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[DÚVIDA] Colisões
3 participantes
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[DÚVIDA] Colisões
olá galera
É o seguinte , eu uso o seguinte code para meu personagens se movimentar
com esse tipo de movimentação estilo tibia, não consigo fazer uma colisão com uma simples parede dar certo.
quando aperto somente uma vez uma das direções ele completa o movimento e não trava , mas se eu segurar o botão ele meio que entra na parede e trava.
gostaria de saber que tipo de variável posso usar num caso desses?
obrigado
É o seguinte , eu uso o seguinte code para meu personagens se movimentar
- Código:
switch keyboard_key
{
case not vk_right and not vk_left and not vk_up and not vk_down:
if place_snapped(32,32)
{
speed = 0
image_speed = 0
image_index = 0
parado = true
}
break;
case vk_right:
if place_snapped(32,32)
{
direction = 0
hspeed = 1
sprite_index = spr_jogador_direita
image_speed =0.2
direcao = 1
parado = false
}
break;
case vk_left:
if place_snapped(32,32)
{
direction = 180
hspeed = -1
sprite_index = spr_jogador_esquerda
image_speed =0.2
direcao = 2
parado = false
}
break;
case vk_down:
if place_snapped(32,32)
{
direction = 90
vspeed = 1
sprite_index = spr_jogador_frente
image_speed =0.2
direcao = 3
parado = false
}
break;
case vk_up:
if place_snapped(32,32)
{
direction = 270
vspeed = -1
sprite_index = spr_jogador_atras
image_speed =0.2
direcao = 4
parado = false
}
break;
}
com esse tipo de movimentação estilo tibia, não consigo fazer uma colisão com uma simples parede dar certo.
quando aperto somente uma vez uma das direções ele completa o movimento e não trava , mas se eu segurar o botão ele meio que entra na parede e trava.
gostaria de saber que tipo de variável posso usar num caso desses?
obrigado
macedoboka- Data de inscrição : 02/03/2014
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Re: [DÚVIDA] Colisões
diz que não pode ser usado com essa função , testei com outros keyboard e dar erro, o único que fuciona é o keyboard_key.
macedoboka- Data de inscrição : 02/03/2014
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Re: [DÚVIDA] Colisões
Você está analisando a coisa errada!!! Não tem nada haver com controles.
Você faz ele ficar snapped(alinhado) a grid. Assim fica muito mais facil. Simplesmente impeça de se mover caso aja um objeto tapando o proximo ponto.
Use :
Essa função retorna caso na posição x e y esteja livre de colisao com solidos(Você pode usar instance_position para um objeto especifico).
Então é só colocar (por exemplo) :
Perceba que a colisão não vai acontecer , porque ele não se move pra dentro do objeto. Você faz o mesmo para os seguintes x+32 ou y-32, e so você pensar. Lembre-se de deixar o objeto em 100% da area(32,32) porque vai que o ponto da em um lugar sem colisao!
Você faz ele ficar snapped(alinhado) a grid. Assim fica muito mais facil. Simplesmente impeça de se mover caso aja um objeto tapando o proximo ponto.
Use :
- Código:
place_free(x,y)
Essa função retorna caso na posição x e y esteja livre de colisao com solidos(Você pode usar instance_position para um objeto especifico).
Então é só colocar (por exemplo) :
- Código:
//Codigo etc[...]
case vk_left:
if place_snapped(32,32) && place_free(x-32,y)
{
direction = 180
hspeed = -1
sprite_index = spr_jogador_esquerda
image_speed =0.2
direcao = 2
parado = false
}
break;
//Resto etc[..]
Perceba que a colisão não vai acontecer , porque ele não se move pra dentro do objeto. Você faz o mesmo para os seguintes x+32 ou y-32, e so você pensar. Lembre-se de deixar o objeto em 100% da area(32,32) porque vai que o ponto da em um lugar sem colisao!
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Re: [DÚVIDA] Colisões
o place_free não deu certo , eu pensei em outras formas mas também não consigo executar , tem alguma função que retorne a ultima posição
que quando ele colidir ele volte pra posição da ultima grid que ele passou , ou se criar uma variável para cada movimento que ele fizer , e so ele estando parado e pode fazer o próximo movimento, como se eu estiver segurando o botão ele reconhecer como apertando, e também o Sprite tem 32x48 mas eu editei a mascara para 32x32 isso da algum problema?
o code ficou assim e ele continua entrando dentro da parede.
que quando ele colidir ele volte pra posição da ultima grid que ele passou , ou se criar uma variável para cada movimento que ele fizer , e so ele estando parado e pode fazer o próximo movimento, como se eu estiver segurando o botão ele reconhecer como apertando, e também o Sprite tem 32x48 mas eu editei a mascara para 32x32 isso da algum problema?
o code ficou assim e ele continua entrando dentro da parede.
- Código:
switch keyboard_key
{
case not vk_right and not vk_left and not vk_up and not vk_down:
if place_snapped(32,32) && place_free(x,y)
{
speed = 0
image_speed = 0
image_index = 0
parado = true
}
break;
case vk_right:
if place_snapped(32,32) && place_free(x+32,y)
{
direction = 0
hspeed = 1
sprite_index = spr_jogador_direita
image_speed =0.2
direcao = 1
parado = false
}
break;
case vk_left:
if place_snapped(32,32) && place_free(x-32,y)
{
direction = 180
hspeed = -1
sprite_index = spr_jogador_esquerda
image_speed =0.2
direcao = 2
parado = false
}
break;
case vk_down:
if place_snapped(32,32) && place_free(x,y+32)
{
direction = 90
vspeed = 1
sprite_index = spr_jogador_frente
image_speed =0.2
direcao = 3
parado = false
}
break;
case vk_up:
if place_snapped(32,32) && place_free(x,y-32)
{
direction = 270
vspeed = -1
sprite_index = spr_jogador_atras
image_speed =0.2
direcao = 4
parado = false
}
break;
}
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