Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[CAMPANHA] Exportem para HTML5!
+9
UrielAlves
Kabeção
chicoweb
Lighter
dharrison
Willy
JoaoVanBlizzard
divin sphere
Mr.Rafael
13 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Então, pessoal... como vocês já devem saber, o GameMaker Studio e outras game engines lhes dão a oportunidade de exportar para diversas plataformas, de executáveis para Windows, expandindo para celulares e até mesmo consoles de videogame!
O que passa despercebido para a maioria das pessoas, porém, é que você pode fazer um jogo para todas elas utilizando o infame módulo HTML5! Sim, os exports para a web têm esse mérito, mas aparentemente ninguém está ligando muito para isso (e isso eu estou falando de maneira geral, não só aqui).
E por isso, eu gostaria de iniciar esta campanha para você, que tem ou ainda pensa em adquirir uma licença, ou que acabou de comprar e está pensando em qual plataforma você deve focar...
Sim, eu estou aqui humildemente pedindo para que vocês, ao invés de utilizarem os métodospré-históricos... digo... arcaicos para divulgar seus jogos, exportem para HTML5 e simplesmente postem o link deles para que nós possamos testar na mesma hora.
Melhor ainda: se for possível, ponha ele em um iframe dentro do seu próprio tópico, e assim todo mundo que visualizar poderá jogá-lo ali mesmo!
Mas vocês provavelmente estarão questionando alguns detalhes: "Mas o módulos são caros", "Os jogos não rodam nos celulares", "Nunca tive problemas em usar o executável tradicional" - esses são alguns dos questionamentos que creio que muita gente está tendo nesse exato momento. Não posso prever todos, mas tentarei argumentar estes:
Fica aqui o meu apelo. Gostaria muito de que o único requerimento para poder testar os jogos da galera fosse apenas ter um browser decente. Imaginem o quão legal seria se ninguém precisasse perder tempo sendo redirecionado para o adf.ly, sem ser bombardeado pelas propagandas dos sites de download, sem ter que descompactar nada no meu PC, e acima de tudo, sem precisar repetir tudo isso quando o autor lançar uma versão nova.
Aguardo opiniões e comentários sobre isso.
o/
O que passa despercebido para a maioria das pessoas, porém, é que você pode fazer um jogo para todas elas utilizando o infame módulo HTML5! Sim, os exports para a web têm esse mérito, mas aparentemente ninguém está ligando muito para isso (e isso eu estou falando de maneira geral, não só aqui).
E por isso, eu gostaria de iniciar esta campanha para você, que tem ou ainda pensa em adquirir uma licença, ou que acabou de comprar e está pensando em qual plataforma você deve focar...
EXPORTEM PARA HTML5!
Sim, eu estou aqui humildemente pedindo para que vocês, ao invés de utilizarem os métodos
Melhor ainda: se for possível, ponha ele em um iframe dentro do seu próprio tópico, e assim todo mundo que visualizar poderá jogá-lo ali mesmo!
Mas vocês provavelmente estarão questionando alguns detalhes: "Mas o módulos são caros", "Os jogos não rodam nos celulares", "Nunca tive problemas em usar o executável tradicional" - esses são alguns dos questionamentos que creio que muita gente está tendo nesse exato momento. Não posso prever todos, mas tentarei argumentar estes:
Os módulos são caros demais, não tenho condições de comprá-los.
- Resposta:
Até o momento em que fiz esta postagem, os módulos estão com até 75% de desconto. Aproveite as promoções quando estiverem disponíveis (e garanto que ele terá cortes de preço mais vezes) e você não terá problemas.
E um detalhe: não se baseie pelo preço da Master Collection, aquele é o preço de todos os módulos juntos! E cá entre nós... por que pagar tão caro por isso, quando você pode disponibilizar o jogo para todas as plataformas utilizando apenas o HTML5?
Claro, não estou contando o pessoal que vende os aplicativos e outros casos isolados, é claro, mas para a maioria dos usuários daqui, o HTML5 é mais do que o suficiente.
Os jogos de browser não rodam nos celulares, e se rodam, ficam muito lentos.
- Resposta:
- Isso era verdade... ERA, não é mais. Mas vou deixar isso a seu critério. Quero que pegue seu celular e acesse este link: http://play.famobi.com/mini-race-rush
É um jogo de corrida pensado para dispositivos mobile, feito em HTML5. E tirando a parte sonora, o jogo funciona muito bem.
E isso dá uma vantagem sem igual: o HTML5 te dá não só a possibilidade de ser jogado direto do seu tópico ou website para quem o visualiza no PC, mas também de ser jogado nos smartphones e tablets! Sem múltiplos exports, sem downloads, sem nenhum processo burocrático para publicar seu jogo nas App Stores. É simples assim.
Mas o que tem de errado com os executáveis? Estamos usando esse método há mais de 10 anos e ninguém nunca reclamou.
- Resposta:
- Existem muitas razões para não utilizar mais esse método:
• Os arquivos executáveis (*.exe) só rodam nos sistemas operacionais Windows, o que limita o seu público. Não será possível executar seus jogos em outros S.O's a menos que exista um utilitário (como o Wine, por exemplo) ou uma máquina virtual. Ambos são processos complicados demais para o usuário casual e acaba não valendo a pena passar por tudo isso apenas para testar o seu jogo, quando é muito mais fácil apenas abrir uma página no navegador e começar jogar - e compatível com todas as plataformas.
• Executáveis são inseguros. Não é possível saber se o arquivo em questão é malicioso a não ser que seja descompactado e analisado por algum antivírus. O Windows também não ajuda em nada na reputação deles, pois alerta o usuário desse risco para todo jogo que você for executar. Isso força o usuário casual a ter um senso de cautela na hora de escolher um jogo para testar, o que é totalmente desnecessário.
• Executáveis precisam ser baixados. Isso cria um passo adicional necessário para jogar seu jogo, diferente das versões para HTML5, onde o único requerimento é abrir uma página - e se o jogo já estiver acoplado no seu tópico/site, então não há mais nenhum passo envolvido! As chances são de que terão mais pessoas jogando o seu jogo direto do browser do que baixando o executável (e eu mesmo não baixo mais nenhum).
• Executáveis possuem problemas de compatibilidade. Dependendo da versão do sistema operacional ou do processador (32-bits ou 64-bits), talvez não seja possível executar o seu jogo. Embora existam certos problemas com a fragmentação de browsers, a maioria dos problemas resulta apenas em falhas sutis que, no final de tudo, ainda permite que seu jogo pelo menos execute no navegador.
Podem existir certas justificativas para o uso dos executáveis (principalmente para jogos mais pesados e/ou para disponibilizá-lo na loja do Steam, por exemplo), mas para a boa maioria das pessoas do fórum, o HTML5 é mais que o suficiente.
E para falar a verdade: quando estamos longe de nossos PC's (seja na escola ou no trabalho), é muito mais rápido escolher um joguinho aleatoriamente no ClickJogos do que ficar baixando e instalando coisas na máquina da empresa, não é? Fora que às vezes essas máquinas bloqueiam executáveis ou nos impede de extrair arquivos zipados, e com isso você perdeu a chance de tornar o seu jogo um passatempo para alguém.
Fica aqui o meu apelo. Gostaria muito de que o único requerimento para poder testar os jogos da galera fosse apenas ter um browser decente. Imaginem o quão legal seria se ninguém precisasse perder tempo sendo redirecionado para o adf.ly, sem ser bombardeado pelas propagandas dos sites de download, sem ter que descompactar nada no meu PC, e acima de tudo, sem precisar repetir tudo isso quando o autor lançar uma versão nova.
Aguardo opiniões e comentários sobre isso.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
realmente,nunca vejo ninguem exportar para htm5,eu ate exportaria o meu jogo mais..
'Os módulos são caros demais, não tenho condições de comprá-los.'
nem com promoções eu consigo okay,a campanha parece boa espero que consiga bons resultados
'Os módulos são caros demais, não tenho condições de comprá-los.'
nem com promoções eu consigo okay,a campanha parece boa espero que consiga bons resultados
divin sphere- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/03/2012
Reputação : 22
Número de Mensagens : 114
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Eu tava pensando nesse tipo de ideia para criar demos de jogos meus, tipo, as vezes o jogo é grande demais para baixa-lo e ao invés de ficar criando videos daria para colocar o jogador para testar o game antes de baixa-lo.
O grande problema que eu vejo é que nos testes em html 5 a velocidade mesmo no meu pc cai consideravelmente, mesmo que o jogo não tenha muitos recursos, mesmo com o game maker quanto a unity isso acontece, por isso eu evito usar Html 5 , mas a ideia seria boa, principalmente para jogos nao muito casuais. o unico programa que rodava relativamente bem era o tululoo game maker, mas ele tinha poucos tutos para usa-lo.
O grande problema que eu vejo é que nos testes em html 5 a velocidade mesmo no meu pc cai consideravelmente, mesmo que o jogo não tenha muitos recursos, mesmo com o game maker quanto a unity isso acontece, por isso eu evito usar Html 5 , mas a ideia seria boa, principalmente para jogos nao muito casuais. o unico programa que rodava relativamente bem era o tululoo game maker, mas ele tinha poucos tutos para usa-lo.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Com tantos pontos positivos, você esqueceu do mais importante... Facebook, a maior rede social do mundo. Tem lugar melhor pra postar um jogo? Um compartilhar ou um mero like no seu jogo e você já começa a disseminar seu jogo internet afora de forma automática.
Apesar de eu saber disso, confesso que não cogitei a possibilidade de portar meus projetos para HTML5 simplesmente por ter esquecido dele, porém, é uma plataforma que pode trazer muitos benefícios, principalmente para a divulgação.
Vou adicionar o HTML5 no meu carrinho de compras.
Ótima campanha!
Flws...
Apesar de eu saber disso, confesso que não cogitei a possibilidade de portar meus projetos para HTML5 simplesmente por ter esquecido dele, porém, é uma plataforma que pode trazer muitos benefícios, principalmente para a divulgação.
Vou adicionar o HTML5 no meu carrinho de compras.
Ótima campanha!
Flws...
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Willy: O onde estou seria perfeito para portar para Html5 já que é um tipo de jogo que vejo muita gente jogar em paginas na internet, no caso do Mr rafael, tem o the one e ninja man que são ótimos para isso, atenderia bem o publico casual,
infelismente eu não tenho nenhum jogo ainda com potencia para Html 5, mas to desenvolvendo um jogo para portáteis que também possa ter versão para html 5 nesse caso.
infelismente eu não tenho nenhum jogo ainda com potencia para Html 5, mas to desenvolvendo um jogo para portáteis que também possa ter versão para html 5 nesse caso.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Como funciona para pedir pra outra pessoa compilar o jogo?
Poderíamos fazer isso de algum modo, ou até comprar em galera. Eu topo.
Poderíamos fazer isso de algum modo, ou até comprar em galera. Eu topo.
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Obrigado pelos comentários! Todo apoio na campanha é bem-vindo!
Caramba, esqueci mesmo! O Facebook pode ser uma ótima mina de ouro para quem também estiver afim de fazer jogos em estilo RPG ou com níveis para evoluir (ranks, XP e etc), já que há a possibilidade de vender itens no meio do jogo.
De qualquer forma, mais um ponto positivo para o HTML5.
Complementando mais o seu comentário, tem uma vasta gama de jogos por aqui que tornaria a vida muito mais prática e ganharia até mais plays (mais gente dando uma chance para jogar e ver como é) se fossem exportados para HTML5: o Gravitron, o Senshi Tetsu e jogos de colheita e tal, como o Sca Farm.
Caramba, acho que até o Halloween 3D seria uma boa se você tivesse a possibilidade de portá-lo, teria uma boa possibilidade de seu jogo acabar aparecendo em um site de jogos online (como o ClickJogos). Eu fico empolgado quando vejo esses jogos 3D, mas a maioria é feita no bom e velho ShockWave (antecede o Flash) e no Unity Web Player!
E quando você falou nos meus jogos, eu até fico meio triste pelo meu abandono do GM, mas confesso que já cogitei em comprar estes módulos. Se eu não puder mais resistir, acho que exportaria eles na mesma hora.
Basta enviar o projeto para alguém de confiança. Quando compilado e exportado, basta que a outra pessoa mande-o de volta para você.
Claro, tem aquela inconveniência de você depender de alguém para exportar - principalmente quando você está testando e acha bugs, pedir para testar toda hora é complicado...
... mas se tiver uma quantidade considerável de gente que possua o módulo e o jogo já estiver pronto, sei lá, acho que vale a pena sim pedir. Quanto na parte de comprar em conjunto, é preciso ver se a ferramenta pode ser registrada em múltiplas máquinas diferentes. Se esse for o caso, há a possibilidade de "rachar" com alguém o valor e todo mundo se aproveitar disso.
o/
Willy escreveu:Com tantos pontos positivos, você esqueceu do mais importante... Facebook, a maior rede social do mundo. Tem lugar melhor pra postar um jogo? Um compartilhar ou um mero like no seu jogo e você já começa a disseminar seu jogo internet afora de forma automática.
Apesar de eu saber disso, confesso que não cogitei a possibilidade de portar meus projetos para HTML5 simplesmente por ter esquecido dele, porém, é uma plataforma que pode trazer muitos benefícios, principalmente para a divulgação.
Vou adicionar o HTML5 no meu carrinho de compras.
Ótima campanha!
Flws...
Caramba, esqueci mesmo! O Facebook pode ser uma ótima mina de ouro para quem também estiver afim de fazer jogos em estilo RPG ou com níveis para evoluir (ranks, XP e etc), já que há a possibilidade de vender itens no meio do jogo.
De qualquer forma, mais um ponto positivo para o HTML5.
JoaoVanBlizzard escreveu:Willy: O onde estou seria perfeito para portar para Html5 já que é um tipo de jogo que vejo muita gente jogar em paginas na internet, no caso do Mr rafael, tem o the one e ninja man que são ótimos para isso, atenderia bem o publico casual,
infelismente eu não tenho nenhum jogo ainda com potencia para Html 5, mas to desenvolvendo um jogo para portáteis que também possa ter versão para html 5 nesse caso.
Complementando mais o seu comentário, tem uma vasta gama de jogos por aqui que tornaria a vida muito mais prática e ganharia até mais plays (mais gente dando uma chance para jogar e ver como é) se fossem exportados para HTML5: o Gravitron, o Senshi Tetsu e jogos de colheita e tal, como o Sca Farm.
Caramba, acho que até o Halloween 3D seria uma boa se você tivesse a possibilidade de portá-lo, teria uma boa possibilidade de seu jogo acabar aparecendo em um site de jogos online (como o ClickJogos). Eu fico empolgado quando vejo esses jogos 3D, mas a maioria é feita no bom e velho ShockWave (antecede o Flash) e no Unity Web Player!
E quando você falou nos meus jogos, eu até fico meio triste pelo meu abandono do GM, mas confesso que já cogitei em comprar estes módulos. Se eu não puder mais resistir, acho que exportaria eles na mesma hora.
dharrison escreveu:Como funciona para pedir pra outra pessoa compilar o jogo?
Poderíamos fazer isso de algum modo, ou até comprar em galera. Eu topo.
Basta enviar o projeto para alguém de confiança. Quando compilado e exportado, basta que a outra pessoa mande-o de volta para você.
Claro, tem aquela inconveniência de você depender de alguém para exportar - principalmente quando você está testando e acha bugs, pedir para testar toda hora é complicado...
... mas se tiver uma quantidade considerável de gente que possua o módulo e o jogo já estiver pronto, sei lá, acho que vale a pena sim pedir. Quanto na parte de comprar em conjunto, é preciso ver se a ferramenta pode ser registrada em múltiplas máquinas diferentes. Se esse for o caso, há a possibilidade de "rachar" com alguém o valor e todo mundo se aproveitar disso.
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
@Blizzard: Já pensei em fazer isso, mas não compensaria. Digo, o jogo é muito curto e usa gráficos de The Sims. Mas, apesar disso, eu já tive a ideia de fazer um jogo todo usando fotografias reais, ou seja, eu montaria o ambiente do jogo em minha própria casa. E se desse certo, em um castelo. Sim... Um castelo, desses de pedra e tudo mais. Aqui perto de casa tem um e eu conheço o dono. Seria bem maneiro, hehe.
Os gráficos seriam editados no PS pra deixar com um ar de cartoon, ou coisa parecida. Na época da ideia (2012), esse seria o gráfico:
Os gráficos seriam editados no PS pra deixar com um ar de cartoon, ou coisa parecida. Na época da ideia (2012), esse seria o gráfico:
- Spoiler:
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Wooow, ótima campanha, visto que a maioria das pessoas não gostam de baixar arquivos para jogar games medíocres. O mundo esta ficando cada vez mais instantâneo, jogos Browser pode ser uma solução para os nossos games se encaixar no segmento.
Eu quis dizer "medíocres" no sentido de simples, comum. Não como um studio profissional com histórias complexas, gráficos escandalosos, e várias pessoas envolvidas no projeto.
Aproveitando o tópico, tenho um tutorial ensinando a publicar um jogo em HTML.
https://gmbr.forumeiros.com/t29388-hospedar-e-publicar-um-jogo-html-gms#214952
(Até dei uma editada)
Eu quis dizer "medíocres" no sentido de simples, comum. Não como um studio profissional com histórias complexas, gráficos escandalosos, e várias pessoas envolvidas no projeto.
Aproveitando o tópico, tenho um tutorial ensinando a publicar um jogo em HTML.
https://gmbr.forumeiros.com/t29388-hospedar-e-publicar-um-jogo-html-gms#214952
(Até dei uma editada)
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Mr.Rafael escreveu:dharrison escreveu:Como funciona para pedir pra outra pessoa compilar o jogo?
Poderíamos fazer isso de algum modo, ou até comprar em galera. Eu topo.
Basta enviar o projeto para alguém de confiança. Quando compilado e exportado, basta que a outra pessoa mande-o de volta para você.
Claro, tem aquela inconveniência de você depender de alguém para exportar - principalmente quando você está testando e acha bugs, pedir para testar toda hora é complicado...
... mas se tiver uma quantidade considerável de gente que possua o módulo e o jogo já estiver pronto, sei lá, acho que vale a pena sim pedir. Quanto na parte de comprar em conjunto, é preciso ver se a ferramenta pode ser registrada em múltiplas máquinas diferentes. Se esse for o caso, há a possibilidade de "rachar" com alguém o valor e todo mundo se aproveitar disso.
o/
Eu apoio e participaria de um financiamento coletivo entre a Staff para comprar algumas lincensas enquanto estão na promoção, deixamos elas com os Administradores/Moderadores mais dispostos e ativos para ajudar o pessoal.
Mas para organizar tudo legal um pré-requisito: só seria visivel isso e acessivel para a Staff, para que membros desconhecidos ou muto novos não comecem a floodar o fórum com pedidos de "compila pra mim plis?"
EDIT: não que os membros não-staff não teriam acesso, mas isso nao seria divulgado publicamente, apenas em tópicos reservados ou por MP aos interessados.
Posso dar até R$ 50,00
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Assim que nem meu jogão campeão ó :
Cuidado desafio altamente viciante e irritante kkk.
Eu não sei é colocar pra pega na tela toda nem do navegador nem do celular.
Eu não sei é colocar pra pega na tela toda nem do navegador nem do celular.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Isso me fez lembrar de colocar alguns jogos estranhos que fiz anos atrás.
Esse aqui assim funciona: http://hammeronart.com/demos/coas/
Deu até pra recompilar sem editar nada e funciona melhor do que eu esperava no Chrome do Android.
Não basta apenas compilar. Jogos para HTML5 devem ser testados desde o começo pois a diferença entre plataformas é enorme e muitos bugs que não aparecem na versão desktop podem impedir o jogo de funcionar.
Não sei porque vocês gostam tanto dessa ideia.
Já é difícil o suficiente resolver bugs testando a cada linha escrita, imagina depender de um intermediário ou simplesmente compilar no final do projeto...
Esse aqui assim funciona: http://hammeronart.com/demos/coas/
Deu até pra recompilar sem editar nada e funciona melhor do que eu esperava no Chrome do Android.
Não basta apenas compilar. Jogos para HTML5 devem ser testados desde o começo pois a diferença entre plataformas é enorme e muitos bugs que não aparecem na versão desktop podem impedir o jogo de funcionar.
Não sei porque vocês gostam tanto dessa ideia.
Já é difícil o suficiente resolver bugs testando a cada linha escrita, imagina depender de um intermediário ou simplesmente compilar no final do projeto...
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
A nível de curiosidade: quantas pessoas jogaram o jogo do chicoweb assim que viram ele neste tópico? Eu passei um bom tempinho aqui testando e tentando passar de fase, e isso porque ele nem está nos posts de cima.
Bom, acho que é daí que a gente percebe como seria diferente se a maioria dos nossos jogos estivessem disponíveis para jogar direto dos posts dos nossos tópicos ao invés de pedir para que o pessoal faça download e esperar que alguém realmente baixe.
Na minha opinião isso seria uma ótima ideia. Aliás, se algum staffer possuir a ferramenta em mãos, ele poderia fazer uma pequena seleção de jogos que valeriam a pena converter e depois contactaria os criadores. Seria até legal jogar, por exemplo, os jogos do Hall of Fame no post inicial.
E para complementar a ideia, caso existisse um acordo pela parte do autor, poderíamos upar o jogo em uma espécie de repositório próprio da GMBR. Isso evitaria que os jogos "expirassem" ou ficassem indisponíveis (muitos tutoriais antigos estão hoje inutilizados por imagens quebradas e muitos tópicos de jogos perderam a validade dos links de download).
Sim, o resultado do export pode ser um tanto quanto instável, além de que os jogos não funcionariam magicamente nos celulares também sem antes adaptar certos tamanhos e controles (adicionar eventos de click no jogo para serem compatíveis com o touch, por exemplo)...
... mas por que não?
Não temos nada a perder. Talvez os primeiros exports não fiquem realmente do jeito que nós esperávamos, mas não há prejuízo. Se o export funcionar, temos um jogo pronto para ser visualizado livremente na web, o que dá um saldo positivo. E se o pessoal ir se interessando em ter seus jogos dessa maneira de forma mais frequente, aos poucos a galera se adequa a desenvolverem seus jogos já pensando em exportá-lo depois.
É um estado de adaptação que, se começarmos a incentivar e pedir que os autores tentem publicar os jogos dessa forma ("Pow, o PC da LAN não autoriza rodar executável, tem como colocar uma versão online em HTML5 ae?"), no final só vamos ter a ganhar.
Todos os jogos vão funcionar bem? A fragmentação de browsers torna isso algo bem difícil. Todos os jogos vão ter suporte a celular? depende dos controles. Mas não podemos nos desmotivar, ainda há a possibilidade desses jogos serem adaptados e/ou arrumados pelo autor, dependendo da vontade do mesmo. E só porque o jogo foi exportado para HTML5, não quer dizer que ele precise obrigatoriamente oferecer suporte a mobile também (assim como todos os jogos de desktop não têm obrigação de serem compatíveis com gamepad, por exemplo).
E eu ainda acho que esse princípio é muito melhor do que ver os usuários tendo que criar conta no 4Shared porque o autor upou o jogo dele lá (e fazer o mesmo procedimento quando o autor atualizar para uma versão 2.0).
o/
Bom, acho que é daí que a gente percebe como seria diferente se a maioria dos nossos jogos estivessem disponíveis para jogar direto dos posts dos nossos tópicos ao invés de pedir para que o pessoal faça download e esperar que alguém realmente baixe.
dharrison escreveu:Eu apoio e participaria de um financiamento coletivo entre a Staff para comprar algumas lincensas enquanto estão na promoção, deixamos elas com os Administradores/Moderadores mais dispostos e ativos para ajudar o pessoal.
Mas para organizar tudo legal um pré-requisito: só seria visivel isso e acessivel para a Staff, para que membros desconhecidos ou muto novos não comecem a floodar o fórum com pedidos de "compila pra mim plis?"
EDIT: não que os membros não-staff não teriam acesso, mas isso nao seria divulgado publicamente, apenas em tópicos reservados ou por MP aos interessados.
Posso dar até R$ 50,00
Na minha opinião isso seria uma ótima ideia. Aliás, se algum staffer possuir a ferramenta em mãos, ele poderia fazer uma pequena seleção de jogos que valeriam a pena converter e depois contactaria os criadores. Seria até legal jogar, por exemplo, os jogos do Hall of Fame no post inicial.
E para complementar a ideia, caso existisse um acordo pela parte do autor, poderíamos upar o jogo em uma espécie de repositório próprio da GMBR. Isso evitaria que os jogos "expirassem" ou ficassem indisponíveis (muitos tutoriais antigos estão hoje inutilizados por imagens quebradas e muitos tópicos de jogos perderam a validade dos links de download).
Kabeção escreveu:Isso me fez lembrar de colocar alguns jogos estranhos que fiz anos atrás.
Esse aqui assim funciona: http://hammeronart.com/demos/coas/
Deu até pra recompilar sem editar nada e funciona melhor do que eu esperava no Chrome do Android.
Não basta apenas compilar. Jogos para HTML5 devem ser testados desde o começo pois a diferença entre plataformas é enorme e muitos bugs que não aparecem na versão desktop podem impedir o jogo de funcionar.
Não sei porque vocês gostam tanto dessa ideia.
Já é difícil o suficiente resolver bugs testando a cada linha escrita, imagina depender de um intermediário ou simplesmente compilar no final do projeto...
Sim, o resultado do export pode ser um tanto quanto instável, além de que os jogos não funcionariam magicamente nos celulares também sem antes adaptar certos tamanhos e controles (adicionar eventos de click no jogo para serem compatíveis com o touch, por exemplo)...
... mas por que não?
Não temos nada a perder. Talvez os primeiros exports não fiquem realmente do jeito que nós esperávamos, mas não há prejuízo. Se o export funcionar, temos um jogo pronto para ser visualizado livremente na web, o que dá um saldo positivo. E se o pessoal ir se interessando em ter seus jogos dessa maneira de forma mais frequente, aos poucos a galera se adequa a desenvolverem seus jogos já pensando em exportá-lo depois.
É um estado de adaptação que, se começarmos a incentivar e pedir que os autores tentem publicar os jogos dessa forma ("Pow, o PC da LAN não autoriza rodar executável, tem como colocar uma versão online em HTML5 ae?"), no final só vamos ter a ganhar.
Todos os jogos vão funcionar bem? A fragmentação de browsers torna isso algo bem difícil. Todos os jogos vão ter suporte a celular? depende dos controles. Mas não podemos nos desmotivar, ainda há a possibilidade desses jogos serem adaptados e/ou arrumados pelo autor, dependendo da vontade do mesmo. E só porque o jogo foi exportado para HTML5, não quer dizer que ele precise obrigatoriamente oferecer suporte a mobile também (assim como todos os jogos de desktop não têm obrigação de serem compatíveis com gamepad, por exemplo).
E eu ainda acho que esse princípio é muito melhor do que ver os usuários tendo que criar conta no 4Shared porque o autor upou o jogo dele lá (e fazer o mesmo procedimento quando o autor atualizar para uma versão 2.0).
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Willy escreveu:@Blizzard: Já pensei em fazer isso, mas não compensaria. Digo, o jogo é muito curto e usa gráficos de The Sims.
Eu já penso totalmente o contrário, jogos curtos que compensam fazer em html5 justamente por serem curtos, alem de serem mais leves e com processamento melhor , não corre o risco de se decepcionar fazendo um jogo grande e no fim acabar não rodando em html5 de forma consideravel, esse papo de criar um jogo mais expansivo eu ja ouvi muito não leva a mal, mas quando você acha que esse jogo estar pronto ? vale mais a pena começar com algo que ja fez e deixar o depois para depois, o que o publico quer é poder jogar seu jogo. quanto ao gráfico de the sims, voce pode usar um programa chamado sweet home para criar sua propria room para adaptar no jogo, é bem facil de usar e vai atender com o que você precisa.
Mr.Rafael escreveu:
Caramba, acho que até o Halloween 3D seria uma boa se você tivesse a possibilidade de portá-lo, teria uma boa possibilidade de seu jogo acabar aparecendo em um site de jogos online (como o ClickJogos). Eu fico empolgado quando vejo esses jogos 3D, mas a maioria é feita no bom e velho ShockWave (antecede o Flash) e no Unity Web Player! Smile
Ia ficar tudo travando no navegador,kkkkk, mas a ideia seria boa, mas tenho medo de fazer tal adaptação e ficar bugadão, agora jogos como o agente da C&A e submundo funcionaram bem, desde que não use muitos sons.
Mr.Rafael escreveu:
A nível de curiosidade: quantas pessoas jogaram o jogo do chicoweb assim que viram ele neste tópico? Eu passei um bom tempinho aqui testando e tentando passar de fase, e isso porque ele nem está nos posts de cima. Laughing
Sim, realmente o jogo do chicoweb viceia e fica mais oportuno em html5 , seria legal se tivessem jogos para ser jogados no portal nesse formato até para atrair mais gente ao forum, assim eles não precisam ficar catando jogos ou procurando onde tenha.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Opaaa! Ótima campanha.
Se eu fosse comprar, eu compraria 2 módulos.
O Android e o Html 5, pois o pro, eu ganhei e queria unir junto com os outros dois.
Se alguém quiser comprar comigo, olhei agora tá de $299,98 Dollars, ou seja R$ 926,94 Reais.
Alguém quer entrar no barco?
Se eu fosse comprar, eu compraria 2 módulos.
O Android e o Html 5, pois o pro, eu ganhei e queria unir junto com os outros dois.
Se alguém quiser comprar comigo, olhei agora tá de $299,98 Dollars, ou seja R$ 926,94 Reais.
Alguém quer entrar no barco?
UrielAlves- Data de inscrição : 20/07/2014
Reputação : 19
Número de Mensagens : 35
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
olá gente, eu fiz o jogo da Mary em Html5 e coloquei na game jolt, mas la só está rodando no firefox =/ , mas funciona bem, quem quizer conferir eis o link:
pagina
pagina
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Eu acho uma ótima ideia a exportação para HTML 5, mas, tenho algumas dúvidas.
Eu tenho a impressão que o mercado anda tendendo mais para os jogos mobile e ainda vejo muitos jogos nas lojas, será que seria uma boa HTML 5 para celulares?
Para Desktop é indiscutível que o HTML 5 é melhor...
Eu tenho a impressão que o mercado anda tendendo mais para os jogos mobile e ainda vejo muitos jogos nas lojas, será que seria uma boa HTML 5 para celulares?
Para Desktop é indiscutível que o HTML 5 é melhor...
vitorfernandes13- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
As vezes que converti jogos para o HTML5, retornaram erros/bugs de colisão inesperados e que não existiam no jogo, e ficava de um modo que não poderia ser jogado em, alguns casos.
Caso eu faça algum novo projeto, eu pensarei em exportar para HTML5, mas não será a plataforma alvo, será mais para testes rápidos do pessoal.
HTML5 funciona com d3d?
acho que não...
Caso eu faça algum novo projeto, eu pensarei em exportar para HTML5, mas não será a plataforma alvo, será mais para testes rápidos do pessoal.
HTML5 funciona com d3d?
acho que não...
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Existe uma maneira de deixar o game responsivo para os celulares em mod html5? outra coisa que vejo a favor do html5 é se você estiver fazendo um jogão, não precisa ser um jogão, você pode lançar uma demo em html5 pra divulgar a parada, assim como os filmes lançam os trailers.
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CAMPANHA] Exportem para HTML5!
Eu apoio a causa:
Flw
Flw
Tedi Ripper- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Campanha: Eu te ajudo
» [CDF] Campanha do FeedBack Dado
» Campanha jogo justo
» campanha mudando di fórun!
» Campanha Vamos Alertar!
» [CDF] Campanha do FeedBack Dado
» Campanha jogo justo
» campanha mudando di fórun!
» Campanha Vamos Alertar!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|