GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas

2 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas

Mensagem por lolandoplayer Ter 11 Jul 2017, 15:52

Olá, eu sou "novo" aqui(conheço o povo do Tgmbr), e estou com problemas
em um projeto, eu estava iniciando um pequeno teste simples em uma engine de plataforma no Game Maker:Studio que eu tinha acabado de iniciar, mesmo com a view simplesmente igual as que eu sempre faço e as configurações aparentemente corretas as sprites aparecem esticadas e as bordas pretas, o tamanho da minha tela é 1366:768 a da view é 1360:768 porem as bordas são imensas e a imagem extremamente esticada [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Bordas10


Última edição por lolandoplayer em Ter 11 Jul 2017, 17:21, editado 1 vez(es)
lolandoplayer
lolandoplayer

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/07/2017
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios : [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty Re: [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas

Mensagem por All-x Ter 11 Jul 2017, 16:28

A primeira room sempre interfere nisso. Qual o tamanho dela ou da view dela? Se não é o mesmo da sua view nas próximas rooms, esse "bug" vai ocorrer.

É que o GM:S utiliza o tamanho da primeira room para configurar qual é o tamanho da imagem do jogo, a Application Surface.

Quando você utiliza diferentes tamanhos de room fixa (Menus) ou views, o GM:S não recalcula isso automaticamente (Como ocorria no GM8). Afinal porque iria querer um jogo que fica mudando constantemente de resolução???

Logo, caso sua primeira room tenha dimensões 32x32, a resolução da application_surface será 32x32. E em toda room ela será reescrita com esse tamanho. Faça o teste, fica medonho! Twisted Evil

SOLUÇÃO 1: Usar o mesmo tamanho de views em todas as rooms (No caso de ser um room sem view as mesmas dimensões usadas na view, só que para a room).

SOLUÇÃO 2: Redimensionar a application_surface para adequar novamente à janela. Não recomendo se ainda não sabe diferenciar, GUI, VIEW, ROOM e JANELA (Sim, todas são diferentes). E também porque o método 1 é o mais certo a se fazer.

Código:
// Muda o tamanho da GUI
display_set_gui_size(1360,768);

// Muda o tamanho da janela
window_set_size(1360,768);

// Redimensiona a application_surface
surface_resize(application_surface, display_get_gui_width(), display_get_gui_height());

Enfim, o código acima é apenas para saber que é possível resolver de outra forma. Use a primeira solução.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty Re: [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas

Mensagem por lolandoplayer Ter 11 Jul 2017, 17:19

Obrigado, realmente ajudou e agora tudo faz sentido, alias eu sei a diferença sim e a segunda dica me deu ideias para truques com camera, obrigado.
lolandoplayer
lolandoplayer

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/07/2017
Reputação : 0
Número de Mensagens : 20
Prêmios : [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas Empty Re: [RESOLVIDO] Problemas com bordas pretas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos