Documento de Design - Tutorial (1ª Parte)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Documento de Design - Tutorial (1ª Parte)

Mensagem por kammer_black em Sab 22 Ago 2009, 23:18

Documento de Design – Tutorial (1ª Parte)


Bem, eu vou começar a minha colaboração por aqui falando sobre algo que eu tenho estado envolvido a 1 ano e que, com certeza, vai fazer seu trabalho bem mais organizado, rápido e satisfatório: o Documento de Design. Esse tutorial é preparado em cima de experiências próprias e de um dos livros que eu li sobre o assunto (o melhor que achei até agora): Design de Games – Uma abordagem prática de Paul Schuytema.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Designer de Game é um profissional que se utiliza de ferramentas para compor um jogo de forma que a experiência, não só do jogador final, mas também da equipe de trabalho, seja satisfatória (acho que a palavra “completa” seria melhor para esse contexto).
Para compor um game ele usa um documento estruturado que vai conter todos os pontos do jogo: do começo ao final. Esse documento é o Design do Game ou Documento de Design. Todo o trabalho de elaboração está nele, ou seja, o Game Maker vai ser somente a estação de trabalho onde as coisas serão colocadas e tiradas, dependendo do que é acrescentado ou retirado do Design do Game.
Eu achei muitos exemplos criativos para construção de idéias na elaboração do Game Design. Coisas que dariam ao criador de jogos, muitas idéias originais, mas eu vou falar sobre essas coisas em um segundo tutorial pra não ficar muita leitura por agora.


Escopo

Basicamente, nós que desenvolvemos games por hobby, vamos precisar de pelo menos dois elementos de construção: o escopo e o documento estruturado. O escopo é o resumo que o chefe de criação passa para equipe saber do que ele ta falando. A análise do escopo deve ser feita antes da elaboração do documento estruturado. Bem, por experiência própria, esperar pra fazer o documento estruturado é quase insuportável, então passe rápido pelo escopo para seguir com a criação estruturada.

Documento estruturado

Segue abaixo a estrutura de construção de cada item (básico). Essa é a forma que eu achei mais conveniente (igual a do livro citado acima), mas vocês são donos do game, então poderiam personalizar a lista caso achasse necessário por que depende do tipo de jogo também.

1. - Visão Geral Essencial
- Breve, mas detalhada visão geral do game. Aqui você coloca os elementos de familiaridade da idéia do jogo, o que fará se destacar e ter boa jogabilidade.
1.1 - Resumo
- Síntese de toda a experiência do game. Você pode copiar aqui o que escreveu no escopo ou nem fazer esse item.
1.2 - Aspectos fundamentais
- Escreva aspectos do gameplay aqui como visão de câmeras, gráficos, controles e características dos personagens principais.
1.3 - “Pulo do Gato”
- liste aqui características diferenciadas do seu game (mesmo se ele for um remake).
2 - Contexto do Game
- descrição do mundo que rodeia o game (lembre-se de manter a familiaridade!).
2.1 - História do Game
- A história do enredo é contada do início ao fim, com “spoiler” e tudo. Essa parte é importante para que todos possam entender com clareza o que acontece no game. Até mesmo alguns profissionais da área não fazem essa parte direito.
2.2 - Eventos anteriores
- Aqui você mostra o que aconteceu antes do enredo do game, ou seja, o que levou o game ser como é. Geralmente essa parte serve para referência de detalhes e para vídeos de introdução.
2.3 - Principais jogadores
- Biografia e principais características dos personagens principais (bons ou maus). Em games como RPGs, essa seção pode ser bem longa. Nesse caso, talvez seja melhor fazer essa parte em um documento separado.
3 - Objetos essenciais do game
- Outra seção que pode ser separada. Descrição de todos os objetos do game ou, ao menos, os objetos relevantes.
3.1 - Personagens
- Descrição mais técnica de todos os personagens do game. Aqui você pode se ater somente aos números ou relevâncias mais sintéticas de todas as habilidades dos personagens.
3.2 - Armas
- Descrição de armas, habilidades, armaduras, etc. Coisas que influem diretamente nos personagens.
3.3 - Estruturas
- Estruturações do gameplay. Em um game simples com poucos objetivos, talvez esse item não seja necessário.
3.4 - Objetos
- Caso seja necessário, aqui você encaixa outros objetos que não se encaixaram nos itens citados acima como itens de powerup, transporte, etc.
4 - Conflitos e soluções
- Essa seção pode ser feita fala da relação de custos e benefícios relevantes. Como reações a um determinado tipo de magia e como essa reação seria neutralizada. Alcance de uma bomba de um determinado tipo, etc. Esse item pode ficar menor se você descrever alguns custos-beneficios nas seções citadas acima.
5 - Inteligência artificial
- Você não vai por código aqui (mas fica a seu critério). Aqui você coloca as reações que uma determinada ação tem com respeito aos personagens. A partir dessa reação você monta sua IA.
6 - Fluxo do game
- Essa é a seção mais longa do documento. Você vai contar a história de cada fase do game aqui. Mesmo aquelas que são secretas. É uma seção somente descritiva, ou seja, nada novo é acrescentado aqui. Só diga como as coisas devem correr ao se juntar tudo isso que você criou nos itens acima.
7 - Controles
- Descrição sobre os comandos do jogo. Incluindo o mapeamento personalizado, caso o controle seja flexível. Evite abordar coisas de interface: esse tipo de detalhe é abordado num documento de funcionalidade. Fale somente da experiência com os controles enquanto o jogo está rolando.
8 - Variações de jogo
- Caso seu game seja para um jogador e não aconteça nenhuma variação de dificuldade, ou seja, só exista um modo de jogar, então essa seção é desnecessária. Se seu jogo vai ter variações como multijogadores, níveis de dificuldade ou outras referências que transformem a maneira de como se joga o game, aí você descreve tudo aqui.
9 - Definições
- Essa área é exclusiva do documento de design. Ela vai funcionar como glossário de termos mais complicados que foram usados por você na construção do documento.
10 - Referências
- Caso haja referências que ajudem sua equipe a entrar no clima do jogo, ou algo que você queira mostrar como deve ser. Vou dizer que essa seção funciona como os “bastidores” da produção do game. Perguntas também são para essa parte.

Uma última coisa a ser tratada é a maneira de como isso será mostrada para toda a equipe. Você tem que usar um local na internet onde esses documentos fiquem a mostra para toda a equipe. As melhores maneiras são o wiki e o Google Docs. Pessoalmente, eu prefiro o Google Docs por que é mais simples de usar e mais adequado a projetos menores. Caso alguém tenha mais dúvidas sobre algo abordado aqui é só dizer. Agora já chega. Tentei resumir o máximo possível pra você as informações mais importantes. Fui...

kammer_black

Número de Mensagens : 59
Data de inscrição : 14/08/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.facebook.com/KammerClub

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Documento de Design - Tutorial (1ª Parte)

Mensagem por everlast em Dom 23 Ago 2009, 06:36

vlw kra!!, com certeza eu vo usa issu!!

everlast

Número de Mensagens : 76
Idade : 24
Data de inscrição : 28/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Documento de Design - Tutorial (1ª Parte)

Mensagem por Wallacy Sebastian em Dom 23 Ago 2009, 09:54

Parabens, isso vai ser muito útil ao formar equipes Smile

Wallacy Sebastian

Número de Mensagens : 121
Idade : 22
Data de inscrição : 11/12/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Documento de Design - Tutorial (1ª Parte)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:50


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum