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rafaelviodres1

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Ajuda sistema de pet

em Dom 24 Maio 2015, 10:07
Bom dia alguem poderia me ajudar com uma logica para criar um sistema de pet aonde eu possa domesticar um pet no mapa e caso eu consiga ter sucesso na captura ele venha para o meu grupo e eu possa libera-lo no mapa para lutar contra outros monstros do mapa.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Dom 24 Maio 2015, 15:53
Cara, por favor, isso ai nem é um tópico de verdade, você não está explicando nada, ninguém tem bola de cristal para adivinhar o que você quer fazer e de que forma seu jogo funciona, re formule sua pergunta dando as características necessárias para alguém poder entender seu jogo e formular uma resposta.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Dom 24 Maio 2015, 17:27
Entao o meu jogo e no modo rpg e nele eu controlo o player aonde ele pode atacar e se movimentar livremente.No jogo terao monstros espalhados pelo mapa e algum destes teram uma chance de se domesticar.Entao entra minha duvida caso eu tenha chance na captura de um destes monstros como eu faço para aducionar ele ao meu grupo?
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Re: Ajuda sistema de pet

em Dom 24 Maio 2015, 18:09
Agora sim está compreensível, mas antes de tudo, só tire uma ultima duvida, seu jogo é top down, algo tipo a visão do tibia?
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Re: Ajuda sistema de pet

em Dom 24 Maio 2015, 22:07
voce pode escolher uma porcentagem de chance que cada monstro tem de ser domesticado.

vamos a um exemplo: caso exista 30% de chance do monstro ser domesticado, então voce pode usar o comando:
Código:
randomize();
if (irandom_range(0,100) < 30){
//domesticou;
}else{
//falhou;
}

o sistema vai gerar um numero aleatorio de 0 a 100, caso o numero seja menor que 30 (pois no exemplo ele tem 30% de chance de ser domesticado), voce terá sucesso.

espero ter ajudado.

abraço.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Dom 24 Maio 2015, 23:55
bom você teria que separar as coisas, programação é tudo lógica, nos seus inimigos crie uma variavel tipo 'inimigo=true', e caso o pet seja do seu time coloque 'amigo=true', if (inimigo=true) {açao de inimigo}
if amigo=true {seguir_jogador=true} ou qualquer outra açao
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Re: Ajuda sistema de pet

em Seg 25 Maio 2015, 08:16
Entendi a logica para o sistema de domesticação mas ainda não consigo fazer com que o pet fique no meu grupo, e o meu jogo é top-down.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Seg 25 Maio 2015, 13:55
Você poderia separar os grupos, tipo grupo=1, grupo=2
grupo=1 seria os amigos
grupo=2 os inimigos

mas pode ser qualquer outra variável que apenas diga que é amigo ou inimigo.
Feito isso no code do inimigo atacar você coloca lá, se for inimigo ele ataca, se for amigo ele não ataca, no caso te ajuda a atacar.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Ter 26 Maio 2015, 00:49
Olá, não querendo desfazer das respostas anteriores, mais eu acho que a melhor ideia para isso é criar um id para cada pet...
assim, quando você quiser capturar-lo, você só precisa pegar o id e adicionar a uma lista, de forma, que, sempre que você chamar o id, vai chamar o pet correspondente. exemplo: (usando o code do itarodrigo)
Código:
randomize();
if (irandom_range(0,100) < 30){//domesticou;
CONTADOR+=1//almenta a contagem, para evitar erros
Meus_Pets[CONTADOR]=id//armazena o id do pet (é só um exemplo aqui, a variável usada para o id do pet não pode ser "id" pois essa é a identificadora de instancia)
}else{
show_message('falha ao domesticar')//falhou;
}
Bom, o objeto que você usa para o pet, deve ter a identificação (id) de cada pet, aí é com você, não sei se vai ser algo aleatório, ou 1 objeto para cada pet...

se você for usar a distancia para domesticar o pet, pode usar o point_distance e o instance_nearest.

Ps: quando vai deixar uma duvida, seja bem especifico, por exemplo, nesse caso, você poderia ter deixado o código pra capturar, ou explicado como acontece a captura.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Ter 26 Maio 2015, 08:36
Entendi muito obrigado! Em relação a cada pet ser um objeto essa tmb é uma das minhas duvidas pois tenho medo de ter que criar 30 objetos para pets e o jogo ficar pesado.
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Re: Ajuda sistema de pet

em Ter 26 Maio 2015, 17:29
para isso, você pode randomizar a id em um único objeto.
por exemplo, se cada pet tem ataque, velocidade, defesa e inteligencia, você pode armazenar as informações em arrays globais, assim, manipulado de qualquer outro objeto (não só o proprío pet)

ex: no create de um objeto controle
Código:

global.max_pet_id=0//aqui definimos o maximo de pets possivel, deixe em 0 para ir almentando conforme as configurações.
global.pet[global.max_pet_id,0]='cachorro'//Nome do pet
global.pet[global.max_pet_id,1]=30//ataque
global.pet[global.max_pet_id,2]=4//velocidade
global.pet[global.max_pet_id,3]=10//defesa
global.pet[global.max_pet_id,4]=100//inteligencia
global.max_pet_id+=1//ALMENTAMOS 1 PARA TER +1 PET NAS CONFIGURAÇÕES, repita isso antes de configurar um novo pet
global.pet[global.max_pet_id,0]='gato'//Nome do pet
global.pet[global.max_pet_id,1]=50//ataque
global.pet[global.max_pet_id,2]=100//velocidade
global.pet[global.max_pet_id,3]=50//defesa
global.pet[global.max_pet_id,4]=60//inteligencia

daí, no create do objeto pet (se for randomizado) você coloca:
Código:
pet_id=irandom(global.max_pet_id)
pet_name=global.pet[pet_id,0]
pet_ataque=global.pet[pet_id,1]
pet_defesa=global.pet[pet_id,3]
pet_velocidade=global.pet[pet_id,2]
pet_inteligencia=global.pet[pet_id,4]

acho que assim fica bem, falows
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