como faço agua no meu jogo??

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como faço agua no meu jogo??

Mensagem por kmkzerick em Ter 06 Out 2009, 12:45

galera quem poder me ajudar eu aceito pq eu nao sei fazer agua so tenho a sprite
e estou procurando a muito tempo como fazer a agua
pra quando player entrar nela a gravidade ficar mais lenta e a velocidade tb
quem poder me ajuda Smile

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Thyago em Qui 08 Out 2009, 15:10

.A qui tem o link da minha engine de plataforma na minha assinatura,tem uma agua nela cara e esta bem legal.De uma conferida.

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Kevin em Qui 08 Out 2009, 17:38

Faça Assim...

no Player coloque assim no STEP:

Código:
if y > obj_agua.y {
gravity = 0.1
}/*PS:. o obj_agua Troque Pelo Nome do Objeto da Água do seu Jogo*/

ta ae FLWs...

(Não Testei... mais é mais ou menos assim ou melhor dizendo.. esse é um jeito de fazer)

Se quiser mais informções sobre é só me mandar um MP...

se falta algo ou deu erro me contate Very Happy

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Thyago em Qui 08 Out 2009, 18:35

kekegames escreveu:Faça Assim...

no Player coloque assim no STEP:

Código:
if y > obj_agua.y {
gravity = 0.1
}/*PS:. o obj_agua Troque Pelo Nome do Objeto da Água do seu Jogo*/

ta ae FLWs...

(Não Testei... mais é mais ou menos assim ou melhor dizendo.. esse é um jeito de fazer)

Se quiser mais informções sobre é só me mandar um MP...

se falta algo ou deu erro me contate Very Happy

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Acho que assim não vai funcionar,porque pode ter um objeto agua em outro lugar mas que esteja mais alto,e isso ja diminuiria a gravidade.
coloque:
Código:
if place_meeting(x,y+1,obj_agua)gravity=0.1
e para diminuir a velocidade,de um limite bem baixo a ela;
Assim:

Código:

if place_meeting(x,y,obj_agua)
if speed>1.3 speed=1.3

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Kevin em Qui 08 Out 2009, 19:07

ahuas... esse foi um modo básico de Agua... bem... Esse Modo Que Você Mostrou é fogo em OO... pq tem que colocar em cada canto que haverá agua o objeto agua OO Pesa Par Caramba OO

Outro Jeito Também é Fazer assim:

Código:
if y > obj_agua.y and x > 0 and x < obj_agua.sprite_width{
gravity = 0.1
}/*PS:. o obj_agua Troque Pelo Nome do Objeto da Água do seu Jogo*/

PS:. Não Testei Novamente XD

De Todos os Modos Mostrados Até Agora Funcionam Bem Very Happy

é Só Você Escolher qual Você Quer Happy



Características de Cada um:

Código:
if y > obj_agua.y {
gravity = 0.1
}/*PS:. o obj_agua Troque Pelo Nome do Objeto da Água do seu Jogo*/

Tem Alguns Erros... Mas... é Bom para Fazer Agua Estilo do Mario World... que Não Tem Poças de Água na cabeça dele XD

(ESSE SCRIPT FUNCIONA ASSIM: Quando o Objeto Agua Estiver em Cima do Player o Player Irá Ficar com Gravidade 0.1)

Código:

if place_meeting(x,y+1,obj_agua)gravity=0.1

if speed>1.3 speed=1.3

Bem Esse Código que Nosso Querido Thyago nos Deu.... é Bom sim Very Happy... ótimo Para Fazer Aquelas Poças de Água no Meio da Fase... só que é ruin para fazer um Lugar com Bastante água... Pois Precisará de Muitos Objetos de água e isso Poderá Acarretar em um LAG

(ESSE SCRIPT FUNCIONA BASICAMENTE ASSIM: Quando o Player Colidir com a Água ele Diminuirá a Gravidade para 0.1... PARTE 2 DO CÓDIGO: Se a Velocidade For Maior que 1.3 a Velocidade Ficará a 1.3)


Código:
if y > obj_agua.y and x > 0 and x < obj_agua.sprite_width{
gravity = 0.1
}/*PS:. o obj_agua Troque Pelo Nome do Objeto da Água do seu Jogo*/

Bem Esse Código é Bem Parecido com o 1º Que Te Mandei... Mas... ele Verifica se ele Esta na Posição da Água (inicial e final) Ou Seja... o Player Terá que Estar Exactamente em Baixo do Objeto Agua Para Poder Abaixar a Gravidade...

(ESSE SCRIPT FUNCIONA ASSIM: Quando o Objeto Agua Estiver em Cima do Player o Player Irá Ficar com Gravidade 0.1)

Bem é isso... mais Explicações é Só Pedir Very Happy

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e thyago se tiver alguma oposição ou algo assim... pode falar cara Happy...

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por VerdiMare em Qui 08 Out 2009, 19:42

nossa! isso foi uma batalha de
melhor código! lol!

assim deixa o publico escolhendo qual código,
kkkkk

Até mais Surprised

Editado por CPinheiro: pô, postar só pra dizer que os dois estão disputando quem faz o melhor código é... non-sense.
Avisado.

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Kevin em Qui 08 Out 2009, 19:47

haushas... Num é competição de Código naum Very Happy

mesmo pq.. o código de Thyago é Muito Bom...

rsrs

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por kmkzerick em Sex 09 Out 2009, 14:30

ow pessoal deu tem um erro
se o player sai da agua a gravidade e a velocidade continuam baixa

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Kevin em Sex 09 Out 2009, 14:47

bem.. qual codigo você usou???

FLWs...

ae dará para ajudar melhor Happy

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Thyago em Sex 09 Out 2009, 15:02

if place_meeting(x,y,obj_agua) else {gravity=aqui voce coloca a gravidade normal}

ja o do Keke também
if y > obj_agua.y and x > 0 and x < obj_agua.sprite_width{
gravity = 0.1
else gravity= aqui voce coloca a gravidade normal

para esse código ser perfeito,faltou voce corrigir dois errinhos:

Código:
if y > obj_agua.y and x > 0 and x < obj_agua.sprite_width{
gravity = 0.1
}/*PS:. o obj_agua Troque Pelo Nome do Objeto da Água do seu Jogo*/
seria:
x>objeto_agua.x
x<object_agua.x+sprite_width

.Não é competição não,são codigos diferentes e cada
um tem seus pros e contras como o keké disse,e o cara é veterano seria covardia!


Última edição por Thyago em Sex 09 Out 2009, 15:24, editado 1 vez(es)

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Kevin em Sex 09 Out 2009, 15:18

Isso mesmo Thyago Very Happy.. te dou meus parabéns Happy

e thyago Razz... num vi esses erros Mad (fiz ontem à noite praticamente e no dia anterior num tinha durmido XD...)

Mais Isso mesmo... esses erros foram bem corrigidos Very Happy

dou meus Parabéns Thyago Happy

e sobre a suposta Competição... Num é porque sou veterano que seria uma covardia Happy... Você Tem um Conhecimento Bom de Script Happy... e Você Já Corrigiu uns 2 ou 3 Códigos meus Já rsrs

Covardia mesmo... seria se eu competisse com você Happy

rsrsrs

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por kmkzerick em Sex 09 Out 2009, 15:20

pessoal pra falar a verdade nenhum script funcionou :cry:

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por kmkzerick em Sex 09 Out 2009, 15:26

entao ne pessoal eu tenho q colocar esses codigos no step né??

Editado por CPinheiro: double posts (mensagens seguidas) são proibídas. Quando precisar adicionar alguma informação, edite o post anterior.
Avisado.

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por Thyago em Sex 09 Out 2009, 15:29

.Não funcionou?Diga então o que aconteceu e não apenas que não funcionou,
você fez alguma coisa de errado.
vamos conferir:
você criou o objeto agua?
você colocou o objeto agua na room?
colocou o sccript no step do player?
Qual script você usou?
Seguiu o script corretamente?

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Re: como faço agua no meu jogo??

Mensagem por CPinheiro em Sex 09 Out 2009, 17:57

Bem, tinha feito um dia desses um script de movimento de plataforma com aceleração para um membro daqui. Fiz umas modificações para funcionar com água:

Código:

//andar e correr :)
if ! (variable_local_exists("var_correndo")) {
var_correndo = 0;
}
if ! (variable_local_exists("var_acelera")) {
var_acelera = 0;
}
if ! (variable_local_exists("var_desacelera")) {
var_desacelera = 0;
}
if ! (variable_local_exists("var_direita")) { var_direita = true; }
if ! (variable_local_exists("var_parado")) { var_parado=true; }
if ! (variable_local_exists("var_velocidade")) { var_velocidade = 15; }
if ! (variable_local_exists("var_aceleracao_vel")) { var_aceleracao_vel = 0.5; }
if ! (variable_local_exists("var_correndo_vel")) { var_correndo_vel = 0.1; }
if ! (variable_local_exists("var_limite")) { var_limite = 10; }

if (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x+var_correndo,y))
{
if (var_acelera < var_velocidade) var_acelera += var_aceleracao_vel;
if (var_acelera > 5) && (var_correndo < var_limite) var_correndo += var_correndo_vel;
if (place_meeting(x,y,agua)) { if (var_correndo >= 3) { var_correndo = 3; } }
x += var_correndo;
var_direita = true;
var_parado = false;
if (image_speed < 0.5) { image_speed+=0.005; }
}
if (keyboard_check_released(vk_right)) { var_desacelera = var_correndo; var_acelera = 0; var_correndo = 0; }

if (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+var_correndo,y))
{
if (var_acelera > -var_velocidade) var_acelera -= var_aceleracao_vel;
if (var_acelera < -5) && (var_correndo > -var_limite) var_correndo -= var_correndo_vel;
if (place_meeting(x,y,agua)) { if (var_correndo <= -3) { var_correndo = -3; } }
x += var_correndo;
var_direita = false;
var_parado = false;
if (image_speed < 0.5) { image_speed+=0.005; }
}

if (keyboard_check_released(vk_left)) { var_desacelera = var_correndo; var_acelera = 0; var_correndo = 0; }

if (var_desacelera < 0)
{
var_desacelera+=0.1;
if (place_free(x+var_desacelera,y))
{
if (var_desacelera > 0) var_desacelera = 0;
x+=var_desacelera;
if (image_speed > 0) && ! (keyboard_check(vk_right))
image_speed -= 0.005;
}
else
{
var_desacelera = 0;
image_speed = 0;
}
}

if (var_desacelera > 0)
{
var_desacelera-=0.1;
if (place_free(x+var_desacelera,y))
{
if (var_desacelera < 0)  {var_desacelera = 0;}
x += var_desacelera;
if (image_speed > 0) && ! (keyboard_check(vk_left))
image_speed -= 0.005;
}
else
{
var_desacelera = 0;
image_speed = 0;
}
}
//Gravidade :)
if ! (variable_local_exists("var_nochao")) { var_nochao = true; }
if (place_free(x,y+1))
{
if (place_meeting(x,y,agua))
gravity = 0.1; else
gravity = 0.6;
gravity_direction = 270;
var_nochao = false;
}
else
{
gravity = 0;
var_nochao = true;
}
if (place_meeting(x,y,agua))
if (vspeed>2) {vspeed = 2;} else
if (vspeed>15) {vspeed = 15;}

if (keyboard_check_pressed(vk_space)) && (var_nochao == true)
{
if (place_meeting(x,y,agua))
vspeed=-3; else
vspeed =- 9;
var_nochao = false;
}

if (image_speed>0.5) {image_speed=0.5}

if (var_nochao == false)
{
    if (var_direita == true)
    {
        sprite_index = spr_pulando;
        image_xscale = 1;
    }
    else
    {
        sprite_index = spr_pulando;
        image_xscale = -1;
    }
}
else
{
    if (var_parado == true)
    {
        if (var_direita == true)
        {
            sprite_index = spr_parado;
            image_xscale = 1;
        }
        else
        {
            sprite_index = spr_parado;
            image_xscale = -1;
        }
    }
    else
    {
        if (var_direita == true)
        {
            if (image_speed < 0.3)
            {
                sprite_index = spr_andando;
                image_xscale = 1;
            }
            else
            {
                sprite_index = spr_correndo;
                image_xscale = 1;
            }
        }
        else
        {
            if (image_speed < 0.3)
            {
                sprite_index = spr_andando;
                image_xscale = -1;
            }
            else
            {
                sprite_index = spr_correndo;
                image_xscale = -1;
            }
        }
    }
}

if (var_desacelera == 0) && (var_correndo == 0) && (var_acelera == 0)
{
    if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right))
    {
        var_parado = true;
        image_speed = 0;
    }
}

if (image_speed < 0) { image_speed = 0; }

if (var_desacelera > 0) && (keyboard_check(vk_right))
{
    image_speed = 0;
}

if (var_desacelera < 0) && (keyboard_check(vk_left))
{
    image_speed = 0;
}

if (place_meeting(x,y,agua)) { var_velocidade = 7.5; var_aceleracao_vel = 0.15; var_correndo_vel = 0.04; var_limite = 3;
if (var_correndo >= 3) { var_correndo = 3; } if (var_correndo <= -3) { var_correndo = -3; }
 } else
{ var_velocidade = 15; var_aceleracao_vel=0.5; var_correndo_vel = 0.1; var_limite = 10; }

Não se esqueça de zerar a image_speed no evento Create. Caso não consiga usar, veja como funciona:

http://rapidshare.com/files/290863433/Acelera____o.gm6.html

CPinheiro

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