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Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Dom 24 Maio 2015, 00:52
Vamos supor que minha arma tem alcance 50. Uma barra de força corre de 0 até 50, eu atiro em um certo ângulo, definido por mim, vamos supor que escolhi o angulo 45 e a força foi 25, então como o ângulo foi 45º, eu vou distribuir essa força(25) igualmente para hspeed e pra vspeed, pois assim o tiro sairia realmente em um ângulo de 45º. Mas se eu escolher 25º por exemplo, como distribuir esta força na hspeed e na vspeed?
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Dom 24 Maio 2015, 04:59
hspeed=lengthdir_x(forca,angulo);
vspeed=lengthdir_y(forca,angulo);
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Dom 24 Maio 2015, 13:37
Obrigado Smile
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Dom 24 Maio 2015, 23:03
Não seria mais simples usar direction e speed?
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Seg 25 Maio 2015, 00:39
Não uso built in, mas por conta do sistema, precisava do valor vertical e horizontal da velocidade msm.
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Ter 26 Maio 2015, 08:56
O problema é que se você usa o direction, iria rodar também a marcara embutida(built-in), e em alguns(vários) casos isso não pode acontecer.


Os comandos de movimentação embutidos funcionam bem, o único problema é que tu não tem o controle certo de quando é atualizado(e em algumas vezes você quer que atualize em outro momento).
Já o Solid é uma porcaria...
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Ter 26 Maio 2015, 09:34
Exatamente por isso n gosto de usar Smile pq são fixas e eu n tenho total controle.
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Ter 26 Maio 2015, 16:24
Não seria o image_angle que rodaria a mask, ou entendi errado?
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Re: Transformar ângulo em hspeed e vspeed

em Ter 26 Maio 2015, 21:14
Se voce ja conhece o Ãngulo e a velocidade inicial é só usar a matemática...

v0 - velocidade inicial
ang = angulo de lançamento

hspeed = v0*cos(ang)
e
vspeed = v0*sin(ang)

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