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Mensagem por Gabreel em Seg 09 Nov 2009, 15:00

Como fazer que o bixo:

(esse em maioria) caia quando eu passar por baixo e levante que nem no SMW?.. Smile

PS: aproveitando o tópico, como faço pro mario segurar o casco de koopa e chutar?

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Denis Lemos em Seg 09 Nov 2009, 15:03

Não dá para ver a imagem ! Tá aparecendo umas coisas escreitas em inglês, dizendo que o hotlinking está disebled = desativado !

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Gabreel em Seg 09 Nov 2009, 16:28

Sabe aquele bloco com careta que você encontra a partir do castelo 2 que cai em cima de você.. Smile (SMW)
(HOtLink = http://ian-albert.com/misc/supermarioworldmaps.php > #2 Morton's Castle > Room 2 > Sprites

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por TiagoBonadio em Seg 09 Nov 2009, 17:25

coloca:
Código:
if player.x = obj_bixo.x{vspeed = X}
bom explicando...
...se o X do obj_bixo for igual ao do player ele cai.

OBS:vc tbm pode colocar obj_bixo.x+10 ou -10 pra fazer com que ele caia antes. mude o 10 para obter melhores resultados.

axo que tem uma enguine aqui de um jogo sokoban vc pode usar ela para ter uma base.

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Gabreel em Seg 09 Nov 2009, 18:25

E se o player for menor que o bicho isso não vai funcionar muito bem.. porque tem o lado esquerdo e o lado direito...

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por itallo em Seg 09 Nov 2009, 19:01

faça o seguinte:
naquele seu comando de andar para a direita e para a esquerda coloque assim:
no comando para a direita:
global.direc = 2

no comando para esquerda:
global.direc = 1


então faça isso no colision do casco com o player:

if direc = 1
{
x = player.x-20
}else{
if direc = 2
{
x = player.x+20
}
}

volte no create e faça o seguinte:

player = "nome do objeto do player"

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Gabreel em Seg 09 Nov 2009, 19:56

Ja vou testar..

Entendi a lógica do código Smile

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por CPinheiro em Seg 09 Nov 2009, 22:28

Mario segurar o casco?
Crie uma variável no Mario. Se Mario colidir com o casco, essa variável for false e estiver apertando um botão ("X", por exemplo):

--> Mudar variável para true;
--> Colocar variável no casco para saber se ele está segurado ou não e setá-la para true;

E então, no casco, se a tal variável do casco for TRUE:

x = obj_mario.x;
y = obj_mario.y;
vspeed = obj_mario.vspeed;
hspeed = obj_mario.hspeed;

E então, em um evento Keyboard Release --> X, você checa se o Mario está segurando o casco. Se estiver, seta variável pra false e muda a hspeed do casco de acordo com a direção do Mario. Não se esqueça de setar para false a var do casco também.

Falows.

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Gabreel em Ter 10 Nov 2009, 15:39

Vo dar +/- como fazer isso e vc ve se ta certo.
CREATE
seguracasco = false;
STEP
if keyboard_check(ord("X")) {
seguracasco = true;
}

if keyboard_check_release(ord("X")) {
seguracasco = false;
}
COLISÃO
if self.seguracasco=true{
<CODIGO DINAMICO SENDO ELABORADO>
}else{
if direita=true{
other.hspeed=1
}else{
other.hspeed=-1
}
}

é por aí? Very Happy (fui eu q escrevi isso? O_O)


Última edição por ·ßieL em Ter 10 Nov 2009, 17:39, editado 1 vez(es)

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Denis Lemos em Ter 10 Nov 2009, 16:17

Para o bicho aquele cair eu acho o modo do Tiago é mais simples de se fazer, só que do jeito que le disse o bicho só vai cair se o mario estiver em um dos lados determinados, igual o que vc respondeu à ele depois !
Para resolver isso é só dar uma incrementada no código:
Código:

if player.x = obj_bixo.x+10 or  player.x = obj_bixo.x-10
{
    vspeed= "sua escolha"
}
Assim o bicho irá cair com vc estando em qualquer dos lados !

Jà para segurar o casco o modo do C_Pinheiros eu acho o indicado !

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Gabreel em Ter 10 Nov 2009, 17:38

Denis e seu o jogo for multiplayer..

if player.x = obj_mario.x+10 or player.x = obj_mario.x-10
{
vspeed= "sua escolha"
}

if player.x = obj_luigi.x+10 or obj_luigi.x = obj_bixo.x-10
{
vspeed= "sua escolha"
}
seria isso? Smile

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Denis Lemos em Ter 10 Nov 2009, 17:57

Não, na verdade vc trocou os nomes e os códigos que te pacei, estavam meio errados,
agora eu vou tentar explicar melhor.

Você tem colocar esse código no step do mario:
Código:

if x= obj_bicho.x+10 or x= obj_bicho.x-10
{
  with (obj_bicho) " função do que o bicho irá fazer "
}

Agora é só colocar a função que o bicho irá fazer e mudar o nome "obj_bicho" para o nome que é o seu objeto bicho !
E se o jogo for multiplayer coloca o mesmo no step do Luigi !

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Re: Mario Problems ._.

Mensagem por Gabreel em Ter 10 Nov 2009, 18:39

Ah sim, porque não pensei nisso ehsuheusheush

Rsolvido..

Alguem me ajuda com o Koopa agora? Smile

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