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GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Ter 14 Jul 2015, 22:06


Bem-vindo à terceira edição do GMBR JAM!

O Jam é um concurso como todos os otros, conténdo um tema e regras, porém, este é  de curta duração pois possui apenas 72 horas para finalizar o seu projeto!

Veja abaixo os detalhes do concurso. Não deixe de participar! blz


Garçom, traga-me o Menu!

Desta vez, você não vai criar um jogo, mas sim, um menu para um jogo fictício. Crie tudo o que um jogo profissional tem, ou seja, uma introdução com o logo do jogo, um menu principal, transições de tela, tela de opções, tela de créditos, seleção de personagens, seleção de fases e qualquer outro tipo de interação que o jogo pode dar! Quanto mais funcionalidades e detalhes tiver, mais chances você tem de ganhar! Abuse e use de toda sua criatividade, levando em conta que a temática do menu deve condizer com a temática do jogo fictício.

Ainda não entendeu o tema? Então assista ao vídeo abaixo, trata-se do Menu do jogo Call of Duty - Advanced Warfare.


Assistir no YouTube

O GMBR JAM #03 terá início às 12:00h de Sexta-feira, 17 de Julho e se encerrará às 12:00h de Segunda-feira, 20 de Julho.

Para efeito de fuso-horário, será considerada a hora oficial de Brasília:

Basta criar o tópico para seu game na Sessão de Entregas, com link de download válido, até a data do fim do CQ. Não serão aceitos links de download após o fim do prazo, portanto se antecipe.

- O projeto deve possuir relação com o tema proposto, caso contrário será desclassificado.
- É permitido usar recursos de terceiros, porém deve ser especificado nos Créditos do Jogo e no Tópico de Inscrição quem são os verdadeiro proprietários do conteúdo.
- São permitidos projetos feitos em qualquer versão do Game Maker

É permitido:
- Usar Extensões, Scripts, Libs e DLLs próprios e de terceiros.
- Usar sprites, fontes, backgrounds, tiles, sons e músicas de terceiros.
- Usar editores e/ou geradores de imagem, cenários, efeitos sonoros, e similares.
- Participar com mais de um projeto simultaneamente
- Participar em equipe

Será DESCLASSIFICADO o desenvolvedor que:
- Enviar o projeto após o fim do Concurso.
- Não dar os créditos pelos recursos usados no jogo.
- Não usar o Game Maker para criar seu projeto.
- Receber Zero em algum dos itens de avaliação.
- Usar um projeto já existente se passando por novo projeto.
- Gerar um erro fatal durante a execução do projeto.

O JAM#03 contará com pelo menos 2 avaliadores que farão suas avaliações individualmente. Esses avaliadores serão escolhidos entre os Administradores e Moderadores atuais da GMBR, porém Colaboradores interessados podem ajudar na avaliação enviando uma MP a um dos Administradores.

Critérios de avaliação

Criatividade e Originalidade (25 pontos): Indica quão criativo e original foi o projeto, tanto em seus conceito e dinâmica. Não inclui a originalidade dos recursos audiovisuais.

Gráficos (25 pontos): Indica a qualidade dos gráficos usados.

Áudio (10 pontos): Indica a qualidade das músicas e efeitos sonoros usados.

Complexidade (25 pontos): Indica o quão trabalhoso foi construir os recursos programados no projeto.

Ausência de Bugs(15 pontos): Indica o quão estável o projeto foi feito. Bugs encontrados diminuirão a nota e erros fatais acarretará na desclassificação do projeto.

Desempate:
Como critérios de desempate, temos os seguintes itens, na ordem em que aparecem:

- Projeto mais complexo
- Projeto mais bonito.
- Membro com menos medalhas


Os jogos participantes receberão destaques no portal e no fórum no Facebook (página oficial da GMBR).

1° colocado
2° colocado
3° colocado


Clique aqui para ver as Perguntas previstas:

FAQ

Posso criar um tópico para meu jogo mesmo que ele nem tenha sido iniciado?
Sim. Você não precisa postar o download, apenas o tópico com o nome do jogo e uma descrição. O tópico só precisa estar completo no último dia. Seu tópico será movido no final do concurso para a seção apropriada.

Posso participar em equipe?
Sim, com número ilimitado. A medalha vai para quem entregar. Os outros prêmios podem até se aplicar à equipe toda.

Por que o jogo não pode ser feito em outra engine?
Porque o fórum é sobre Game Maker e fica mais fácil detectar plágios.

O projeto pode ser feito em qual tipo de visão?
Tanto faz. Pode ser 3D, isométrico, plataforma, top down ou qualquer outro.

Quem pode participar?
Todos, exceto os Jurados.

Posso usar qualquer versão do Game Maker?
Sim, tanto pagas como gratuitas, incluindo as anteriores ao GM:S, .

Devo entregar o código-fonte (gmk, gmx, gmz ou similar)?
Somente se quiser. A comunidade incentiva os projetos open source, mas isso não influenciará na sua nota. No caso de suspeita de plágio, será obrigatório entregar o source.

Devo iniciar um projeto do zero?
Sim. Você pode até importar gráficos e áudio de outros projetos. É importante que todos os códigos sejam novos.  Sendo assim, os objetos e rooms não podem ser importados de outros projetos.

Quantos links de download são necessários?
Apenas um, de preferência do Dropbox. Recomendamos que envie tantos quanto puder, para evitar problemas de download.

Posso entregar o projeto depois do prazo?
Nem adianta, porque será recusado, mesmo se houver problemas com internet ou energia elétrica.

Posso entregar o projeto em GMK ou GMX?
Sim, mas é opcional.


Até o momento, agradecimentos ao Dotted Chaos pelo design para os novos concursos e aos Administradores e Moderadores que auxiliam a comunidade e participarão dessa edição do CQ.

Bom trabalho a todos,
Equipe GMBR e apoiadores[/center]


Última edição por Willy em Sex 17 Jul 2015, 14:14, editado 6 vez(es)
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Ter 14 Jul 2015, 22:13
Para min seria melhor se começasse as 11:00, por causa de meu horário, mas enfim, esperando o tema para tentar participar Smile
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Ter 14 Jul 2015, 23:14
Ebá mais um concurso, esse sera meu primeiro JAM, gosto muito de concursos de curta duração, estou só aguardado o tema, tomara que muitas pessoas participem  bounce.

Flws! sorrindo
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Ter 14 Jul 2015, 23:25
Dependendo do tema irei participar.  Se já me atrapalhei todo em 7 dias imagina em 3 hehehe.

Espero que participem bastante pessoas.


Última edição por Lighter em Qua 15 Jul 2015, 13:16, editado 1 vez(es)
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Ter 14 Jul 2015, 23:51
Talvez participarei, mas não acho que seja certo decidir o desempate usando como critério as medalhas que o usuario tem.
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 10:17
Pessoal, o tema será bem abrangente, podem ter certeza que será fácil participar e que teremos bastante gente participando (bom, pelo menos esse é o plano... yes).

Hyreos, eu duvido muito que o terceiro critério de desempate (ou até mesmo o segundo) seja usado. Isso nunca aconteceu em nenhum outro concurso.

Participem! blz
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 12:38
Uma coisa que sempre me incomoda é olhar pro meu perfil e não ver nenhuma medalha ou joia, e olha que eu to aqui desde 2008, vou fazer de tudo pra participar e ganhar uma neste Jam.

Piada interna:

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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 12:51
Ansioso para saber o tema. Talvez eu dê até uma parada em meu projeto atual e entre no concurso também, não lembro qual foi a ultima vez que tive essa interação no fórum.
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 12:57
@CRP-Max escreveu:Uma coisa que sempre me incomoda é olhar pro meu perfil e não ver nenhuma medalha ou joia, e olha que eu to aqui desde 2008, vou fazer de tudo pra participar e ganhar uma neste Jam.

Piada interna:


Eu também demorei para ganhar medalhas no começo, e nunca tive jogos no Hall of fame, mas é com esforço e dedicação que chegamos lá, falando nisso, que jogo você ja fez ?
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 13:29
@JoaoVanBlizzard escreveu:Eu também demorei para ganhar medalhas no começo, e nunca tive jogos no Hall of fame, mas é com esforço e dedicação que chegamos lá, falando nisso, que jogo você ja fez ?
Ter dificuldade até não seria o problema, mas eu não tenho muitos projetos aqui no fórum, muito menos tenho participado de algum concurso, e é isso que me deixa frustrado, mas vou reverter isso.

Agora que você perguntou, fui procurar o tópico e não encontrei mais...

Eu fiz um jogo chamado CRP-Snake, que participou do concurso 003 da Game Maker Brasil.

Caso tenha curiosidade de ver deixo aqui o jogo: .
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 14:36
O jogo é bem legal, principalmente por ter fases , faz ele diferente desse gênero que a maioria só aumenta velocidade e nada mais, o grafico ficou bom , pena que na época o próprio game maker estragava os sprites, mas hoje em dia no gms por exemplo daria para fazer o game em uma resolução maior.

Quanto ao concurso , vou tentar participar dependendo do tema, já que é um concurso de periodo rapido
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qua 15 Jul 2015, 21:38
Como assim CRP-Max? eu preciso de mais medalhas!

pra quem não pode entender o "Piada Interna"
postei essa imagem em um tópico falando que iria ter um Jam:

Spoiler:
Medalha Medalha Medalha



Esperando o tema...
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Qui 16 Jul 2015, 21:58
Passando aqui só pra lembrar vocês que amanha, precisamente ao meio dia, o tema deste Jam será divulgado, dando inicio à corrida contra o tempo!

Quem ai tá animado? lol!
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 00:08
Legal, terei pouco tempo mas tentarei participar mesmo assim cheers
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 12:00
Chega de espera! Saiu o tema!
E o tema é....
Garçom, traga-me o Menu!

Desta vez, você não vai criar um jogo, mas sim, um menu para um jogo fictício. Crie tudo o que um jogo profissional tem, ou seja, uma introdução com o logo do jogo, um menu principal, transições de tela, tela de opções, tela de créditos, seleção de personagens, seleção de fases e qualquer outro tipo de interação que o jogo pode dar! Quanto mais funcionalidades e detalhes tiver, mais chances você tem de ganhar! Abuse e use de toda sua criatividade, levando em conta que a temática do menu deve condizer com a temática do jogo fictício.

Ainda não entendeu o tema? Então assista ao vídeo abaixo, trata-se do Menu do jogo Call of Duty - Advanced Warfare.


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Boa sorte a todos! blz

OFF: Vou sair para almoçar e só volto as 13h. Responderei as dúvidas assim que possível.
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 12:15
(I.A.) Jam! Jam! Jam! Go

Ser um tema criativo e interessante. Gostei do fato, do mesmo explorar outros recursos além da programação de um jogo. Visto que desenvolver um jogo é algo que exige mais do que somente programação.

Considerei ótima a ideia, e desejo outros concursos semelhantes ao futuro. Em certeza que irei participar do mesmo.

OFF: Apostu ke o Uili fez esse tema pra me ferrar, só pq não manjo dos design. ;-;-;-;-;-;;-;
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 12:21
Bem, "um menu para um jogo fictício" então não necessariamente terá de haver um jogo, é isso? Criando um "pós-menu" recebe-se mais pontos ou só o menu que conta? Achei um tema meio pesado para uma jam, mas no fim das contas, vou tentar participar, afinal, menus são essenciais, aprender mais sobre vai ser produtivo para quem participar, garanto!! Boa sorte aos competidores.
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 13:30
Boa tarde colegas,
Willy, pode me tirar uma dúvida por favor?
Pode me dizer se TODOS os recursos do menu tem de estar funcionais? Por que por exemplo:
Se eu crio uma opção de "Inicio de jogo", ela não levará a lugar algum, outras opções poderão ter o mesmo efeito?
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 13:45
@SuDo: Minha intenção com esse concurso é estimular o profissionalismo por parte dos desenvolvedores, ou seja, que as pessoas vejam que, diferente dos livros, a capa é sim importante. Além disso, estimulo a criação de sistemas mais elaborados, que provavelmente, serão aproveitados em projetos futuros, já que são poucos os que consideram o menu uma parte importante do projeto.

@Lord Minus: Não é necessário criar um jogo real, apenas inventar um nome e um tema simbólicos apenas para o menu ter algum sentido (entenda que não faria sentido ter um menu de seleção de carros em um jogo de navios). Quanto mais partes e funcional for o menu (entende-se por pós-menu, como você disse), mais pontos você ganhará no quesito de complexidade.

@Mateus O de Andrade: Tudo o que você criar deve fazer alguma coisa. Por exemplo, se o menu selecionado é "Jogar", você pode simplesmente dar um aviso ao jogador dizendo que o jogo começou, mas, não necessariamente precisa ter um jogo. Entretanto, se você criar um menu de configuração e ter a opção de "ativar/desativar som", você também pode usar uma mensagem para simbolizar, entretanto, se a opção for funcional, você ganhará mais pontos em complexidade.
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

em Sex 17 Jul 2015, 13:50
Beleza, era justamente minha dúvida.
Obrigado Magnânimo chefinho!!! (espero que isso dê pontos HAHAHAHAHHAA)
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Re: GMBR JAM #03 - Garçom, traga-me o Menu!

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