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Mensagem por jailson_dante Qua 23 Ago 2017, 12:46

Fala pessoal da GMBR, todo beleza?

Eu estou com uma duvida de como mudar a cor de uma palavra que esta em um texto mostrado na tela pelo draw_text.
Exemplo:

Como faço para mudar a cor.

A palavra "mudar" esta numa cor diferente (em evidência) do restante do texto.
Alguém pode ajudar, como faço isso no game maker?

Desde já agradeço.
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Mensagem por Biemorth Qua 23 Ago 2017, 14:33

Olá! você pode quebrar a frase? Se sim, você pode fazer algo assim:
Código:
draw_set_color(c_white);
draw_text(x,y,"Como faço para ");
draw_set_color(c_red);
draw_text(x+string_width("Como faço para "),y,"mudar");
draw_set_color(c_white);
draw_text(x+string_width("Como faço para mudar"),y," a cor.");
draw_set_color muda a cor do texto(ou figura desenhada por algum draw_...) que será desenhado a seguir.
string_width pega o comprimento(horizontal) da string em pixels, se eu não colocasse isso, e deixasse somente o x, iria escrever os três trechos um sobre o outro, é um teste legal para ver como funciona a função. Qualquer outra dúvida pode mandar PM, ou postar aqui mesmo, ficarei feliz em ajudar! o/


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Mensagem por jailson_dante Qua 23 Ago 2017, 14:55

Opá obrigado pela resposta, mas infelizmente eu não posso quebrar o texto, pois estou usando o script de "texto aparecendo aos poucos" e fica muito dificil encaixar o seu codigo.

No creat eu coloquei assim:
Código:
texto1[0] = '';
texto1[1] = 'Texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG';
texto1[2] = 'Outro texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG';
texto2 = '';
vel_texto = 0;
frase = 0;

e no step assim... onde quando eu aperta a tecla space o npc fala a frase seguinte.
Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_space) and texto2>=texto1[frase])
{
    frase +=1;
    vel_texto = 0;
}
    vel_texto += 0.25;
    texto2 = string_copy(texto1[frase],0,vel_texto);

e no draw
Código:
draw_text(x,y,texto2);
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Mensagem por KinKing Qua 23 Ago 2017, 22:16

A parte do draw é só essa mesma? Tenho uma sugestão, mas duvido que não haja mais nada. Por favor, diga pra mim tudo que tem no evento draw ou se é só isso mesmo.
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Mensagem por Willy Qua 23 Ago 2017, 22:47

Você terá que criar seu próprio "draw_text" pra fazer isso. Felizmente alguém já fez isso. sorrindo2
Colored Draw Text Custom
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Mensagem por jailson_dante Qui 24 Ago 2017, 08:37

Na verdade tem outro codigo mais é só pra mudar o estilo da fonte:
Código:
draw_set_font(fonte);

Infelizmente não sou nenhum fera na programação "criar meu propio draw" é meio complicado pra mim. Palavra em evidência 201709
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Mensagem por KinKing Qui 24 Ago 2017, 12:43

Olha melhor esse último post do Willy. Esse "Colored Draw Text Custom" é um link. Clica que dá direto num script que resolve seu problema. Se tiver dificuldade de usar, só falar pra gente.
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Mensagem por jailson_dante Sex 25 Ago 2017, 09:46

Olá pessoal!

Consegui resolver com a ajuda de vcs e principalmente do amigo Biemorth!!! feliz2

Vou dizer como...
Primeiramente como eu disse antes "infelizmente não sou nenhum fera na programação", então si o meu codigo não estiver bem otimizado pfv peço desculpas. Então lá vai...

No creat:
Código:
papo = false;//variavel q indica o inicio da conversa
palavra[0] = '';//variavel que guarda a palavra chave
palavra[1] ='aparecendo';//palavra chave
vel_palav = 0;// indica a velocidade de aparecimento da palavra
texto1[0] = '';
texto1[1] = 'Texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG.';
texto1[2] = 'Outro texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG.';
texto2 = '';
vel_texto = 0;
frase = 0;

no step:
Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_space) and papo = false)
{
    papo = true;
    frase += 1;
    vel_texto = 0;
    vel_palav = 0;
}
if (papo = true)
{
    vel_texto += 0.25;
}
else
{
    vel_texto = vel_texto;
}

texto2 = string_copy(texto1[frase],0,vel_texto);

if (texto2>=texto1[frase] and vel_texto>0)
{
    papo = false;      
}
if (frase = 1 and vel_texto > 15)
{
    vel_palav += 0.25;
    palavra[0] = string_copy(palavra[1],0,vel_palav);
    if (vel_palav>20)
    {
        vel_palav = 20;
    }
}
else
{
    palavra[0] = '';
}

e no draw:
Código:
draw_set_font(fonte);
draw_text(x,y,texto2);
draw_set_color(c_red);
draw_text(x+string_width('Texto que vai '),y,palavra[0])
draw_set_color(c_black);

Claro que esses códigos é só uma base que irei adaptar no meu jogo, mas funciona.
Então pessoal, muito obrigado pelas respostas!!!
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