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Como faço pro personagem pular tipo Mário?

3 participantes

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Como faço pro personagem pular tipo Mário? Empty Como faço pro personagem pular tipo Mário?

Mensagem por Adriel Qui 13 Ago 2009, 22:28

Como faço pra ele pular pra direita, esquerda e pra cima? ( OBS: gostaria de saber como ele pula com uma tecla e outra ao mesmo tempo ex: seta pra direita e tecla pra pular=pular pra frente ) Espero que entendam XD!
Adriel
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Como faço pro personagem pular tipo Mário? Empty Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?

Mensagem por ze1 Qui 13 Ago 2009, 22:46

Não testei, mas deve funcionar:

Código:

if keyboard_check(vk_left) // anda para a esquerda
  hspeed = -3
else if keyboard_check(vk_right) // anda para a direita
  hspeed = 3
else  // não anda se os botões direcionais não estiverem apertados
  hspeed = 0

// se o personagem não estiver no ar, pula
if keyboard_check(vk_space) && vspeed == 0 {
  vspeed = -10
  gravity = .8
}

Coloca isso dentro do evento "step".
É um código bem simples. Talvez seja melhor você procurar um tutorial ou demo sobre jogos de plataforma.
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Como faço pro personagem pular tipo Mário? Empty Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?

Mensagem por Ruan Sex 14 Ago 2009, 01:31

fiz uma engine pra isso, ficou bem fácil de usar e entender...
http://sharex.xpg.com.br/files/8787822570/Engine_pulo_estilo_Mario_By_Ruan.gm6.html
Ruan
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Como faço pro personagem pular tipo Mário? Empty Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?

Mensagem por Adriel Sex 14 Ago 2009, 20:05

ze1 não funcionou... ele pula até onde você pressionar e vai subindo até você soltar a teclas espaço. E quando cai no chão, ele continua caindo até sair da room!
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Como faço pro personagem pular tipo Mário? Empty Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?

Mensagem por ze1 Sex 14 Ago 2009, 20:22

Entendo o fato do personagem cair pelo chão: você não fez o evento de colisão entre o personagem e o chão.
Estou estranhando o fato do personagem "voar" até você soltar o espaço. Você pode fazer o seguinte. Criar uma variável pulo que, inicialmente vale 0. Aí você faz isso:

Código:

if keyboard_check(vk_space) && pulo == 0 {
  vspeed = -10
  gravity = .8
  pulo = 1
}

E quando o personagem colidir com o chão você faz com que a variável pulo seja 0 de novo.
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