Dúvidas sobre a Steam

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas sobre a Steam

Mensagem por Goiano em Seg 01 Jun 2015, 16:09

Tudo bem pessoal??
Tenho um grupo de desenvolvimento de jogos e terminamos um TCC focado nisso.
Gostaríamos de saber algumas coisas sobre a Steam:

Quanto tempo pode levar para ser aprovado um jogo na steam??
Quanto a Steam paga para o desenvolvedor por cada venda do jogo??
Vocês acham interessante trabalhar com a Steam??

Goiano

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/05/2015
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvidas sobre a Steam

Mensagem por Markituh em Seg 01 Jun 2015, 17:14


  • Quanto tempo:
    Vai dependender meramente do quanto você divulga seu jogo, e da qualidade da apresentação do mesmo no Greenlight. Quanto mais destaque seu jogo tiver, mais visibilidade vai ter para a equipe da Valve e assim poderem dar OK no seu jogo.
  • Quanto se paga:
    Pelo que dei uma olhada aqui, existe uma taxa de no mínimo 30% do valor que é pago mensalmente, fora a inscrição vitalícia de $100 dólares. Sim, a taxa varia de acordo com o jogo, como dito no FAQ deles.
  • É interessante?
    Ao meu ver, a Steam fornece facilidades na publicação do seu jogo que poderiam te dar uma certa dor de cabeça se você fosse fazer independentemente - integração com a comunidade, transações via Steam Wallet, etc. Mas vai depender muito da estrutura do projeto, da ambição da equipe e de outros fatores para saber se vale mesmo a pena ou não.

Alguns comentários de foruns afora:
Gringo 1 escreveu:
Gringo 2 escreveu:Eles são os donos dessa plataforma, esperava que eles oferecessem os serviços de graça?
Não, eu esperava algo em torno de 10-15%.
Gringo 2 escreveu:Olha, é o seguinte: colocar seu jogo na Steam provavelmente (em média) te faz vender 50% mais do que seu jogo venderia de outra forma. Então se a Valve pega 30% dos seus ganhos você ainda estaria ganhando uns 20% a mais do que você imaginaria ganhar se nem Steam usasse. Se não funcionasse dessa forma, ninguém ia usar.
Notch, criador do Minecraft escreveu:É, parece que a grande maioria das coisas que a gente queria fazer agora são possíveis por meio da Steam, o que é brilhante! Desde quando eu fiz aquele post no meu blog, Minecraft cresceu muito rápido (e está vendendo mais rápido do que nunca), o que combinado com nós não estarmos na Steam leva a possíveis posições estratégicas de interesse. Eu não tenho tanta certeza quais são, mas estamos um pouco receiosos de publicar o Minecraft na Steam sem saber mais do que nós queremos fazer.

O tanto que eu amo a Steam, eu me preocupo de certa forma com o PC como uma plataforma de jogos se tornar dominada por uma entidade única que toma 30% de todos os jogos vendidos. Estou esperando por um futuro onde mais jogos podem ser publicados independentemente e usar a redes sociais e amigos para divulgar seus jogos. Talvez tenha algo que a gente possa fazer para ajudar? Eu não sei. Fora isso, podemos nos tornar uma inspiração para as pessoas que querem ter controle sobre o que publicam.

É meio que óbvio por essa resposta, mas estamos tentando descobrir o que fazer a longo prazo com a posição que ocupamos agora. Só decimos recentemente a ficar como independentes o maior tempo possível e cancelamos um projeto não anunciado que estávamos fazendo com a ajuda de outros. Vai ser um futuro e tanto.

Por ora é o que deixo para ti, talvez outras pessoas aqui com mais contato com a Steam possam te dar uma luz. Abraços.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum