[Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por vitorfernandes13 em Seg 01 Jun 2015, 18:07

Olá pessoal! Sei que vocês não gostam de discutir, mas, vi algo hoje que me deixou muito surpreso. Às vezes, eu fico pensando, o mundo dos jogos é tão instável e ele sempre dá uma rasteira em quem chega lá em cima. Como está acontecendo com a Zynga.

Para quem não sabe, a Zynga é uma empresa desenvolvedora que fez muito, mas, muito sucesso. Ela foi responsável por criar os jogos FarmVille e CityVille. Aqui algumas manchete dela de 5 anos atrás.


"Farmville" já tem quase 80 milhões de jogadores


CityVille ultrapassa 20 milhões de ‘cidadãos’ em menos de DUAS SEMANAS

E agora, as manchetes recentes:


Cityville CLOSES 30-April-2015


Zynga demite 18% dos seus funcionários.

E olha só a Rovio (Ah, não é possível que vc não conheça a Rovio) também:


Angry Birds bate a marca dos 1 bilhão de downloads (Em 2012)


O que acontece com o Angry Birds? Em crise, com queda de faturamento e demissões, a finlandesa Rovio aposta em novos títulos e em um filme para retomar crescimento. (Em 2015)

Eu talvez possa estar sendo meio dramático, mas, essas quedas não são meio assustadoras? Tem outra empresa que está indo para caindo (indo para caindo?) também, pesquise por Vostu.

Parece que essas empresas criam impérios no mundo dos jogos e eles começam a desabar aos poucos. Será que isto aconteceu por comodismo com seus blockbusters?  surpreso2  surpreso

vitorfernandes13

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 284
Data de inscrição : 11/01/2014
Notas recebidas : C
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por Superbomber em Seg 01 Jun 2015, 18:27

O problema dessas empresas é que elas não souberam se manter. Investiram em um ou dois jogos achando que ele ia se manter no topo pra sempre.

A questão é óbvia. Nenhum jogo dar muito lucro pra sempre, e dependendo do jogo, pode até durar uns bons aninhos. Mas sempre vai acabar esse sucesso.
Claro que existe exceções que duram praticamente para sempre(LoL, exemplo).

Para uma empresa se manter em pé, tem que fazer mais de um jogo de sucesso. E não se acomodar em um só.

Sei que ninguém por aqui vai fundar uma Rockstars 2, mas ainda assim a lógica é a mesma.
Té -

Superbomber

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 100
Idade : 15
Data de inscrição : 28/04/2015
Reputação : 47
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por Zero. em Seg 01 Jun 2015, 19:25

Acredito que essas empresas não companharam a evolução dos jogos, param em seus jogos e acharam que era suficiente. Jogos como FarmVille e Café Mania não vendem mais como antigamente, as coisas evoluem sempre.

Zero.

Número de Mensagens : 1295
Idade : 20
Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 01 Jun 2015, 21:12

vitorfernandes12 escreveu:
Olá pessoal! Sei que vocês não gostam de discutir,
vitorfernandes13 Ao contrário Vitor , eu acho legal discutir assuntos (contando que seja de forma amigável é claro) e sinto a falta de assuntos assim no fórum, pois eles mostram como é a tendência dos games para o futuro e se vale a pena que nós produtores indies procuramos apostar em uma empresa ou ficar por debaixo dos panos mesmo.

Isso não está atingindo apenas esses empresas, no japão também tem muitas empresas em crise e que a tendencia deles ou é criar jogos apenas no japão ( visa a Nintendo que saiu do Brasil para tentar reter parte da crise) ou então eles largam os consoles para criar jogos para celulares.

Eu ja joguei muito o Angly Birds e gostava muito ,mas  eu nunca fui muito fã desses jogos de navegadores multiplayer,  ja joguei alguns, mais para saber se eu ia gostar ou não evidentemente, mas... nenhum me agradou em todo então não sei dizer o motivo da crise deles, mas se você que está lendo jogou e não está atualmente jogando pode ter certeza que tem milhares de pessoas que fizeram o mesmo que você então o motivo da crise certamente em primeiro lugar seja esse.

Outro motivo também foi o aumento dos produtores indies principalmente os que usam unity e unreal que acabam fazendo jogos muito bons, eu por exemplo ando jogando mais jogos indies do que jogos de grandes produtoras, principalmente jogos de terror que tem um cardápio cada vez maior entre os indies e menor entre os games empresariais.

Alem disso muitos produtores indies acabam criando clones desses jogos que fazem sucesso facilitando o conhecimento do povo, eu por exemplo : nunca joguei flappy bird na vida, mas em compensação eu joguei um monte de clones aqui no fórum até dizer "chega" ,kkkkk
então nem precisei pagar para saber como era o jogo original  (se é que tinha que pagar alguma coisa para baixar ) , então eu acredito que por esses motivos que esses games acabam tendo baixa ultimamente, por que mesmo as empresas entrando em crise , os jogadores continuarão jogando, isso é fato, assim como as engines, os emuladores ,os mods acabam fazendo as pessoas jogarem mais os mesmos jogos e adquirirem menos jogos novos , assim como empresas como a Konami que despediu o Hideo Kojima e tinha cancelado o novo Silent Hill , e por que eles fizeram isso ? por que era caro manter um desenvolvedor como ele , e muito mais ainda  para criar um jogo que poderia correr o risco de não alcançar um numero esperado e decidiram partir para os portáteis onde é mais barato, fácil de desenvolver e com um publico maior que o de consoles.

vale lembrar que não estou dizendo que a Konami está em crise (nem to la para saber ,kk) , mas o fato que ela tem interesse no mercado portatil, o que me deixa meio curioso para saber o que sairá dela (espero que não seja aqueles metal gear de card, achei meio chato jogar aquele troço )

uma coisa que eu acho que as empresas tenderiam a começar fazer era  disponibilizar serviços encomendado por produtores indies, por exemplo : eu quero criar um jogo mas preciso de alguns personagens e cenários modelados,ou musica, ou a programação de alguma IA e solicito a essas empresas fazerem para rodar em meu jogo, eu não sei o futuro das empresas de games, mas eu apostaria um pouco em o surgimento de empresas que apoiem os indies para obter lucro apenas com o fornecimento do material já que os indies estão crescendo cada vez mais, essa é minha opinião.

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por vitorfernandes13 em Seg 01 Jun 2015, 21:46

Eu as vezes fico pensando @JoaoVanBlizzard, quando uma empresa deixa de ser uma startup ou uma indie, ela meio que deixa de arriscar, talvez por pressão de acionistas, ou algo do gênero.

Das 3 empresas que eu citei, eu vi que a Vostu (desenvolvedora para Orkut) foi a que mais tentou. Ela lançou o jogo Mini Fazenda e depois o Mega City, ambos se tornaram os maiores games da rede, mas, ela ainda continuou apostando em estilos diferentes, mas, mesmo assim, ela acabou afundado.  computador

Agora, a Rovio e a Zynga parece que se acomodaram e a Nintendo não largou o seu jeito conservador (ouvi muitas pessoas a criticam pela sua falta de apoio a outros desenvolvedores no seu console, principalmente se o jogo sair do seu 'padrão'):

Últimos lançamentos da Rovio nos últimos anos:
* Angry Birds Space;
* Angry Birds Star Wars;
* Angry Birds Star Wars 2;
* Angry Birds Rio;
* Angry Birds GO;
* Amazing Alex (Único jogo que não é do Angry Birds, mas, segue o mesmo estilo);
* Angry Birds Ana Maria Braga;

Últimos lançamentos da Zynga:
* CityVille 2 e FarmVille 2;
* Algum jogo de simulação para Facebook;

Últimos grandes lançamentos da Nintendo:
* Mario;
* Zelda;
* Kirby;
* Yoshi;

Eu acho que esse comodismo após o sucesso, está atrapalhando essas novas desenvolvedoras de jogos. E o conservadorismo da Nintendo (que é uma espécie de comodismo) está prejudicando ela também. Só observar a Microsoft, que está tendo uma postura diferente da dela e que está ganhando espaço aqui.

vitorfernandes13

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 284
Data de inscrição : 11/01/2014
Notas recebidas : C
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por Willy em Seg 01 Jun 2015, 22:00

Assim como a natureza, todo produto tem o seu começo meio e fim. No nosso caso, temos o lançamento de um jogo, o sucesso, e o fim deste sucesso.

Muitos aqui ainda ficam com os olhos brilhando ao jogar Zelda de 64. Apesar de ter conquistado uma legião imensa de fãs, seria burrice por parte da Nintendo ter seus lucros mantidos apenas pelo Zelda e deixado de criar tantos outros novos e divertidos títulos que temos hoje.

No atual mercado de games, a competitividade é mais do que acirrada. Quando um jogo viraliza, é esperado que a empresa responsável pelo projeto resolva manter o foco neste projeto, o que é um grande erro, pois como eu disse, existe um começo meio e fim. O medo de apostar em novos títulos os condenam.

Em especial, quero destacar a franquia do Angry Birds que você mesmo citou. Certo, o lançamento do jogo foi um sucesso, mas, a empresa simplesmente apostou na mesma base para todos seus outros títulos. E francamente, é tudo mais do mesmo.

As empresas deveriam aproveitar o sucesso de um de seus títulos e apostar na divulgação de novos jogos, já que o mesmo terá uma imagem positiva devido ao sucesso anterior. Mais importante do que nascer, é manter-se vivo! blz

___________


Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!



Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo


Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Idade : 22
Data de inscrição : 08/06/2009
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 01 Jun 2015, 23:32


Eu acho que esse comodismo após o sucesso, está atrapalhando essas novas desenvolvedoras de jogos. E o conservadorismo da Nintendo (que é uma espécie de comodismo) está prejudicando ela também.
na verdade o motivo não é esse, a crise está em todo o lugar, dizer que a nintendo não anda conseguindo fazer mais tanto sucesso só por que cria os mesmos tipos de jogos, então como Mauricio de Sousa consegue fazer sucesso só com a Mônica e CiA ? tipo, ele não tras novos quadrinhos distintos, mas faz sucesso até hoje, é claro que tem produtos e propagandas que ajudam a vender sua marca, mas a nintendo também vende seus personagens em outras marcas então acho que o motivo não está ai. até por que a nintendo tentou criar um joguinho de tintas com personagens novos e divulgou na E3 e a galera olhou e nem deu bola, mas vibraram com Mario e Zelda.

isso pode ser retratado nos mangás, por exemplo, Akira Toryama fez varios quadrinhos, mas o unico que fazia sucesso era o Dragon Ball, mas a biblioteca dele é enorme, tem muitos titulo, alguns vieram aqui no brasil como Dr Slump por exemplo, mas a galera só lembra dos mangás dele se sai um novo Dragon Ball , assim como o Massami Kurumada que tem vários títulos como BtX, mas só é lembrado pelo Cavaleiro dos Zodíacos , por isso que esses produtores só fazem isso, por que o povo quer isso deles, então quando um dia o que eles fazem começa a parar de dar certo, eles não tem mais o que fazer. é como o Willy disse, funciona como a vida, tem um começo e um fim,

Então eu acho que não é desinteresse das empresas e sim o que a maioria pede, a Rovio por exemplo, talvez você nem saiba @Vitor ,que alem do Angly bird ela criou um jogo de terror muito bom chamado Darkest Fear que foi feito para celulares de Java e teve 3 episódios a série, mas hoje em dia poucos ouvem falar desse jogo, então por isso que as empresas investem nos mesmos jogos, que nem a Capcom, traz novidades mas o que vem de força é street fighter e Resident Evil,
e as vezes um Devil may cry , mas outros jogos da empresa são para fugir do seu conceito de achar que eles não trazem coisas novas, mas o povo já é familiarizado com esses jogos e com a empresa e dão chance a ela quando vem algo novo, eu não sou nintendista então não sei dizer se com fãs da nintendo rola isso, mas uma coisa eu sei que o foco dos jogadores mesmo é nos marios e zelda, os outros jogos são tiro no escuro e gastar e não ter retorno ninguem quer por isso eles espremem enquanto sai suco e investem menos em coisas novas.

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Idade : 38
Data de inscrição : 04/03/2012
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por CRP-Max em Ter 02 Jun 2015, 18:55

Willy escreveu:As empresas deveriam aproveitar o sucesso de um de seus títulos e apostar na divulgação de novos jogos, já que o mesmo terá uma imagem positiva devido ao sucesso anterior. Mais importante do que nascer, é manter-se vivo! blz

Sábias palavras.
Eis aqui uma empresa que investe nessa ideia, a KING com seus 12 jogos entre os mais jogados atualmente, alem disso ela investe em varias plataformas, Facebook, Android, Ios...

Já, quanto à Nintendo, depois dos seu sucesso (nos 16 bits) ela vinha se mantendo muito com seus portáteis, sendo imbatível neste segmento, porém os Smartphones estão concorrendo de forma muito agressiva, forçando a empresa a mudar de atitude, a uns anos atras, era impensável a ideia de ter personagens da Nintendo em outras plataformas que não fossem dela. (Alias, a Nintendo já esta anunciando um novo console, que pode ser apresentado nesta E3...)

CRP-Max

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 819
Idade : 41
Data de inscrição : 28/10/2008
Notas recebidas : C
Reputação : 29
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Empreendedorismo] A queda no mundo dos jogos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:55


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum