GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Breakout Angulo em Bounce

4 participantes

Ir para baixo

Breakout Angulo em Bounce Empty Breakout Angulo em Bounce

Mensagem por Makibara Ter 22 Nov 2011, 00:45

Olá galera.
To tentando fazer um jogo estilo breakout, e queria saber, assim como em arkanoid um dos jogos de mesmo estilo, que se dependendo de onde a bola bate(no meio, ou nas pontas) da barra, a bola rebata em um angulo diferente.
No momento estou usando que quando a bola colidir com a barra aconteça um bounce(D&D).
Dessa maneira a bola rebate mas sempre no mesmo angulo.
Obrigado desde já.
Makibara
Makibara

Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Breakout Angulo em Bounce Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Breakout Angulo em Bounce Empty Re: Breakout Angulo em Bounce

Mensagem por Carlos L. Ter 22 Nov 2011, 02:14

Centralize a sprite da barra e coloque um codigo onde seria mais ou menos assim:
Código:

se (bolaX > barraX)
   direção = direçãoDesejada;
senao // caso o bolaX seja menor que o barraX
   direção = direçãoDesejada;

Você tambem pode fazer o contole com uma var da seguinte maneira:
Código:

var lado;
lado = 0; // esquerda

se (lado == 0) // esquerda
   bola.direção = direçãoDesejada;
senao // direita
   bola.direção = direçãoDesejada;
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : Breakout Angulo em Bounce Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Breakout Angulo em Bounce Empty Re: Breakout Angulo em Bounce

Mensagem por saim Ter 22 Nov 2011, 10:16

Depois de usar move_bounce, dê uma consertada no ângulo em função de onde a bolinha bateu. Na verdade, você vai comparar o centro da bolinha com o centro da barra e usar essa diferença no novo ângulo. Os centros podem ser só "x" se a origem for, bom, no centro da sprite, mas vou usar "cx" porque pode não ser assim.
Código:
direction+=(cx-barra.cx)/(constante*tamanho_da_barra)
Note que:
- quando a bola estiver á esquerda da barra, a direção vai aumentar
- quando a bola estiver á direita da barra, a direção vai diminuir
- se a bola estiver perfeitamente alinhada com a barra (colisão no centro), a direção não muda
- a constante é só pra não ocasionar uma mudança muito brusca na direção.
- o tamanho da barra foi levado em conta pra suavizar essas alterações no caso da barra esticar.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Breakout Angulo em Bounce Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Breakout Angulo em Bounce Empty Re: Breakout Angulo em Bounce

Mensagem por Sewer Crawler Sáb 11 Jul 2015, 19:47

No evento colisão com a bola do objeto batplayer (a barra) coloque:
Código:
with other
{direction=90+batplayer.x-x;
 }
Sewer Crawler
Sewer Crawler

Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios : Breakout Angulo em Bounce Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Breakout Angulo em Bounce Empty Re: Breakout Angulo em Bounce

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos