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O bicho não me segue
+2
Sewer Crawler
alison.antonioloffi
6 participantes
Página 1 de 1
O bicho não me segue
No meu jogo que quando eu encostar no obj_filho quero que ele me siga mas existe um detalhe muito grande (o meu jogo é de plataforma)
alison.antonioloffi- Data de inscrição : 27/02/2015
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Re: O bicho não me segue
Tem uma demo no GMS (Tile_Based_Platformer) que talvez seja o que vc procura.
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
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Re: O bicho não me segue
Vamos la, o obj_filho não enxerga, ele sabe onde o objeto a ser seguido está, mas não sabe que caminho seguir, para chegar ate o objeto ele terá que "esbarrar" nos obstáculos para saber onde se pode ir, como um sego tentando cruzar a cidade, ele sabe que seu destino fica do outro lado, só não sabe o caminho e seus obstáculos. Como em um jogo de labirinto que para chegar ao destino terá que tenta os caminhos ate chegar a saída...
Bem se você é um bom programador já sabe-rá o que fazer com isso. Se não...
user funções como place_free e place_meeting para checar os obstáculos, ea x e y do do objeto a ser seguido como orientação.
Bem se você é um bom programador já sabe-rá o que fazer com isso. Se não...
user funções como place_free e place_meeting para checar os obstáculos, ea x e y do do objeto a ser seguido como orientação.
Re: O bicho não me segue
ve se isso te ajuda
isso funciona do mesmo jeito pro inimigo seguir o player e talz e por ai vai
Flw!
- Código:
if player.x>x
{hspeed=2
image_xscale=-1}
else
{hspeed=-2
image_xscale=1}
if distance_to_object (player)<=2
{hspeed=0}
isso funciona do mesmo jeito pro inimigo seguir o player e talz e por ai vai
Flw!
Hypno- Games Ranking :
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Re: O bicho não me segue
É mas o problema é ele subir nas plataformas
alison.antonioloffi- Data de inscrição : 27/02/2015
Reputação : 1
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Re: O bicho não me segue
É só usa o placre_free ou place_meeting, como o Witen falou. Por exemplo, no step dele:
- Código:
if !place_free(x+hspeed,y)
{
vspeed=altura do pulo
hspeed=distancia do pulo
}
pedromenzani- Data de inscrição : 25/06/2014
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Re: O bicho não me segue
Idéia teórica, eu ja fiz isso mas to sem poder transformar em código:
Faz um vetor para guardar as ultimas 100 coordenadas x,y do objeto principal.
Ai vc define quantos ponteiros (indices do vetor) de atraso o objeto que segue vai se atualizar.
Esse procedimento é bom pq vc não precisar definir comprotamentos fisicos para quem segue.
EDIT: Vai dar ruim porque e plataforma, acho que foi por isso que ele citou como detalhe importante kkkk, o meu metod vai fazer o objeto pular fora das plataformas, vai ficar esquisito, sorry.
Faz um vetor para guardar as ultimas 100 coordenadas x,y do objeto principal.
Ai vc define quantos ponteiros (indices do vetor) de atraso o objeto que segue vai se atualizar.
Esse procedimento é bom pq vc não precisar definir comprotamentos fisicos para quem segue.
EDIT: Vai dar ruim porque e plataforma, acho que foi por isso que ele citou como detalhe importante kkkk, o meu metod vai fazer o objeto pular fora das plataformas, vai ficar esquisito, sorry.
chicoweb- Games Ranking :
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Data de inscrição : 15/05/2012
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Re: O bicho não me segue
@chicoweb, acho que sua ideia funcionaria perfeitamente, era só criar um path com ponto px por px, pra ter um movimento mais fiel ao objeto seguido. O problema é que se alison.antonioloffi acrescentar algo como, ao em vez do obj_filho imitar o caminho do "pai" ele ir ate o "pai" sozinho...
Re: O bicho não me segue
Se eu contar que é só colocar isso aqui no STEP objeto que vai seguir o player:
Referência: [Engine] alavanca ON/OFF + seguir suave
Agradecimentos: chicoweb (Ih conheço esse cara )
- Código:
// Velocidade, vai de 1 ate 10
vel = 1
// Calcula a velocidade para a programação, o 0.25 quando diminui ele anda mais rdevaga
// minima = 0.05 / maxima = 0.40
// Progressão geometrica: an = a1 + r(n - 1)
a1 = 0.05
a10 = 0.40
n = vel
r = 0.039
an = a1 + r * (n - 1)
velcalc = an
hspeed = (obj_jogador.x - x) * velcalc
vspeed = (obj_jogador.y - y) * velcalc
Referência: [Engine] alavanca ON/OFF + seguir suave
Agradecimentos: chicoweb (Ih conheço esse cara )
chicoweb- Games Ranking :
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Data de inscrição : 15/05/2012
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