Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
Como movimenta uma conjunto de tile.
Por exemplo o backgroud[1] tem os tiles desenhados no layer 100001;
Eu queria dar um paralax só nesses alguem sabe?
OBS: Esse código movimento só o back e não os tiles:
Por exemplo o backgroud[1] tem os tiles desenhados no layer 100001;
Eu queria dar um paralax só nesses alguem sabe?
OBS: Esse código movimento só o back e não os tiles:
- Código:
background_x[1] = view_xview[0]
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
Tu pode usar o tile_layer_shift() para mover os tiles de um depth específico.
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
Ele não se movimenta como eu imaginei com o shift, não sei a aplicação do shift, usei o xview e ele sai voando da tela.
Na verdade eu queria que os tiles ficassem parados na tela, como o código que eu citei faz com o background.
Resumindo eu queria fazer isso:
Mas com os tiles, entendeu?
Na verdade eu queria que os tiles ficassem parados na tela, como o código que eu citei faz com o background.
Resumindo eu queria fazer isso:
- Código:
background_x[0] = view_xview[0]
Mas com os tiles, entendeu?
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
Alguem pode fazer uma engine, já perdi 3 horas nessa m.... por favor!
Simplificando o que preciso:
Os tiles do depth 1001 vão acompanhar o buneco normalmente usando as views e o hbor e o obj_following.
Os tiles do depth 1000 NÃO vai acompanhar o buneco ele vai ficar parado, exemplos umas montanhas láaa atras do cenário, mas feita por tiles.
Simplificando o que preciso:
Os tiles do depth 1001 vão acompanhar o buneco normalmente usando as views e o hbor e o obj_following.
Os tiles do depth 1000 NÃO vai acompanhar o buneco ele vai ficar parado, exemplos umas montanhas láaa atras do cenário, mas feita por tiles.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
@chicoweb: O que o Gonçalves passou está correto. Os argumentos x e y do tile_layer_shift() são o montante que os tiles no determinado depth vão se mover ou seja, é como se fosse a velocidade.
Ref. Documentação:
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/game%20assets/backgrounds/background%20tiles/tile_layer_shift.html
SEMPRE consulte a documentação, a tradução do Google não é das melhores, mas da pra entender bem caso você não tenha boa compreensão do inglês.
Pra resolver você vai ter que calcular a diferença da posição atual e a posição anterior da view pra obter a velocidade da mesma em tempo real.
FLWS!
Ref. Documentação:
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/game%20assets/backgrounds/background%20tiles/tile_layer_shift.html
SEMPRE consulte a documentação, a tradução do Google não é das melhores, mas da pra entender bem caso você não tenha boa compreensão do inglês.
Pra resolver você vai ter que calcular a diferença da posição atual e a posição anterior da view pra obter a velocidade da mesma em tempo real.
- SE NÃO CONSEGUIR ABRA O SPOILER:
- - No Create coloque:
- Código:
//Pega posições da view
vx = view_xview[0];
vy = view_yview[0];
- No Step:- Código:
//Depth 'parado' - que segue a view
tile_layer_shift(1000000, view_xview[0] - vx, view_yview[0] - vy);
//Depth 'lerdo' - que segue a view lentamente (50% de atraso .5)
tile_layer_shift(1000001, (view_xview[0] - vx)*.5, (view_yview[0] - vy)*.5);
//Atualiza posições da view
vx = view_xview[0];
vy = view_yview[0];
FLWS!
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
Ahh Muleki só vc mesmo Alex.
Quase perfeito o seu código.
Eu tinha consultado a documentação oficial sim, sempre vejo os exemplos de uso lá.
Só faltava a matemática mesmo, pra pega a diferença da distancia da view, para onde eu deveria dar o shift.
Porquê quase perfeito?
Por que o segundo plano, o que fica parado, dá uma mexedinha assim que o player pára de andar.
To colocando aqui a engine que preparei pra testar, se alguem puder ajustar agradeço.
https://www.dropbox.com/s/upu76as0tbxin14/engine_mover_tiles.gmk?dl=0
Quase perfeito o seu código.
Eu tinha consultado a documentação oficial sim, sempre vejo os exemplos de uso lá.
Só faltava a matemática mesmo, pra pega a diferença da distancia da view, para onde eu deveria dar o shift.
Porquê quase perfeito?
Por que o segundo plano, o que fica parado, dá uma mexedinha assim que o player pára de andar.
To colocando aqui a engine que preparei pra testar, se alguem puder ajustar agradeço.
https://www.dropbox.com/s/upu76as0tbxin14/engine_mover_tiles.gmk?dl=0
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
Só coloque os códigos que mandei colocar no Step, coloque em Draw Begin.
Esqueci de levar em consideração quando a tela é atualizada e quando os valores view_xview e view_yview são atualizados.
No caso eles são atualizados pouco antes do Draw Begin (Ainda dentro dele):
FLWS!
Esqueci de levar em consideração quando a tela é atualizada e quando os valores view_xview e view_yview são atualizados.
No caso eles são atualizados pouco antes do Draw Begin (Ainda dentro dele):
FLWS!
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
A engine e do gm8 não tem BeginDraw.
Eu coloquei no begin step e não resolveu.
Eu coloquei no begin step e não resolveu.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
E não vai resolver em nenhuma outra opção. O GM:S dá bem mais liberdade para o usuário avançado deixando o se intrometer em todas (Ou quase) etapas do desenho.
No GM8 não faço ideia de como fazer dar certo, pois as posições da view são atualizadas antes de iniciar o Draw. Pra você entender melhor, o desenho do GM8 segue essa sequência:
1 - Configura view, e atualiza suas propriedades;
2 - Desenha tiles, backgrounds, sprites no modo automático;
3 - Evento Draw de todas instâncias;
*Somente o passo 3 podemos editar.
Pra funcionar precisa das variáveis view_xview e view_yview atualizadas, o que acontece no passo 1.
Dai preciso fazer os cálculos necessários antes que as tiles sejam desenhadas e depois que atualizar as propriedades da view, ou seja, antes do passo 2 e depois do passo 1. Ambos passos não podemos nos intrometer no GM8.
O GMS:S dá essa liberdade com DrawBegin.
Bom, boa sorte, se alguém resolver me avise também porque pelo que sei não da.
FLWS!
No GM8 não faço ideia de como fazer dar certo, pois as posições da view são atualizadas antes de iniciar o Draw. Pra você entender melhor, o desenho do GM8 segue essa sequência:
1 - Configura view, e atualiza suas propriedades;
2 - Desenha tiles, backgrounds, sprites no modo automático;
3 - Evento Draw de todas instâncias;
*Somente o passo 3 podemos editar.
Pra funcionar precisa das variáveis view_xview e view_yview atualizadas, o que acontece no passo 1.
Dai preciso fazer os cálculos necessários antes que as tiles sejam desenhadas e depois que atualizar as propriedades da view, ou seja, antes do passo 2 e depois do passo 1. Ambos passos não podemos nos intrometer no GM8.
O GMS:S dá essa liberdade com DrawBegin.
Bom, boa sorte, se alguém resolver me avise também porque pelo que sei não da.
FLWS!
Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset
O GMS:S dá essa liberdade com DrawBegin.
Tem razão em tudo mano!
O GM:s é mais maleável digamos assim.
Eu converti a engine para GMS, coloquei o mesmo código no DrawBegin e ficou perfeitooo.
Como eu achei que ela ficou completa e servirá para muitos, vou disponibilizá-la para o publico ainda hoje e te dou os devidos créditos Alex FC.
Muito obrigado!
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO] Problemas com tileset
» [Resolvido] Mascará para Tileset
» [RESOLVIDO] Tileset - Não fica transparente
» [Resolvido]Como destruir Tileset em colisão com um obj.
» [RESOLVIDO] Bug na movimentação do personagem
» [Resolvido] Mascará para Tileset
» [RESOLVIDO] Tileset - Não fica transparente
» [Resolvido]Como destruir Tileset em colisão com um obj.
» [RESOLVIDO] Bug na movimentação do personagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos