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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
IA adversária
3 participantes
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IA adversária
Alguém podia me passar em code a IA de tanks inimigos?
O player começa com obj_player_panzer. Ao desenrolar da 1ª fase, o player pode pegar outra armas. Coloquei no evento de colisão com as armas "Change Instance" para mudar para obj_player_pistola ou obj_player_rifle ou obj_player_fuzil. Também tem como entrar em tanks parados, mudando a instância para obj_tanque. Os Tanks inimigos são obj_tanque1 e obj_tanque2....
Alguém poderia me passar um code com a IA destes tanks para eles se moverem pela room se escondendo atrás dos obj_barricada e atirando no player e em seus amigos???? Eu já tenho alguma coisa, mas é muito fraca a IA...
Please!!
O player começa com obj_player_panzer. Ao desenrolar da 1ª fase, o player pode pegar outra armas. Coloquei no evento de colisão com as armas "Change Instance" para mudar para obj_player_pistola ou obj_player_rifle ou obj_player_fuzil. Também tem como entrar em tanks parados, mudando a instância para obj_tanque. Os Tanks inimigos são obj_tanque1 e obj_tanque2....
Alguém poderia me passar um code com a IA destes tanks para eles se moverem pela room se escondendo atrás dos obj_barricada e atirando no player e em seus amigos???? Eu já tenho alguma coisa, mas é muito fraca a IA...
Please!!
Sr. Sinistro- Data de inscrição : 23/06/2009
Reputação : 8
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Prêmios :
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Re: IA adversária
Isso é bem complexo, mas vai uma dica:
Tente usar muito random para IAs
Coloque um objeto atrás da barricada e no inimigo algo como:
if round(random(50))=1 {
move_to(...esqueci...);
}
caso o número aleatório (de 0 a 50) de 1 (coloquei o round para arredondar pois o random gera números bem quebrados...) seja 1 (cerca de 2% de chance por step...) ele se move para o objeto atrás da barricada...
ai você pode colocar...
se seu objeto estiver colidindo com o objeto de trás da barricada, então atira, ou então outro random para que atire ou saia correndo para outra barricada...
existe inúmeras ações que podem ser feitas...
Tente usar muito random para IAs
Coloque um objeto atrás da barricada e no inimigo algo como:
if round(random(50))=1 {
move_to(...esqueci...);
}
caso o número aleatório (de 0 a 50) de 1 (coloquei o round para arredondar pois o random gera números bem quebrados...) seja 1 (cerca de 2% de chance por step...) ele se move para o objeto atrás da barricada...
ai você pode colocar...
se seu objeto estiver colidindo com o objeto de trás da barricada, então atira, ou então outro random para que atire ou saia correndo para outra barricada...
existe inúmeras ações que podem ser feitas...
Re: IA adversária
move_towards_point
pra relembrar
xD
pra relembrar
xD
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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