Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Pedido de Toturial - Operações com byte
4 participantes
Página 1 de 1
Pedido de Toturial - Operações com byte
tava mechendo aqui pra fazer uma AI pra meu jogo.
ae me deparei com algo que nunca tinha entendido direito:
Operação com arquivos binarios e operadores de bitwise (& | ^).
sera que alguem sabe de algum tuto ou pode explicar ae?
vlw!
ae me deparei com algo que nunca tinha entendido direito:
Operação com arquivos binarios e operadores de bitwise (& | ^).
sera que alguem sabe de algum tuto ou pode explicar ae?
vlw!
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
& - and binário;
| - or binário;
^ - xor binário.
Esses operam com números em binário. Exemplo simples:
Como você sabe, 5 se escreve 101 em binário, 6 se escreve 110.
Se fizermos 5 & 6, vamos obter o and binário, ou seja, que devolve 1 em cada casa se e só se ambas os números tiverem 1 nessa casa.
Neste caso:
101 = 5
110 = 6
--------- &
100 = 4
E se fosse |? Nesse caso seria or binário, que devolve 1 em cada casa se pelo menos um dos números tiver 1 nessa casa.
Neste caso:
101 = 5
110 = 6
--------- |
111 = 7
E no caso do ^? Bom esse é o xor binário, que devolve 1 em cada casa se APENAS UM dos números tiver 1 nessa casa.
Neste caso:
101 = 5
110 = 6
--------- ^
011 = 3
Existem ainda mais dois operadores binários em GML, são eles: << e >> que multiplicam e dividem, respectivamente números binários, 'rodando' as casas na direcção indicada. Eles vão dividir/multiplicar por uma potência de base 2 porque vão rodar o número n casas para a direita/esquerda.
Exemplo
5>>2 = 101>>2 = 001 = 1
7>>1 = 111>>1 = 011 = 3
etc.
P.S.: alguma dúvida, só perguntar
| - or binário;
^ - xor binário.
Esses operam com números em binário. Exemplo simples:
Como você sabe, 5 se escreve 101 em binário, 6 se escreve 110.
Se fizermos 5 & 6, vamos obter o and binário, ou seja, que devolve 1 em cada casa se e só se ambas os números tiverem 1 nessa casa.
Neste caso:
101 = 5
110 = 6
--------- &
100 = 4
E se fosse |? Nesse caso seria or binário, que devolve 1 em cada casa se pelo menos um dos números tiver 1 nessa casa.
Neste caso:
101 = 5
110 = 6
--------- |
111 = 7
E no caso do ^? Bom esse é o xor binário, que devolve 1 em cada casa se APENAS UM dos números tiver 1 nessa casa.
Neste caso:
101 = 5
110 = 6
--------- ^
011 = 3
Existem ainda mais dois operadores binários em GML, são eles: << e >> que multiplicam e dividem, respectivamente números binários, 'rodando' as casas na direcção indicada. Eles vão dividir/multiplicar por uma potência de base 2 porque vão rodar o número n casas para a direita/esquerda.
Exemplo
5>>2 = 101>>2 = 001 = 1
7>>1 = 111>>1 = 011 = 3
etc.
P.S.: alguma dúvida, só perguntar
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
a agora entendi. mas não vejo a utiladade ou em que poderia usar isso. :|
tem algum exemplo do uso disso em um jogo?
vlw pedrosorio.
tem algum exemplo do uso disso em um jogo?
vlw pedrosorio.
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
Oh... Pois, realmente não tenho... Mas podem ser úteis. Se você souber como está organizado um determinado formato de ficheiro pode ser útil já que geralmente se guarda mais do que uma informação por byte, aí é importante saber manipular para extrair a informação de todos os bits.
Outro exemplo, imagine que você quer enviar o mínimo de informação num jogo online e que tem 8 variáveis de valor true/false. Em vez de enviar as 8, você envia 1 variável apenas. Imagine que nessa variável (chamemos-lhe 'num') temos 8 bits e cada bit representa verdadeiro(1) ou falso(0). Você quer saber o valor do 5ª bit (a contar da direita), aí você faz:
bit5 = (num>>4) & 1;
Imagine por exemplo que a variável tinha esta informação em binário:
87654321 - bit número
00110011 - informação no bit
Ao fazer num>>4 ia ficar assim:
87654321 - bit número
00000011 - informação no bit
Em seguida fazemos um and binário com o número 1, que tem a seguinte representação binária:
00000011 = num>>4
00000001 = 1
------------------------ &
00000001 = 1
Ou seja, o 5º bit valia 1. É fácil ver que se valesse 0, o resultado seria 0. Assim você consegue passar muito mais informação com menos bytes.
Outro exemplo, imagine que você quer enviar o mínimo de informação num jogo online e que tem 8 variáveis de valor true/false. Em vez de enviar as 8, você envia 1 variável apenas. Imagine que nessa variável (chamemos-lhe 'num') temos 8 bits e cada bit representa verdadeiro(1) ou falso(0). Você quer saber o valor do 5ª bit (a contar da direita), aí você faz:
bit5 = (num>>4) & 1;
Imagine por exemplo que a variável tinha esta informação em binário:
87654321 - bit número
00110011 - informação no bit
Ao fazer num>>4 ia ficar assim:
87654321 - bit número
00000011 - informação no bit
Em seguida fazemos um and binário com o número 1, que tem a seguinte representação binária:
00000011 = num>>4
00000001 = 1
------------------------ &
00000001 = 1
Ou seja, o 5º bit valia 1. É fácil ver que se valesse 0, o resultado seria 0. Assim você consegue passar muito mais informação com menos bytes.
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
assim...
então pode ser usado para manter muita informação com pouco tamanho.
as rom de emuladores em sua maioria são arquivos binarios.
quando se ve as informações da rom diz que tem 256mb enquanto seu arquivo binario tem apenas 32mb.
obrigado pedrosorio!
flw!
então pode ser usado para manter muita informação com pouco tamanho.
as rom de emuladores em sua maioria são arquivos binarios.
quando se ve as informações da rom diz que tem 256mb enquanto seu arquivo binario tem apenas 32mb.
obrigado pedrosorio!
flw!
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
Já agora, kabecao, se quiseres mais informação sobre tipos de ficheiros e como estão organizados em forma binária podes consultar este site: http://www.wotsit.org
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
era isso que tava procurando.
sempre quis entender com os programas liam aqueles monte de letras estranhas.
agora da pra eu fazer salves e arquivos com os textos do meu jogo em binario.
vlw.
sempre quis entender com os programas liam aqueles monte de letras estranhas.
agora da pra eu fazer salves e arquivos com os textos do meu jogo em binario.
vlw.
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
tem como fazer para tranformar varios varlores em binario
exenplo
var1=0
var2=0
var3=1
então ele cria o valor 001
e depois fazer o aucontrario
exenplo
var1=0
var2=0
var3=1
então ele cria o valor 001
e depois fazer o aucontrario
Re: Pedido de Toturial - Operações com byte
cara de uma olhada na data do topico!
nao reviva topicos!
nao reviva topicos!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|