Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Ajuda Com Sprite De Inimigos.
2 participantes
Página 1 de 1
Ajuda Com Sprite De Inimigos.
EDIT: como posso fazer em GML, que quando um inimigo for para a Direção > esquerda ,direita ,cima ,baixo, usem um determinado sprite, é pq nao to conseguindo, quem puder me ajudar eu agradeço e quem nao puder, agradeço também, valeu a todos )))
Última edição por lols em Seg 31 Ago 2009, 22:32, editado 4 vez(es)
lols- Data de inscrição : 15/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
n entendi a pergunta
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 278
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
E aí LoLs!
Olha, você pode controlar o sprite do seu personagem atravéz da variável interna sprite_index. Ela funciona como se fosse um indicador do sprite que os objetos usam. Por exemplo:
Em "Nome_do_Sprite" você indica qual o sprite o objeto deve "ter". Você pode controlar também de acordo com o pressionamento das teclas. Por exemplo:
Coloque no Step do personagem do jogador:
Se no caso, o objeto que deveria mudar de sprite não tem esses controles (como um inimigo, por exemplo), você pode usar as coordenadas dele para comparar se ele está se movendo na horizontal ou vertical e em que direção.
Se você usar a variável xprevious ou yprevious (posições da instância no passo anterior ao atual) e x e y, podemos verificar pra onde ele se move:
Coloque no Step do objeto inimigo:
O que fizemos foi verificar "onde" o objeto estava "antes" e onde ele está "agora". Se houver diferença nessas posições, basta saber se a diferença é positiva ( x < xprevious ) ou negativa ( x > xprevious ) e assimilar o sprite certo.
Olha, você pode controlar o sprite do seu personagem atravéz da variável interna sprite_index. Ela funciona como se fosse um indicador do sprite que os objetos usam. Por exemplo:
- Código:
sprite_index := Nome_do_Sprite;
Em "Nome_do_Sprite" você indica qual o sprite o objeto deve "ter". Você pode controlar também de acordo com o pressionamento das teclas. Por exemplo:
Coloque no Step do personagem do jogador:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) then sprite_index := nome_sprite_esquerda;
if keyboard_check(vk_right) then sprite_index := nome_sprite_direita;
if keyboard_check(vk_up) then sprite_index := nome_sprite_cima;
if keyboard_check(vk_down) then sprite_index := nome_sprite_baixo;
Se no caso, o objeto que deveria mudar de sprite não tem esses controles (como um inimigo, por exemplo), você pode usar as coordenadas dele para comparar se ele está se movendo na horizontal ou vertical e em que direção.
Se você usar a variável xprevious ou yprevious (posições da instância no passo anterior ao atual) e x e y, podemos verificar pra onde ele se move:
Coloque no Step do objeto inimigo:
- Código:
if xprevious < x then sprite_index := spr_esquerda else sprite_index := spr_direita;
if yprevious < y then sprite_index := spr_cima
if yprevious > y then sprite_index := spr_baixo;
O que fizemos foi verificar "onde" o objeto estava "antes" e onde ele está "agora". Se houver diferença nessas posições, basta saber se a diferença é positiva ( x < xprevious ) ou negativa ( x > xprevious ) e assimilar o sprite certo.
Última edição por Capitão Commando em Sáb 05 Set 2009, 18:43, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
@@, tipo é do meu inimigo nao do meu personagem, mais valeu.
lols- Data de inscrição : 15/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
Pois é. [:¬)]
Tenta colocar no Step do inimigo, do jeito que eu falei:
Boa sorte! [;¬)]
Tenta colocar no Step do inimigo, do jeito que eu falei:
- Código:
if xprevious < x then sprite_index := spr_esquerda else sprite_index := spr_direita;
if yprevious < y then sprite_index := spr_cima
if yprevious > y then sprite_index := spr_baixo;
Boa sorte! [;¬)]
Convidad- Convidado
Re: Ajuda Com Sprite De Inimigos.
AFF¹²³, mals nao tinha visto.
lols- Data de inscrição : 15/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Inimigos com ia mudar sprite.
» Tiros dos inimigos / Centro do Sprite
» [Ajuda] Como matar inimigos na view
» Ajuda com inimigos
» ajuda inimigos
» Tiros dos inimigos / Centro do Sprite
» [Ajuda] Como matar inimigos na view
» Ajuda com inimigos
» ajuda inimigos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos