Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Ajuda] Problema em criar pista estilo SimCity
3 participantes
Página 1 de 1
[Ajuda] Problema em criar pista estilo SimCity
Olá pessoal , gostaria de uma ajudinha nesse problema ,está dando um erro.
a imagem abaixo é uma strip de 12 imagens
e estou ultilizando esse codigo pra poder modificar as imagens de acordo com a posiçao que ela for colocada na room
o problema é que a prioridade de algumas condicoes está passando por cima de outras , tipo se eu quero uma curva da direita pra esquerda a imagem desenhada é a como se eu tivesse colocado direita,esquerda,cima por exemplo, o teste de 3 condicoes esta passando a frente do teste de 2 condicoes.
agradeco a ajuda.
a imagem abaixo é uma strip de 12 imagens
e estou ultilizando esse codigo pra poder modificar as imagens de acordo com a posiçao que ela for colocada na room
- Código:
if place_meeting(x+1,y,obj_Pista) // horizontal direita
{
image_index = 0
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) // horizontal esquerda
{
image_index = 0
image_speed = 0
}
if place_meeting(x,y+1,obj_Pista) // vertical baixo
{
image_index = 1
image_speed = 0
}
if place_meeting(x,y-1,obj_Pista) // vertical cima
{
image_index = 1
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y+1,obj_Pista) // esquerda,baixo
{
image_index = 2
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y-1,obj_Pista) // esquerda,cima
{
image_index = 3
image_speed = 0
}
if place_meeting(x+1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y+1,obj_Pista) // direita,baixo
{
image_index = 4
image_speed = 0
}
if place_meeting(x+1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y-1,obj_Pista)// direita,cima
{
image_index = 5
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y+1,obj_Pista) //esquerda,direita,baixo
{
image_index = 6
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y-1,obj_Pista) // esquerda, direita, cima
{
image_index = 7
image_speed = 0
}
if place_meeting(x,y-1,obj_Pista) && place_meeting(x,y+1,obj_Pista) && place_meeting(x+1,y,obj_Pista) //cima,baixo,direita
{
image_index = 8
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x+1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y-1,obj_Pista)//cima,baixo,esquerda
{
image_index = 9
image_speed = 0
}
if place_meeting(x-1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y-1,obj_Pista) && place_meeting(x+1,y,obj_Pista) && place_meeting(x,y+1,obj_Pista)//todas as direcoes
{
image_index = 10
image_speed = 0
}
o problema é que a prioridade de algumas condicoes está passando por cima de outras , tipo se eu quero uma curva da direita pra esquerda a imagem desenhada é a como se eu tivesse colocado direita,esquerda,cima por exemplo, o teste de 3 condicoes esta passando a frente do teste de 2 condicoes.
agradeco a ajuda.
macedoboka- Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda] Problema em criar pista estilo SimCity
Primeiro, tá certo ser x+1? Não deveria ser ao invés de 1 o tamanho da imagem? Não sou de usar place_meeting e posso estar equivocado, de qualquer forma... Eu uso collision_point().
Segundo, pra me facilitar nesses scripts, eu costumo criar vars locais ali antes de checar, assim:
Na hora de checar fica muito mais fácil, sendo assim:
Terceiro, se tu quer priorizar uma certa condição (se ela acontecer, outra será descartada) use else-if. Aí tu organiza por ordem de prioridade as condições, começando com as que checam mais (ou seja, a que checa os 4 lados, depois as que 3 e por aí vai...):
Segundo, pra me facilitar nesses scripts, eu costumo criar vars locais ali antes de checar, assim:
- Código:
var R,L,U,D;
R=place_meeting(x+1,y,obj_Pista)
L=place_meeting(x-1,y,obj_Pista)
U=place_meeting(x,y-1,obj_Pista)
D=place_meeting(x,y+1,obj_Pista)
Na hora de checar fica muito mais fácil, sendo assim:
- Código:
if R && L && U//se tiver outro na esquerda, direita, e baixo
{
//rá
}
Terceiro, se tu quer priorizar uma certa condição (se ela acontecer, outra será descartada) use else-if. Aí tu organiza por ordem de prioridade as condições, começando com as que checam mais (ou seja, a que checa os 4 lados, depois as que 3 e por aí vai...):
- Código:
if R && L && U && D//se tiver outro em todos os lados (4 lados)
{
//rá
}
else if R && L && U//se tiver outro na esquerda, direita, e cima (3 lados)
{
//rá
}
else if R && L && D//se tiver outro na esquerda, direita, e baixo (3 lados)
{
//rá
}
//e vai...
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda] Problema em criar pista estilo SimCity
mude de "+1" para metade do tamanho da sprite,por exemplo,se a sprite for 32x32 ponha "+16"
eu fiz um sistema identico ao seu rapidinho aqui,e isso funcionou
eu fiz um sistema identico ao seu rapidinho aqui,e isso funcionou
LightSpeedy- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/04/2013
Reputação : 40
Número de Mensagens : 354
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda] Problema em criar pista estilo SimCity
Goncalves obrigado nao incluir o collision_point , deixei o place_meeting ,esse metodo de criar as variaveis e atribuir a funcao facilita muito , nos meus proximos scripts vou sempre usar dessa forma usei o else if e ficou lindo e
Lightspeed inclui esse raciocinio de colocar a metade do tamanho da sprite e fucionou , está perfeito
obrigado!
Joinha pros 2
Lightspeed inclui esse raciocinio de colocar a metade do tamanho da sprite e fucionou , está perfeito
obrigado!
Joinha pros 2
macedoboka- Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos