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Palavra em evidência
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Palavra em evidência
Fala pessoal da GMBR, todo beleza?
Eu estou com uma duvida de como mudar a cor de uma palavra que esta em um texto mostrado na tela pelo draw_text.
Exemplo:
Como faço para mudar a cor.
A palavra "mudar" esta numa cor diferente (em evidência) do restante do texto.
Alguém pode ajudar, como faço isso no game maker?
Desde já agradeço.
Eu estou com uma duvida de como mudar a cor de uma palavra que esta em um texto mostrado na tela pelo draw_text.
Exemplo:
Como faço para mudar a cor.
A palavra "mudar" esta numa cor diferente (em evidência) do restante do texto.
Alguém pode ajudar, como faço isso no game maker?
Desde já agradeço.
jailson_dante- Data de inscrição : 10/11/2014
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Re: Palavra em evidência
Olá! você pode quebrar a frase? Se sim, você pode fazer algo assim:
string_width pega o comprimento(horizontal) da string em pixels, se eu não colocasse isso, e deixasse somente o x, iria escrever os três trechos um sobre o outro, é um teste legal para ver como funciona a função. Qualquer outra dúvida pode mandar PM, ou postar aqui mesmo, ficarei feliz em ajudar! o/
- Código:
draw_set_color(c_white);
draw_text(x,y,"Como faço para ");
draw_set_color(c_red);
draw_text(x+string_width("Como faço para "),y,"mudar");
draw_set_color(c_white);
draw_text(x+string_width("Como faço para mudar"),y," a cor.");
string_width pega o comprimento(horizontal) da string em pixels, se eu não colocasse isso, e deixasse somente o x, iria escrever os três trechos um sobre o outro, é um teste legal para ver como funciona a função. Qualquer outra dúvida pode mandar PM, ou postar aqui mesmo, ficarei feliz em ajudar! o/
Re: Palavra em evidência
Opá obrigado pela resposta, mas infelizmente eu não posso quebrar o texto, pois estou usando o script de "texto aparecendo aos poucos" e fica muito dificil encaixar o seu codigo.
No creat eu coloquei assim:
e no step assim... onde quando eu aperta a tecla space o npc fala a frase seguinte.
e no draw
No creat eu coloquei assim:
- Código:
texto1[0] = '';
texto1[1] = 'Texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG';
texto1[2] = 'Outro texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG';
texto2 = '';
vel_texto = 0;
frase = 0;
e no step assim... onde quando eu aperta a tecla space o npc fala a frase seguinte.
- Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_space) and texto2>=texto1[frase])
{
frase +=1;
vel_texto = 0;
}
vel_texto += 0.25;
texto2 = string_copy(texto1[frase],0,vel_texto);
e no draw
- Código:
draw_text(x,y,texto2);
jailson_dante- Data de inscrição : 10/11/2014
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Re: Palavra em evidência
A parte do draw é só essa mesma? Tenho uma sugestão, mas duvido que não haja mais nada. Por favor, diga pra mim tudo que tem no evento draw ou se é só isso mesmo.
Re: Palavra em evidência
Você terá que criar seu próprio "draw_text" pra fazer isso. Felizmente alguém já fez isso.
Colored Draw Text Custom
Colored Draw Text Custom
Re: Palavra em evidência
Na verdade tem outro codigo mais é só pra mudar o estilo da fonte:
Infelizmente não sou nenhum fera na programação "criar meu propio draw" é meio complicado pra mim.
- Código:
draw_set_font(fonte);
Infelizmente não sou nenhum fera na programação "criar meu propio draw" é meio complicado pra mim.
jailson_dante- Data de inscrição : 10/11/2014
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Re: Palavra em evidência
Olha melhor esse último post do Willy. Esse "Colored Draw Text Custom" é um link. Clica que dá direto num script que resolve seu problema. Se tiver dificuldade de usar, só falar pra gente.
Re: Palavra em evidência
Olá pessoal!
Consegui resolver com a ajuda de vcs e principalmente do amigo Biemorth!!!
Vou dizer como...
Primeiramente como eu disse antes "infelizmente não sou nenhum fera na programação", então si o meu codigo não estiver bem otimizado pfv peço desculpas. Então lá vai...
No creat:
no step:
e no draw:
Claro que esses códigos é só uma base que irei adaptar no meu jogo, mas funciona.
Então pessoal, muito obrigado pelas respostas!!!
Consegui resolver com a ajuda de vcs e principalmente do amigo Biemorth!!!
Vou dizer como...
Primeiramente como eu disse antes "infelizmente não sou nenhum fera na programação", então si o meu codigo não estiver bem otimizado pfv peço desculpas. Então lá vai...
No creat:
- Código:
papo = false;//variavel q indica o inicio da conversa
palavra[0] = '';//variavel que guarda a palavra chave
palavra[1] ='aparecendo';//palavra chave
vel_palav = 0;// indica a velocidade de aparecimento da palavra
texto1[0] = '';
texto1[1] = 'Texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG.';
texto1[2] = 'Outro texto que vai aparecendo aos poucos como num jogo de RPG.';
texto2 = '';
vel_texto = 0;
frase = 0;
no step:
- Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_space) and papo = false)
{
papo = true;
frase += 1;
vel_texto = 0;
vel_palav = 0;
}
if (papo = true)
{
vel_texto += 0.25;
}
else
{
vel_texto = vel_texto;
}
texto2 = string_copy(texto1[frase],0,vel_texto);
if (texto2>=texto1[frase] and vel_texto>0)
{
papo = false;
}
if (frase = 1 and vel_texto > 15)
{
vel_palav += 0.25;
palavra[0] = string_copy(palavra[1],0,vel_palav);
if (vel_palav>20)
{
vel_palav = 20;
}
}
else
{
palavra[0] = '';
}
e no draw:
- Código:
draw_set_font(fonte);
draw_text(x,y,texto2);
draw_set_color(c_red);
draw_text(x+string_width('Texto que vai '),y,palavra[0])
draw_set_color(c_black);
Claro que esses códigos é só uma base que irei adaptar no meu jogo, mas funciona.
Então pessoal, muito obrigado pelas respostas!!!
jailson_dante- Data de inscrição : 10/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
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