Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Colisao com o mesmo objeto(encontrar outra rota)
2 participantes
Página 1 de 1
Colisao com o mesmo objeto(encontrar outra rota)
ola pessoal , to precisando de uma ajudinha, vamos la!
tenho uma have de zombies todos sao o mesmo objeto, quando sao criados eles
seguem o jogador até ai tranquilo, o problema que nao consigo resolver a colisao entre eles , tentei fazer e eles travam e param , gostaria que quando eles enconstarem procurem outra rota pra chegar ao jogador , mas nao ficar se amontoando depois de alguns segundos mesmo correndo eles acabam virando um so (um em cima do outro)
alguem pode me dar uma luz , agradeço!
tenho uma have de zombies todos sao o mesmo objeto, quando sao criados eles
seguem o jogador até ai tranquilo, o problema que nao consigo resolver a colisao entre eles , tentei fazer e eles travam e param , gostaria que quando eles enconstarem procurem outra rota pra chegar ao jogador , mas nao ficar se amontoando depois de alguns segundos mesmo correndo eles acabam virando um so (um em cima do outro)
alguem pode me dar uma luz , agradeço!
macedoboka- Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisao com o mesmo objeto(encontrar outra rota)
A função move_towards_point é simples demais. O ideal é você criar seu próprio script, calculando px por px, principalmente quando se tenta evita muitos obstáculos. Um exemplo de script com o movimento limpo (de Willy):
- Código:
/* ::: Arguments:::
0 = Velocidade
1 = Direo
[opcional]2 = modo (0 = solidos, 1 = objeto especifico, 2 = solidos e objeto especifico);
[opcional]3 = Objeto ( obrigatrio se 2 for especificado)
*/
arg2 = max(0, argument2 mod 3); //limita a um valor entre 0 e 2
/*calcula quanto deve andar na horizontal e na vertical baseado na direo
Obs: a velocidade total 1, pois vamos px por px
Ex: speed = 1 e direction = 30
ento, velocidadade vertical = 1 * sin(30) = 0.5
a velocidade horizontal = 1 * cos(30) ~= 0.86
ou seja, ele vai andar 0.5px para cima e 0.86px para a direita
lengthdir_x e lengthdir_y fazem o 'trabalho sujo' (cos e sin)
supondo que a velocidade total seja 10, no final das contas ele vai andar 5px pra
cima e 8.6px para a direita
*/
hmove = lengthdir_x(1, argument1);
vmove = lengthdir_y(1, argument1);
repeat(abs(argument0)){ //Repete o o codigo abaixo de acordo com o valor absoluto de argument0
//Condies::::::::::::::::::::::
switch(arg2){
case 0:
if (place_free(x+hmove,y)) x+=hmove; //se puder andar na horizontal, anda
if (place_free(x,y+vmove)) y+=vmove; //se puder andar na vertical, anda
break;
case 1:
if(!place_meeting(x+hmove,y,argument3)) x+=hmove; //se no colidir com o objeto na horizontal, anda
if(!place_meeting(x,y+vmove,argument3)) y+=hmove; //se no colidir com o objeto na vertical, anda
break;
case 2:
if (place_free(x+hmove,y) && (!place_meeting(x+hmove,y,argument3)))x+=hmove;//testa os dois anteriores e, se possivel, anda
if (place_free(x,y+vmove) && !place_meeting(x,y+vmove,argument3))y+=vmove;//testa os dois anteriores e, se possivel, anda
break;
}
}
return (point_distance(xprevious, yprevious, x, y)>0); // retorna true se andou ou false se no andou.
- Código:
scr_speed(Speed,point_direction(x,y,player.x,player.y),2,zombies);
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|