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Willy

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Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 07:53
Nome: Engine de plataforma com aceleração e água

Versão do Game Maker: 6.1

Autor: CPinheiro

O que faz: mostra aos iniciantes um método para fazer o personagem (no caso, o Mario) começar andando devagar e acelerar aos poucos, semelhante a um jogo de Sonic. Além disso, também inclui água no exemplo, sendo que o Mario fica mais lento ao correr na água.

Download: Clique aqui.

Screen:


Bem, essa é uma das raras vezes que, altamente influenciado pelo tédio, montei uma engine para um usuário. Alguns detalhes foram meio chatos de acertar, mas gostei do resultado. Espero que vocês gostem!
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 11:43
Legal,isso vai ajudar bastante alguns novatos,mas tenho um código q exerce a msm função e axo bem mais simples:

Código:
if keyboard_check(vk_right)=true
hspeed+=0.3
if keyboard_check(vk_left)=true
hspeed-=0.3
if keyboard_check(vk_right)=false and hspeed>0
{
hspeed-=0.3
if hspeed<0
hspeed=0
}
if keyboard_check(vk_left)=false and hspeed<0
{
hspeed+=0.3
if hspeed>0
hspeed=0
}
if hspeed>5
hspeed=5
if hspeed<-5
hspeed=-5

Alterando os valores é possível configurar a velocidade d aceleração,a velocidade limite do player...Happy

afro
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 12:32
o codigo do SIGILOSO é mais simples, so ta faltanu a troca de sprite!!!
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 14:26
.E ja criei uma engine tambem,com agua aceleracao frenagem,tem opcao para voar se quiser,tem escadas,chao escorregadio,nela tem um script com o nome de ajustes,mexendo spenas nesse script voce deixa o player do jeito que voce quer inclusive a impulsão nos saltos,e tem um sistema que detecta se o chao esta se movendo.
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 18:55
@SIGILOSO escreveu:Legal,isso vai ajudar bastante alguns novatos,mas tenho um código q exerce a msm função e axo bem mais simples:

Código:
if keyboard_check(vk_right)=true
hspeed+=0.3
if keyboard_check(vk_left)=true
hspeed-=0.3
if keyboard_check(vk_right)=false and hspeed>0
{
hspeed-=0.3
if hspeed<0
hspeed=0
}
if keyboard_check(vk_left)=false and hspeed<0
{
hspeed+=0.3
if hspeed>0
hspeed=0
}
if hspeed>5
hspeed=5
if hspeed<-5
hspeed=-5

Alterando os valores é possível configurar a velocidade d aceleração,a velocidade limite do player...Happy

afro

O seu código não tem nem a desaceleração e o uso de sprites.

.E ja criei uma engine tambem,com agua aceleracao frenagem,tem opcao para voar se quiser,tem escadas,chao escorregadio,nela tem um script com o nome de ajustes,mexendo spenas nesse script voce deixa o player do jeito que voce quer inclusive a impulsão nos saltos,e tem um sistema que detecta se o chao esta se movendo.
mimimi minha engine eh mais melior i lekal que a sua riririr

Por favor, se for para se gabar de que também fez uma igual, nem poste. Além de que é flood.

Só pra deixar claro, os scripts meu e do sigiloso funcionam de forma bem diferente. Eu por exemplo não gosto de usar a hspeed do GM, por opinião pessoal. Além da ausência de desaceleração (no código dele), que em alguns jogos não é necessária.
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 22:37
Amigo, já chegou a ver como os jogos do Mario originais são montados? Não que o seu engine seja completo, mas ficou bom!

Eu falo isso porque... se você tiver oportunidade pra abrir e editar uma Rom do Super Famicom, vai notar que os jogos de plataforma da Nintendo são montados de uma forma bem parecida com o que você fez.

Há blocos que definem o que é água e que não é. Isso acontece com tudo no jogo...

Voltando ao assunto do engine. Ficou bom, mas poderia ser mais simples. Achei que há muito código sendo executado no Step para uma coisa simples. Mas parabéns pela iniciativa!
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Seg 12 Out 2009, 22:54
@Capitão Commando escreveu:Amigo, já chegou a ver como os jogos do Mario originais são montados? Não que o seu engine seja completo, mas ficou bom!

Eu falo isso porque... se você tiver oportunidade pra abrir e editar uma Rom do Super Famicom, vai notar que os jogos de plataforma da Nintendo são montados de uma forma bem parecida com o que você fez.

Há blocos que definem o que é água e que não é. Isso acontece com tudo no jogo...

Voltando ao assunto do engine. Ficou bom, mas poderia ser mais simples. Achei que há muito código sendo executado no Step para uma coisa simples. Mas parabéns pela iniciativa!

Exato. Afinal, eles não tem as funções/variáveis do GM (como a hspeed) preparadinhas para usarmos. Eles mesmos tem que criar tudo isso.
Não sei o porquê, mas não gosto de usar sistemas padrões do GM. Acho que é frescura mesmo, até porque não são mal feitos.
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Re: Engine de Plataforma com aceleração e água

em Ter 20 Out 2009, 18:18
Oxe ;)

Muito bom Smile

A corrida eu ja "conhecia"

A agua ficou bom Very Happy
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