Migração do fórum para uma nova plataforma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Migração do fórum para uma nova plataforma

Mensagem por gabrielsch em Qui 06 Ago 2015, 23:39

Link para o fórum teste!

A comunidade GMBR existe desde 2008 e durante esse tempo ela cresceu naturalmente virando referencia no suporte ao Game Maker no Brasil, durante essa evolução o fórum passou por diversas mudanças que incluem a mudança de layout, novas funcionalidades e criação de concursos cada vez com mais seriedade. Junto com as mudanças o fórum acumulou nesse período respostas para as mais diversas perguntas, desde as mais básicas feitas por novos usuários até as mais complicadas que tiravam a paciência dos mais experientes, essas perguntas e duvidas eram basicamente metade dos tópicos vistos nos últimos assuntos mas por consequência da comunidade criar essa base de perguntas e respostas resolvidas a frequência de tópicos novos diminuiu drasticamente, isso nos leva a conclusão de que um dos objetivos principais da comunidade já foi cumprida, ter essa quantidade de perguntas resolvidas.

O fórum não é feito apenas de soluções para problemas mas sim para a exposição de projetos feitos pela comunidade, mas não apenas por causa da divulgação mas por algo mais importante, o feedback. Quando se posta um projeto em desenvolvimento aqui no fórum o objetivo não é apenas ganhar elogios e ver se as pessoas gostaram ou não do resultado atual mas sim receber criticas, relatos de bugs e problemas que comprometem a experiência do jogador, a diferença entre o feedback do fórum e do restante dos lugares é que as pessoas que comentarem o projeto assim como o autor também tem o mesmo conhecimento que ele, por isso a critica é muito mais valorizada em comparação a de um jogador comum.

• Os problemas atuais

O modo que o fórum organiza os projetos é problemático pois projetos postados se perdem facilmente na lista de Ultimos Assuntos em meio a outras perguntas e tópicos de menor importância, consequentemente o projeto é esquecido tanto pelo fórum quanto pelo desenvolvedor pela falta de feedback o que gera desmotivação.

A solução para melhorar essa situação seria a abertura de um novo fórum fora da forumeiros, com uma plataforma melhor em praticamente tudo comparado com a anterior.
 A ideia é de que ao invés de utilizar a plataforma phpBB3 (forumeiros) usar o Invision Power Board 4.0, mais conhecido como IP.Board 4, ambas as plataformas tem seus pontos fortes mas o nosso grande problema é o fato de estarmos presos ao forumeiros e sermos obrigados a utilizar o que eles oferecem. No caso de uma migração todo o conteúdo, repito todo o conteúdo iria ser gerenciado por nós até porque teríamos um host próprio e total controle sobre a database do fórum, coisa que não temos nesse daqui. Um teste para um suposto novo fórum já existe e vocês podem acessar e se registrar ele por esse link (não precisa confirmar email), o servidor que hospeda esse fórum é um host pessoal por isso ignorem o fato dele cair de tempos em tempos.

• O que essa plataforma pode oferecer para a comunidade?

Bem, de cara o visual do IPB é infinitamente melhor e mais moderno que o do phpBB3 e inclusive, acredito eu, mais fácil de se modificar internamente. Os elementos da sidebar e de outros espaços podem ser modificados e configurados com um simples Drag and Drop, a organização visual também é muito melhor. Suporta vários idiomas sendo amigável para pessoas de fora. Além do fórum existe a possibilidade de colocar uma Loja Virtual para quem sabe vender merchandise do fórum, Galeria para publicar a arte dos membros,  Calendário para eventos entre outros, uma área onde os usuários podem publicar seus jogos de forma correta colocando-os com mais destaque tanto nessa área como em outras áreas do fórum. Existem também vários sistemas como o de ranks pelo numero de mensagens, sistema de reputação com votação entre membros (parecido com o que o fórum já tem, só que melhor explorado), além desses sistemas embutidos é possível adicionar outros feitos pela própria comunidade. O perfil dos usuários do fórum também é mais personalizável do que o atual pois além de poder colocar uma foto de perfil é possível colocar uma foto de capa e publicar status, outros usuários podem te seguir e receber notificações sobre as suas atividades, deixar comentários no seu perfil e além disso todas as atividades feitas por você ficam registradas de uma forma muito organizada e intuitiva.

• Projetos não devem ser deixados de lado!

Ja foi dito que no IPB é possível criar uma parte do site onde os usuário podem postar seus projetos. Essa área centraliza boa parte dos jogos feitos pela comunidade e oferece um lugar para os membros explorarem o trabalho da mesma, além é claro de motivar visitantes a explorar também. Quando se envia um jogo para está área e possível dar um nome, palavras-chaves, versão, descrição, imagens/screenshots do projeto, tudo de forma organizada e caso venha atualizar o seu projeto é possível fazer isso sem precisar criar um item novo. Os projetos enviados podem ser avaliados com uma nota de 0 a 10 por qualquer usuário e esse pode também fazer um elogio ao trabalho ou escrever uma boa analise ajudando o trabalho do autor.

• Problemas sempre existem...

Migrar desse fórum para o outro não seria problema se fosse possível exportar a database (banco de dados com todas as informações do fórum: usuário, tópicos, mensagens, MPs etc...) da forumeiros mas infelizmente ela não disponibiliza esses arquivos o que obriga a construção de uma nova base didática dessa vez mais organizada e atualizada com as versões atuais do Game Maker.  Caso uma migração venha acontecer é necessário o maior numero de pessoas para contribuir com conteúdo para a construção de uma nova base didática.

• O que aconteceria com este fórum?

O fórum da GMBR aqui na fórumeiros não vai ser excluído muito menos ter seu conteúdo apagado, caso haja uma migração o máximo que vai acontecer é o bloqueio de novas contas e/ou de novos tópicos e respostas.

• O que acham da ideia?

Antes de qualquer ação feita pela staff sobre este assunto é muito importante a opinião dos usuários, qual a sua opinião sobre esse assunto? Você acha uma boa ideia a migração para uma nova plataforma? Caso contrário quais seriam os motivos para isso não acontecer?

Última edição por gabrielsch em Sex 07 Ago 2015, 06:50, editado 3 vez(es)

Acesse: http://foxen.com.br/

gabrielsch

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1229
Notas recebidas : D + A + A
Reputação : 28
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Re: Migração do fórum para uma nova plataforma

Mensagem por Stickman em Sex 07 Ago 2015, 00:02

Eu acho uma boa ideia fazer a migração, como você disse são muitas vantagens, dentre elas a que mais me agradou foi essa abaixo, isso é uma das coisa que faz eu gostar do Game Jolt. principalmente a parte das notificações assim faz a gente economizar mais tempo yes.

O perfil dos usuários do fórum também é mais personalizável do que o atual pois além de poder colocar uma foto de perfil é possível colocar uma foto de capa e publicar status, outros usuários podem te seguir e receber notificações sobre as suas atividades, deixar comentários no seu perfil e além disso todas as atividades feitas por você ficam registradas de uma forma muito organizada e intuitiva.

Flws! :C:

Stickman

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 315
Notas recebidas : C + B
Reputação : 24
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://sticksgamesgmbr.blogspot.com.br/

Mensagem por Thop Team em Sex 07 Ago 2015, 09:38

Será MUITO melhor para todos irem logo para essa nova gmbr que usa uma nova plataforma que permite MUITO mais possibilidades e personalizações.

O melhor é que não dependeremos da forumeiros para implementar novidades no fórum, mas sim da própria equipe escolhida encarregada de implementar novidades.

Eu apóio totalmente.

Thop Team

Número de Mensagens : 21
Reputação : 1

Mensagem por LightSpeedy em Sex 07 Ago 2015, 10:55

se eu puder mudar meu nome sem ter que falar com algum administrador to dentro

LightSpeedy

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 354
Notas recebidas : C
Reputação : 40
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 07 Ago 2015, 11:17

Se for mais funcional não vejo por que dizer não, entretanto dei uma olhada no fórum, só precisaria dar um trato no tema dele, por que ta com uma cara de empresa qualquer, no futuro era bom colocar um tema que deixasse com cara de forum de games, que é algo que se destaca muito bem nesse fórum, de resto, o que vier é melhoria.

LightSpeed escreveu:

Isso é a unica coisa que eu seria contra, por que precisamos ter um controle de saber quem é quem, ja assim eu não conheço mais as pessoas, imagina elas trocado todo dia e toda hora, por que não temos um relatório de nomes da galera.

JoaoVanBlizzard

Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios

Mensagem por chicoweb em Sex 07 Ago 2015, 11:22

Apoiadíssimo, não vou comentar mais detalhadamente porque não quero mais falar mau do forum atual porque ele e muito bom (Em conteudo e pesoas), o sistema da forumeiros é que quebra.

LightSpeed escreveu:

Isso é a unica coisa que eu seria contra, por que precisamos ter um controle de saber quem é quem, ja assim eu não conheço mais as pessoas, imagina elas trocado todo dia e toda hora, por que não temos um relatório de nomes da galera.

Também concordo, não pode mudar o nome assim não, os usuarios perderiam a personalidade.

chicoweb

Número de Mensagens : 666
Notas recebidas : B+C
Reputação : 49
Prêmios

Mensagem por DesignerRamon em Sex 07 Ago 2015, 11:55

Sim sim, concordo!

DesignerRamon

Número de Mensagens : 13
Reputação : 0
Prêmios

http://www.designerramon.com.br/

Mensagem por LightSpeedy em Sex 07 Ago 2015, 12:28

mudei meu nome 3 vezes
se eu n dizer a maioria não saberia meus nomes antigos

Ninja33733
LightVelox
LightSpeedy

LightSpeedy

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 07 Ago 2015, 12:56

LightSpeedy escreveu:mudei meu nome 3 vezes
se eu n dizer a maioria não saberia meus nomes antigos

Ninja33733
LightVelox
LightSpeedy

Exatamente, eu ja não sabia mais quem era você, eu me lembro de você como Ninja33733 e LightVelox , mas como LightSpeedy eu ja não sabia mais quem você era, por isso sou contra a troca de nomes sem orientação da staff.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Gonçalves em Sex 07 Ago 2015, 13:34

Eu apoio demais a ideia. Quando era staffer, sempre quis fazer isso. Chegamos a começar a trabalhar num novo fórum mas quem foi contra simplesmente empatou o projeto. Frustado com isso, acabei me desligando.

A única coisa que temo é o fato de que estamos pensando em fazer um fórum "sem dono". Pra mim, não dá certo! O ideal seria que um dos dois reais donos da GMBR (PedroX ou Kabeção) fossem integralmente donos do novo. Mesmo que o fórum vivesse de contribuições ou até doações, um deles seria o total responsável pelas coisas do fórum.

Quando digo dono, é dono mesmo. Não só um adm mais importante como também o detentor do domínio/host e quem resolve as questões de e efetua pagamentos. Para que assim, num futuro, não haja conflitos entre partes.

Ah e, mdss... a gente debatendo uma coisa muito maior e o miserável preocupado em trocar nick. Pré-adolescentes... Laughing

Gonçalves

Número de Mensagens : 1013
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Prêmios

Mensagem por Thop Team em Sex 07 Ago 2015, 13:44

Gonçalves escreveu:Eu apoio demais a ideia. Quando era staffer, sempre quis fazer isso. Chegamos a começar a trabalhar num novo fórum mas quem foi contra simplesmente empatou o projeto. Frustado com isso, acabei me desligando.

A única coisa que temo é o fato de que estamos pensando em fazer um fórum "sem dono". Pra mim, não dá certo! O ideal seria que um dos dois reais donos da GMBR (PedroX ou Kabeção) fossem integralmente donos do novo. Mesmo que o fórum vivesse de contribuições ou até doações, um deles seria o total responsável pelas coisas do fórum.

Quando digo dono, é dono mesmo. Não só um adm mais importante como também o detentor do domínio/host e quem resolve as questões de e efetua pagamentos. Para que assim, num futuro, não haja conflitos entre partes.

Ah e, mdss... a gente debatendo uma coisa muito maior e o miserável preocupado em trocar nick. Pré-adolescentes... Laughing

O Ramon/GMBR passou a vez para o Kabeção, que por suz vez passou a vez para PedroX. PedroX passou para o Willy, logo, o Willy é o atual guardião/dono da GMBR.

Alguém, de fato, terá que efetuar pagamentos, os quais serão divididos pelos administradores da nova GMBR.

Não se preocupe, pois assim que tivermos mais detalhes sobre a nova GMBR, passaremos por aqui. Até lá, te garanto que tudo está indo muito bem, logo, não precisa se preocupar! ;]

Thop Team

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 07 Ago 2015, 17:52

Eu não to entendendo esse lançe dos pagamentos ou donativos, uma ideia bacana seria os administradores investirem em videos para o fórum divulgando os jogos que a galera cria com conteudo legais de assistir e monetizar esses videos no you tude, talvez desse alguma coisa que pudesse ser empregada no fórum

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 07 Ago 2015, 19:06

Eu não só topo, Como vou estar preparado para encher de conteúdo e jogos!

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios
   : 3

Mensagem por Gonzo em Sex 07 Ago 2015, 20:01

Inicialmente vai ter mais visualizações nesse forum do que no novo e talvez isso dure um bom tempo, um ponto forte no novo forum seriam tutoriais e engines avançadas para GMS que na minha opnião é o ponto fraco aqui.

bj do Gonzo

Gonzo

Número de Mensagens : 927
Reputação : 33

Mensagem por CRP-Max em Sab 08 Ago 2015, 12:44

Essa mudança já foi discutida pelo menos umas 2 vezes aqui...

Eu aprovo a ideia, espero que desta vez aconteça.

CRP-Max

Número de Mensagens : 819
Reputação : 29
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 08 Ago 2015, 13:06

Eu andei dando uma olhada para testes, parece que tende a ser mais facil de achar as coisas do fórum, mesmo depois de anos usando esse as vezes eu me perco ja que a interface de busca desse fóorum não é nada amigavel, muito pelo contrário parece meio que esconder as coisas, e a galera gosta de bater o olho e muitos não se tocam que clicando a foto ou o desenho da game maker brasil vai aparecer novas opções, ou seja fica tudo tão oculto, talvez esse novo melhore as coisas.

algumas coisas que me toquei que me deixou curioso, o thompson 1M está como administrador, é sério isso? ou é alguem usando o nick e a foto dele, nada contra ele , mas estranhei isso dentro do que rolou entre ele e o fórum daqui.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Markituh em Sab 08 Ago 2015, 15:12

JoaoVanBlizzard escreveu:algumas coisas que me toquei que me deixou curioso, o thompson 1M está como administrador, é sério isso? ou é alguem usando o nick e a foto dele, nada contra ele , mas estranhei isso dentro do que rolou entre ele e o fórum daqui.
Isso foi há muito tempo, todo mundo erra e merece uma segunda chance, a não ser que o sujeito em questão seja muito sacana mesmo tongue O Thopsom está ajudando financeiramente e discutindo umas paradas com a gente.

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Reputação : 106
Prêmios

Mensagem por Thop Team em Sab 08 Ago 2015, 15:14

Markituh escreveu:
JoaoVanBlizzard escreveu:algumas coisas que me toquei que me deixou curioso, o thompson 1M está como administrador, é sério isso? ou é alguem usando o nick e a foto dele, nada contra ele , mas estranhei isso dentro do que rolou entre ele e o fórum daqui.
Isso foi há muito tempo, todo mundo erra e merece uma segunda chance, a não ser que o sujeito em questão seja muito sacana mesmo tongue O Thopsom está ajudando financeiramente e discutindo umas paradas com a gente.

E também ajudarei a estruturar e fazer a migração do conteúdo da atual GMBR para a nova.

Thop Team

Mensagem por Fuzenrad em Sab 08 Ago 2015, 20:34

Uma migração para um servidor particular não é tão simples quanto parece. A GMBR tem um tráfego alto, se você colocar um servidor meia boca (entende-se esses de 40 ou 50 reais mensais), o servidor abrirá o bico e eventualmente sairá do ar (ou ficará com erros, falha no carregamento de imagens, páginas etc etc etc). Para vingar, em termos de tráfego, é preciso chumbo grosso, contratar um servidor dedicado, mas ai a mensalidade vai pra uns 100 reais (sendo otimista), lembrando que servidor com "tráfego ilimitado" é balela, golpe pra pegar quem não manja, ainda mais planos "ilimitados" de 30 reais/mês.

Dai quem vai arcar com os custos de um servidor dedicado? Doações não funcionam, já foi provado aqui que não dá certo, e tenho certeza que ninguém vai querer bancar, ou caso queira, o fará durante um período apenas, o problema é manter depois, ai ficar voltando pra forumeiros e tal, situação mega chata.

Eu era a favor de migrar, mas não acho que essa é uma boa ideia. Pelo menos não agora.

Fuzenrad

Número de Mensagens : 1026
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 08 Ago 2015, 21:29

Fuzenrad me responda uma pergunta:

Porque um servidor PAGO e usado UNICAMENTE para o forum é pior que um FREE arquivando milhares de foruns em subdominos? yes

E então, você talvez vai dizer: é porque a forumeiros é uma empresa grande, sim, mas é claro, as empresas de Hosting também são grandes, e eu acho que vai ficar tudo bem melhor do que ja temos.

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por vitorfernandes13 em Dom 09 Ago 2015, 10:20

Rodrigo Santiago escreveu: Fuzenrad me responda uma pergunta:

Porque um servidor PAGO e usado UNICAMENTE para o forum é pior que um FREE arquivando milhares de foruns em subdominos? yes

E então, você talvez vai dizer: é porque a forumeiros é uma empresa grande, sim, mas é claro, as empresas de Hosting também são grandes, e eu acho que vai ficar tudo bem melhor do que ja temos.

Cara, presta atenção no que o Fuzenrad falou. Ele foi bem sensato.

Ele não disse que servidor pago é "pior" do que um free. Ele disse que é preciso cautela, pois a migração é complicada e há também custos financeiros mensais para alugar um servidor. E mesmo se o fórum comprasse o servidor, seria necessário arcar com os custos de energia. É preciso planejar bem para evitar qualquer contra tempo.

vitorfernandes13

Número de Mensagens : 284
Reputação : 11
Prêmios

Mensagem por Convidado em Dom 09 Ago 2015, 10:43

Certas pessoas já sabem que concordo com a incrível lenda Fuzen. \o/

Mas, aproveitando a mensagem do Rodrigo. Irei explicar de forma clara o porquê. investigador

Muitos devem se perguntar: "Porque diabos mudar para um servidor próprio utilizando um sistema profissional como o IPB seria uma má ideia, sô?"

Bem, olhando desta forma realmente é uma ótima ideia. Um novo fórum, com seu próprio host e domínio...Além de utilizar o sistema de IPB. Muito bom, não é?

Tais fatos não são o problema. O real problema como estão à ser feitos.

Logo de primeira, temos o fato de que o pagamento do Host será dividido por certos membros.
Certo, poderia haver falta por um ou mais deles por vários motivos.
Mas o maior problema disso é que todos os contribuintes vão se tornar Admins(claro, né), e sem ofensas(a tais), isso nunca deveria acontecer. investigador

Também existe mais um fato. Necessidade.
Não tem a menor necessidade de ser feito isso.
Resumidamente a únicas coisas que vão mudar é a aparência e domínio do fórum.
Há claro, vários recursos muito bons no IPB...Mas como eu já disse, qual a necessidade?

Já fiz alguns scripts que dariam uma certa funcionalidade à tal semelhança ao IPB, e os administradores não o utilizaram por não ser necessário/útil.(Bom, só fiz para passar o tempo.)

Todos os recursos do IPB poderiam ser feitos e aplicados neste fórum, só muda o fato de que não vem pronto.

E o mais importante, ninguém tem um site na internet para gerar despesa, mas sim lucro.
Conheço uma pessoa que tem 4sites na internet, tal pessoa ao todo ganha cerca de 1mil(um mil) reais todo os meses com os sites.

Mas o plano da nova GMBR, não é lucrar. Mas sim uma despesa extra que, como já explicado, não é necessário nem traz benefícios.

Bem, o Sr. Uili, Sr. AG (e talvez o Sr. Mark), ouviram muito eu falar sobre transformar a GMBR em empresa e talz, hospedando site/fórum em servidor próprio blablabla.
Isso eu fiquei repetindo no ouvido do Uili até que um dia o gabriel apareceu no chat e falou sobre esse fórum 3.0.

O Uili até perguntou ao gabriel se estava conspirando comigo...Mas nada disso foi o que veio em minha mente.
A minha sugestão era (vagamente falando) transformar a GMBR em uma empresa de verdade, que dá lucros. Além de que seria bastante útil para desenvolvedores brasileiros ganharem dinheiro.(não vou explicar o porquê, minha sugestão não é a tratada aqui, e nem quero que comparem. bravo )

Em resumo, pegando apenas o fato de que a GMBR migraria para um servidor próprio e utilizando o IPB, parece ótima. Mas se for analisar o que realmente queriam que acontece-se...Bem, só digamos que a GMBR faliria caso realmente have-se uma migração. (E não acredito que teria volta.)
E falir é bem pior que usar um host free, né não Rodrigo?

Bem, mas nunca se sabe. Vai que (só) dessa vez eu errei? Laughing

P.S.: Rodrigo apesar da Forumeiros parecer instável, na verdade foi as modificações que fizeram nesse fórum que deixaram desta forma(vide FdF)....Exceto o chat, ele é ruim assim mesmo. Mas ninguém impede de fazer um chat novo.(aliás, cadê o novo chat? bravo )

Convidado
Convidado

Mensagem por Fuzenrad em Dom 09 Ago 2015, 18:32

Rodrigo, você sabe o que é isolamento de tráfego? Provavelmente não, pois bem, é uma funcionalidade dos provedores de hospedagem para impedir que determinado usuário consuma uma banda maior no servidor, bom, porque raios as empresas de hospedagem usam isso? É óbvia a resposta, quando não há isolamento de tráfego, um site com tráfego alto, influencia diretamente outros sites hospedados no mesmo servidor, é também é óbvio que não é bom para a empresa que isso aconteça.

Esse recurso literalmente CORTA o acesso dos usuários quando excede esse limite de banda, dai algumas 'requests' feitas ao site (que está consumindo demais) são simplesmente ignoradas pelo servidor, gerando os erros, imagens quebradas, páginas que não carregam, falhas nos scripts etcétera...

Bom, respondendo a sua pergunta, porque será que a forumeiros, com seu movimento gigantesco, hospedando centenas (se não forem milhares) de subdomínios, todos consumindo banda e tal, não fica dando esses erros? Pois, muito provavelmente a forumeiros contrata um desses servidores dedicados onde a mensalidade é tipo uns R$ 2.000 (ou mais, estou chutando esse número) ou talvez ela tenha um servidor 'modafoca' na sede da empresa e ela mesmo gerencia a hospedagem.

E isso só levando em conta a questão técnica...

Fuzenrad

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Dom 09 Ago 2015, 20:50

Não é isso que eu quis dizer.
Tipo, Se a forumeiros fornece milhares de foruns, indiretamente ele está hospedando 'gratuitamente' uma banda maior que uma empresa que cobra suporta. Eu não entendo isso nervoso

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por dharrison em Seg 17 Ago 2015, 08:46

tá gente mas e a questão do Google?

Pelo nosso número de membros (mesmo inativos) e tópicos, o Google sempre indica nosso fórum atual muito acima de qualquer outra página sobre Game Maker.

Acho uma boa ideia, mas é algo a ser conversado e planejado, e principalmente com o conhecimento do Kabeção.

dharrison

Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

Mensagem por DonutScore em Seg 17 Ago 2015, 08:48

Fuzenrad escreveu:Uma migração para um servidor particular não é tão simples quanto parece. A GMBR tem um tráfego alto, se você colocar um servidor meia boca (entende-se esses de 40 ou 50 reais mensais), o servidor abrirá o bico e eventualmente sairá do ar (ou ficará com erros, falha no carregamento de imagens, páginas etc etc etc). Para vingar, em termos de tráfego, é preciso chumbo grosso, contratar um servidor dedicado, mas ai a mensalidade vai pra uns 100 reais (sendo otimista), lembrando que servidor com "tráfego ilimitado" é balela, golpe pra pegar quem não manja, ainda mais planos "ilimitados" de 30 reais/mês.

Dai quem vai arcar com os custos de um servidor dedicado? Doações não funcionam, já foi provado aqui que não dá certo, e tenho certeza que ninguém vai querer bancar, ou caso queira, o fará durante um período apenas, o problema é manter depois, ai ficar voltando pra forumeiros e tal, situação mega chata.

Eu era a favor de migrar, mas não acho que essa é uma boa ideia. Pelo menos não agora.

Também não é bem assim, não precisa ter um dedicado. Só precisa otimizar o servidor para aguentar essas visualizações.

Não sei quantas visualizações a GMBR recebe por mês, mas já vi na pratica um servidor de 1gb de ram ssd aguentar 500mil visitas por mês.

Na DigitalOcean (Uma das melhores, se não, a melhor) está cobrando somente $10 por mês. Já usei os serviço dela e não tenho o que reclamar. Todos os meus clientes eu hospedo o site nela.

https://www.digitalocean.com/pricing/

dharrison escreveu:tá gente mas e a questão do Google?

Pelo nosso número de membros (mesmo inativos) e tópicos, o Google sempre indica nosso fórum atual muito acima de qualquer outra página sobre Game Maker.

Acho uma boa ideia, mas é algo a ser conversado e planejado, e principalmente com o conhecimento do Kabeção.

A questão do Google é que o site começará praticamente do zero.

A Google permite mudar a URL do site, mas nesse caso, o que vai acontecer é criar um novo fórum.

Se ao invés de criar um novo fórum, fosse feito a importação desse, manter a mesma estrutura da URL e mudar o domínio, não haveria problema nenhum.

Poderá colocar um anúncio nesse fórum com a url do novo, informando os usuário migrarem para o novo. Já vi isso funcionar em muitos outros fóruns e sites.

Nesse caso, o Google Bot, verificará que esse fórum (gmbr.forumeiros...) não está mais recebendo atualizações e passará a buscar por outros fóruns que recebem.

Em busca de conteúdos, é de certeza que esse antigo fórum irá aparecer em nas buscas do Google na frente no novo fórum, mas com o tempo isso vai mudar.

EDIT: Post-duplo, usuário alertado, +5 na barra de warn. Mensagens fundidas. MODERAÇÃO.

DonutScore

Número de Mensagens : 176
Reputação : 6
Prêmios

http://donutscore.com

Mensagem por Willy em Seg 17 Ago 2015, 10:45

Dharrison, a questão das pesquisas no Google não serão um problema. O novo fórum iniciará apenas com alguns tópicos que estamos selecionando a dedo (tutoriais, por exemplo), ou seja, praticamente vazio.
De fato, a chance do Google retornar artigos do novo fórum serão muito baixas.

Entretanto, este fórum será trancado quando o novo estiver pronto. Ainda será possível visualizar o fórum, mas, não será possível comentar ou criar novas contas. Em vários lugares (ainda não foi decidido onde) colocaremos banners ou semelhantes informando da migração e direcionando o usuário para o novo fórum.

Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!

Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo

Willy

Número de Mensagens : 1812
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Prêmios

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Mensagem por PedroX em Seg 17 Ago 2015, 11:40

Olá, pessoal. Já que meu nome foi citado em alguns posts, gostaria de esclarecer.

O dono da GMBR é o Kabeção. Ele me concedeu acesso à conta de fundador, mas as decisões finais são dele. É claro que ele deu muita liberdade para fazer as coisas, como eleger administradores etc. Mesmo assim, para escolher novos admins eu sempre o consultava. Não que fosse algo perigoso, porque qualquer ação de administrador pode ser desfeita através da ferramenta de backup, que só o Kabeção tem acesso.

Na tentativa anterior de migração de servidor, optamos por não continuar por causa do tráfego da GMBR, das despesas, da situação da administração e mais alguns fatores.

Entendo que o fórum é uma comunidade, por isso acho que as opiniões de todos aqui são importantes. Então, eu daria a dica de que mostrem as vantagens, caso sejam a favor, ou as desvantagens, caso sejam contra. No final das contas, os melhores argumentos serão analisados e o Kabeção poderá avaliar. Acredito eu que ele não está muito ativo no fórum, mas sem dúvida ele se preocupa com as consequências dessas mudanças.

Agora, talvez peçam minha opinião. Bom, eu acho que para mudarmos de plataforma, temos que ter algo melhor a ser oferecido. O sistema da Forumeiros oferece um serviço de qualidade, sem custo. Se fosse possível manter ou ainda aumentar a qualidade desse serviço, a mudança seria mais discutível.

Sobre a capacidade dos fóruns Forumeiros, eu já cheguei a pensar que a plataforma atrapalhava. Mas depois vi que não é verdade. Vejam por exemplo a atividade do fórum abaixo. Por que ele tem tanto movimento? Porque o assunto é bem claro, direto ao ponto. É de interesse geral, tratando de questões de matemática e física, que muitos estão estudando. A GMBR também tem um assunto interessante? Claro que sim. Talvez devessemos apenas deixar mais claro o potencial do Game Maker. Talvez por exibir melhor os projetos feitos. É algo para se discutir em outros tópicos.
http://pir2.forumeiros.com

Edit: Estou repassando apenas as instruções que me foram dadas. Quanto ao Willy, como administrador ele pode eleger novos administradores e fazer mudanças neste fórum. Quanto a mudar de plataforma, consultem o Kabeção.

PedroX

Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por LightSpeedy em Seg 17 Ago 2015, 11:57

só uma pergunta,quando os usuários forem para a nova plataforma,o numero de mensagens,reputação,notas e troféus vão continuar? acho que isso meio que diz quanto tempo o usuário mecheu no forum ou algo do gênero

LightSpeedy

Prêmios

Mensagem por Thop Team em Seg 17 Ago 2015, 19:05

@LightSpeedy

Somente o número de mensagens não será transferido, devido a questões de organização.

Caso a maioria dos membros ativos queiram o numero de mensagens desse fórum para o novo, isso será feito sem exitação.

Thop Team

Mensagem por RenanRP em Ter 18 Ago 2015, 00:12

Olha eu acredito que se for migrar de plataforma, devam deixar esse trancado, os possiveis motivos para não migrar, que eu acredito são esses:

O VPN do novo fórum está sendo bancado por 4-5 pessoas, talvez até pessoas demais, mas vamos ao ponto:
Vamos colocar os caras que estão bancando por letras:
admin T, admin R, admin P, admin C.
O admin T quer adicionar uma coisa ao fórum(nem tão boa, talvez), o R e P não querem e não autorizam, admin T irá adicionar mesmo sem todos concordando, isso se repetirá novamente, e os admin R e P tirarão o admin T do cargo, admin T irá se revoltar e consequentemente parar de bancar o fórum, o fórum será saído do ar até pagarem a conta, daí acontece a mesma coisa com o admin C, ele se revolta, admin C poderá sair do cargo e não pagar.
2- O VPN não conseguir suportar o tráfego.
3-O caso dos admins não pagarem as desprezas do novo fórum.
4-Treta entre admins.

Prós:
Interface mais bonita, mais simples, melhor painel administrativo.(estes prós se baseiam no que vi, e não, não vi o painel administrativo, mas pelo que falaram deve ser muito bom.)

Bjs do Mestre RenanRP, ℃(●—○).

RenanRP

Número de Mensagens : 152
Reputação : 8
Prêmios

Mensagem por Willy em Ter 18 Ago 2015, 00:36

Seus pontos negativos são exclusivamente relacionados ao dinheiro. Sim, estamos dividindo a conta. Entretanto, estou ciente de que se um deles não pagar, eu terei que arcar com os custos. Isso não chega a ser um problema, já que eu poderia arcar tranquilamente sozinho.

Apesar de eu não estar por trás da parte técnica da construção do fórum, nenhuma ação é aplicada sem meu consentimento, ou seja, apesar de eu dar bastante liberdade, eu sempre serei consultado.

Referente a desentendimentos, também não será um problema. Mesmo que isso aconteça, apenas eu tenho acesso as contas "master", ou seja, apenas eu tenho acesso ao Host e aos demais pontos "sensíveis".

Apenas encerro meus argumentos dizendo que, os colaboradores desta iniciativa de trazer para vocês um fórum melhor e mais organizado não são crianças e são responsáveis, sendo que não abriremos mão dos pagamentos por causa de desentendimentos.

E, claro, se tudo der errado (coisa que não vai acontecer, posso te garantir isso), nós voltamos para a forumeiros.

Flws... blz

[Edit]
Ah, esqueci de dizer. Não usamos um VPN, temos um VPS.

Última edição por Willy em Ter 18 Ago 2015, 00:40, editado 1 vez(es)

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por Gonçalves em Ter 18 Ago 2015, 00:39

Willy escreveu:Referente a desentendimentos, também não será um problema. Mesmo que isso aconteça, apenas eu tenho acesso as contas "master", ou seja, apenas eu tenho acesso ao Host e aos demais pontos "sensíveis".
A resposta que esperava. No momento, não vejo contra algum no caso e se precisarem de alguma ajuda no novo fórum podem contar comigo! flw

Gonçalves

Número de Mensagens : 1013
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Prêmios

Mensagem por dharrison em Qua 19 Ago 2015, 22:13

Como ficou resolvido pessoal? Vai mudar mesmo?

dharrison

Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

Mensagem por Willy em Qua 19 Ago 2015, 22:58

Sim, dharrison, e muito em breve!
Já está tudo acertado, só temos alguns poucos detalhes para resolver.

Aguardem! blz

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por Brenno557 em Qui 20 Ago 2015, 13:45

rsrsrs Nem parece que em breve vou ter que me acostumar com um novo visual, esse site Já faz parte de mim e de minha vida me deixou bem acostumado :C:

Em espera

Brenno557

Número de Mensagens : 105
Reputação : 3
Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qui 20 Ago 2015, 14:26

Realmente brenno. Logo Logo vamos ter que dar um tchau ...

Seria interessante fazermos algo a respeito, no dia em que o forum for fechado .

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por Willy em Qui 20 Ago 2015, 14:29

Ora rapazes... Sejam fortes!
O fórum continuará aberto para matarem as saudades!
Mas duvido que sintam falta por muito tempo, é questão de tempo até vocês se apaixonarem pelo novo.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qui 20 Ago 2015, 14:30

Seria interessante podermos ter as medalhas transferidas e as joias também.

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por Willy em Qui 20 Ago 2015, 14:42

Medalhas, Jóias, Reputação e até a quantidade de mensagens se vocês desejarem.
Não faremos isso para todos, quem tiver interesse, basta se manisfestar através de MP no novo fórum.

Será criado um tópico para explicar o procedimento.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por mrHarris em Sex 21 Ago 2015, 11:32

Achei bem interessante a ideia, a nova interface está bem simples e fácil de encontrar as informações. Mas é dificil dar adeus, mesmo não logando mais com muita frequencia, to sempre dando uma espiada no forum asuhuhasuhsa

mrHarris

Número de Mensagens : 263
Reputação : 4
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por CRP-Max em Sex 21 Ago 2015, 13:23

Vocês bem que poderiam abrir um "beta" pra que possamos conhecer o novo fórum...
To ficando doente de curiosidade. nuu

E os textos do Willy, só pioram a ninha situação... nervoso

CRP-Max

Número de Mensagens : 819
Reputação : 29
Prêmios

Mensagem por DJM_JM em Seg 24 Ago 2015, 22:48

Vocês tem alguma previsão de quando o novo forum ficará pronto?

DJM_JM

Número de Mensagens : 14

http://www.gremioemfoco.info

Mensagem por WellingtonBecker em Seg 24 Ago 2015, 22:57

DJM_JM escreveu:Vocês tem alguma previsão de quando o novo forum ficará pronto?

Já esta pronto:

http://www.gamemakerbrasil.com.br/

WellingtonBecker

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 820
Notas recebidas : D
Reputação : 105

Mensagem por DJM_JM em Seg 24 Ago 2015, 23:05

WellingtonBecker escreveu:
DJM_JM escreveu:Vocês tem alguma previsão de quando o novo forum ficará pronto?

Já esta pronto:

http://www.gamemakerbrasil.com.br/

Valeu cara, já to lá agora. (y)

DJM_JM

Número de Mensagens : 14

http://www.gremioemfoco.info

Mensagem por Fuzenrad em Ter 25 Ago 2015, 12:52

Existe o recurso de ignorar usuário lá também? No caso qualquer atividade de um usuário ignorado aparece assim pra mim:
"Esta mensagem foi redigida por XXX que faz parte atualmente da sua lista de amigos ignorados. Visualizar a mensagem."

É um recurso muito útil para criar um ambiente harmonioso no fórum.

Edit:
Ah tem sim:
http://www.gamemakerbrasil.com.br/ignore/

Razz

Fuzenrad

Prêmios

Mensagem por chicoweb em Qua 26 Ago 2015, 21:52

O tempo de migração é muito pequeno nem vai dar tempo deu conseguir recuperar minhas paradas.

Ficou muito feio nego começar o forum com 1200, 10k de posts kkkk. Dane-se começarei do zero no novo forum é só pra informar mesmo não to me queixando de nadegas niguem precisa explicar.

chicoweb

Número de Mensagens : 666
Notas recebidas : B+C
Reputação : 49
Prêmios

Mensagem por Willy em Qua 26 Ago 2015, 23:27

Não se preocupe chico. Este fórum não será apagado, apenas não será mais possível criar tópicos. Mas nada impedirá que você visualize o fórum.

Essa quantidade de mensagens é a mesma deste fórum. É opcional. blz

Atenção:

Willy

Prêmios