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[DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
3 participantes
Página 1 de 1
[DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Olá a todos os membros, tudo bem?
Tenho uma dúvida recorrente há algum tempo e não encontrei nenhum modo de sequer procurar como fazer isso...
Vou tentar demonstrar minha dúvida ilustrando-a nesta imagem:
Em um código de colisão comum, os objetos verde e azul estariam colidindo com o ataque em vermelho, então ambos tomariam dano, porém, gostaria de saber como faço para este mesmo ataque atingir apenas um dos alvos de cada vez, seja o que estiver mais próximo, ou o que estiver com o depth maior/menor, ou qualquer modo mais fácil/prático que vossas senhorias conhecerem.
Espero não ter feito essa explicação muito confusa XD
Agradeço-lhes desde já
Tenho uma dúvida recorrente há algum tempo e não encontrei nenhum modo de sequer procurar como fazer isso...
Vou tentar demonstrar minha dúvida ilustrando-a nesta imagem:
Em um código de colisão comum, os objetos verde e azul estariam colidindo com o ataque em vermelho, então ambos tomariam dano, porém, gostaria de saber como faço para este mesmo ataque atingir apenas um dos alvos de cada vez, seja o que estiver mais próximo, ou o que estiver com o depth maior/menor, ou qualquer modo mais fácil/prático que vossas senhorias conhecerem.
Espero não ter feito essa explicação muito confusa XD
Agradeço-lhes desde já
Re: [DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Ao invés de usar um evento de colisão, cheque pela colisão no step do seu inimigo. Caso tenha colisão e o ataque ainda não tenha acertado ninguem, o inimigo vai determinar que o ataque ja acertou alguem.
GL!
- Código:
var attack_hit;
attack_hit=instance_place(x,y,obj_attack); //Diferente do place_meeting que só retorna boolean, esta função retorna o ID do ataque
if (attack_hit!=noone) //Se tem colisão com alguem
{
if (attack_hit.hit == false) //Se o ataque ainda não atingiu ninguem
{
hp-=attack_hit.damage; //Tira HP...
hspeed=attack_hit.knockback*sign(x-attack_hit.x); //Aplica knockback etc...
with(attack_hit)
{
hit=true; //E determina que esse ataque ja acertou alguém, caso algum outro inimigo seja atingido por ele, nada vai acontecer por causa da linha 6.
instance_destroy(); //E talvez seja uma boa ideia destruir o ataque pra evitar que acerte mais inimigos nos próximos steps
}
}
}
GL!
Re: [DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Boa noite. Não entendi o que significa attack_hit.hit na 6 linha. Esse hit.hit não consegui entender
Leandro Nery- Data de inscrição : 10/01/2013
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Re: [DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Leia o código de novo. O attack_hit é uma variável temporária que contem o ID do objeto do ataque (ID é um numero de identificação próprio de cada objeto, tipo um CPF dele :v).
A variavel "hit" do nosso objeto de ataque, determina se o ataque já atingiu alguém ou não. A linha 6 checa isso e caso seja seja falso, ele vai transformar em verdadeiro, para garantir que outro objeto NÃO leve hit dele também. Entendeu agora?
A variavel "hit" do nosso objeto de ataque, determina se o ataque já atingiu alguém ou não. A linha 6 checa isso e caso seja seja falso, ele vai transformar em verdadeiro, para garantir que outro objeto NÃO leve hit dele também. Entendeu agora?
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