GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Movimentação a 45 de dois personagens

5 participantes

Ir para baixo

Movimentação a 45 de dois personagens  Empty Movimentação a 45 de dois personagens

Mensagem por DeduBr Sáb 06 Jun 2015, 14:09

Bom eu estou trabalhando em um simples jogo, onde existem dois jogadores que tem como objetivo fazer o gol no adversário, só que existe um problema que não vejo onde pode está o erro. Quando ambos estao se movimentando na mesma direção, 45 graus especificamente, eles não se movem, apenas um pode se movimentar a 45 por vez.
Outro erro é que quando o personagem B esta se movimentando a 45 graus ele nao consegue chutar (apenas o personagem B, que possui codigo similar ao personagem A).

Codigo PErsonagem B, Step e create:
create:
Código:

/// Variaveis
global.mvspeedB = 4;
keySpaceB = ord("P");
keyBoostB = ord("O");


Step:
Código:

/// Eventos Continuos

var krB, klB, kupB, kdB, kpB;
kpB = keyboard_check_pressed(keySpaceB);
krB = keyboard_check(vk_right);
kupB = keyboard_check(vk_up);
klB = keyboard_check(vk_left);
kdB = keyboard_check(vk_down);
kbB = keyboard_check(keyBoostB);
    
    if(krB or kdB or kupB or klB){
        
    
         if(krB){
            global.direcaoB = 0;
            image_xscale = -1;
        }
        if(klB){
            global.direcaoB = 180;
            image_xscale = 1;
        }
        if(kupB){
            global.direcaoB = 90;          
        }
        if(kdB){
            global.direcaoB = 270;  
        }
        if(kupB && krB){
            if(global.direcao = 45){
                global.direcaoB = 45;
            }else{
                global.direcaoB = 45;
            }
        }
        if(kdB && krB){
            global.direcaoB = 315;    
        }
        if(klB && kupB){
            global.direcaoB = 135;
        }
        if(klB && kdB){
            global.direcaoB = 225;
        }
        direction = global.direcaoB;
        speed = global.mvspeedB;
    }else{
        speed = 0;
    }
    
    // Chute
        
    if(kpB) && (global.chuteB = false){
                global.chuteB = true;
                
                if((global.direcaoB = 0)or(global.direcaoB = 180)or(global.direcaoB = 45)or(global.direcaoB = 90)or(global.direcaoB = 270)or(global.direcaoB =315)or(global.direcaoB = 135) or (global.direcaoB = 225)){
                    if(image_xscale = 1){
                        global.sentidoPernaB = false;
                        instance_create(x+(objJogadorB-20), y+(objJogadorB+20), objPernaB);
                    }else{ if(image_xscale = -1){
                                global.sentidoPernaB = true;
                                instance_create(x+(objJogadorB+20), y+(objJogadorB+20), objPernaB);  
                            }
                    }
                    
                }
                
    }
  
    
    // BOOST
if(((objPontoGoalB.x - objJogadorB.x) > (objPontoGoalB.x - objJogador.x)) and (objBola.x > objJogador.x)){
if(klB)or(kupB)or(krB)or(kdB){    
    if(kbB) && (global.boostB = false){
        global.boostB = true;
        global.mvspeedB = 7;        
        if(image_xscale = -1){    
            instance_create(x+(objJogadorB-20), y, objBoostB);
        
        }else { if(image_xscale = 1){
                    instance_create(x+(objJogadorB+20), y, objBoostB);  
                }
        }
    }
    }
}

Personagem A:
o codigo do personagem A é o mesmo do Personagem B, só que nas variaveis globais nao possui o B na frente do nome, nem as variaveis locais possui B na frente.


PS:
o personagem B se movimenta pelas setas, chuta com "p" e da o boost com "o".
o personagem A se movimenta por "w,a,s,d", cuta com com "c" e da boost com "v".


Última edição por DeduBr em Sex 19 Jun 2015, 11:06, editado 1 vez(es)
DeduBr
DeduBr

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/06/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : Movimentação a 45 de dois personagens  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentação a 45 de dois personagens  Empty Re: Movimentação a 45 de dois personagens

Mensagem por ralk2 Qui 18 Jun 2015, 16:38

Uma duvida,
1 - pq no 45 vc faz uma validação  e nos outros não? if(global.direcao = 45){

2 - No if, não deveria ser if(global.direcao == 45) (dois sinais de igual). Acredito q vc poderia tirar esse if de dentro da opção de 45 graus. Pq em qualquer situação ele vai atribuir global.direcaoB = 45 (tipo, tanto no if, quanto no else)


-------------------------------------
       if(kupB && krB){
*******if(global.direcao = 45){
               global.direcaoB = 45;
           }else{
               global.direcaoB = 45;
           }
       }
ralk2
ralk2

Data de inscrição : 03/11/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Movimentação a 45 de dois personagens  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentação a 45 de dois personagens  Empty Re: Movimentação a 45 de dois personagens

Mensagem por itarodrigo Qui 18 Jun 2015, 18:11

verdade ralks,

sempre que for comparar algo se usa ==

quando se usa apenas um = quer dizer que está atribuindo um valor à variável.
itarodrigo
itarodrigo

Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios : Movimentação a 45 de dois personagens  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentação a 45 de dois personagens  Empty Re: Movimentação a 45 de dois personagens

Mensagem por Thyago Qui 18 Jun 2015, 21:56

Apesar de outras linguagens ser assim, em gml você pode usar apenas 1 "=" para comparar.

Ambos vão funcionar igual.

Código:
if(a = 5){}
if(a == 5){}

Isso vai comparar e não atribuir valor.
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : Movimentação a 45 de dois personagens  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentação a 45 de dois personagens  Empty Re: Movimentação a 45 de dois personagens

Mensagem por Zero. Sex 19 Jun 2015, 01:01

DeduBr, o problema está na configuração de sua máquina que não recebe múltiplas informações de teclas do teclado, eu tinha isso também, o meu pc só recebia 3  teclas no máximo,  se eu tentasse apertar qlqer outra, n ia de jeito nenhum, só se soltasse outra.  Pesquise por algo similar na  net.
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Movimentação a 45 de dois personagens  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentação a 45 de dois personagens  Empty Re: Movimentação a 45 de dois personagens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos