como somar o dano de um ataque

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como somar o dano de um ataque

Mensagem por Thyago em Seg 05 Out 2009, 06:17

.Se voce é novato no game maker vc provavelmente faz danos fixos para o player,por exemplo ao colidir com uma bala 'energia-=3' e sempre sera -=3.
.Mas para você fazer seu player evoluir e os danos dos ataques sofridos serem relativos .Vamos fazer assim.
crie uma variavel com nome de
Código:
ataque
e outra de
Código:
defesa
em create evente.Coloque nelas um valor que funcionara assim.1 sera o valor medio porque
o dano sera o ataque do inimigo dividido por sua defesa.
Vamos repensar o caso da bala:
na colisão com a bala voce coloca o ataque da bala dividido pela sua defesa.No caso para a bala
Código:
ataque=3
dividido pela sua defesa=1,oresultado sera o ataque normal.Mas se voce aumentar sua defesa para 1.1
por exemplo
Código:
energia-=obj_bala.ataque/defesa
ira retirar menos energia.Ai é só voce aumentar sua defesa quando quiser,ao tomar uma poção por exemplo...
.E no seus ataques vai funcionar quase que com a mesma regra.Voce cria um valor medio de um ataque por exemplo um ataque seu retira dez de energia do adversario.
.Mas no caso do ataque vc multiplica,se seu ataque for=1 vai sair o valor médio se for maior ele vai manter sempre uma proporção.
Eu fiz um pequeno exemplo em que vc pega o item que aumenta a defesa e os dano vão se tornando menores.
link:
http://www.mandamais.com.br/download/rcv051020096449

Thyago

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Re: como somar o dano de um ataque

Mensagem por SIGILOSO em Seg 05 Out 2009, 07:38

Mto bom kara,isso vai ajudar mtos novatos,ótimo trabalho Happy
afro

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Re: como somar o dano de um ataque

Mensagem por CPinheiro em Seg 05 Out 2009, 18:00

Bom tutorial. É realmente um bom método, simples e prático de fazer.
Só acho que poderia formatar um pouco mais o tutorial e melhorar o português. Mesmo assim, está muito bom! (:

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Re: como somar o dano de um ataque

Mensagem por fonetico em Seg 05 Out 2009, 23:07

Certo entendi parte disso. Mas agora tenho uma dúvida meu amigo.

Bom, eu estou fazendo um jogo estilo RPG, e como você deve saber, esse estilo de jogo exige muito desse código que você me mostrou. Então antes de eu fazer toda a trabalheira de fazer sprites e etc, eu fui testar para ver se eu entendo bem sobre as variáveis.
Criei um objeto de controle, coloquei o evento "Create" com o seguinte script:
Código:
energia=50
E depois um evento "Draw" para mostrar a variável "energia". Até aí tudo bem.
E depois disso, criei mais dois objetos, o player e o inimigo. Minha intenção foi de que quando o player encostasse no inimigo, fosse retirado 1 ponto da energia então criei um evento de "colisão com o inimigo" no player e na ação botei este código:
Código:
energia=-1
Criei a minha fase, e rodei o jogo, mas quando o "player" encostou com o inimigo, simplesmente não aconteceu nada, o número 50 continuou lá, alguém poderia me ajudar a resolver isso? Por favor.

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Re: como somar o dano de um ataque

Mensagem por Thyago em Ter 06 Out 2009, 11:06

Voce tem que colocar no player energia=50 e não no objeto controle,use o objeto controle só para desenhar.
Ai no evento draw do controle para mostrar a energia do player,ao invez de voce colocar para mostrar energia voce coloca player.energia assim vai mostrar a energia do player.

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Re: como somar o dano de um ataque

Mensagem por fonetico em Ter 06 Out 2009, 12:33

Cara valeu. você é o máximo!

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Re: como somar o dano de um ataque

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