[Tutorial] Como fazer um sistema de bau simples

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[Tutorial] Como fazer um sistema de bau simples

Mensagem por guamaral em Ter 05 Maio 2015, 17:56

Título: Como fazer um sistema de baú simples
Versão do GM: Qualquer uma!
Dificuldade: Fácil
Link para download da Engine: SEM ENGINE
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: Não
Descrição:
Fala galera, blz, este é o meu primeiro tutorial. Então peguem leve What a Face . Eu vou
ensinar como fazer um sistema de baú! Porque procurei no fórum e num achei No .
O sistema é bem simples! Apenas precisa saber variáveis e GML Exclamation

Como funciona o sistema? Se você não estiver com a chave o bau não vai abrir, apenas com a chave. tongue

Vamos lá:

Para começar você precisa dessas sprites aqui:
spr_player
spr_bau_aberto
spr_bau_fechado
spr_chave

Agora que você já tem as sprites, bora pros codes!
No obj_chave no CREATE: ponha essa variavel aqui:
Código:
global.chave=false

Agora no obj_bau_fechado coloque no CREATE:
Código:
global.abrir=false

Agora na colisão do player no obj_chave coloque:
Código:
global.chave=true
global.abrir=true
instance_destroy()
Ou seja: quando encostar o player na chave vai ativar as variáveis
e destruir a chave

Agora pro STEP do obj_bau_fechado coloque uma condição:
Código:
///////////CONDIÇÃO
if global.chave=false{global.abrir=false}
Ou seja: se o player não pegar a chave ele não poderá abrir o bau

Agora pra colisão do obj_bau_fechado com o obj_player coloque:
Código:
if global.chave=true
{
instance_change(obj_bau_aberto,false)
global.moedas+=1000
}
Ou seja: se ele pegar a chave, ele vai mudar de objeto e adicionar 1000 coins.

E no ultimo objeto: obj_variaveis CREATE, vamos declarar a variavel global.moedas que ainda não declaramos:
Código:
global.moedas=0

E agora no DRAW do obj_variaveis:
Código:
draw_text(10,10,'Moedas  '+string(global.moedas))

E é isso pessoal valeu.
OBRIGADO


Última edição por guamaral em Qui 28 Maio 2015, 18:34, editado 7 vez(es) (Razão : Erros)

guamaral

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Re: [Tutorial] Como fazer um sistema de bau simples

Mensagem por fredcobain em Qui 28 Maio 2015, 12:28

Guamaral, obrigado pela contribuição.

O tutorial é bem simples mas realmente pode ser bastante útil para os iniciantes.

Eu sugiro que vc explique logo no início do tutorial como o sistema vai funcionar, isso facilita a didática.

No geral o tutorial está bem explicado, mas gostaria que além da recomendação acima vc seguisse o cabeçalho padrão dos tutoriais:

Título:
Versão do GM:
Dificuldade:
Link para download da Engine:
Requer Extensões:
Requer DLLs:
Tags:

Após isso creio que estará pronto para aprovação.

Fico no aguardo de vc aplicar as considerações.


fredcobain

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