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itens monstros(rpg)

em Qui 17 Set 2009, 21:24
como faço para quando o monstro morrer ele deixar os itens comigo e como escolher os itens que vao ficar com ele.
me ajudem por favor .estou com dificuldade nessa parte confused
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Re: itens monstros(rpg)

em Qui 17 Set 2009, 22:01
Primeiramente, sabe o que são variáveis? Use-as para escolher os itens que vão ficar com ele.
Conhece a função instance_create? Use-a para fazer os itens serem criados.
Sabe usar o evento Destroy? Use o instance_create nesse evento.
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:08
cara ajuda melhor
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:14
patofu3.0 escreveu:cara ajuda melhor

Primeiramente, sabe o que são variáveis? Use-as para escolher os itens que vão ficar com ele.
Conhece a função instance_create? Use-a para fazer os itens serem criados.
Sabe usar o evento Destroy? Use o instance_create nesse evento.
Se não conhece nenhuma dessas funções, você não está preparado para criar um jogo de RPG.
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:24
Kra o CPinheiro tah certo, porém, se você jah tem conhecimento com variáveis, é só mandá-las gerar um número aleatório e cada número valerá um ítem diferente ;)


Flws o/
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:32
podes usar uma array que vai conter as armas, depois usas floor random para criar armas aleatoriamente
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:36
Acho uma array desnecessária, uma variável qualquer pode dar conta disso ;)
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:38
Não precisa de nada disso. Apenas um choose resolveria todo o problema. Apenas falei aquilo pra saber se o carinha tinha pelo menos um conhecimento básico de Game Maker.

Engraçado que todo iniciante diz que está fazendo um jogo online/rpg/fps. Mas esses jogos nunca são lançados. (:
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Re: itens monstros(rpg)

em Sex 18 Set 2009, 14:41
wac2007 uma array não é desnecessário quando se trata de vario valores, segundo que eu percebi ele vai gerar itens e em jogos de rpg tem vários itens...
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Re: itens monstros(rpg)

em Ter 22 Set 2009, 16:05
Mas Natch num seria mais fácil o seguinte:

Variável "itens_jogo"

1 = poção
2 = maçã
3 = tangerina
4 = Cachorro

e assim por diante...

Bem eh assim q eu penso mas kd um tem seu próprio jeito de trabalhar neh....

Flws o/
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Re: itens monstros(rpg)

em Qua 23 Set 2009, 21:48
Não se esqueçam de que as variáveis constantes podem ajudar e muito. Se você definir uma constante "shotgun" como 0, por exemplo, é só usar a palavra shotgun nos códigos que o Game Maker associa o valor.

Isso ajuda e muito a programar jogos que usam sistemas de itens e armas, sem que tenhamos que ficar conferindo sprites ou trabalhando com números. E ainda evita criar aquele moooonte de objetos desnecessários, que só deixam o jogo lento.

Pra definir as constantes, é só ir à janela de "Global Game Settings" e acessar a aba "Constants". Isso daria vantagem de usar todos os sistemas que vocês citaram, sem conflitos de id, ou ficar buscando ids...
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Re: itens monstros(rpg)

em Qui 24 Set 2009, 00:06
wac2007 escreveu:Mas Natch num seria mais fácil o seguinte:

Variável "itens_jogo"

1 = poção
2 = maçã
3 = tangerina
4 = Cachorro

e assim por diante...

Bem eh assim q eu penso mas kd um tem seu próprio jeito de trabalhar neh....

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Sim amigo, mais isso seria somente uma nomeção de constante. Vc ainda precisa de um array ou arquivo para armazenar o que vc esta carregando. Por exemplo:
Código:

mochila[0] = 1;
mochila[1] = 2;
mochila[2] = 2;
mochila[3] = -1;
Nesse codigo significa que vc teria 1 poção e duas maças e o "-1" seria a marcar pra dizer que nao tem mais nada ali em baixo.
Tem como fazer isso de diversas maneiras essa é apenas uma delas.
T+
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Re: itens monstros(rpg)

em Dom 27 Set 2009, 10:31
A gente só iria usar um auxílio de constantes, pra facilitar. O que eu quiz dizer com isso é que, desse jeito, a gente pode usar tudo o que foi citado. Supõe-se que haja, cinco itens no jogo, à disposição do jogador. Definindo-os como constantes, ficaria assim:

Vazio = Valor constante (-1)
Municao = Valor constante 0
Energia = Valor constante 1
Arma = Valor constante 2
Vida = Valor constante 3
Protecao = Valor constante 4

Usando a dica que o Natch, sugeriu:

Código:
ArmaAtual := floor(random(5));

Usando a dica do CPinheiro:

Código:
ArmaAtual := choose(Municao, Energia, Arma, Vida, Protecao);

O jeito do Vinians:

Código:
mochila[0] = Energia;
mochila[1] = Arma;
mochila[2] = Arma;
mochila[3] = Vazio;
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