GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Sprites variados variando variadamente

3 participantes

Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Sprites variados variando variadamente

Mensagem por Phillipe Seg 31 Ago 2009, 15:48

Pessoal,to com uma duvida esquisita aqui bounce .A respeito dos sprites,tipo...eu to fazendo um jogo cheio de movimentos de cada personagem,e,em um só sprite tem ele correndo,pulando,atacando e tal.É isso,eu só queria saber oque é melhor a se fazer,se é deixar todos os variados movimentos das imagens em um só sprite ou seria melhor eu separa-los cada ação do personagem em cada sprite? Rolling Eyes
Phillipe
Phillipe

Data de inscrição : 15/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Sprites variados variando variadamente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por vinians Seg 31 Ago 2009, 16:03

Amigo, eu geralmente separo os sprites, um para cada movimento. Mais uso apenas um objeto, tipo o mesmo objeto pra pular, correr etc... Mais os sprites separar fica melhor pois é isso que a estrutura do GM "gosta" que façamos.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Sprites variados variando variadamente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por Phillipe Seg 31 Ago 2009, 16:39

Hum...certo então,era porque eu acho que quando é assim nao tem como checar a imagem do sprite e outras coisinhas (image_index,image_speed,etc) (não que eu saiba).Em um sprite de ataque tem uma certa imagem que acertará o inimigo,certo?Supondo que seja a imagem do boneco com a espada para frente (imagem 8 )...
Código:
if image_index=8 and distance_to_object(inimigo)<1
{dano=100}

Certo,isso é apenas um exemplo,mas oque eu quis dizer mesmo é que nao da pra manipular os sprites muito bem dessa forma de usa-los que voce disse (separando)...ou dá?
:|
Phillipe
Phillipe

Data de inscrição : 15/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Sprites variados variando variadamente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por Kabeção Seg 31 Ago 2009, 16:54

Da para manipular perfeitamente o sprite ja que existe a variável image_index o problema é fazer um sistema para o controle.
Se você notar em jogos 2D profissionais a animação é bem mais complicada. A image para, volta frames, passa de tras para frente, para na ultima e repete a partir de outra imagem sem ser a primeira.

Se as animações das sprites são simples não tem nem um sentido complicar sua vida programando algo complexo não é?
Mas sempre depende do que você está fazendo.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Sprites variados variando variadamente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por vinians Seg 31 Ago 2009, 16:57

Até daria pra checar, mais seria melhor quando o Player atcatar vc mudar para o sprite de ataque, ai vc nao precisa ficar perguntando desse jeito.
Mais supondo que vc quer perguntar assim, vc nao pode perguntar direto porque o image_index é um float, então raramente ele seré exatamente igual 8. Vc pode tentar perguntar assim:
Código:

if (floor(image_index) == 8 and distance_to_object(inimigo) < 1)
{dano=100}
O floor corta a parte decimal arredondando pra baixo.
Obs. Vc nao acha que < 1 é muito perto??????
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Sprites variados variando variadamente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por Phillipe Seg 31 Ago 2009, 17:14

Não não!Não era pra considerar aquele exemplo,foi só um exemplo mesmo,a questão era apenas checar as imagens... Exclamation
Phillipe
Phillipe

Data de inscrição : 15/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Sprites variados variando variadamente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por Convidad Sáb 05 Set 2009, 16:40

E aí Philipe!

Olha, talvez a melhor forma de fazer isso que você quer seja manipular só um objeto e atribuir sprites separados à ele. Por exemplo, você pode criar um conjunto de sprites para determinada ação. Exemplo: spr_pular, spr_nadar, spr_atacar, etc.

Lá naquela janelinha de propriedades dos objetos, o evento "Other" tem um interessante chamado "Animation End". Esse evento funciona assim: toda vez que uma animação termina, ele "acontece".

Se você apertar espaço e trocar a animação para "spr_ataque", por exemplo, basta inserir a linha abaixo no evento "Animation End", para que depois do ataque, o herói volte para o sprite inicial.

No evento "Animation End":

Código:
if sprite_index = spr_ataque then sprite_index := spr_parado;

Essa é uma forma legal de controlar as animações porque eu acho mais fácil. Nos eventos de colisão do herói que ataca, a gente insere uma pequena condição para que a colisão seja válida. Se o sprite dele for "spr_ataque", ele vai tirar um pouco de energia do objeto inimigo. Exemplo:

No evento "Colision":

Código:
if sprite_index = spr_ataque then other.energia -= 10;

Eu fiz um jogo de luta basicamente assim. Se você observar, é mais fácil e bem prático. Espero que ajude!

Boa sorte! [Z¬)]
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sprites variados variando variadamente Empty Re: Sprites variados variando variadamente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos