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[Resolvido]GM:S2 - Colisões: Travamento no Ar e Sobreposições

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Mensagem por Joaquim Jr Qui 15 Nov 2018, 23:51

Olá! Eu tenho algumas dúvidas sobre o Game Maker Studio 2 Desktop. No entanto, para externá-las , preciso explicar minha situação... Estou tentando fazer um jogo que faz o seguinte:

1) O jogador vê a fase de frente.
2) Na fase, há blocos que devem ser destruídos através do processo de se colocar os blocos iguais juntos. Você os manipula para a direita e esquerda com o mouse. Mas atenção! Existem plataformas nas fases e a gravidade faz com que os blocos caiam tão logo não haja mais chão.
3) Ao terminar de destruir os últimos blocos, o jogador passa para a próximo fase.

É nisso que meu jogo consiste. Mas estou com muita dificuldade em determinados pontos, e dois dos principais são os seguintes:

1) Ao caírem, alguns blocos estão travando um pouco acima da instância com a qual devem colidir.
2) Alguns blocos, ao caírem, estão passando do ponto de colisão, ou seja, estão se sobrepondo um pouco à instância com a qual devem colidir.

Esses são meus principais problemas. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Acredito que as respostas para esses 2 pontos podem solucionar outros mais. Se alguém precisar dos códigos que usei para determinados eventos, pode pedir, que eu postarei.

Agradeço a todos desde já.


Última edição por Joaquim Jr em Seg 21 Jan 2019, 18:22, editado 1 vez(es)
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Mensagem por CG_2004 Dom 18 Nov 2018, 09:24

Bom, vc precisa programar a gravidade nos blocos, a direção da gravidade tem que ser 270 e a gravidade tem que ser 0.25 ou 2, já a colisão, vc precisa criar uma máscara de colisão para que o bloco caia corretamente na plataforma. Bom, espero ter ajudado
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Mensagem por Joaquim Jr Ter 20 Nov 2018, 20:52

Olá, pessoal! CG_2004, muito obrigado por sua resposta! A solução que eu raciocinei foi a seguinte...

Para fazer com que os blocos que caem parem de travar um pouco acima da instância com a qual devem colidir e parem de se sobrepor uns aos outros, eu "suavizei" (por assim dizer) a queda perto do ponto de colisão. Fiz isso colocando o seguinte código no evento Step do objeto pai que se aplica a todos os blocos:

/// @description checando chão

if place_free(x, y+10){
mover=false;
vspeed=3;
}

if place_free(x, y+5){
mover=false;
vspeed=1;
}

Bem, como se pode ver, (na verdade) eu não usei gravidade. Usei "vspeed" mesmo. Com relação à máscara de colisão, todos os blocos estão com a máscara retangular pré-programada pela própria engine.

Portanto, declaro esta pergunta sanada.
Obrigado a todos e até à próxima!
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Mensagem por CG_2004 Dom 25 Nov 2018, 15:33

De nada amigo!
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