sei se tem solução.

Imaginemos um recipiente com espaço infinito. Será impossível encher ele por completo, já que sempre terá espaço de sobra.

E agora imaginemos que temos infinitas bolinhas de gude. Será possível encher qualquer coisa completamente, já que sempre sobrarão bolinhas.

Agora, se nós enchermos o recipiente infinito com as infinitas bolinhas, o recipiente estaria cheio ou não? Temos quantidade suficiente de bolinhas para encher tudo e sobrar, e um recipiente em que cabe tudo e nunca está cheio...

Fica a pergunta...

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Mensagem por shatterhand2 Ter 17 Nov 2009, 07:48

Não estará cheio.

E pra ajudar no raciocicinio, faço outra pergunta.

É possível manter se aproximando constantemente de um lugar sem nunca de fato chegar nesse lugar?
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Mensagem por PedroX Ter 17 Nov 2009, 08:21

Agora, se nós "enchermos" o recipiente infinito com as infinitas bolinhas
(esta errado, nos nao encheriamos...
e impossivel...
e se um jogador perfeito chutasse um penalty num goleiro perfeito.... oq aconteceria?

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Mensagem por SIGILOSO Ter 17 Nov 2009, 08:25

Naut2006 says...
Agora, se nós enchermos o recipiente infinito com as infinitas bolinhas, o recipiente estaria cheio ou não? Temos quantidade suficiente de bolinhas para encher tudo e sobrar, e um recipiente em que cabe tudo e nunca está cheio...

O pote nunca ficará cheio,e as bolinhas nunca vão acabar...ficaria nesse processo
infinitamente Happy

shatterhand2 says...
É possível manter se aproximando constantemente de um lugar sem nunca de fato chegar nesse lugar?

HHmmmmmm......Axo q ñ,pois se nos aproximamos constantemente,é pq estamos ficando mais perto desse lugar,e chegaria uma hora q teríamos q chegar Happy
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Mensagem por Naut2006 Ter 17 Nov 2009, 10:14

Shaterhand, esse seria o paradoxo de zeno (ou da flecha), não? =D

Pedro Henrique, quando disse encher quiz dizer colocar as bolinhas no pote.

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Mensagem por sonicfan1 Ter 17 Nov 2009, 10:51

Temos quantidade suficiente de bolinhas para encher tudo e sobrar, e um recipiente em que cabe tudo e nunca está cheio...

Bom,seria impossivel na minha opnião.Mas... as bolinhas nunca iriam acabar
e, isso daí é a mesma coisa do universo.
o recipiente é o espaço e as bolinhas são os planetas,estrelas,asteroides e etc.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 17 Nov 2009, 11:03

Shaterhand, esse seria o paradoxo de zeno (ou da flecha), não? =D

Isso mesmo.

Imagina que a cada passo, diminua metade do caminho que falta. Você poderia se aproximar infinitamente do final, sem jamais chegar lá.
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Mensagem por PedroX Ter 17 Nov 2009, 11:14

Essa do recipiente é fatal!
E essa?
Um jogador perfeito chuta num goleiro perfeito?
Oq acontece?

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Mensagem por shatterhand2 Ter 17 Nov 2009, 12:53

Pedro Henrique escreveu:
Um jogador perfeito chuta num goleiro perfeito?
Oq acontece?

O campo explode. Very Happy
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Mensagem por diassis Ter 17 Nov 2009, 13:31

Se o recipente é infinito mas sempre tem bolinhas sobrando...
Térá sempre mais bolinhas que o recipiente possa suportar. confused

Se um jogador perfeito chutar num goleiro perfeito, ele machuca o goleiro é expulso de campo. ele tem que chutar é na bola. No
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Mensagem por SIGILOSO Ter 17 Nov 2009, 13:50

Pedro Henrique says:
se um jogador perfeito chutasse um penalty num goleiro perfeito.... oq aconteceria?
Aconteceria ou um gol perfeito ou uma defesa perfeita...Além de alguns contratos pra jogar no exterior. Happy
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Mensagem por CPinheiro Ter 17 Nov 2009, 16:07

Não estará cheio.
Não importa quantas bolinhas tenha, SEMPRE terá espaço livre.

Quanto ao paradoxo de Zeno, acho que é possível caminharmos sempre a matade do caminho. O tenso é quando chegarmos na menor medida existente... se algo assim existir.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 17 Nov 2009, 16:14

Não existe menor medida existente. Assim como os números são infinitos, entre dois números também existe uma quantidade infinita de números.

Mas chega uma hora que a medida é desprezível... mas mesmo o desprezível é relativo. 1 metro pode ser desprezível pra um avião, mas não pra vc andando. E 1mm pode ser desprezível pra você andando, mas não para uma formiga.


E por ai vai Smile
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Mensagem por Phillipe Ter 17 Nov 2009, 18:09

Vai cair bolinha pela eternidade mais nao vai encher... Shocked
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Mensagem por VerdiMare Ter 17 Nov 2009, 18:26

mas existe uma questão que ninguem ainda raciocinou!

para ter bolinhas de gude infinita é preciso ter um recepiente ou uma sacola infinita LOL!

e depois vc teria ue esvaziar um recipiente infinito para por em outro da mesma laia O.O

então a solução é explodir msm os recipientes eas bolinhas de gude infinitas Very Happy

assim todo mundo fica feliz (menos o garoto que gosta de jogar bola de gude apostando XD)

Até mais
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Mensagem por Janx Ter 17 Nov 2009, 19:55

é o das bolinhas eu acho que nunca fica cheio mesmo... =P

shatterhand2 escreveu:
É possível manter se aproximando constantemente de um lugar sem nunca de fato chegar nesse lugar?
Quanto a essa pergunta eu tenho uma resposta diferente...
Lembro de uma aula de matemática que tive no primeiro ano do colegial, a professora falou que mesmo somando esses numeros infinitos chegamos a um numero "Final"
e é essa coisa de ir dividindo na metade pelo que eu lembro... mas agora eu não consigo recordar como que fazia a "conta"... =/

mas acho que era algo assim:
1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32.... = 1

Intão minha conclusão: É possivel chegar no "lugar".

Flwss
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Mensagem por Naut2006 Ter 17 Nov 2009, 20:59

Só para explicar o paradoxo do jeito que ele é, para quem não entendeu:

Quando alguem atira uma flecha, antes de chegar no fim de seu percurso, ele tem que chegar na metade do percurso. E antes da metade, na metade dessa metade (um quarto de distancia total). E antes da metade da metade, a metade da metade da metade (um oitavo do total).
Assim, iremos dividir sempre em mais e mais metades, logo, o percurso será constituido de infinitas partes infimas que tendem a zero. Logo, já que o percurso tem infinitas partes, o caminho é infinito, e se é infinito, a flecha não pode chegar no final do percurso =D.

P.S.: A do chutar "no goleiro" foi ótima XD!!!!!

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Mensagem por Janx Ter 17 Nov 2009, 21:53

Naut2006 escreveu:Só para explicar o paradoxo do jeito que ele é, para quem não entendeu:

Quando alguem atira uma flecha, antes de chegar no fim de seu percurso, ele tem que chegar na metade do percurso. E antes da metade, na metade dessa metade (um quarto de distancia total). E antes da metade da metade, a metade da metade da metade (um oitavo do total).
Assim, iremos dividir sempre em mais e mais metades, logo, o percurso será constituido de infinitas partes infimas que tendem a zero. Logo, já que o percurso tem infinitas partes, o caminho é infinito, e se é infinito, a flecha não pode chegar no final do percurso =D.

P.S.: A do chutar "no goleiro" foi ótima XD!!!!!

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Bom, eu ainda acho que é possivel chegar...
Quer a prova? Você mesmo pode testar:
Bate a mão na mesa, se vc sentir é pq chegou. Pois é a mesma coisa, vai cada ves diminuindo a distancia e no fim você bateu(chegou) na mesa.

Tambem acho isso por causa daquilo que falei, que a soma dessas metades das metades das metades.... é igual a um numero.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 17 Nov 2009, 22:26

Como você nao sabe exatamente o que a professora explicou (e eu não sou professor de matemática, não posso sair por ai desmetindo as professoras Very Happy), não da pra contestar exatamente o que foi dito.

Mas no caso, se trata na verdade de pegar um numero (a distancia entre o ponto inicial e o ponto final) , e dividi-lo pela sua metade.. e o que der, dividi-lo pela sua metade depois, e depois pela sua metade novamente.... e assim sucessivamente.

Esse número vai infinitamente se aproximar de 0 (lembrando que esse numero é a distancia entre o ponto atual e o ponto final, se ela for igual a 0, quer dizer que você chegou ao ponto final), sem nunca chegar de fato a 0.

Se você for fazer alguma faculdade na área de exatas, e tiver cálculo integral, você provavelmente vai ver isso acontecendo bastante Very Happy

O que você pode considerar é que, a distancia do ponto atual até o ponto final é tão desprezivel que você pode dizer que ele é igual a 0. Mas se você for entrar em micro-calculos, essa distancia poderia NUNCA ser desprezivel.

Se voce pegar uma calculadora dessas de 8 digitos, e ficar dividindo um numero infinitamente, vai ter uma hora que ela vai mostrar 0, pq ela nao consegue mais calcular numeros tao pequenos.

Se você pegar uma calculadora cientifica (ou a propria calculadora do windows), vai levar um bom tempo até chegar num numero pequeno o suficiente que ela não consiga mais calcular.
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Mensagem por PedroX Qua 18 Nov 2009, 09:09

pensem assim:
se vc atiro a flecha e ela chego no meio, ela vai chegar no final
se nao ele num chegaria no meio, teria infinitos espacoes entre ela e o meio...kkk
e pensem assim se ela fosse tendo movimento uma hora ela ia chegar, pq a velocidade dela e muito maior que esse mm de mm de cm, ela passaria rapidamente...
seria vc querendo percorrer a distancia de um atomo, rapido demais entao a flecha chega no final e pronto acsbo!
e ainda se fosse assim, ela num passaria nem do primeiro cm do ponto inicial, e nao chegaria nem 1/4 nem 1/2 e nem nada...pq ela teria q andar o infinitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
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