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[Apresentação] JFastGame

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[Apresentação] JFastGame Empty [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 02 Jul 2015, 09:38

JFastGame


Bem, muitos já sabem sobre o projeto, mas como agora ele já está entrando em beta gostaria de anunciar oficialmente.

O projeto consiste em um criador de jogos, primeiramente, construído em java, Java é uma palavra chave(J), sendo tanto a linguagem que o programa foi feito, como também a linguagem que ele usa. Estou usando a Libgdx, uma biblioteca java open source que organiza as funções OpenGl e OpenAl , e também estou usando o compilador Gradle(compilador oficial do Android Studio) que também é Open Source.

Combinando os dois é possível exportar para diversas plataformas como:

  • Desktop Windows
  • Desktop Mac
  • Desktop Linux
  • Android
  • IOS
  • HTML/JavaScript


Este projeto será diretamente relacionado a meu Site de criação de jogos. Que será lançado junto com a versão 1.0 do JFastGame.

Como Funciona

FrameWork

Eu criei um pequeno Framework, ou seja, funções prontas para os recursos do jogo como sprites, colisões e etc. Esse Framework é aberto, ou seja, enquanto você está criando seus projetos você pode ver diretamente como ele está ficando a nível interno.

IDE

A IDE  é o programa que ajuda a trabalhar com Framework. Possuindo editores simples e completos para os recursos. Unindo o Framework e IDE é possível criar um ótimo ambiente de desenvolvimento. Fácil e rápido. Rápido, uma palavra chave(Fast). Não só significa que os projetos serão criados em pouco tempo, mas também a própria ide não vai explorar excessivamente os recursos da máquina.

Funcionalidades

O objetivo do JFastGame é ser capaz de abranger todos os tipos de jogos. Por esse motivo é necessário muitas funcionalidades. Incluindo e facilitando , primeiramente criando as interligadas a Jogos 2D e posteriormente 3D. Como por exemplo, Sprites, Sprites Vetoriais, Colisão 2D, Física, A* Pathfinding, Networking, Tiles, Listas e muito mais. Muitos deles usam engines próprias ou já inclusos na libgdx, terei apenas que encapsular pra ficar mais fácil de usar.
Estarei listando Todas as funcionalidades Pre-Vistas e estarei marcando conforme for terminando. Tanto da IDE como do Framework.

Framework:

  • Gráficos 2D (Sprites,Xprites*,Texturas,Senas) - Concluído
  • Colisões Vetoriais (Mascaras animadas, pontos de colisão) - Concluído*
  • Efeitos Sonoros(Sons e Músicas Multiplataforma) - Concluído
  • Arquivos(Texto, Recurso, Ini, Multiplataforma (Menos para HTML)) - Concluído
  • Recursos da linguagem Java(classes, libs, plugins podem ser feitos por usuarios) - Concluído
  • Física 2D(Engine Box2D)
  • Networking (Engine .Net Multiplataforma)
  • Criação de Recursos Runntime(Criação e edição)
  • A*Path finding(Com restrição, prioridade)
  • Listas e Dados
  • Outras coisas[...]Vide nota


Xprite = Sprite que usa folha de vetor(como flash, direitos autorais pelo nome criativo que dei  Cool )
Colisão vetorial = Usando linhas e circulos


IDE:

  • Criação do projeto em Pasta(Permitindo Sincronização) - Concluído
  • Criar recursos, renomear,mover, colar e etc - Concluído
  • Multilinguagem - Concluído
  • Ligação direta com O SITE(sem nome) e a comunidade -
  • Outras coisas[...]Vide nota


Exportação:

  • Desktop Windows - Concluído e Testado
  • Desktop Linux - Concluído e Testado
  • Desktop Mac - Concluído
  • Android 3.0 - Superior - Concluído e Testado(2 aparelhos)
  • Ios -
  • Html/JavaScript -
  • Windows phone(Usando html) -
  • Outras plataformas[...]Vide nota


Editores :

Editor de Imagem(Sprite,Texture)

  • Ferramentas precisas, para pixel art - Concluído
  • Ferramentas suaves, para desenho artistico - Concluído
  • Ferramentas de formas geométricas - Concluído
  • Camadas temporárias.(Durante a edição dos frames) - Concluído
  • Ver frame anterior ou posterior como plano de fundo
  • Duas cores (left-right) E alpha para cada uma - Concluído
  • Seleção parcial* - Concluído
  • Efeitos de camadas(blend modes) - Concluído
  • Performance razoável para imagens gigantescas - Concluído
  • Interface intuitiva e auto-escalável - Concluído
  • Outras coisas[...]Vide nota


Seleção parcial = Selecionar determinados pixeis,e com determinada "força". Quando algum efeito ou ferramenta for usada, ele só afetará os pontos selecionados e com a "força" que foi selecionado.

Outros editores a caminho[vide nota também]!

Conclusão Para 1º Beta:
Framework 2D : 45%
IDE 2D : 60%

Imagem do projeto atual :
Spoiler:
Nota
PRECISO DE OPINIÃO

Por favor, digam o que precisam. Qualquer coisa necessária pra criar ou facilitar seu jogo, que, não existe ou é muito complicado em outras engines. Ou alguma coisa que você queria, precise , ou uma ideia de função. Tudo será bem vindo. E talvez implementado ainda no beta.

Download:

Spoiler:

Isso é só pra demonstrar como eu não desisto fácil de um projeto:
FGC - Studio


Última edição por Rodrigo Santiago em Ter 04 Ago 2015, 22:10, editado 5 vez(es)
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Tedi Ripper Qui 02 Jul 2015, 09:49

Wow, muito bacana.

Você tem alguma imagem?

Qual a linguagem de programação?

É interessante, para abranger mais usuarios, fazer o mesmo que o Game Maker, mantenha uma possibilidade de programação exemplificada como blocos, D&D ou simplesmente funções simplificadas. Mantendo é claro o codigo para usuarios mais experientes. Isso torna mais convidativo a aprender a programar.

Eu mesmo estou tentando engrenar na criação 3D com um novo software, mas só pelo fato de todos terem linguagens complexas e nenhum auxilio a novatos (até mesmo os tutoriais iniciais assustam) eu estou com pouco animo de reaprender uma engine nova. Se houvesse uma possibilidade de programação exemplificada, faz o usuario "sentir o gostinho" de como é usar sua IDE e faz ele querer se aprofundar ;)

Só umas dicas, mantenha o foco

Flw flw
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 02 Jul 2015, 10:07

Tedi Ripper com respeito a programação e ensinar os novatos, é por isso que o Site será criado e vinculado ao programa, vai ter até vários cursos de criação de jogos nessa engine e até em outras.

O objetivo realmente, é ensinar a Programar, por isso as regras de sintaxes vão existir bem rigidamente e nada de D&D. No editor de código terá uma barra lateral direita com um Help bem diferente!

As funções serão bem simples, e o projeto está cheio de Overloading para esconder as coisas complexas, mas não ser nessesário aprender tudo novamente.

Vlw TediRiper
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por LightSpeedy Qui 02 Jul 2015, 11:24

Parece muito bom Very Happy,so umas perguntas:
1-A linguagem vai ser tipo gm? ou sera mais puxada para Java mesmo
2-A Quanto tempo esta criando ela?
3-De Onde veio a idéia do nome JFastGame

tb tenho umas sugestões:

1-Um sistema simples de testar a fase dentro do próprio Editor,uma coisa que sempre me encheu o saco e ficar abrindo o jogo várias vezes para saber o erro

2-Editor de imagens,sons,etc dentro do próprio programa,essa foi uma das coisas que me fez optar pelo game maker envez de várias outras plataformas que encontrei,eu não precisava ficar abrindo o "gimp" "photoshop" etc o tempo todo e carregar a imagem,e caso algo estivesse errado ter de abrir tudo de novo

3-Sistema de "Libs" igual gm,ou melhor ja que ele foca em scripts,seria como scripts do gm,vc botaria em uma pasta um .txt com scripts e ele rodaria no game,por exemplo Correr_para_o_lado.txt,dae era so escrever Correr_para_o_lado dentro da engine que ele carregava,ótimo para programar coisas rapidamente
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por WellingtonBecker Qui 02 Jul 2015, 11:37

Achei muito interessante teu projeto, apenas acho que esse nome não combinaria visto que se pode fazer muito mais coisas com ele doque games(ex: aplicativos, programas etc...). Aguardo o lançamento.
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 02 Jul 2015, 11:59

Obriago LigtSpeedy .

Respostas

1 - Java, suando as sintaxes e as funções remodeladas(simples)
2 - Estou criando a 2 meses(me achei rápido)
3 - Criar Games 'rápido' - O J é usado comumente em programas feitos em java.

Sugestões :

1 - A sugestão de testar fica meio impossível. É necessário compilar. Até por isso que os programadores gostam de usar computadores potentes, esse é o mal de todas as linguagens.

2 - Eu acho que você não entendeu que os editores são internos.

3 - Sim, existe mesmo isso. Dentro do projeto são os FastScripts!

WellingtonBecker : Java Fast Game. Não percebeu que Jogo não é uma palavra chave?

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Eu estava esperando achar um final melhor, mas esse está bom. Então seria como:
Ambiente de Gestão para jogos ou aplicativos rápida feita em java, compactando em JFastGame
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por EsDB Qui 02 Jul 2015, 13:04

Excelente. \o/ Very Happy

Vou esperar ansioso pela beta. felicidade
Espero que quando lance a beta, já seja possível criar algo na mesma...
Quero fazer alguma coisa na sua engine. feliz2
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 02 Jul 2015, 22:18

Muito bacana, espero que possa concluir o projeto , só faltou compatibilidade para consoles mas ai era pedir demais,né? alem de consoles terem direitos ultra autorais heheheh
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 04 Ago 2015, 22:12

Bem, eu estava vendo que eu iri demorar muito pra deixar o editor de sprite perfeito. Então, como ele já está bem usável, mas ainda faltando muita coisa(menus quase de enfeite), eu resolvi logo mostrar. Assim não fica parecendo que eu estou parado.

Ele não compila nenhuma build, mas você já pode ver como são os recursos(basta navegar pelo explorer e abrir com txt). A sprite já pode ser editada.
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por LightSpeedy Qua 05 Ago 2015, 16:11

Achei muito bom Very Happy,unica coisa que poderia melhorar é vc clicar nas coisas,quando você clica num resource ele só muda o nome envez de abrir,e é bem chato ficar clicando com botão direito e "edit" sempre que quiser mudar,e quando você vai editar uma font aparece o editor de sprites :v
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 05 Ago 2015, 20:42

LightSpeedy Laughing obrigado por testar.

Existe apenas o Editor de Sprites. E ele entra com click duplo,embora eu vou alterar a velocidade para ficar mais intuitivo.

kkkk. Vlw pelo aviso de fonts.
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por AG Hydra Qua 05 Ago 2015, 21:52

Olá, Rodrigo.

bom... primeiramente tenho de dizer que o software é elegante com relação ao design, tanto como em outras áreas... um exemplo seria o editor gráfico que particularmente achei elegante e eficaz, as cores em geral me agradaram bastante. espero que a linguagem utilizada assemelhe-se a linguagem de programação Java (a qual estou estudando atualmente), já que esta seria uma boa opção para o desenvolvimento de softwares e games. gostei das opções presentes nas ferramentas. seria eficaz um sistema que poderia permitir ao usuário, alterações nos scripts e objetos durante a execução do Game ou Software em desenvolvimento através do software, deste modo... não necessitaríamos de encerrar a execução e executar somente para editar algo simples nos scripts. espero que continue com o software, no futuro poderá mostrar-se uma poderosa ferramenta. até.
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Gonzo Qua 05 Ago 2015, 22:37

O visual está bem agradável, os botões: novo, abrir, salvar, excluir, executar, debug, poderiam abrir em cascata ao clicar no arquivo, os botões copiar e colar não vejo muita funcionalidade pra eles sendo que por default todos já usam o velho Ctrl+c Ctrl+v, pasta Sprites blz, Textures deve ser o backgrounds, Masks parece legal vai dar pra moldar a mascara com o mouse é isso? duas pastas de áudio? Fonts blz, e Scenes, eu pessoalmente acostumei de mais com o visual escuro do GMS você poderia colocar uma opção ou tornar o soft escuro como padrão, é um projeto grande boa sorte! rabbit
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 06 Ago 2015, 07:02

AG Hydra : Eu farei o possível pra se aproximar a isso. Talvez o modo debug seja bem permmissivo, como mudar valor de variaveis públicas dos objetos, e verificar breakpoints.

Gonzo: Obrigado por  testar. Apesar de você poder usar teclas de atalho, é uma convenção colocar os botões.
Sim, você poderá editar as masks com o mouse,e até anima-las.

tornar o soft escuro como padrão

Não gosto muito( Mad ), provavelmente haverá o tema.

O que você quis dizer com :
os botões: novo, abrir, salvar, excluir, executar, debug, poderiam abrir em cascata ao clicar no arquivo
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por chicoweb Qui 06 Ago 2015, 11:25

To acompanhando seu projeto Rodrigo, ainda não testei pretendo testar hoje.

tornar o soft escuro como padrão

Pelo Amor de Deus não faça isso kkkk

No GMS mesmo eu só uso o skin clássico.
Essa coisa preta do gms me embaralha até as letrinhas na vista quando edito um gml.
Coloca como opção mesmo (Perfumaria pura deixa isso pro final neh).
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por RenanRP Qui 06 Ago 2015, 11:36

chicoweb escreveu:To acompanhando seu projeto Rodrigo, ainda não testei pretendo testar hoje.

tornar o soft escuro como padrão

Pelo Amor de Deus não faça isso kkkk

No GMS mesmo eu só uso o skin clássico.
Essa coisa preta do gms me embaralha até as letrinhas na vista quando edito um gml.
Coloca como opção mesmo (Perfumaria pura deixa isso pro final neh).
Prefiro muito mais a Skin preta, o branco "dói os zói"℃(●—●), boa sorte com o projeto Rodrigo, provavelmente tentarei aprender a usa-lo.
Só uma dúvida, os usuários poderão criar seus próprios temas?
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[Apresentação] JFastGame Empty Re: [Apresentação] JFastGame

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 06 Ago 2015, 11:57

Mas as letras em neon pra mim é pior. Prefiro o fundo cinza e letras escuras. Alias, a comunidade java é acostumada com Eclipse e NetBeans.
E preto é uma cor terrível pra se trabalhar com design.

Chicoweb
Os icones todos são feitos para combinar perfeitamente com o tema, eu tenho que melhorar tudo agora!

Eu vou me esforçar em deixar o Editor de Script não ofuscante aos olhos e também bonito(preto é feio).

Contudo, ainda terá o tema escuro.
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