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Mensagem por Gabreel Qua 04 Nov 2009, 21:42

Bom, não achei nada parecido, e vejo em muitos foruns coisas assim, e alguns novatos não intendem Smile

GM - Game maker, programa para criação de jogos simples.
Game Maker Lite - GM sem licensa
Game Maker Pro - GM com licensa
LIB - Extensão para game maker
DLL - Extensão para game maker (não só para o game maker)
Sprite - As imagens do jogo como Jogador, Barra de vida, monstros.
Tile - É o que forma um cenário. Pode ser Arvores, chão, elevações e isso pode variar muito depedente ao o que o usuário precisa.
Grid - Grade de escala
Engine - Motor de jogo, no Brasil em game maker pode ser definido também como um código aberto.
Background - Plano de Fundo
HealthBar - Barra de Vida
Score - Pontuação
Pixel Art - forma de arte digital na qual as imagens são editadas a nível de pixels.
Váriaveis - uma variável é um objeto capaz de reter e representar um valor ou expressão.
Room - Local onde pode acontecer funções definidas por um código.
RPG - Jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. RPG como significar um jogo de RPG digital (para video game e computadores) e RPG pode ser um MMORPG, que seria um RPG eletronico jogado por pessoas simultaneamente atraves da conexão a internet.
X - Largura ou localização horizontal - Da esquerda para a direita
Y - Altura ou localização vertical- De cima para baixo
GIF - Imagem de 8 bits/256cores. Pode ter uma cor transparente, ou seja, se o fundo for branco, o criador pode definir esse fundo como transparente
GIF animado - Junçõe sde imagens GIF para formar uma animação visual.
Colaborações: ·ßiel, SIGILOSO, shatterhand2, vinians, Kabeção


Última edição por ·ßieL em Qui 05 Nov 2009, 22:43, editado 10 vez(es)
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Mensagem por SIGILOSO Qui 05 Nov 2009, 07:58

Esqueceu de avisar q o plano cartesiano computacional tem o eixo y invertido.Mtos novatos se confundem por n saberem isso.
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Mensagem por Gabreel Qui 05 Nov 2009, 12:06

Obg SIGILOSO, já editei o tópico.
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Mensagem por shatterhand2 Qui 05 Nov 2009, 15:21

Não são só os novatos que se confundem. Eu vivo me enrolando com esse troço também Very Happy


Olha só.. tem uma coisa que eu queria comentar ai.

"Engine" é usado de forma estupidamente erronea pela comunidade Game Maker brasileira. É igual qdo os moleques de Lan House falam "Lag" qdo o jogo perde framerate... é um termo que tem outro significado, mas algumas pessoas "ignorantes" (sem ofensa, ignorante no sentido de nao saber algo) conseguiram espalhar o termo erroneamente de tal forma que um monte de gente usa agora.

"Engine" é o "esqueleto-base" de alguma aplicação. Eu vejo por essas bandas o cara criar uma simples rotina de contar vidas, e diz q isso é um "engine". Isso não é engine, isso nao é base de aplicação nenhuma, isso é simplesmente uma rotina... uma pequena função.


Teoricamente, um engine seria uma aplicação inteira já pronta, precisando apenas receber "recursps" para funcionar de forma satisfatória... e diferentes recursos em cima da mesma engine poderia gerar aplicações com usos diferentes. Bully e GTA Vice City rodam em cima da mesma engine... os recursos "gerenciados" pela engine são diferentes, mas eles são gerenciados da mesma forma.

No cenário GM Brasil, num geral, chamam qualquer rotina aberta de "engine". O cara cria uma rotina de qualquer porcaria, lança o código aberto e diz que é uma "engine".

Edit: Room não é "fase" tambem. Meu Space Disorder tem 45 fases mas tem apenas 4 rooms. O Jogo em q estou trabalhando tem 9 fases mas tem umas 15 rooms. O meu Monorider tem 99 fases mas tem apenas uma room.

Room é análogo a um formulário em Delphi. É simplesmente uma 'tela' onde a ação acontece.

Edit2: Cara, desculpem... mas GIF não é necessariamente uma imagem animada e não é o fato de ser animado que o define como gif, RPG nem sempre quer dizer que a historia é construida de forma colaborativa, ainda mais se estamos falando em jogos eletronicos (Voce construiu a historia de Shining Force enquanto jogava? Pois é), tile não é algo que simplesmente forma cenario de RPG (as vezes nem é pra formar cenario) e Variável é um termo bastante especifico de programação pra ser definido da forma vaga que foi. Seria bom dar uma pesquisada antes de postar qualquer coisa....
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Mensagem por vinians Qui 05 Nov 2009, 18:30

shatterhand2 escreveu:Não são só os novatos que se confundem. Eu vivo me enrolando com esse troço também Very Happy


Olha só.. tem uma coisa que eu queria comentar ai.

"Engine" é usado de forma estupidamente erronea pela comunidade Game Maker brasileira. É igual qdo os moleques de Lan House falam "Lag" qdo o jogo perde framerate... é um termo que tem outro significado, mas algumas pessoas "ignorantes" (sem ofensa, ignorante no sentido de nao saber algo) conseguiram espalhar o termo erroneamente de tal forma que um monte de gente usa agora.

"Engine" é o "esqueleto-base" de alguma aplicação. Eu vejo por essas bandas o cara criar uma simples rotina de contar vidas, e diz q isso é um "engine". Isso não é engine, isso nao é base de aplicação nenhuma, isso é simplesmente uma rotina... uma pequena função.


Teoricamente, um engine seria uma aplicação inteira já pronta, precisando apenas receber "recursps" para funcionar de forma satisfatória... e diferentes recursos em cima da mesma engine poderia gerar aplicações com usos diferentes. Bully e GTA Vice City rodam em cima da mesma engine... os recursos "gerenciados" pela engine são diferentes, mas eles são gerenciados da mesma forma.

No cenário GM Brasil, num geral, chamam qualquer rotina aberta de "engine". O cara cria uma rotina de qualquer porcaria, lança o código aberto e diz que é uma "engine".

Edit: Room não é "fase" tambem. Meu Space Disorder tem 45 fases mas tem apenas 4 rooms. O Jogo em q estou trabalhando tem 9 fases mas tem umas 15 rooms. O meu Monorider tem 99 fases mas tem apenas uma room.

Room é análogo a um formulário em Delphi. É simplesmente uma 'tela' onde a ação acontece.

Edit2: Cara, desculpem... mas GIF não é necessariamente uma imagem animada e não é o fato de ser animado que o define como gif, RPG nem sempre quer dizer que a historia é construida de forma colaborativa, ainda mais se estamos falando em jogos eletronicos (Voce construiu a historia de Shining Force enquanto jogava? Pois é), tile não é algo que simplesmente forma cenario de RPG (as vezes nem é pra formar cenario) e Variável é um termo bastante especifico de programação pra ser definido da forma vaga que foi. Seria bom dar uma pesquisada antes de postar qualquer coisa....
Eu tb tinha achado que precisava dar uma melhorada no "glossario" do Biel mais já que você escreveu tudo que eu queria dizer não precisarei escrever mais nada, lembrando só que o X e o Y geralmente determinam o posicionamento dos elementos e não propriamente sua largura/altura.
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Mensagem por Dancity Qui 05 Nov 2009, 18:54

Não é bein um dicionário né, se for é um dicionário muito mini Smile

Pra mim isso se chama vocábulário ou adição de vocabulário sei lá mesmo sendo errado falar q é vocabulário
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Mensagem por Gabreel Qui 05 Nov 2009, 22:18

Bom, obrigado vou ajeitar. Smile
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Mensagem por Kabeção Qui 05 Nov 2009, 22:26

Hum, realmente muito vago.
Além do que o shatterhand2 disse, grid não é uma grade de escala, é uma arrays de duas dimensões que guarda valores em cada um de seus pontos.

Pixel art não é simplesmente arte 2D, são imagens feitas pixel por pixel sem o uso de recursos especial para fazer sombras, suavizar traços e outras coisas. Cada pixel na imagem é trabalhado manualmente.

DLL não é exatamente uma extensão para o GM mas é usada como uma por ele. Não pode soar tão simples assim.
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Mensagem por Gabreel Qui 05 Nov 2009, 22:45

A maioria eu ajeitem, olhem avaliem e fazem o que falta ser arrumado adicionado.. Smile

Já arrum o o negocio de grid, é que tenho que arrumar umas funções no meu jogo pois vo ficar sem net e tenho que juntar material para trabalhar nesse "periodo dew seca" Smile
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