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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Atirar na direção certa
+2
Mateus O de Andrade
Mestre Rá
6 participantes
Página 1 de 1
Atirar na direção certa
É o seguinte quando o inimigo na direção do personagem, quero que a imagem do projétil seja aquela direção. Ex.:
Se meu personagem está a esquerda e meu inimigo a direita, projétil que o inimigo disparar terá a imigem dela indo da direita para a esquerda e vise-e-versa.
Se já tiveram perguntado isso peço desculpa.
Se meu personagem está a esquerda e meu inimigo a direita, projétil que o inimigo disparar terá a imigem dela indo da direita para a esquerda e vise-e-versa.
Se já tiveram perguntado isso peço desculpa.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Atirar na direção certa
Boa tarde coleguinha.
primeiramente você deveria especificar que tipo de jogo é esse top view, 2d side, isométrico, etc.
mas eu presumo que seja 2d já que sitou apenas direita e esquerda.
Bom, primeiramente deve verificar em que lado o inimigo está. Se o x do player for menor que o do inimigo ele está a esquerda e se for maior ele estará na direita.
dai basta fazer image_xscale*=-1
Acho que é isso mas NÃO CONFIE EM MIM usahUAHSuASUhaS Eu não lembro de basicamente nada uashuashuasu espere mais alguém cara.
Um abração cara e boa sorte.
primeiramente você deveria especificar que tipo de jogo é esse top view, 2d side, isométrico, etc.
mas eu presumo que seja 2d já que sitou apenas direita e esquerda.
Bom, primeiramente deve verificar em que lado o inimigo está. Se o x do player for menor que o do inimigo ele está a esquerda e se for maior ele estará na direita.
dai basta fazer image_xscale*=-1
Acho que é isso mas NÃO CONFIE EM MIM usahUAHSuASUhaS Eu não lembro de basicamente nada uashuashuasu espere mais alguém cara.
Um abração cara e boa sorte.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Atirar na direção certa
O cara, foi mal, pensei que tinha colocado, é um jogo de plataforma.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Atirar na direção certa
Tem um jeito fácil:
Vamos supor que o objeto do tiro seja obj_tiro e do player obj_player.
No step do obj_tiro ele vai SEGUIR o player onde ele for:
Colocando o codigo acima no CREATE do obj_tiro ele vai na direção de onde o player estava quando o tiro foi dado e não vai seguir o player.
OBS: Voce terá que usar o speed, vspeed ou hspeed para movimentar o tiro para que o codigo de certo
Vamos supor que o objeto do tiro seja obj_tiro e do player obj_player.
No step do obj_tiro ele vai SEGUIR o player onde ele for:
- Código:
direction = point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
image_angle = direction
Colocando o codigo acima no CREATE do obj_tiro ele vai na direção de onde o player estava quando o tiro foi dado e não vai seguir o player.
OBS: Voce terá que usar o speed, vspeed ou hspeed para movimentar o tiro para que o codigo de certo
chicoweb- Games Ranking :
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Re: Atirar na direção certa
Não deu certo não cara.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Atirar na direção certa
- Código:
if obj_player.image_xscale=-1 //se o player estiver virado pra esquerda
{
hspeed=-6 //poe aqui a velocidade do tiro que você quer
}
if obj_player.image_xscale=1 //se o player estiver pra direita
{
hspeed=6
}
Põe isso no Create do tiro. Vê se funciona aí
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Atirar na direção certa
O problema ocorreu de o inimigo atirar 1 vez somente, vou postar o que eu coloquei para ele atirar.
- Spoiler:
- if distance_to_object(obj_player)<200 and pode_atirar=true
{
instance_create(x,y,obj_projetil)
pode_atirar=false
alarm[0]=20
}
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Atirar na direção certa
Tira o "and pode_atirar=true"
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Re: Atirar na direção certa
Cara,no Create do obj_inimigo coloca:
ainda no obj_inimigo,coloca no step:
pronto
agora no obj_tiro,voce coloca no create:
ISSAE
- Create:
- Código:
tempo = 0
ainda no obj_inimigo,coloca no step:
- Step:
- Código:
if (tempo>0) tempo -=1;
if(obj_player.x > x and tempo==0)
{
instance_create(x-10,y-10,obj_tiro)
tempo = 45;
}
if(obj_player.x < x and tempo==0)
{
instance_create(x,y,obj_tiro)
tempo = 30;
}
if(tempo > 30)
{
tempo = 30
}
pronto
agora no obj_tiro,voce coloca no create:
- Create:
- Código:
if (obj_player.x > x) {hspeed = 17;} else {hspeed = -17;}
ISSAE
xLuiZz- Data de inscrição : 25/04/2015
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Re: Atirar na direção certa
Me desculpe pela demora, certo xLuiZz, só faltou colocar xscale no objeto tiro, assim a sprite dele irá mudar na direção certa e a distância em que o monstro pode atirar no player. Já coloquei os dois muito obrigado. Poderia me explicar o que ocorre no step do objeto inimigo?
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Atirar na direção certa
- Código:
if (tempo>0) tempo -=1;
//Tempo maior que 0, diminuirá o tempo até chegar a -1
//como um alarm
if(obj_player.x > x and tempo==0)
{
instance_create(x-10,y-10,obj_tiro) //Cria o tiro
tempo = 45; //Seta o tempo como 45 step("1 segundo e meio")
}
if(obj_player.x < x and tempo==0)
{
instance_create(x,y,obj_tiro) //Cria outro tiro
tempo = 30; // *Os tempos poderiam ser iguais
}
if(tempo > 30) //define que se o tempo é maior que 30, será 30
{
tempo = 30
}
Este evento define que quando o tempo for 0, o inimigo atire e o tempo tempo seja redefinido(para não atirar a cada step/quadro).
Re: Atirar na direção certa
Veleu cara, minha duvida era esse 45 e 30 no tempo, muito obrigado pela ajuda.
Mestre Rá- Data de inscrição : 26/11/2011
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Re: Atirar na direção certa
De nada, sinceramente eu não entendi porque ele colocou tempo diferentes, mas no fim, iria dar no mesmo, visto que no fim do código havia a limitador para o tempo máximo ser 30.
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