GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por chicoweb Ter 14 Jul 2015, 21:06

Como movimenta uma conjunto de tile.
Por exemplo o backgroud[1] tem os tiles desenhados no layer 100001;
Eu queria dar um paralax só nesses alguem sabe?

OBS: Esse código movimento só o back e não os tiles:

Código:
background_x[1] = view_xview[0]
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por Gonçalves Ter 14 Jul 2015, 21:22

Tu pode usar o tile_layer_shift() para mover os tiles de um depth específico.
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por chicoweb Ter 14 Jul 2015, 22:02

Ele não se movimenta como eu imaginei com o shift, não sei a aplicação do shift, usei o xview e ele sai voando da tela.

Na verdade eu queria que os tiles ficassem parados na tela, como o código que eu citei faz com o background.

Resumindo eu queria fazer isso:

Código:
background_x[0] = view_xview[0]

Mas com os tiles, entendeu?
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por chicoweb Qua 15 Jul 2015, 00:05

Alguem pode fazer uma engine, já perdi 3 horas nessa m.... por favor!

Simplificando o que preciso:

Os tiles do depth 1001 vão acompanhar o buneco normalmente usando as views e o hbor e o obj_following.

Os tiles do depth 1000 NÃO vai acompanhar o buneco ele vai ficar parado, exemplos umas montanhas láaa atras do cenário, mas feita por tiles.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por All-x Qui 16 Jul 2015, 10:27

@chicoweb: O que o Gonçalves passou está correto. Os argumentos x e y do tile_layer_shift() são o montante que os tiles no determinado depth vão se mover ou seja, é como se fosse a velocidade.

Ref. Documentação:

http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/game%20assets/backgrounds/background%20tiles/tile_layer_shift.html

SEMPRE consulte a documentação, a tradução do Google não é das melhores, mas da pra entender bem caso você não tenha boa compreensão do inglês.

Pra resolver você vai ter que calcular a diferença da posição atual e a posição anterior da view pra obter a velocidade da mesma em tempo real.

SE NÃO CONSEGUIR ABRA O SPOILER:

FLWS!

All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por chicoweb Qui 16 Jul 2015, 13:55

Ahh Muleki só vc mesmo Alex.

Quase perfeito o seu código.

Eu tinha consultado a documentação oficial sim, sempre vejo os exemplos de uso lá.
Só faltava a matemática mesmo, pra pega a diferença da distancia da view, para onde eu deveria dar o shift.

Porquê quase perfeito?

Por que o segundo plano, o que fica parado, dá uma mexedinha assim que o player pára de andar.

To colocando aqui a engine que preparei pra testar, se alguem puder ajustar agradeço.

https://www.dropbox.com/s/upu76as0tbxin14/engine_mover_tiles.gmk?dl=0
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por All-x Qui 16 Jul 2015, 15:37

Só coloque os códigos que mandei colocar no Step, coloque em Draw Begin.

Esqueci de levar em consideração quando a tela é atualizada e quando os valores view_xview e view_yview são atualizados.

No caso eles são atualizados pouco antes do Draw Begin (Ainda dentro dele):

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Draw_event_flow

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por chicoweb Qui 16 Jul 2015, 19:09

A engine e do gm8 não tem BeginDraw.
Eu coloquei no begin step e não resolveu.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por All-x Qui 16 Jul 2015, 21:35

E não vai resolver em nenhuma outra opção. O GM:S dá bem mais liberdade para o usuário avançado deixando o se intrometer em todas (Ou quase) etapas do desenho.

No GM8 não faço ideia de como fazer dar certo, pois as posições da view são atualizadas antes de iniciar o Draw. Pra você entender melhor, o desenho do GM8 segue essa sequência:

1 - Configura view, e atualiza suas propriedades;
2 - Desenha tiles, backgrounds, sprites no modo automático;
3 - Evento Draw de todas instâncias;

*Somente o passo 3 podemos editar.

Pra funcionar precisa das variáveis view_xview e view_yview atualizadas, o que acontece no passo 1.

Dai preciso fazer os cálculos necessários antes que as tiles sejam desenhadas e depois que atualizar as propriedades da view, ou seja, antes do passo 2 e depois do passo 1. Ambos passos não podemos nos intrometer no GM8.

O GMS:S dá essa liberdade com DrawBegin.

Bom, boa sorte, se alguém resolver me avise também porque pelo que sei não da.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por chicoweb Sex 17 Jul 2015, 12:03

O GMS:S dá essa liberdade com DrawBegin.

Tem razão em tudo mano!

O GM:s é mais maleável digamos assim.
Eu converti a engine para GMS, coloquei o mesmo código no DrawBegin e ficou perfeitooo.

Como eu achei que ela ficou completa e servirá para muitos, vou disponibilizá-la para o publico ainda hoje e te dou os devidos créditos Alex FC.

Muito obrigado!
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset Empty Re: [Resolvido] Movimentação com backgroud de tileset

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos