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Ajuda para mecanismo do jogo

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Ajuda para mecanismo do jogo Empty Ajuda para mecanismo do jogo

Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 00:26

Olá
Eu estou tentando criar um jogo do estilo NÃO ACREDITEM NAS MENTIRAS DELE. É um jogo onde se tem que resolver enigmas e então você consegue um código e passa de fase. O Cellbit esta fazendo uma série dele inclusive.
A questão é: como posso fazer um sistema em que para a pessoa passar de faze ela tenha que digitar certos caracteres específicos e se digitar quaisquer outros apareça uma mensagem de erro. Alguém sabe se tem como fazer isso no Game Maker?
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Ajuda para mecanismo do jogo Empty Re: Ajuda para mecanismo do jogo

Mensagem por Willy Sáb 15 Jul 2017, 00:47

Depende muito do que seriam estes "caracteres".

Se for um texto simples, uma comparação direta de strings pode funcionar:

Código:

if (senhaDigitada == senhaCorreta){
//Passa de fase
}else{
//Mensagem de erro.
}
(Seria interessante você igualar ambas variáveis usando uppercase ou lowercase pra garantir que não tenha diferença entre letras maiúsculas e minúsculas).

Essa é uma forma bem simples. Depende muito de como seria essa senha.
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 08:23

a senha varia em cada fase podendo ser letras e números misturados e as vezes palavras todas juntas. Mas como eu poderia colocar uma caixa de texto com um nome, que quando alguém clicar nela vai ter como digitar a tal senha?
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Mensagem por Willy Sáb 15 Jul 2017, 18:45

A maneira mais simples de pegar o input do jogador é através de get_string (texto e números) ou get_integer (apenas números).

Por exemplo, ao clicar em um objeto especial, apresenta-se uma caixa de diálogo:
Código:
entrada = get_string("Qual é a senha?","");

Agora a variável "entrada" está guardando o valor que o jogador digitou. Depois, é só comparar:

Código:
if (entrada == senhaCorreta){
//Próxima fase
}else{
//Nada acontece e feijoada
}

É bem simples! Comente aqui se não entender alguma coisa.

Off:
Eu vi que você criou um outro tópico com a mesma dúvida. Evite fazer isso, ok? Vou movê-lo para a lixeira.
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Mensagem por Leonardo Nunes Sáb 15 Jul 2017, 19:58

No caso quando eu aperto no objeto que abre a string a tela fica inteira branca e não apresenta a caixa de diálogo, o que estou fazendo de errado ? eu deveria criar um draw para a string certo ?
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 20:01

Por acaso não teria como,  a partir do que mostra na imagem abaixo, eu digitar algum código no evento do enter que diria tipo:

Ajuda para mecanismo do jogo 8xoisl

quando "isso for digitado" vai para a room tal
mas
se qualquer outra coisa for digitada
mensagem de erro
volta para a caixa de texto

eu to um pouco perdido, to meio quebrando a cabeça nervoso e só falta isso para eu conseguir ter tudo que preciso para fazer meu jogo e eu não consegui entender como faço para o código que você disse funcionar.

OBS: pfv tenha paciência comigo, sou um pouco lerdo para entender algumas coisas, Sorry
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Mensagem por @dotCHAOS Sáb 15 Jul 2017, 20:27

Na sinceridade, tanto você quanto o Leonardo estão cometendo um erro bem comum: priorizar a conclusão de uma etapa em detrimento do aprendizado.

Não importa o quão "pequeno" pareça o detalhe faltante, afinal vocês não tem experiência suficiente pra mensurar a extensão ou complexidade do que virá a ser a implementação do dito detalhe.

Deem um passo atrás e procurem estudar tutoriais de "primeiro jogo" ou etc. que se encontra facilmente aqui mesmo no fórum. Colocar a carroça na frente dos bois não resulta...
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 20:32

@dotCHAOS escreveu:Na sinceridade, tanto você quanto o Leonardo estão cometendo um erro bem comum: priorizar a conclusão de uma etapa em detrimento do aprendizado.

Não importa o quão "pequeno" pareça o detalhe faltante, afinal vocês não tem experiência suficiente pra mensurar a extensão ou complexidade do que virá a ser a implementação do dito detalhe.

Deem um passo atrás e procurem estudar tutoriais de "primeiro jogo" ou etc. que se encontra facilmente aqui mesmo no fórum. Colocar a carroça na frente dos bois não resulta...

Cara, eu já procurei em vários lugares, inclusive aqui no fórum e não achei nada que me ajudasse, eu entendo sim que pequenos detalhes contam muito, nem que for uma virgula ou um ponto, eu sei que muda tudo. Mas enfim, como você já tem experiência, e aparentemente sabe como fazer esta mecânica pois vi que comentou por cima em outro tópico, o que custa você nos dizer como fazer isso agora? Isso economizaria o tempo de todos e faria com que nós e outros que tem essa mesma dúvida aprendêssemos a resolve-lá.
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Mensagem por @dotCHAOS Sáb 15 Jul 2017, 20:39

Resumindo, tu quer algo pronto pra copiar e colar. Lamento, mas isso não vai te ajudar, apenas adia um pouco mais o próximo detalhe pequeno que não conseguirá fazer e dependerá de alguém entregar pronto.

Entenda, não falo isso por mal, já estive na sua posição e agradeço aos céus que na época um rapaz que era muito experiente se deu ao trabalho de não fazer pra mim e sim me incentivar a começar do princípio.
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Mensagem por Leonardo Nunes Sáb 15 Jul 2017, 20:42

Os tutorias de "primeiro jogo" falam sempre a mesma coisa, faz algum tempo que venho "fuçando" no Game Maker não comecei hoje, e não estou aqui por causa de youtuber ou algo do gênero, vi no Game Maker um caminho para expressar minha criatividade de alguma forma, e independente de como a informação venha sempre vai ser uma forma de conhecimento.
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 20:52

@dotCHAOS escreveu:Resumindo, tu quer algo pronto pra copiar e colar. Lamento, mas isso não vai te ajudar, apenas adia um pouco mais o próximo detalhe pequeno que não conseguirá fazer e dependerá de alguém entregar pronto.

Entenda, não falo isso por mal, já estive na sua posição e agradeço aos céus que na época um rapaz que era muito experiente se deu ao trabalho de não fazer pra mim e sim me incentivar a começar do princípio.

Você estuda ou já estudou em alguma escola? Você nunca copiou um texto da lousa? Nunca fez várias vezes as tabuadas até ficar fácil de lembra-la e entende-la? Se você não vai dizer como fazer isso, só vai ficar digitando "veja os tutoriais desde o inicio" você não deveria nem comentar no meu tópico porque não está me ajudando em nada, com todo respeito.

OBS: Não existem tutoriais para fazer este tipo de jogo, a menos que você crie um. Happy
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Mensagem por @dotCHAOS Sáb 15 Jul 2017, 20:53

Leonardo Nunes escreveu:Os tutorias de "primeiro jogo" falam sempre a mesma coisa [...]
Claro, o intuito deles é apresentar conceitos básicos como variáveis, objetos, instâncias, estruturas de decisão, dentre outros.

Raramente tu irá encontrar algo que se encaixe como uma luva na tua necessidade, mas programação auto-didata é assim, uma coisa leva a outra e outra.

Esse fórum existe desde meados de 2007 pra 2008, e praticamente nenhum usuário leigo que chegou aqui visando unicamente "solucionar um detalhe faltante" conseguiu finalizar o que estava tentando fazer (tampouco permaneceu na comunidade e/ou seguiu nessa área).



EDIT
ZXUgc291IGV1 escreveu:Você estuda ou já estudou em alguma escola? Você nunca copiou um texto da lousa? Nunca fez várias vezes as tabuadas até ficar fácil de lembra-la e entende-la? Se você não vai dizer como fazer isso, só vai ficar digitando "veja os tutoriais desde o inicio" você não deveria nem comentar no meu tópico porque não está me ajudando em nada, com todo respeito.
Tu começou na escola aprendendo a reconhecer as letras, depois a juntar C+A+S+A pra formar a palavra casa e etc. Não existe atalho em aprendizado... no máximo uma "cola", mas ai é pegar o trabalho de outra pessoa e dizer que é seu, e tenho absoluta certeza que não é o que deseja.
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Mensagem por MrRafael Sáb 15 Jul 2017, 21:33

ZXUgc291IGV1 escreveu:Cara, eu já procurei em vários lugares, inclusive aqui no fórum e não achei nada que me ajudasse, eu entendo sim que pequenos detalhes contam muito, nem que for uma virgula ou um ponto, eu sei que muda tudo. Mas enfim, como você já tem experiência, e aparentemente sabe como fazer esta mecânica pois vi que comentou por cima em outro tópico, o que custa você nos dizer como fazer isso agora? Isso economizaria o tempo de todos e faria com que nós e outros que tem essa mesma dúvida aprendêssemos a resolve-lá.

Se realmente procurou e ainda sim não achou nada, é provável que não tenha usado os termos corretos. Tentando decifrar o que vocês querem, estou imaginando que seja uma simples caixa de texto. Uma rápida pesquisa por "caixa de texto" já me deu 3 tópicos que podem ser úteis para entender como a coisa funciona:

"Ah, mas essas caixas de texto não são como eu quero!" - Ué, então aprendam como elas funcionam e adapte-as, ou monte a sua própria usando a lógica delas como base. O que não dá é querer abusar da boa vontade dos membros querendo que eles te entreguem tudo pronto. O que o Willy e o Chaos fizeram foi orientar vocês sobre como este problema pode ser resolvido (o próprio get_string() já dá o básico do básico). Cabe a vocês interpretarem a resposta e colocarem a mão na massa.

O resultado vai ficar excelente? Provavelmente não, mas é justamente dessa maneira que você aprende: observando o que deu errado e descobrindo novas maneiras de se chegar ao que foi sugerido. Smile

Agradeçam pelo Game Maker ter tanto material disponível e ainda pessoas que se oferecem para ajudar. Nem todo mundo tem essa sorte, dependendo da ferramenta/biblioteca que esteja usando. Sendo assim, por favor, não desmereçam quem está tentando lhes ajudar. E olhe que ainda tive a boa vontade de pesquisar e até deixei os links de alguns tópicos que achei.

o/
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 21:42

EDIT
ZXUgc291IGV1 escreveu:Você estuda ou já estudou em alguma escola? Você nunca copiou um texto da lousa? Nunca fez várias vezes as tabuadas até ficar fácil de lembra-la e entende-la? Se você não vai dizer como fazer isso, só vai ficar digitando "veja os tutoriais desde o inicio" você não deveria nem comentar no meu tópico porque não está me ajudando em nada, com todo respeito.
Tu começou na escola aprendendo a reconhecer as letras, depois a juntar C+A+S+A pra formar a palavra casa e etc. Não existe atalho em aprendizado... no máximo uma "cola", mas ai é pegar o trabalho de outra pessoa e dizer que é seu, e tenho absoluta certeza que não é o que deseja.[/quote]

Estou quase com absoluta certeza de que você esta no meu tópico só para ficar digitando coisas que não me ajudaram a solucionar o meu problema. Eu estou aqui nesse fórum para responder minha dúvida, não para ficar lendo alguém escrever "vai procurar tutorial e começar do zero". E pedir ajuda para alguém, incorporando o código que a pessoa me passar para ajudar na mecanica do meu jogo e me fazer aprender a como usa-la (porque só de ver do jeito exato que for eu já vou aprender) não vai fazer do meu jogo uma cópia, pois ele já é. Existem vários jogos do tipo que eu quero fazer, assim como existem vários outros parecidos com vários outros, mas do tipo que eu quero não tem um tutorial na internet de como foi feito. A mecânica sera a mesma, o conteúdo é que vai mudar.
Mas e ai? você tem três opções:
1) Continuar respondendo este tópico com coisas que não irão me ajudar e nem me interessam
2) Dizer como faço esta mecânica e acabar com esta dúvida que eu tenho
3) Parar de responder aqui neste tópico
E aí, qual vai ser?
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Mensagem por Leonardo Nunes Sáb 15 Jul 2017, 21:45

Em todos os tutoriais de get_string que vi aparece uma caixa de texto, eu aprendi e fiz tudo certo igual o senhor mandou mas ao invés de aparecer a caixa de texto aparece apenas uma tela em branco mas nenhum erro ou algo do gênero, em todos os tutoriais que vi a versão do Game Maker era inferior, há a possibilidade de não existir mais essa "caixa texto" ? o senhor poderá me responder essa pergunta ou está acima de seus conceitos e princípios respondê la ?

Realmente o problema era devido a inicialização em fullscreen, para que não aconteça o bug visual deverei utilizar outro recurso para a caixa de texto ?


Última edição por Leonardo Nunes em Sáb 15 Jul 2017, 22:05, editado 2 vez(es)
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Mensagem por @dotCHAOS Sáb 15 Jul 2017, 21:45

ZXUgc291IGV1 escreveu:[...] Eu estou aqui nesse fórum para responder minha dúvida, não para ficar lendo alguém escrever "vai procurar tutorial e começar do zero". [...]
Está no lugar errado.



EDIT
Leonardo Nunes escreveu:Em todos os tutoriais de get_string que vi aparece uma caixa de texto, eu aprendi e fiz tudo certo igual o senhor mandou mas ao invés de aparecer a caixa de texto aparece apenas uma tela em branco mas nenhum erro ou algo do gênero, em todos os tutoriais que vi a versão do Game Maker era inferior, há a possibilidade de não existir mais essa "caixa texto" ?
A função não foi depreciada nas versões posteriores, como pode ser visto aqui: docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/debugging/get_string.html

Se seu projeto inicia em tela-cheia (fullscreen) e a chamada do get_string acontece já de imediato, pode ocorrer algum glitch visual (encontrei um assunto semelhante num fórum estrangeiro, mas era inconclusivo).

Experimente mudar o momento em que está chamando a popup pra digitar o texto ou mesmo comente essa linha de código (pra que ela não seja executada) e confirme se o problema é do get_string.


Última edição por @dotCHAOS em Sáb 15 Jul 2017, 21:52, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 21:46

Se realmente procurou e ainda sim não achou nada, é provável que não tenha usado os termos corretos. Tentando decifrar o que vocês querem, estou imaginando que seja uma simples caixa de texto. Uma rápida pesquisa por "caixa de texto" já me deu 3 tópicos que podem ser úteis para entender como a coisa funciona:

"Ah, mas essas caixas de texto não são como eu quero!" - Ué, então aprendam como elas funcionam e adapte-as, ou monte a sua própria usando a lógica delas como base. O que não dá é querer abusar da boa vontade dos membros querendo que eles te entreguem tudo pronto. O que o Willy e o Chaos fizeram foi orientar vocês sobre como este problema pode ser resolvido (o próprio get_string() já dá o básico do básico). Cabe a vocês interpretarem a resposta e colocarem a mão na massa.

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o/[/quote]

A caixa de texto eu já tenho, o que preciso é tipo:

Quando "tal palavra for digitada" e pressionada a tecla ENTER
vai para "tal room"
Qualquer outro texto digitado ou nenhum texto digitado
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 21:51

Leonardo Nunes escreveu:Em todos os tutoriais de get_string que vi aparece uma caixa de texto, eu aprendi e fiz tudo certo igual o senhor mandou mas ao invés de aparecer a caixa de texto aparece apenas uma tela em branco mas nenhum erro ou algo do gênero, em todos os tutoriais que vi a versão do Game Maker era inferior, há a possibilidade de não existir mais essa "caixa texto" ? o senhor poderá me responder essa pergunta ou está acima de seus conceitos e princípios respondê la ?

Eu fiz a minha caixa de texto a partir deste vídeo, esta em inglês mas eu entendi um pouco o que ele fez, só me falta adaptá-la para receber "tal palavra" e ir para "tal room" ou aparecer mensagem de erro se não for a palavra certa
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Mensagem por ZXUgc291IGV1 Sáb 15 Jul 2017, 21:52

@dotCHAOS escreveu:
ZXUgc291IGV1 escreveu:[...] Eu estou aqui nesse fórum para responder minha dúvida, não para ficar lendo alguém escrever "vai procurar tutorial e começar do zero". [...]
Está no lugar errado.

Bacana fera, sua resposta me ajudou muito, vlws
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Mensagem por @dotCHAOS Sáb 15 Jul 2017, 21:58

ZXUgc291IGV1 escreveu:Eu fiz a minha caixa de texto a partir deste vídeo, esta em inglês mas eu entendi um pouco o que ele fez [...]
Na área de programação não dá pra citar "está em Inglês" como algo negativo. 98% do que tu verá nesse meio será em Inglês.

O motivo de não conseguir adaptar o exemplo é que não sabe o que está fazendo, simples. Eu posso pegar um vídeo sobre modelagem de vasos em cerâmica (na qual sou totalmente leigo) e dizer que não consegui adaptar pra árvore de natal que eu queria fazer.
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