Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Dúvida sobre variável
4 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre variável
Olá pessoal, tenho outra dúvida que não sei como formular para uma pesquisa, parece bem simples mas não estou sabendo como fazer, bom, vou direto pra pergunta:
O caso é o seguinte, eu tô usando a variável "depth", igualando ela ao "y" do meu player, e na colisão do "player" com a "galinha", eu tô fazendo com que, caso nós apertamos espaço, e a depth do player e da galinha forem iguais, o player pegar a galinha, porém é quase impossível pegar ela pois pra pegar ela tem que estar y=y da galinha (depth=depth da galinha), eu queria fazer com que fosse mais fácil, algo tipo que pra pegar a galinha o depth tenha que estar igual o da galinha ou 100 pra mais, e 100 pra menos (só um exemplo), não sei se ficou muito fácil de me entender, mas espero que alguém possa me ajudar.
Obrigado pela atenção.
O caso é o seguinte, eu tô usando a variável "depth", igualando ela ao "y" do meu player, e na colisão do "player" com a "galinha", eu tô fazendo com que, caso nós apertamos espaço, e a depth do player e da galinha forem iguais, o player pegar a galinha, porém é quase impossível pegar ela pois pra pegar ela tem que estar y=y da galinha (depth=depth da galinha), eu queria fazer com que fosse mais fácil, algo tipo que pra pegar a galinha o depth tenha que estar igual o da galinha ou 100 pra mais, e 100 pra menos (só um exemplo), não sei se ficou muito fácil de me entender, mas espero que alguém possa me ajudar.
Obrigado pela atenção.
Mentos e Coca-cola- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 30/06/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 642
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre variável
Pelo que eu entendi você quer que quando o depth do player esteja pelo menos a um numero proximo ao da galinha ele pegue ela sendo assim tente isso ai vai um script de exemplo tente ajustar ele no seu game
If objPlayer.depth > 0 && objPlayer.depth < 10
{
//seu script
}
/*no caso onde está 5 basta você colocar valor minimo
E onde está 10 valor maximo de depth assim quando o depth estiver proximo do depth da galinha
Ele vai testar se está dentro do valor maximo aue ali no caso é 10
Supondo que o depth da galinha seja 5 ele vai aceitar os depths de 1 ao 9 espero ter ajudado
E desculpe se não ajudei realmente não ficou bem claro o que você pretende
If objPlayer.depth > 0 && objPlayer.depth < 10
{
//seu script
}
/*no caso onde está 5 basta você colocar valor minimo
E onde está 10 valor maximo de depth assim quando o depth estiver proximo do depth da galinha
Ele vai testar se está dentro do valor maximo aue ali no caso é 10
Supondo que o depth da galinha seja 5 ele vai aceitar os depths de 1 ao 9 espero ter ajudado
E desculpe se não ajudei realmente não ficou bem claro o que você pretende
Cristopher Weasel- Data de inscrição : 10/04/2018
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre variável
A resposta acima funciona, mas você não deveria usar o depth para isso, sua lógica possui um problema imenso! Desta forma há a possibilidade do player pegar a galinha mesmo se ele estiver longe dela mas na mesma "linha" que ela.
Você deveria usar distance para isso. Crie uma variável temporária e cheque se point_distance() < valor
Ai ele pode pegar a galinha, desta forma ele consegue pegar a galinha de qualquer posição.
Também pode ser interessante checar o player xscale (se você estiver usando isto para definir a direção que ele olha) e o x da galinha, para evitar que o player pegue a galinha de costas.
Você deveria usar distance para isso. Crie uma variável temporária e cheque se point_distance() < valor
Ai ele pode pegar a galinha, desta forma ele consegue pegar a galinha de qualquer posição.
Também pode ser interessante checar o player xscale (se você estiver usando isto para definir a direção que ele olha) e o x da galinha, para evitar que o player pegue a galinha de costas.
None- Games Ranking :
Data de inscrição : 01/06/2018
Reputação : 0
Número de Mensagens : 21
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida sobre variável
Acredito que o ideal seria usar `distance_to_point` no código:
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement%20and%20collisions/movement/distance_to_point.html
Se no caso, você precisar apenas verificar o ponto y/depth, pode substituir `galinha.x` por `x`. Considerando que o objeto com o código seja o jogador.
Outra alternativa seria usar o `point_distance` como mencionado no comentário acima.
Mantendo a mesma lógica.
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/maths/vector%20functions/point_distance.html
- Código:
var range = 20; // distancia máxima
if (distance_to_point(galinha.x, galinha.y) < range) {
can_interact = true;
}
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement%20and%20collisions/movement/distance_to_point.html
Se no caso, você precisar apenas verificar o ponto y/depth, pode substituir `galinha.x` por `x`. Considerando que o objeto com o código seja o jogador.
Outra alternativa seria usar o `point_distance` como mencionado no comentário acima.
- Código:
var range = 20; // distancia máxima
if (point_distance(0, player.x, 0, galinha.y) < range) {
can_interact = true;
}
Mantendo a mesma lógica.
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/maths/vector%20functions/point_distance.html
Última edição por William Lima em Ter 17 Jul 2018, 17:48, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar link e pequenas correções)
Tópicos semelhantes
» dúvida sobre variavel
» pergunta sobre variavel
» Duvida com variavel
» Dúvida sobre "caminhar" sobre rooms
» Duvida sobre programação e sobre GM
» pergunta sobre variavel
» Duvida com variavel
» Dúvida sobre "caminhar" sobre rooms
» Duvida sobre programação e sobre GM
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|