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Como faço pro personagem pular tipo Mário?
3 participantes
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Como faço pro personagem pular tipo Mário?
Como faço pra ele pular pra direita, esquerda e pra cima? ( OBS: gostaria de saber como ele pula com uma tecla e outra ao mesmo tempo ex: seta pra direita e tecla pra pular=pular pra frente ) Espero que entendam XD!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?
Não testei, mas deve funcionar:
Coloca isso dentro do evento "step".
É um código bem simples. Talvez seja melhor você procurar um tutorial ou demo sobre jogos de plataforma.
- Código:
if keyboard_check(vk_left) // anda para a esquerda
hspeed = -3
else if keyboard_check(vk_right) // anda para a direita
hspeed = 3
else // não anda se os botões direcionais não estiverem apertados
hspeed = 0
// se o personagem não estiver no ar, pula
if keyboard_check(vk_space) && vspeed == 0 {
vspeed = -10
gravity = .8
}
Coloca isso dentro do evento "step".
É um código bem simples. Talvez seja melhor você procurar um tutorial ou demo sobre jogos de plataforma.
ze1- Data de inscrição : 03/08/2009
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Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?
fiz uma engine pra isso, ficou bem fácil de usar e entender...
http://sharex.xpg.com.br/files/8787822570/Engine_pulo_estilo_Mario_By_Ruan.gm6.html
http://sharex.xpg.com.br/files/8787822570/Engine_pulo_estilo_Mario_By_Ruan.gm6.html
Ruan- Data de inscrição : 10/06/2008
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Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?
ze1 não funcionou... ele pula até onde você pressionar e vai subindo até você soltar a teclas espaço. E quando cai no chão, ele continua caindo até sair da room!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Como faço pro personagem pular tipo Mário?
Entendo o fato do personagem cair pelo chão: você não fez o evento de colisão entre o personagem e o chão.
Estou estranhando o fato do personagem "voar" até você soltar o espaço. Você pode fazer o seguinte. Criar uma variável pulo que, inicialmente vale 0. Aí você faz isso:
E quando o personagem colidir com o chão você faz com que a variável pulo seja 0 de novo.
Estou estranhando o fato do personagem "voar" até você soltar o espaço. Você pode fazer o seguinte. Criar uma variável pulo que, inicialmente vale 0. Aí você faz isso:
- Código:
if keyboard_check(vk_space) && pulo == 0 {
vspeed = -10
gravity = .8
pulo = 1
}
E quando o personagem colidir com o chão você faz com que a variável pulo seja 0 de novo.
ze1- Data de inscrição : 03/08/2009
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