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move_snap e place_snapped

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move_snap e place_snapped

Mensagem por kitsu em Qua 23 Set 2009, 12:52

Olá, apos alguns estudos estou iniciando meu primeiro projecto

Durante uma pesquisa ao Help do GM descobri duas funçoes que gostaria de usar no meu projecto...
Alguem me poderia ensinar a usar o move_snap e place_snapped???
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Re: move_snap e place_snapped

Mensagem por CPinheiro em Qua 23 Set 2009, 13:07

Hmm, deixa eu pensar numa forma de te explicar.

Sabe quando vamos editar a Room? Na parte superior, nós vemos as caixas de texto com o "Snap X" e "Snap Y". Nós usamos e modificamos aqueles valores para posicionar melhor os objetos na Room.

A função move_snap(snap x,snap y) serve para fazer seu objeto ficar posicionado da forma que você quer no snap. Pra entender melhor, coloque isso em algum objeto:

Código:
move_snap(16,16);
Veja o resultado. O objeto ficou na posição da grade (16x16) mais próxima dele.

O place_snapped(snap x,snap y) serve pra checar se o personagem está posicionado exatamente na grade. Exemplo:

Código:

if (place_snapped(16,16))
{
Atacar = true;
}

É uma coisa meio difícil de explicar, mas vou dar um exemplo pra você entender melhor. Já jogou Pokémon? Perceba que se você aperta pra esquerda (seja no Game Boy ou no emulador) ele sempre se moverá a mesma distância (16 pixels).

Bem, teste que você vai entender.
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Re: move_snap e place_snapped

Mensagem por kitsu em Qua 23 Set 2009, 13:31

Depois de testar os codigos com um sprite 32x32(alterei tambem os pixels dos comandos), deparei me com um problema :|

ao tentar para o moviemento do personagem(usei este codigo no evento release):
Código:
if place_snapped(32,32){
hspeed=0
}

o problema é que so consigo para-lo se largar a tecla exactamente na cazinha exacta...
caso tire o if (place_snapped(32,32)) ele para em qualquer sitio fazendo com que o personagem na ande mais visto que no movimento ele so anda se tiver no local certo devido a ter usado o code if (place_snapped(32,32)...
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Re: move_snap e place_snapped

Mensagem por Convidad em Qua 23 Set 2009, 21:41

Você tem que garantir que o move_snap(32,32) está no evento Step. Tente trocar o evento "released" pelo evento "pressed" [:¬)]

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