Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido]GM:S2 - Colisões: Travamento no Ar e Sobreposições
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]GM:S2 - Colisões: Travamento no Ar e Sobreposições
Olá! Eu tenho algumas dúvidas sobre o Game Maker Studio 2 Desktop. No entanto, para externá-las , preciso explicar minha situação... Estou tentando fazer um jogo que faz o seguinte:
1) O jogador vê a fase de frente.
2) Na fase, há blocos que devem ser destruídos através do processo de se colocar os blocos iguais juntos. Você os manipula para a direita e esquerda com o mouse. Mas atenção! Existem plataformas nas fases e a gravidade faz com que os blocos caiam tão logo não haja mais chão.
3) Ao terminar de destruir os últimos blocos, o jogador passa para a próximo fase.
É nisso que meu jogo consiste. Mas estou com muita dificuldade em determinados pontos, e dois dos principais são os seguintes:
1) Ao caírem, alguns blocos estão travando um pouco acima da instância com a qual devem colidir.
2) Alguns blocos, ao caírem, estão passando do ponto de colisão, ou seja, estão se sobrepondo um pouco à instância com a qual devem colidir.
Esses são meus principais problemas. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Acredito que as respostas para esses 2 pontos podem solucionar outros mais. Se alguém precisar dos códigos que usei para determinados eventos, pode pedir, que eu postarei.
Agradeço a todos desde já.
1) O jogador vê a fase de frente.
2) Na fase, há blocos que devem ser destruídos através do processo de se colocar os blocos iguais juntos. Você os manipula para a direita e esquerda com o mouse. Mas atenção! Existem plataformas nas fases e a gravidade faz com que os blocos caiam tão logo não haja mais chão.
3) Ao terminar de destruir os últimos blocos, o jogador passa para a próximo fase.
É nisso que meu jogo consiste. Mas estou com muita dificuldade em determinados pontos, e dois dos principais são os seguintes:
1) Ao caírem, alguns blocos estão travando um pouco acima da instância com a qual devem colidir.
2) Alguns blocos, ao caírem, estão passando do ponto de colisão, ou seja, estão se sobrepondo um pouco à instância com a qual devem colidir.
Esses são meus principais problemas. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Acredito que as respostas para esses 2 pontos podem solucionar outros mais. Se alguém precisar dos códigos que usei para determinados eventos, pode pedir, que eu postarei.
Agradeço a todos desde já.
Última edição por Joaquim Jr em Seg 21 Jan 2019, 18:22, editado 1 vez(es)
Joaquim Jr- Games Ranking :
Data de inscrição : 15/11/2018
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]GM:S2 - Colisões: Travamento no Ar e Sobreposições
Bom, vc precisa programar a gravidade nos blocos, a direção da gravidade tem que ser 270 e a gravidade tem que ser 0.25 ou 2, já a colisão, vc precisa criar uma máscara de colisão para que o bloco caia corretamente na plataforma. Bom, espero ter ajudado
Solução
Olá, pessoal! CG_2004, muito obrigado por sua resposta! A solução que eu raciocinei foi a seguinte...
Para fazer com que os blocos que caem parem de travar um pouco acima da instância com a qual devem colidir e parem de se sobrepor uns aos outros, eu "suavizei" (por assim dizer) a queda perto do ponto de colisão. Fiz isso colocando o seguinte código no evento Step do objeto pai que se aplica a todos os blocos:
/// @description checando chão
if place_free(x, y+10){
mover=false;
vspeed=3;
}
if place_free(x, y+5){
mover=false;
vspeed=1;
}
Bem, como se pode ver, (na verdade) eu não usei gravidade. Usei "vspeed" mesmo. Com relação à máscara de colisão, todos os blocos estão com a máscara retangular pré-programada pela própria engine.
Portanto, declaro esta pergunta sanada.
Obrigado a todos e até à próxima!
Para fazer com que os blocos que caem parem de travar um pouco acima da instância com a qual devem colidir e parem de se sobrepor uns aos outros, eu "suavizei" (por assim dizer) a queda perto do ponto de colisão. Fiz isso colocando o seguinte código no evento Step do objeto pai que se aplica a todos os blocos:
/// @description checando chão
if place_free(x, y+10){
mover=false;
vspeed=3;
}
if place_free(x, y+5){
mover=false;
vspeed=1;
}
Bem, como se pode ver, (na verdade) eu não usei gravidade. Usei "vspeed" mesmo. Com relação à máscara de colisão, todos os blocos estão com a máscara retangular pré-programada pela própria engine.
Portanto, declaro esta pergunta sanada.
Obrigado a todos e até à próxima!
Joaquim Jr- Games Ranking :
Data de inscrição : 15/11/2018
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Me ajude com colisões
» [Resolvido]duvida com colisões por lados
» [Resolvido] Ah Essas Colisões da minha vida.
» [Resolvido][Pergunta sobre Draw]Colisões com a parede
» como evitar o travamento quando toco em plataforma
» [Resolvido]duvida com colisões por lados
» [Resolvido] Ah Essas Colisões da minha vida.
» [Resolvido][Pergunta sobre Draw]Colisões com a parede
» como evitar o travamento quando toco em plataforma
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|