GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[DÚVIDA] Colisões

3 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] Colisões Empty [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por macedoboka Qui 21 maio 2015, 03:13

olá galera

É o seguinte , eu uso o seguinte code para meu personagens se movimentar

Código:
switch keyboard_key
{
case not vk_right and not vk_left and not vk_up and not vk_down:
if place_snapped(32,32)
    
    {
        speed = 0
        image_speed = 0
        image_index = 0
        parado = true
    }
    break;

case vk_right:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 0
        hspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_direita
        image_speed =0.2
        direcao = 1
        parado = false
    }    
    
break;

case vk_left:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 180
        hspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_esquerda
        image_speed =0.2
        direcao = 2
        parado = false
    }     
break;

case vk_down:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 90
        vspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_frente
        image_speed =0.2
        direcao = 3
        parado = false
    }  

break;

case vk_up:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 270
        vspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_atras
        image_speed =0.2
        direcao = 4
        parado = false
    }
      
break;

}

com esse tipo de movimentação estilo tibia, não consigo fazer uma colisão com uma simples parede dar certo.

quando aperto somente uma vez uma das direções ele completa o movimento e não trava , mas se eu segurar o botão ele meio que entra na parede e trava.

gostaria de saber que tipo de variável posso usar num caso desses?

obrigado
macedoboka
macedoboka

Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios : [DÚVIDA] Colisões Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Colisões Empty Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por Isaque Onix Qui 21 maio 2015, 05:28

coloca um keyboard_key_release(keyboard_key) acho que pode ser...
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : [DÚVIDA] Colisões Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Colisões Empty Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por macedoboka Qui 21 maio 2015, 16:49

diz que não pode ser usado com essa função , testei com outros keyboard e dar erro, o único que fuciona é o keyboard_key.
macedoboka
macedoboka

Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios : [DÚVIDA] Colisões Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Colisões Empty Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 21 maio 2015, 17:04

Você está analisando a coisa errada!!! Não tem nada haver com controles.

Você faz ele ficar snapped(alinhado) a grid. Assim fica muito mais facil. Simplesmente impeça de se mover caso aja um objeto tapando o proximo ponto.

Use :

Código:

place_free(x,y)

Essa função retorna caso na posição x e y esteja livre de colisao com solidos(Você pode usar instance_position para um objeto especifico).

Então é só colocar (por exemplo) :

Código:

//Codigo etc[...]
case vk_left:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x-32,y)
    {
        direction = 180
        hspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_esquerda
        image_speed =0.2
        direcao = 2
        parado = false
    }    
break;
//Resto etc[..]

Perceba que a colisão não vai acontecer , porque ele não se move pra dentro do objeto. Você faz o mesmo para os seguintes x+32 ou y-32, e so você pensar. Lembre-se de deixar o objeto em 100% da area(32,32) porque vai que o ponto da em um lugar sem colisao! yes
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : [DÚVIDA] Colisões Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Colisões Empty Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por macedoboka Qui 21 maio 2015, 18:06

o place_free não deu certo , eu pensei em outras formas mas também não consigo executar , tem alguma função que retorne a ultima posição
que quando ele colidir ele volte pra posição da ultima grid que ele passou , ou se criar uma variável para cada movimento que ele fizer , e so ele estando parado e pode fazer o próximo movimento, como se eu estiver segurando o botão ele reconhecer como apertando, e também o Sprite tem 32x48 mas eu editei a mascara para 32x32 isso da algum problema?

o code ficou assim e ele continua entrando dentro da parede.

Código:
switch keyboard_key
{
case not vk_right and not vk_left and not vk_up and not vk_down:
if place_snapped(32,32) && place_free(x,y)
    
    {
        speed = 0
        image_speed = 0
        image_index = 0
        parado = true
    }
    break;

case vk_right:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x+32,y)
    {
        direction = 0
        hspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_direita
        image_speed =0.2
        direcao = 1
        parado = false
    }  
    
    
break;

case vk_left:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x-32,y)
    {
        direction = 180
        hspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_esquerda
        image_speed =0.2
        direcao = 2
        parado = false
    }
    
    
    
break;

case vk_down:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x,y+32)
    {
        direction = 90
        vspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_frente
        image_speed =0.2
        direcao = 3
        parado = false
    }
    
  

break;

case vk_up:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x,y-32)
    {
        direction = 270
        vspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_atras
        image_speed =0.2
        direcao = 4
        parado = false
    }
      
break;

}
macedoboka
macedoboka

Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios : [DÚVIDA] Colisões Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] Colisões Empty Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos