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movimentasao isometrica

em Sex 14 Ago 2009, 20:15
galera eu to com umas ideias para um jogo mas estou com dificuldades para uma questao de movimentasao que seria a seguinte:

meu personagem movimentase isometricamente mas faser isso é reletivamente fazil mas meu jogo tera batalhas mas nas batalhas nao esiste uma movimentasao comtrolada o tempo todo e para isso precisava criar uma especie de garde isometrica para o personagem se orientar.

ja vi uma formula que reposiona o obj na grade isometrica segundo a largura e altura da mesma, fiz uma busca no forum mas nao a achei se algem souber por favor post mas se algem souber de outra forma de faser a mesma coisa por favor post tambem.
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Re: movimentasao isometrica

em Sex 14 Ago 2009, 20:21
se esse jogo e como Tibia,recomendo usar o ECLIPSE 4.5
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Re: movimentasao isometrica

em Sex 14 Ago 2009, 20:28
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Re: movimentasao isometrica

em Sex 14 Ago 2009, 20:59
valeu André Gustavo e Pedro Henrique mas isometrico seria isso aqui:



nao isso aqui:



galera na minha opinao tibia NAO É ISOMETRICO entao por favor nao fasan referencias inuteis obrigado
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Re: movimentasao isometrica

em Sex 14 Ago 2009, 21:10
Realmente tibia não é isometrico.

Não sei se entendi direto o que você quer, mas se for em relação a movimentação dos personagens não jogaveis (NPCs), talvez seja só estabelecer um padrao de movimento, tipo andar 16px para a esquerda e 16px para baixo ao mesmo tempo.

Mas não tenho certeza que funcione (nem tenho certeza que é essa a pergunta mesmo)

PS: O que um garoto faz em cima de um onibus escolara em meio a uma (aparente) guerra? XD


Goodbye Happy
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Re: movimentasao isometrica

em Sex 14 Ago 2009, 21:14
Hmmm, uma forma bem TOSCA de se fazer, seria deixar de usar as os operandores aritméticos para lidar com as posições x e y, e também deixar de usar hspeed e vspeed.
Você criaria funções de deslocamento de posições, do tipo:

EDIT: Esqueci de mencionar que essas funções também devem receber o objeto que vão deslocar.

para_cima(objeto, valor)
Código:

execute_string(string(objeto)+".y-="+string(valor))
execute_string(string(objeto)+".x+="+string(valor))

para_baixo(objeto, valor)
Código:

execute_string(string(objeto)+".y+="+string(valor))
execute_string(string(objeto)+".x-="+string(valor))

para_esquerda(objeto, valor)
Código:

execute_string(string(objeto)+".y-="+string(valor))
execute_string(string(objeto)+".x-="+string(valor))

para_direita(objeto, valor)
Código:

execute_string(string(objeto)+".y+="+string(valor))
execute_string(string(objeto)+".x+="+string(valor))


Acho que seria uma solução um pouco mais complexa e pode dar problema às vezes, mas acho que ajudaria na movimentação dos personagens.

Encontrar uma fórmula para realizar a transformação seria mais fácil de implementar, mas acho que transformar todas as cenas e personagens de modo que se tornem isométricos seria muito pesado no gamemaker e tornaria o jogo lento.
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 11:01
caro Naut2006 valeu pela sua ajuda mas vc acabou que infeitou de mais o scripy, isto é com um script menor comseguiria o mesmo resultado por exp.:

para_cima(valor)

Código:
y -= valor
x += valor

mas mesmo assim valeu pela iniciativa.

Naut2006 escreveu:PS: O que um garoto faz em cima de um onibus escolara em meio a uma (aparente) guerra? XD

na minha opiniao eu acho que o cara en cima do onibos é um cara mau ele deve ter subido em cima pelo teto e feche deixando o resto pra morrer pra traz.
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 12:00
reddragon funciono?
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 12:46
caro cologa Pedro Henrique é logico que nao p***a (disculpe) nao sei c vc entendeu o que eu quero faser é uma movimentasao isometrica nao uma movimentasao tibia
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 13:50
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 14:21
reddragon escreveu:caro Naut2006 valeu pela sua ajuda mas vc acabou que infeitou de mais o scripy, isto é com um script menor comseguiria o mesmo resultado por exp.:

para_cima(valor)

Código:
y -= valor
x += valor

mas mesmo assim valeu pela iniciativa.

Naut2006 escreveu:PS: O que um garoto faz em cima de um onibus escolara em meio a uma (aparente) guerra? XD

na minha opiniao eu acho que o cara en cima do onibos é um cara mau ele deve ter subido em cima pelo teto e feche deixando o resto pra morrer pra traz.

Acho que vc se confundiu pq foi mais ou menos isso que eu disse. Talvez vc não tenh visto que o codigo maior mesmo foi ze1 o ze1 quen postou Laughing

Goodbye Happy
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 14:31
foi mau coloquei errado mas ja mudei valeu

Pedro Henrique valeu a tentativa novamente mas ja tinha visto essa aula do joaoneto é quase isso que eu quero isso é uma forma altomatica de movimentasao eu queria uma formula que uma vez eu vi:

x = x * alguma coisa + alguam coisa
y = a mesma coisa

algo assim:
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 14:35
reddragon escreveu:valeu André Gustavo e Pedro Henrique mas isometrico seria isso aqui:



nao isso aqui:



galera na minha opinao tibia NAO É ISOMETRICO entao por favor nao fasan referencias inuteis obrigado

vem ca foi mal por fugir do assunto
mas essa screan de jogo isometrico foi feito no GMK
ou ainda foi feito por vc
eles tem uma cara de habbo
legal
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 14:38
nao foi eu que fiz emtao! é do hotel

pegei essa imagem de la por ser um otimo exemplo de imagem isometrica
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 16:14
Create Event
Código:

x_speed=0
y_speed=0
Step Event
Código:

if place_snapped(32,32)
{
x_speed=0
y_speed=0
if keyboard_check(vk_numpad9){x_speed=4;y_speed=-4}
if keyboard_check(vk_numpad3){x_speed=4;y_speed=4}
if keyboard_check(vk_numpad1){x_speed=-4;y_speed=4}
if keyboard_check(vk_numpad7){x_speed=-4;y_speed=-4}
x+=x_speed
y+=y_speed
}
if !place_snapped(32,32)
{
x+=x_speed
y+=y_speed
}
testa ae ve se é isso
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Re: movimentasao isometrica

em Sab 15 Ago 2009, 17:01
Para mim, você simula uma movimentação isométrica com movimentos diagonais. Foi isso que eu tentei fazer no código. Se eu estiver enganado, me desculpe. =(

E, reddragon, é verdade. Eu exagerei no código. Eu queria fazer com que ele pudesse ser chamado através de script, mas esqueci que você poderia fazer isso

Código:
with(objeto) { para_cima(4) }
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