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Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

em Seg 24 Ago 2009, 21:13
Eu já tenho o sprite se mexendo, só falta quando movimentá-lo, ele se mexer como no sprite! Como faço isso????
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Re: Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

em Seg 24 Ago 2009, 21:30
Isso depende muito...Se for movimentação plataforma você pode fazer isso:

No step do objeto:

Código:
//movendo para direita
if keyboard_check(vk_right){
sprite_index=sprite_andando_direita
x+=5}
//movendo para esquerda
if keyboard_check(vk_left){
sprite_index=sprite_andando_esquerda
x-=5}
//velocidade da animação
if keyboard_check(vk_nokey){
image_speed=0}
else
image_speed=0.5

Esse código é super simples, e também depende de que tipo de jogo você esta fazendo. Lembre-se de quando perguntar especificar que tipo de jogo (plataforma, rpg, maze, etc) você esta fazendo. vlw?

FLWS!
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Re: Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

em Seg 24 Ago 2009, 21:48
Mad eu não consigo fazer meu boneco pular de jeito nenhuuuummmm!!!!!! ( meu game maker é 7.0 lite ) Tem outro jeito de pular através do GML?
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Re: Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

em Ter 25 Ago 2009, 09:30
Adiciona mais esse código no step:

Código:
//Gravidade
if place_free(x,y+2){gravity=1 gravity_direction=270}
else
gravity=0

if vspeed>15{vspeed=15}

//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up){
if not(place_free(x,y+2)){vspeed=-9}}

Caso tenha algum evento da tecla cima, retire os códigos que estão la. Lembrando que o objeto chão tem que ser sólido e tem que ter esse código na colisão do player com o chão:

Código:
move_contact_solid(direction,15)
vspeed=0

E estude cara! Isso ai é o basicão do GM, se você ainda não conseguir vai precisar estudar muito GML. vlw?

---EDIT----

OW, isso ta na sessão errada! Essa é a área de tutorias, você ja devia saber disso! Mais atenção ao postar! vlw?


FLWS!
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Re: Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

em Sex 02 Out 2009, 23:42
To com um problema :S to fazendo um jogo de mario. O sprite são 3 frames, quando eu começo a andar e paro, ele para no meio dos frames =/
--------EDIT-----------

Consegui.. add um pedaço de código, para kem tiver o mesmo problema:
Código:
//movendo para direita
if keyboard_check(vk_right){
sprite_index=spr_andando_d
x+=5}
//movendo para esquerda
if keyboard_check(vk_left){
sprite_index=spr_andando_e
x-=5}
//velocidade da animação
if keyboard_check(vk_nokey){
sprite_index=spr_parado
image_speed=0}
else
image_speed=0.5
So Coloquei uma linha que faz o personagem fikar em status "parado" quando nenhuma tecla for precionada
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Re: Como faço pro meu boneco, quando se mover, se mover da mesma forma que no sprite?

em Ter 18 Maio 2010, 22:11
galera minah dúvida nesse caso é sobre um jogo com vista de cima. Como faço pra que o movimento siga o sprite?
valeu!
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