Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Mensagem por Convidad em Qui 01 Out 2009, 22:56

Estrada Real Digital é um jogo educativo, que busca reintegrar o aprendizado escolar misturando a história com o mundo digital. Foi desenvolvido pelo Centro de Convergência de Novas Mídias, em Minas Gerais com a parceria com a UFMG.

Nele, o jogador se aventura por cenários mineiros e cidades históricas!

Os jogos nacionais estão expandindo seu mercado e atravessando barreiras. Cada vez mais os jogos brasileiros estão ganhando espaço aqui e no exterior. O jogo Estrada Real, foi desenvolvido a partir de ferramentas totalmente gratuitas!

O jogo é gratuito e pode ser baixado no site do Centro de Convergência de Novas Mídias:

http://www.ccnm.org.br/gameestradareal



Abaixo segue um texto mais detalhado sobre o jogo. Retirado do site viacomercial.com

A protagonista corre, pula e enfrenta inimigos, tudo isso vestindo um shortinho. Em uma missão, ela percorre lugares históricos. Mas se engana quem acha que estamos falando de Lara Croft. Quem faz isso tudo é Bárbara, a protagonista do game Estrada Real Digital, desenvolvido pelo Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM), da UFMG, que foi lançado no dia 1º de outubro.

Mas quem vê os pulos audaciosos da personagem na tela não imagina o caminho que a equipe percorreu para criar o jogo. Tudo começou quando CCNM respondeu um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para o desenvolvimento de um jogo educativo. “Pensamos em duas mãos, um jogo que fosse educativo para os estudantes da universidade, um projeto formador, e que servisse também para as escolas”, conta a professora Regina Helena Silva, uma das coordenadoras do projeto. “Além disso, queríamos fazer também alguma coisa que não fosse chata, já que os jogos educativos em geral eram muito chatos”, explica.

Mas as dificuldades não foram poucas, a começar pelo orçamento limitado de 200 mil reais. “Foi um desafio”, conta o professor Luiz Chaimowicz, que também coordenou o projeto de Estrada Real Digital. “O jogo foi desenvolvido dentro da universidade, então a equipe foi composta por alunos que foram aprendendo no decorrer do desenvolvimento. Com o orçamento restrito, o projeto só foi possível graças aos alunos, que botaram a mão na massa”, elogiou o professor. Foram envolvidos estudantes de vários cursos distintos, como Ciência da computação e História.

“Um dos maiores desafios foi o roteiro, por que não existe no Brasil quem saiba fazer isso bem ainda”, conta Regina Helena. Mesmo assim, a história do jogo é simples. Uma mineradora quer explorar jazidas de diamantes no subsolo da cidade de Diamantina, e o pai da protagonista é um secretário estadual que se opõe à exploração e desaparece. Assim, a filha dele, que é a personagem de Estrada Real Digital, parte em busca do pai passando por Ouro Preto, Tiradentes e a própria Diamantina.

A recriação das cidades impressiona. Alguns detalhes são reproduzidos fielmente, como janelas de igrejas e o casario histórico. “Nossos alunos foram aos lugares, criamos um mapeamento das cidades, e todos os cenários foram modelados a partir dessas imagens, para fazer com que a imersão também fosse parte da educação”, detalha Regina Helena. Se os desenvolvedores já estavam aprendendo enquanto faziam o jogo, ainda faltava o público-alvo: os alunos de escolas fundamentais. “Na finalização do game, selecionamos 90 alunos do Centro Pedagógico da UFMG que discutiram, avaliaram, e deram sugestões que foram levadas em conta”, explica.

Ítalo Martins, de 11 anos, que jogava durante o lançamento, aprovou. “Achei bem legal, é divertido. Não seria nada mal ter uma aula com esse jogo”, opinou o garoto. Ana Luíza Magalhães, de 19 anos, que também brincava no evento, concorda. “Gostaria que tivesse um desse para minha área, que é a engenharia. Acho que é uma boa ferramenta na sala de aula”, explicou.

Os professores do ensino fundamental que quiserem usar Estrada Real Digital na aula vão poder contar com um livro on-line, disponível para ajudar no uso do jogo na sala de aula. “A coisa educativa não fica no jogo em si. Ele desenvolve habilidades, ensina a lidar com audiovisual, aumenta a capacidade cognitiva, ele tem elementos de história, artes, questões ambientais economia e geografia”, detalha a professora Regina Helena. “É uma ótima alternativa pedagógica”, finaliza.

___________________


Produzido pelo CCNM (Centro de Convergência de Novas Mídias – UFMG) a partir do incentivo da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) o Game Estrada Real Digital será lançado no dia 01 de Outubro de 2009, na Funarte.

O Estrada Real Digital é um jogo eletrônico no qual se mesclam a história da Estrada Real e das cidades coloniais, e o (eco)turismo do século XXI. Mas mais do que um game de aventura e estratégia, ele se propõe a relacionar situações vivenciadas no jogo à temas desenvolvidos na sala de aula, abordando conteúdos didáticos e incentivando a multidisciplinaridade.

O game foi elaborado a partir de pesquisas históricas e através da colaboração de professores da UFMG, que corroboraram tanto para a produção de um bom roteiro educativo quanto para uma boa interface gráfica, recebeu o selo do Fundo Internacional para a Promoção da Cultura (FIPC) – órgão criado pela Unesco para apoiar projetos que apresentem ações na área cultural relacionados ao desenvolvimento social de localidades – o que revela sua potencialidade para o uso pedagógico.

A princípio, o jogo será lançado como um recurso a ser adotado apenas nas salas de aula das escolas públicas de Minas Gerais. Novas versões do jogo poderão ser desenvolvidas no futuro, possibilitando a incorporação de novas temáticas e o conseqüente alargamento do público alvo.

[Aqui] você já pode ver imagens dos cenários por onde irão navegar os jogadores do Estrada Real Digital, além de fotografias do teste do game realizado em escolas.


Última edição por Capitão Commando em Sab 03 Out 2009, 20:27, editado 4 vez(es)

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Mensagem por Hélio em Qui 01 Out 2009, 23:13

Quando vi o personagem, pensei que era a jill valentive hehe...
Os gráficos, são bons, parece jogo de nintendo 64,um pouco ultrapassado, mas ficaram ótimos.

Acho que vou baixar...

~~Edit~~
Pessoal, o jogo pesa mais de 600 megas só para avisar ok?

Hélio

Número de Mensagens : 1010
Idade : 20
Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   : 1
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Mensagem por Kabeção em Sex 02 Out 2009, 00:18

Um grande passo para Minas!

O potencial de produção de jogos não é tão pequeno no Brasil.
Já tem empresas que fazem jogos para celular, pc e até NDS e lançam para o mundo tudo.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Mensagem por SIGILOSO em Sex 02 Out 2009, 09:16

Uma vez eu participei de uma reportagem da multirio lá na PUC,tinha uns jogos bem interessantes lá,todos nacionais,já deve faze uns sete anos...Quem sabe um dia os jogos brasileiros ganhem um espaço significativo no mercado de jogos mundial?
afro

SIGILOSO

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2264
Idade : 23
Data de inscrição : 06/06/2009
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 4
   : 2
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Mensagem por Convidad em Sex 02 Out 2009, 20:51

Hélio escreveu:Quando vi o personagem, pensei que era a jill valentive hehe...
Os gráficos, são bons, parece jogo de nintendo 64,um pouco ultrapassado, mas ficaram ótimos.

Acho que vou baixar...

~~Edit~~
Pessoal, o jogo pesa mais de 600 megas só para avisar ok?

Legal d+ né! [:¬)] Eu gostei da homepage que eles fizeram pro jogo! Capricharam muito!

Quanto aos gráficos, é verdade, parece o N64 mesmo. A única coisa que eu não gostei é que a gostozona que a gente joga tem um movimento meio robótico... fora isso ficou muito legal.

Kabeção escreveu:Um grande passo para Minas!

O potencial de produção de jogos não é tão pequeno no Brasil.
Já tem empresas que fazem jogos para celular, pc e até NDS e lançam para o mundo tudo.

Tem razão Kabeção! Aqui em Minas Gerais mesmo, já tem muita gente investindo nessa área. Desde empresas à órgãos públicos, e eles estão pegando pesado! Eu li algumas matéria sobre isso há pouco tempo, e fiquei impressionado com a grade curricular dos cursos de "Tecnólogo em Jogos Eletrônicos" ministrados aqui no país.

Eles se basearam em universidades conceituadas do exterior como a Digipen, por exemplo. Só pra se ter uma ideia, essa universidade dos Estados Unidos é diretamente financiada pela Nintendo Americada! [8¬)]

Hoje em dia, o que eu posso dizer, é que nós todos temos muita sorte! O mercado tá crescendo muito, há cursos e universidades espalhados pelo Brasil à fora e a única coisa de que a gente precisa é um pouquinho de coragem. Mais nada!

Eu gostaria muito de poder estudar e trabalhar nessa área (quem aqui não gostaria, não é mesmo?). Quem sabe, né? [Z¬)]

SIGILOSO escreveu:Uma vez eu participei de uma reportagem da multirio lá na PUC,tinha uns jogos bem interessantes lá,todos nacionais,já deve faze uns sete anos...Quem sabe um dia os jogos brasileiros ganhem um espaço significativo no mercado de jogos mundial?

Legal heim SIGILOSO! [8¬D] Aqui em Minas, principalmente na capital, têm tido várias exposições bacanas sobre desenvolvimento tecnológico mesclados à design gráfico. Tem umas coisa que são realmente de cair o queixo e tudo, tudo mesmo, é completamente nacional! [8¬D]

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jogo brasileiro lançado hoje! (01/10/09) Estrada Real Digital

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:54


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum