[Sugestão] Crack é proibido, mas...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Você concorda com a mudança da regra?

48% 48% 
[ 14 ]
31% 31% 
[ 9 ]
3% 3% 
[ 1 ]
10% 10% 
[ 3 ]
7% 7% 
[ 2 ]

Total dos votos : 29

[Sugestão] Crack é proibido, mas...

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 12:11

Olá galerinha do fórum. Após postar um link do GM8 crackeado, levei um alerta.
Dai me lembrei que a regra não era sobre direitos autorais, mas crack...

Então dei uma pesquisada para confirmar sobre o uso de crack de um produto fora do mercado não ser ilegal...E descobri que era, e inclusive o uso ROM's também é. '-'

A questão é a seguinte:

Crack, nada mais é que uma infração dos direitos autorais. Que inclusive a "proteção" contra o crack está dentro da mesma....

Mas, como um usuário fluente do fórum. Já vi milhares de usuário infrigindo direitos autorais em seus jogos. Inclusive jogos conhecidos do fórum, jogos de ex administradores, e moderadores específicos.

O problema é: Porque é proibido a infração de direitos autorais em uma situação específica, mas em todas as outras não são?

Recomendo proibir a infração de direitos autorais por completo. Ou então mudar essa regrinha ai, pois não é muito diferente de proibir assassinar pessoas com uma caneta dentro de casa, onde a vítima está de camisa vermelha, calça jeans e descalço. ;)

Superbomber

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 100
Reputação : 47
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: [Sugestão] Crack é proibido, mas...

Mensagem por Lukbebalduke em Seg 15 Jun 2015, 14:45

Amigo, me desculpa, mas sua sugestão não tem o menor cabimento.
Piratear arquivos digitais se tornou algo comum, mas nunca vai se tornar algo certo. E como já dizia Platão, é inadmissível fazer algo errado, sabendo o que é o certo.
Eu vou ser realista, não adianta eu querer ir na sua casa com um policial e te levar algemado por baixar um software, mas é errado facilitar esse caminho.

Mas quanto a colocar a regra pra tudo, bom, creio eu que já acontece isso. (Se não como regra aqui do forum, como uma lei)

Última edição por Lukbebalduke em Seg 15 Jun 2015, 14:49, editado 1 vez(es)

Lukbebalduke

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 764
Notas recebidas : B - B - A - B
Reputação : 30
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 2

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 14:48

Laughing Laughing Laughing Laughing

Ei fera, a sugestão é proibir qualquer tipo de infração de direitos autorais, e não permitir o crack.

Releia isso ai.

Superbomber

Mensagem por Lukbebalduke em Seg 15 Jun 2015, 14:50

Eu entendi sim, inclusive editei minha mensagem. Veja se compreende agora.

Lukbebalduke

Número de Mensagens : 764
Notas recebidas : B - B - A - B
Reputação : 30
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 14:57

Se você apagar toda a mensagem e deixar só do "Mas" em diante, dai sim vai demonstrar ter entendido...

Como eu disse, releia. Laughing

Superbomber

Mensagem por Gonzo em Seg 15 Jun 2015, 15:02

Uma coisa que não intendo é que em alguns forum tem vários links de produto pirata, e aqui no forum é proibido, proibido pq? eu acho esquisito também a pessoas ficar levantando bandeira contra a pirataria e ter vários programas, aplicativos piratex, e até mesmo entrar em uma loja do camelo mais próxima de sua cidade pra comprar seja lá o que for pela similaridade do produto a preço atrativo, e essa bandeira tem um nome é a bandeira do falso moralismo. Smile

Gonzo

Número de Mensagens : 927
Reputação : 33

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 15 Jun 2015, 15:24

Gonzo escreveu: Uma coisa que não intendo é que em alguns forum tem vários links de produto pirata, e aqui no forum é proibido, proibido  pq?   eu acho esquisito também a pessoas ficar levantando bandeira contra a pirataria e ter vários programas, aplicativos piratex, e até mesmo entrar em uma loja do camelo mais próxima de sua cidade pra comprar seja lá o que for pela similaridade do produto a preço atrativo, e essa bandeira tem um nome é a bandeira do falso moralismo. Smile

Gente, na boa, eu não acho legal as pessoas quererem incentivar a pirataria aqui no fórum só por que tem um monte de gente que faz isso em qualquer outro lugar, por isso que nosso pais não sai do lugar, é mesma coisa que depois a galera anunciar pontos de trafico aqui no fórum, tem tanto lugar para vocês falarem disso , não tem por que falar aqui,

outra coisa que percebo é que hoje em dia quase não se tem mais muitas razões para ter algo pirata, pois muitos programas e jogos hoje em dia ou são gratuitos, ou tem preços que quem não compra é por que é Mão-de-vaca mesmo, antigamente realmente não dava para comprar nem programas nem jogos por que eram caríssimas, ao ponto impossível, hoje em dia só não compra quem não quer, a steam por exemplo ta fazendo descontos loucos para dar ao pessoal jogos e aplicativos originais, eu não to dizendo que as coisas estão perfeitas, mas sempre achei que a pior coisa é responder uma corrupção com outra.

O fórum sempre vai contrariar e banir anúncios de cracker e produtos ilegais, se você usa tais produtos na sua casa é uma decisão de cada um, mas isso não é razão para induzir outros a usarem, ok.

JoaoVanBlizzard

Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios

Mensagem por Isquilo_Roedor em Seg 15 Jun 2015, 15:24

O jeito é usar crack escondido hue hue hue, é serio não estou incentivando, mas quando você compra um revolver sem registro, você fala pra todo mundo que sua arma é ilegal?

Isquilo_Roedor

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 334
Notas recebidas : E-E-D
Reputação : 18
Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 15 Jun 2015, 15:37

Mas o que ele estava falando é que crakear está no mesmo nível de fazer 'fan-games'( ).

Por exemplo se você está usando sprites ripadas, ou criando jogos com personagens patentados você tecnicamente, comete o mesmo que crakear...

Embora, muitos jogos são tão antigos que o autor (que nem esteja mais vivo) não irá mais lhe processar ou 'recorrer' ao direito. Se o autor não recorrer ao direito nenhum crime é cometido.

E ele interligou isso ao antigo GM8

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios
   : 3

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 15 Jun 2015, 16:11

Rodrigo Santiago escreveu:Mas o que ele estava falando é que crakear está no mesmo nível de fazer 'fan-games'( ).

Por exemplo se você está usando sprites ripadas, ou criando jogos com personagens patentados você tecnicamente, comete o mesmo que crakear...

Embora, muitos jogos são tão antigos que o autor (que nem esteja mais vivo) não irá mais lhe processar ou 'recorrer' ao direito. Se o autor não recorrer ao direito nenhum crime é cometido.

E ele interligou isso ao antigo GM8

Isso eu ja discordo, por que se fosse para proibir os fãn games, teriam que proibir os cosplays, os fanzines, as conceptarts e a cantores de musicas de temas de animes.

no caso dos fã games eu acho que se você mesmo faz e não comercializa ai quem tem que ver esse lance de direitos autorais não somos a gente, nós estamos aqui para divulgar jogos feito com o game maker, agora no caso de anunciar cracker, não tem nada a ver com o game maker, e se for cracker do gm ou gms podemos estar correndo o risco de perdemos o respeito e reconhecimento da yoyo game caso algum dia ela queira usar o fórum como um exemplo de representante da sua engine.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 16:17

Audiovisual "ripado" é uma violação uma vez que as empresas especificam que a reprodução daquele conteúdo, total ou parcial, é vedada (proibida).

Todavia não se pode apelar para uma equiparação entre usar sprites do Mario e disseminar uma ferramenta pirata. Um fan game/etc não tem o intuito de tornar aquele material "livre"... você pode baixar e jogar, mas se quiser usar o gráfico/som/etc em outra coisa, terá que obtê-los por conta própria.

Obviamente existem casos onde o autor tenta se beneficiar (lucrar) em cima disso, mas neste caso amenos que estejam tentando vender fan games dentro do fórum, não seria de responsabilidade do mesmo.

Dotted Chaos

Número de Mensagens : 241
Reputação : 42

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 16:30

João escreveu:ai quem tem que ver esse lance de direitos autorais não somos a gente

Dotted escreveu:
Obviamente existem casos onde o autor tenta se beneficiar (lucrar) em cima disso, mas neste caso amenos que estejam tentando vender fan games dentro do fórum, não seria de responsabilidade do mesmo.

NEGATIVO! O uso de sprites ou o que for, protegidos por direitos autorais, sem a devida permissão É CRIME.

E não estou aqui para discutir. Eu sei que vocês não entendem nada de direito, e não estou aqui para ensinar.

Existe o uso privado liberado...Mas é somente em privado. Quando você distribui o seu jogo, por exemplo. Já estaria fora disso, mesmo que não o venda.

Mas esta é a questão. Não estou contra de vedar a pirataria, mas porque não veda-la por completo???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Devemos vedar um software pirata, mas aceitamos jogos com conteúdo pirateado?

Isso é hipocrisia, afinal usar conteúdo pirata é útil para vocês, certo?

A questão é simples, ou vedam qualquer tipo de pirataria, ou nenhuma...Caso contrário, vocês estão aceitando pirataria que lhe convém.

Até mais. Happy

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/20647-20648-1-PB.htm

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/software-direito-autoral-ou-propriedade-industrial

http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9609.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

Superbomber

Mensagem por Lighter em Seg 15 Jun 2015, 17:05

"Amigo, me desculpa, mas sua sugestão não tem o menor cabimento.
Piratear arquivos digitais se tornou algo comum, mas nunca vai se tornar algo certo. E como já dizia Platão, é inadmissível fazer algo errado, sabendo o que é o certo.
Eu vou ser realista, não adianta eu querer ir na sua casa com um policial e te levar algemado por baixar um software, mas é errado facilitar esse caminho.

Mas quanto a colocar a regra pra tudo, bom, creio eu que já acontece isso. (Se não como regra aqui do forum, como uma lei)" -Pimpim

...Perfeito, exatamente o que eu iria escrever.

Não tem o que fazer superbomber? Vai criar um joguinho, ou melhor, ler um livro, aconselho aquele da borboletinha.

Lighter

Número de Mensagens : 307
Reputação : 29
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://google.com

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 15 Jun 2015, 17:14

Ligther ninguém está sendo hostil aqui.

Piratear é crime. Isso inclui todas as formas de pirataria(Já citadas). Ou seja, até mesmo usar sprites de jogos antigos...

Resumidamente : Vamos proibir até qual nível de pirataria?

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por Gonzo em Seg 15 Jun 2015, 17:20

Eu concordo com o Superbomber nesse lance de pode só o que me for conveniente o resto não pode? kk ,mais o forum tem as suas regras e vamos respeita-lás né.

Gonzo

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 17:25

Superbomber escreveu:
Dotted escreveu:

NEGATIVO! O uso de sprites ou o que for, protegidos por direitos autorais, sem a devida permissão É CRIME.
O que eu quis dizer é que não cabe à Adm da GMBR intervir em casos não ocorridos dentro da comunidade.

Do mais, esse tom que você usa apenas mostra que quer validar seu argumento pela força, usando uma lógica ambígua de "se você fura o farol então é criminoso, porque não roubar um banco?!".

Por fim, lembre-se que estamos utilizando um sistema de fórum gratuito e que possui um termo de serviço (TOS)... e antes que diga "ah mas o direito autoral tá descrito lá", convenhamos, até parece que eles vão encarar o uso de uma sprite do Mario da mesma forma que a publicação de cracks e afins ;D

Dotted Chaos

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 17:36

Ei Dotted, leia o que escrevi antes de refutar o mesmo.

1° Da para escrever em tom agora? Pode isso Arnaldo?
Destacar palavras é usar a força? Laughing
Isso é falácia cara. Laughing

Dotted escreveu:
Do mais, esse tom que você usa apenas mostra que quer validar seu argumento pela força, usando uma lógica ambígua de "se você fura o farol então é criminoso, porque não roubar um banco?!".

2° Como eu disse, leia o que eu escrevi. Você ta tentando dizer que eu defini como correto a pirataria?
Bom, foi o que você fez isso agora a pouco, não foi não? Laughing
Falácia do espelho. Laughing

Eu disse para vedar a pirataria completamente...Caso contrário, estariam aceitaram pirataria que lhe convém...O que realmente está acontecendo.

E você demonstra concordar com isso...Afinal, convém à você também, certo?

isso é hipocrisia. '-'

Última edição por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 17:41, editado 1 vez(es)

Superbomber

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 15 Jun 2015, 17:39

Tomara que sim... dotted chaos Smile

Com respeito a "furar o farol" - Nunca faça isso. É PIOR QUE ROUBAR UM BANCO.

Ok. Vamos continuar deixando os fan games em paz ...

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 17:47

Engraçado que você cita muito o "lhe convém" mas faz esse alarde todo só porque não te deixam fazer o que lhe convém.

Dotted Chaos

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 15 Jun 2015, 18:13

Superbomber escreveu:Eu disse para vedar a pirataria completamente...Caso contrário, estariam aceitaram pirataria que lhe convém...O que realmente está acontecendo.

É lógico que a gmbr é conveniente pô, aqui é um fórum de games, e não uma pirate bay, só que o que a gente faz é a mesma coisa que fazem programas tipo superstar e astros, ou voces acham que eles pagam direitos autorais por todas as musicas que os cantores cantam, agora se a gente começasse a comercializar os jogos que a galera cria com recursos de terceiros ai sim seria algo apológico. aqui não iremos permitir cracker e nem vendagem de fãns game , mas os que são free são permitidos aqui sim

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 19:00

Dotted escreveu:
Engraçado que você cita muito o "lhe convém" mas faz esse alarde todo só porque não te deixam fazer o que lhe convém.

Olá novamente criança.

Enfim criança, não to dizendo para liberarem o que quero(to querendo alguma coisa?). Estou querendo que a hipocrisia não seja regra, entendes?

Acontece que há muito conteúdo pirateado por aqui. E quero que impeçam mais conteúdo pirateado. E não liberem algum proibido, entende?

A ideia de mudar a regra é para proibir algo, e não liberar. Entendeu agora?

É para proibir a pirataria em geral, e não libera-la. Entendeu?

Espero que tenha entendido, porque sua falácia já ta chata.

Acontece, que há uma liberação, e pelo visto, incentivo por parte da staff, que os membros comentam um crime.

Como é comprovado pelos links que passei, o uso de conteúdo pirateado, é ilegal mesmo que não vendido.

Da mesma forma que roubar um celular é crime, mesmo que você não lucre dinheiro com isso.

Há vários sites que distribuem conteúdo de forma completamente legal. Não há motivo algum para que os membros cometam crimes.

Mas o pior de tudo mesmo, é a staff incentivar os membros a cometerem tal crime.

Até li que a Nintendo estava tirando um monte de sites do ar, por estar usando conteúdo da mesma...E algumas outras grandes empresas também.

Joao escreveu:
só que o que a gente faz é a mesma coisa que fazem programas tipo superstar e astros, ou voces acham que eles pagam direitos autorais por todas as musicas que os cantores cantam[...]

Na verdade, sim. Senão não estaria mais no ar. Laughing
Você não entende mesmo de lei, né?

Mas eles não "compram" a música, só pegam autorização para reproduzir a mesma, que pode ou não o autor cobrar por isso. ;)

Que é ilegal é, e isso é bem claro. Vocês sabem disso pois já informei e passei conteúdo sobre o mesmo.

A questão é: Vão impedir a pirataria no fórum, ou vão continuar usando conteúdo pirata que lhe convém...Enquanto condena tal atitude de forma hipócrita???

Superbomber

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 19:28

Superbomber escreveu:Olá novamente criança.
Sério que vai tirar onda com idade? Tem certeza??? (não vale editar o perfil ein ;D)

Superbomber escreveu:Estou querendo que a hipocrisia não seja regra, entendes?
Tá serto, vamos prejudicar toda uma gama de usuários que aprendem a programar os primeiros jogos fazendo fan games/etc porque não te deixaram postar pirataria... parece legítimo!

PS. Adoro a GMBR, é o único fórum onde fakes pré-adolescentes que já foram banidos diversas vezes retornam pra debater ética e bom senso.

Dotted Chaos

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 19:45

Nem no meu Facebook coloco informação verdadeira sobre mim...Porque colocaria aqui? Cada conta diferente tenho idade e nomes diferentes canino.

Além disso criança, nem sei qual sua idade, como poderia "tirar onda com idade"? Laughing

Te chamei de criança por suas atitudes.

Dotted escreveu:
Tá serto, vamos prejudicar toda uma gama de usuários que aprendem a programar os primeiros jogos fazendo fan games/etc porque não te deixaram postar pirataria... parece legítimo!

Você continua mesmo incentivando a pirataria e dizendo que sou eu que quero fazer isso? Laughing

O que minha postagem tem a ver com o fato de pirataria ser crime?
Não quer postar porra nenhuma, já chega dessa falácia cara. Uso de falácia denigre sua imagem.

E não entendo, incentivo a pirataria não é proibido pelo fórum? Porque você e alguns outros presentes na discussão estão fazendo isso, sem serem punidos? Laughing

Sabe porque? Porque essa pirataria os convêm, não a você(também), mas a staff.
Pois a própria staff também usufrui de conteúdo pirateado em seus jogos.

Como eu já disse, existem sites como http://opengameart.org que tem muito conteúdo de livre uso.
Não há necessidade dos membros do fórum usar conteúdo pirata...

Mas o pior mesmo, é a staff proibir pirataria, e incentivar e liberar a pirataria que os convém.

Por favor, né? Chega de hipocrisia, e chega de tanto conteúdo pirata nesse fórum.
ISSO É CRIME! E os responsáveis pelo fórum é que vão pagar o pato.(administradores)
...Se alguém denunciar, é claro.

Vocês estão cometendo e incentivando um crime...E logo em seguida condena tal atitude de forma hipócrita...

Como eu já disse:
Vão impedir a pirataria no fórum, ou vão continuar usando conteúdo pirata que lhe convém...Enquanto condena tal atitude de forma hipócrita???

E por favor Dotted, você não está apenas incentivando um crime, como continua com essa falácia estúpida.
Por favor, né?

P.S.: Estamos falando de um CRIME! E não falta de ética ou bom senso.

Além disso, odeio hipocrisia. Seja lá onde ela é expressada irei criticar.

E também, se você não sabe o motivo de eu ter sido banido fala baixinho, tá? Não houve nenhuma infração de minha parte ao inicio. Um certo ser, que se achava poderoso demais resolveu brincar de god. (y)

O porque? Porque eu disse que fantasmas não existiam.(ao literal...Será que ele é espírita? Laughing )

Superbomber

Mensagem por douglas444 em Seg 15 Jun 2015, 20:00

É falso moralismo mesmo. E hipocrisia também.

Proíbem a pirataria até onde convém.

Os dois jogos da minha assinatura usam músicas de outros jogos, na cara de pau mesmo. Mas ta de boa, o fórum aceita esse nível de pirataria.

Mas se eu quiser perguntar onde posso baixar o crack para o GMS, a hipocrisia rola a solta: "Pirataria é crime!", "Não apoiamos a pirataria", "Nossa mano, que feio. Pirataria é coisa do diabo.", "Todos juntos contra a pirataria". Sendo que 100% da galera usa e abusa de produtos piratas.

douglas444

Número de Mensagens : 220
Reputação : 25
Prêmios

Mensagem por RenanRP em Seg 15 Jun 2015, 20:16

Sinceramente nao acho que devam proibir o uso de Crack, uma vez q o GM:s e uns 3000 - 2000 Reais, grande parte das pessoas do forum nao sao +18, ou nao tem condiçoes, ta certo que não e "nescessario" permitir aqui, sendo que se você pesquisa no google vc acha uns 120 Cracks, '--

RenanRP

Número de Mensagens : 152
Reputação : 8
Prêmios

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 20:24

Superbomber escreveu:mimimi
Véi, esse estilinho de começar com um argumento normal e depois partir pra ofensas leves e deboche já era manjado na época que o Evandro fazia o fake do Death.

Pode continuar distorcendo o assunto o quanto quiser, o que eu disse é que não tem o cu com as calças isso de justificar a postagem de cracks porque alguém fez um fan game com sprites do Mario, ponto.

Dotted Chaos

Mensagem por JMath em Seg 15 Jun 2015, 20:26

Veja bem. O forúm gira em torno de uma ferramenta, no caso o Game Maker, mas eles não tem uma relação direta com os criadores do mesmo. Então eles não podem por exemplo, exigir a licença provando se você comprou ou não o GM e te punir por isso. Por outro lado, se você postar o crack aqui é obrigação deles remover, porque eles se responsabilizam pelo que é colocado aqui (por isso é necessário o trabalho da moderação, em primeiro lugar).

E quanto aos resources, então quer dizer que é proibido usar sprites do Mario para mostrar uma engine, por exemplo? Não estou vendendo, não estou ganhando nada com ela, talvez esteja ajudando alguém Smile o mínimo que posso fazer é colocar (c) Nintendo.

JMath

Número de Mensagens : 11
Reputação : 1

Mensagem por Gonzo em Seg 15 Jun 2015, 20:38

Parem de alimentar o ódio

Gonzo

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 20:44

Dotted escreveu:
Pode continuar distorcendo o assunto o quanto quiser, o que eu disse é que não tem o cu com as calças isso de justificar a postagem de cracks porque alguém fez um fan game com sprites do Mario, ponto.

Por favor criança, sem falácia.

Não estou justificando nada, estou dizendo que DEVEM PROIBIR A PIRATARIA!
E não libera-la.

E você sabe disso, pois eu citei isso em todas as minhas mensagens. Inclusive a principal.
Mas é assim que funcionam as falácias, são baseadas em mentiras. ;)

Irei ignorar qualquer mensagem sua a partir de agora. Você abusou do limite de mentiras por dia. yes

JMath escreveu:
E quanto aos resources, então quer dizer que é proibido usar sprites do Mario para mostrar uma engine, por exemplo? Não estou vendendo, não estou ganhando nada com ela, talvez esteja ajudando alguém Smile o mínimo que posso fazer é colocar (c) Nintendo.

Sim, isso é crime. É PIRATARIA!
Mesmo que você coloque que foi feito pela Nintendo, você não tem permissão de utilizar aquilo...Na verdade, você não tem permissão nem de citar a marca da mesma, na forma que você disse que faria.

Seria basicamente, pirataria e uso indevido de marca registrada. Dois crimes.

Quer um exemplo da situação de forma física?
Você rouba um carro, e diz que o carro é de joãozinho...Só porque você admitiu que o carro é dele, deixa de ser crime?
Na próxima vez que quiser usar o carro do joãozinho, peça permissão.

E não estou perguntando se é crime. Estou afirmando, pois sei que é.

Se você não sabia, agora sabe. E se duvidas de minha palavra, pode ler a seguir:

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/20647-20648-1-PB.htm

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/software-direito-autoral-ou-propriedade-industrial

http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9609.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

Superbomber

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 20:59

Superbomber escreveu:Olá galerinha do fórum. Após postar um link do GM8 crackeado, levei um alerta.
Repetir seu discurso ad nauseam não vai mudar o real pretexto disso tudo, que está bem claro na 1° linha deste tópico.

É fácil dizer que não leram, que não entendem, que é falácia, quando na verdade sua motivação se resume a ter ficado puto porque tomou um puxão de orelha =]

Dotted Chaos

Mensagem por JMath em Seg 15 Jun 2015, 21:03

Então qualquer fã game é automaticamente um crime? Homenagear um jogo seria um crime? Porque não existe uma fiscalização eficiente para isso, mesmo que seja ilegal. É perda de tempo, irrelevante para a própria empresa, ao contrário de um crack, que faz com que o produto de uma empresa venda menos porque "pode ser encontrado na internet".

A própria Capcom reconheceu isso quando apoiou o fan game Megaman x Street Fighter (que por sinal, foi feito no GM, se não me engano) quando poderia muito bem processar os criadores (menção a empresa, ou melhor, "uso indevido da marca"  Laughing  Laughing , uso indevido dos sprites, embora a música do jogo tenha sido feita do zero).

O que estou tentando dizer aqui é que se tratando de resources, não dá para simplesmente penalizar qualquer um por usar um sprite ou uma música emprestada, no caso acima foi algo que favoreceu a própria empresa (por isso ela aderiu ao jogo, mas varia). Agora, eles podem apenas incentivar os membros a usarem seus próprios sprites, ou usarem sprites sem licença comercial, como do site que você citou.

Última edição por JMath em Seg 15 Jun 2015, 21:11, editado 1 vez(es)

JMath

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 21:06

Dai me lembrei que a regra não era sobre direitos autorais, mas crack...

Então dei uma pesquisada para confirmar sobre o uso de crack de um produto fora do mercado não ser ilegal...E descobri que era, e inclusive o uso ROM's também é. '-'

A questão é a seguinte:

Crack, nada mais é que uma infração dos direitos autorais. Que inclusive a "proteção" contra o crack está dentro da mesma....

Mas, como um usuário fluente do fórum. Já vi milhares de usuário infrigindo direitos autorais em seus jogos. Inclusive jogos conhecidos do fórum, jogos de ex administradores, e moderadores específicos.

O problema é: Porque é proibido a infração de direitos autorais em uma situação específica, mas em todas as outras não são?

Recomendo proibir a infração de direitos autorais por completo. Ou então mudar essa regrinha ai, pois não é muito diferente de proibir assassinar pessoas com uma caneta dentro de casa, onde a vítima está de camisa vermelha, calça jeans e descalço. ;)

Superbomber

Mensagem por RenanRP em Seg 15 Jun 2015, 21:08

JMath escreveu:Então qualquer fã game é automaticamente um crime? Homenagear um jogo seria um crime? Porque não existe uma fiscalização eficiente para isso, mesmo que seja ilegal. É perda de tempo, irrelevante para a própria empresa, ao contrário de um crack, que faz com que o produto de uma empresa venda menos porque "pode ser encontrado na internet".

A própria Capcom reconheceu isso quando apoiou o fan game Megaman x Street Fighter (que por sinal, foi feito no GM, se não me engano) quando poderia muito bem processar os criadores (menção a empresa, ou melhor, "uso indevido da marca"  Laughing  Laughing , uso indevido dos sprites, embora a música do jogo tenha sido feita do zero).

entao man, o cara ta homenagiando o GM8 deixando-o de graça entendeu?

RenanRP

Prêmios

Mensagem por JMath em Seg 15 Jun 2015, 21:16

Hyreos escreveu:
JMath escreveu:Então qualquer fã game é automaticamente um crime? Homenagear um jogo seria um crime? Porque não existe uma fiscalização eficiente para isso, mesmo que seja ilegal. É perda de tempo, irrelevante para a própria empresa, ao contrário de um crack, que faz com que o produto de uma empresa venda menos porque "pode ser encontrado na internet".

entao man, o cara ta homenagiando o GM8 deixando-o de graça entendeu?

(risos)
Dei uma edit no meu último post, acabei esquecendo de dizer algumas coisas.

JMath

Mensagem por Isquilo_Roedor em Seg 15 Jun 2015, 21:27

Crack faz mal, eu sugiro que você vá reduzindo aos poucos a quantidade que está usando, e vá usando drogas mais leves, como cocaína, até chegar na maconha, depois passe pro cigarro, e então finalmente largue o vício

Isquilo_Roedor

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 334
Notas recebidas : E-E-D
Reputação : 18
Prêmios

Mensagem por Superbomber em Seg 15 Jun 2015, 21:29

JMath escreveu:
O que estou tentando dizer aqui é que se tratando de resources, não dá para simplesmente penalizar qualquer um por usar um sprite ou uma música emprestada, no caso acima foi algo que favoreceu a própria empresa (por isso ela aderiu ao jogo, mas varia). Agora, eles podem apenas incentivar os membros a usarem seus próprios sprites, ou usarem sprites sem licença comercial, como do site que você citou.

Certo e errado. Você começou mal, mas no fim falou bonito.

Mas não está completamente certo. Olha, você não é formado em direito, é?
Não apenas "é possível" penalizar quem faz isso. Como deve, pois é pirataria e tal crime foi expressamente provado com os links que passei.
E de acordo com as regras, a pirataria é proibida no fórum. Até o incentivo do uso da mesma é.

E este é o ponto: É proibido mas a staff aceita, pois até eles cometem tal crime.

Do que adianta uma regra que não é cumprida? Ou retira ela, ou começa a por em vigor.(para todos os membros, e não um específico. '-')

E conteúdo pirateado é completamente proibido pela Forumeiros. Se alguém denunciar esse fórum, terão uma certa quantidade de tempo para remover todo o conteúdo pirata...Caso contrário, o fórum será removido permanentemente.

Então, para zelar o fórum...Deveriam começar a parar de ser hipócritas, não acha?

Se querem punir quem comete o crime de pirataria...Punam todos. Sem deixar passar o conteúdo pirata que lhe convém. (y)

E como você disse, deveriam incentivar a usar conteúdo legalizado, mas estão fazendo justamente ao contrário.

Os membros nem sequer sabiam que era crime.(a maioria) Porque? Porque A STAFF aceita e incentiva tal crime.

E JMath, como eu já disse. Não estou perguntando, se você está com preguiça de ler a lei passada de minha parte com tais links, aceite o que estou dizendo. E não tire de sua mente para utilizar como argumento que estou errado, você não é juiz. (y)

Superbomber

Mensagem por Willy em Seg 15 Jun 2015, 21:43

Engraçado, em muitos tópicos já vi o sr. Superbomber dando uma de mestre da interpretação de texto, mas não se deu ao luxo de interpretar a regra sobre pirataria do fórum.
Regras escreveu:Pirataria: São proibidas mensagens, tópicos ou assinaturas com links relacionados a cracks, seriais e similares.

Superbomber escreveu:Crack, nada mais é que uma infração dos direitos autorais. Que inclusive a "proteção" contra o crack está dentro da mesma....

A GMBR não apoia a pirataria, ou seja, não permitimos que cracks, seriais ou qualquer outra coisa do tipo seja divulgada abertamente, o que não quer dizer que você será punido por usar e postar jogos provenientes de um Game Maker pirata.

Superbomber escreveu:Recomendo proibir a infração de direitos autorais por completo. Ou então mudar essa regrinha ai[...]
Fazer isso seria o mesmo que excluir a GMBR. A grande maioria aqui não possui GM oficial, e não sou hipócrita de dizer que nunca usei, assim como, você mesmo disse, vários outros membros da staff usam ou já usaram.

Enfim, já está bem óbvio que sua sugestão não será aceita.
Flws... blz

Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!

Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo

Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Prêmios

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Mensagem por RenanRP em Seg 15 Jun 2015, 21:48

Willy escreveu:Engraçado, em muitos tópicos já vi o sr. Superbomber dando uma de mestre da interpretação de texto, mas não se deu ao luxo de interpretar a regra sobre pirataria do fórum.
Regras escreveu:Pirataria: São proibidas mensagens, tópicos ou assinaturas com links relacionados a cracks, seriais e similares.

Superbomber escreveu:Crack, nada mais é que uma infração dos direitos autorais. Que inclusive a "proteção" contra o crack está dentro da mesma....

A GMBR não apoia a pirataria, ou seja, não permitimos que cracks, seriais ou qualquer outra coisa do tipo seja divulgada abertamente, o que não quer dizer que você será punido por usar e postar jogos provenientes de um Game Maker pirata.

Superbomber escreveu:Recomendo proibir a infração de direitos autorais por completo. Ou então mudar essa regrinha ai[...]
Fazer isso seria o mesmo que excluir a GMBR. A grande maioria aqui não possui GM oficial, e não sou hipócrita de dizer que nunca usei, assim como, você mesmo disse, vários outros membros da staff usam ou já usaram.

Enfim, já está bem óbvio que sua sugestão não será aceita.
Flws... blz

Willy acho que nao devia ficar a respeito da Staff pois o forum n existiria se nao houvessem membros, creio que a decisão devia ficar aos membros que fazem o forum existir, e não e você que deve decidir isso.

RenanRP

Prêmios

Mensagem por JMath em Seg 15 Jun 2015, 21:57

Não sou formado em direito, mas isso não vem ao caso. A questão é que punir cada membro por isso é um esforço desnecessário.
Não é algo que convém a eles, como você mesmo disse muitos desconhecem a regra mas isso não significa automaticamente que eles apoiem, uma coisa não justifica outra. Se procurar com calma irá encontrar tutoriais inclusive ensinando a desenhar, como um que li agora pouco.
Você pode citar um, dois, ou três membros que usaram um sprite ilegal para postar GMKs, e penaliza-los, mas vão ter muito mais por aí, alguns podem inclusive nem estarem ativos ainda nesse forúm. É como querer exterminar de vez os camelôs da sua cidade.
Acredito que a solução mais favorável para ambos os lados seria por fim de vez na regra, mas esse tipo de brecha vai levar a discussões ainda mais sérias que essa, como o Willy mencionou.

Hyreos, nenhuma decisão direta num forúm como a GMBR é tomada só pelos membros, existe uma staff para isto. Isso não é uma rede social.

JMath

Mensagem por RenanRP em Seg 15 Jun 2015, 22:01

os membros sao a parte mais importante no forum(eu acho) sem eles nao teria forum '--, além disso um forum é uma comunidade.
Acho que a decisao dos membros devia ter mais importancia.

RenanRP

Prêmios

Mensagem por Willy em Seg 15 Jun 2015, 22:06

Hyreos: Eu não decidi nada, não tomo mais decisões administrativas por aqui. Apenas adiantei o óbvio.

JMath:
JMath escreveu:Acredito que a solução mais favorável para ambos os lados seria por fim de vez na regra, mas esse tipo de brecha vai levar a discussões ainda mais sérias que essa, como o Willy mencionou.
Vou citar as regras mais uma vez:
Usar crack não é proibido. O que é proibido, é divulgá-lo. Não é difícil entender a diferença, é?

A Staff existe para manter a ordem no fórum. Decisões sobre alterações de regras cabem diretamente aos Administradores, e não pelos membros comuns. Não estou dizendo que a opinião da massa seja ignorada, mas sim que a Staff decide o que é melhor e mais viável.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por RenanRP em Seg 15 Jun 2015, 22:10

psé a staff sozinha nao sustenta o forum.

RenanRP

Prêmios

Mensagem por Willy em Seg 15 Jun 2015, 22:12

Pois é, os membros sozinhos também não.
Imagino o caos que seria...

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 15 Jun 2015, 22:25

Do jeito que sempre esteve já esteva tudo bem.

Fim.

(Deixem os fan games em paz)

Rodrigo Santiago

Prêmios

Mensagem por Dotted Chaos em Seg 15 Jun 2015, 22:31

O próprio pessoal do spriters-resource.com diz que em 15 anos de existência do site, apenas uma queixa sobre publicação de assets ripados foi recebida, sendo que era de um jogo que ainda não havia sido lançado formalmente.

Isso não muda o fato de que o uso de material do tipo é e sempre vai ser considerado ilegal, mas é uma infração que as empresas não veem como um risco em potencial.

Pouquíssimos fan games/etc chegam a ganhar visibilidade expressiva como o Megaman Vs Street Fighter (que o JMath bem citou), e ainda que sim, mais fazem o papel de marketing gratuito que outra coisa.

Outro exemplo é a expansão do Age of Empires II chamada "The Forgotten"... começou como um simples "mod" feito por fans e acabou se tornando um produto oficial da série. Se formos pensar, aquele caso era muito pior porque os caras não estavam apenas usando assets e sim construindo todo um sub-jogo dentro do jogo original (que dispensava inclusive a proteção de cópia do disco).

Acontece que a Microsoft Studios vislumbrou a qualidade que esse projeto alcançou (havia até antigos programadores do jogo original colaborando) e aproveitou o ensejo pra rechear a versão remasterizada do Steam com conteúdo novo. Outras empresas podem agir de forma contrária, como a SEGA que fez o impossível pra tirar o fan-remake de Streets of Rage do ar, sendo que era de longe o melhor jogo baseado na série e podia facilmente ser agregado como um produto oficial.

Dotted Chaos

Mensagem por theguitarmester em Seg 15 Jun 2015, 22:46

Resumindo o que o Willy disse e já resumiu:

VOCÊ PODE: usar Crack.