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[Sugestão] Seção para um programa de gráficos 2D

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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 03 maio 2015, 00:13

[Idéia] Seção para um programa de gráficos 2D



Olá galera, o trabalho da gml praticamente tem bastante conteúdo quase que suficiente para atender as demandas dos usuários iniciantes e até alguns mais experientes, mas uma coisa que eu vejo muito dos usuários iniciantes é que grande parte cria jogos com gráficos muito ruins e as vezes acabam tendo o projeto ignorado por falta de visual no seus games,nisso eu me toquei que não vejo aqui no fórum é uma engine de aprendizado para gráficos 2D por exemplo, na wemakeagame eles se especializam na unity para criar jogos e o blender para criar gráficos, aqui na Gmbr temos muitos artistas gráficos como Alex fc o Luke, o Kabeção, o cascavelo são alguns exemplos disso,mas  cada um deles usa uma engine diferente e mesmo que eles ensinem a usar as engines acabam ficando espalhadas na seção de tutoriais, então eu estava pensando se pudéssemos eleger uma engine que valesse a pena ensinar e manter em uma seção, assim o pessoal (pelo menos iniciantes) pudessem se especializar e tirar duvidas de uma unica engine, e assim trazer novidades sobre a mesma. eu acho que facilitaria muito isso.

qual a opinião de vocês e que tipo de programa seria bom para ter aprendizado para ser usado para a criação de sprites e backgrounds no game maker ?
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Mensagem por matheusco Dom 03 maio 2015, 00:48

Venho usando o Inkscape e to gostando. Provavelmente iria gostar de qualquer programa pra imagem vetorial, mas como uso ele...

Não me interessei por pixel art ou qualquer outra coisa pela questão de poder modificar o tamanho da imagem a hora que eu quiser, e fica bem fácil fazer animação, já que só precisa modificar um pouco os nodes e salvar o desenho.
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Mensagem por theguitarmester Dom 03 maio 2015, 01:02

Eu acho que para criar vetores seria bom o corel draw, ou o Inkscape que é de graça.


Seria de grande utilidade, poderíamos também, por facilidade, trazer conteúdos em outras línguas para o forum e traduzir(como já foi tentado) e da própria também, como o mateus O de andrade fez a uns dias atraz.
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Mensagem por matheusco Dom 03 maio 2015, 01:07

Eu tenho um site com tutoriais, se quiserem (e os donos autores permitirem) posso colocar eles lá, formatados do jeito que formato meus tutoriais (cor, indentação).

Tem uma página com funções, outra com dicas e outra dividindo os tutoriais. Também pra adicionar uma para desenhos.

Se quiserem dar uma olhada: http://www.tutoriaisgamemaker.com.br/
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Mensagem por Markituh Dom 03 maio 2015, 01:15

Depende muito do estilo gráfico que cada um queira trabalhar, e seria interessante encorajar o uso de ferramentas free como o Inkscape. Vamos ver como o tópico vai andar, mas já deixo minhas sugestões de softwares:


  • Inkscape - Gráficos vetoriais. Existe um bom material por aí e é até usado profissionalmente (lógico que não é padrão de marcado, ainda).

  • Aseprite - Gráficos em pixel art. É um programa open-source, significando que você pode pegar uma cópia da fonte dele e alterar como quiser.

    A versão atual para download é paga, apesar de ter uma beta, com bem menos recursos porém funcional, gratuitamente no site. Mas você pode compilar seu próprio executável da maneira que quiser. Claro que, nem todo mundo teria paciência ou conhecimento pra isso, então eu fiz esta página aqui onde você pode baixar builds de ASE pra Windows. Tá meia desatualizada, depois posto a versão de desenvolvimento mais recente.

  • Synfig - Animação. Seria sua alternativa gratuita e livre ao Flash. É bem beta ainda, mas com paciência e lendo atentamente os tutoriais da Wiki, dá pra se fazer boas coisas nele. Tem um bocadinho até de tutoriais no Youtube, e várias animações feitas com ele, como esta aqui, simplesmente magnífica. Tem muitas opções de exportação, desde sequencia de png, gif, até qualquer formato suportado pelo ffmpeg yes Esse meu avatar flutuante, por exemplo, fiz nele Very Happy

    Quando eu estiver melhor nele, faço até um tutorial. No momento estou apenas explorando, testando uma coisinha ali e tal.

  • MyPaint - Blah, open-source? Sim. Esse aqui trabalha com imagens raster, é tipo um Photoshop da vida, só que o foco dele é mais em ilustração - trabalhar com mesa digitalizadora e essas coisas. Ótimo para fazer backgrounds e cenários, ou um esboço do personagem.

  • Krita - Isso, exatamente, blah. Esse aqui é mais chegado ao Photoshop; apesar do foco dele ser a ilustração, na versão de desenvolvimento mais recente adicionaram até estilos de layer à lá Photoshop! Nem o GIMP tem isso! yes É um bom programa mesmo, fiz isso aqui pra um amigo meu nele (a base da letra foi feita no Inkscape, já que o suporte a formas dele não era lá essas coisas na época).

Poderíamos escolher até mais de um. Concordo que precisamos investir um pouco mais em outras áreas, GML aqui já tem bastante.


Última edição por Markituh em Seg 04 maio 2015, 14:07, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidado Dom 03 maio 2015, 02:31

• GraphicsGale - Na mesma linha do Aseprite, possui desde as ferramentas mais simples até recursos avançados de paleta indexada, layers, animação com onion skin e etc.

A versão "full" é paga, mas a única limitação da versão gratuita é não abrir nem salvar o formato GIF (o que é totalmente irrelevante pra uso com o Game Maker ou afins já que basta exportar uma sprite sheet pra trabalhar com animações).

http://www.humanbalance.net/gale/us/
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Mensagem por Markituh Dom 03 maio 2015, 13:48

João, tomei a liberdade de editar o título do tópico para deixar a proposta mais clara. Inclusive, vou fixar nos últimos assuntos Smile
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 03 maio 2015, 14:38

Markituh escreveu:João, tomei a liberdade de editar o título do tópico para deixar a proposta mais clara. Inclusive, vou fixar nos últimos assuntos Smile

Valeu, vai ser uma boa , assim a galera pode ir dando suas opiniões e vermos qual a engine que vale mais a pena ser usada como referencia para quem quer criar gráficos para o game maker,

mas é bom também não esquecermos que o programa alem de cumprir o que promete, precisa ser um programa que fique o mais compatível possível com o game maker, ou seja, que não exijam muitos conhecimentos sobre macetes de exportação, mas lógico que qualquer programa que for elegido aqui terá o tratamento para que esses sejam os menores problemas é claro. Smile

Nossa, a galera ta mencionando umas engines bem interessante, algumas eu nem conhecia ainda, mas tem umas que parecem ser bem assustadoras também, hehehe, mas é isso galera, o que conhecerem que possa ser essa engine padrão vão sugerindo aqui. Very Happy
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Mensagem por polosam Dom 03 maio 2015, 14:41

Essa conversa toma rumos interessantes, pois denuncia a desorganização por acumulação que o conteúdo por nós postado sofreu com o tempo.

Esta discussão está altamente relacionada à de ontem, que era estimular a produção desse conteúdo: é frustrante o cara considerar que vai se esforçar para soltar seu esforço dentro de um poço fundo (assuntos recentes). Se o material estivesse exposto de forma organizada, é fato que teria maior alcance.

Para de alguma forma contribuir com este tópico, certa vez postei um tutorial ensinando a usar o Photoshop para fazer pixel art: https://gmbr.forumeiros.com/t29688-configure-o-photoshop-para-fazer-pixel-art



Última edição por polosam em Seg 04 maio 2015, 20:06, editado 1 vez(es)
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Mensagem por MissingNo Dom 03 maio 2015, 14:54

Paint Tool Sai : um ótimo programa para quem quer trabalhar com Design de Personagens ou Gráficos Pintados, por que ele é bem simples, eficaz e não exige muito esforço para aprender a usar, principalmente pra quem tem mesa digitalizadora.

Eu recomendo esse programa tanto para artistas iniciantes, quanto artistas avançados.
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Mensagem por Gonzo Dom 03 maio 2015, 15:19

Pra animar sprites gosto bastante do Spriter_a4_1 Smile
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Mensagem por AxeInLine Seg 04 maio 2015, 13:51

Achei interessante essa ideia, ia mudar bastante coisas por aqui :p.

Tenho a sugestão de dois (?) softwares que poderiam estar nestas listas:

 •SketchBook: É um software bem simples de sem entender, útil para fazer um esboços de personagens ou das maquetes de cenários/mapas.
Ele é fácil de se mexer e sua versão gratuita não é tão diferente da sua versão paga, então...

 •PyxelEdit: Outro software bem simplesinho, e pelo que saiba, é openSource. Ele não possui nada de mais, mas sua interface é bonita e simples.
Sua ferramentas são bem poucas, mas suficientes para PA.

Bem, fica aqui o que eu penso sobre isso.
Espero que essa ideia realmente certo.
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Mensagem por Susano Seg 11 maio 2015, 13:24

eu particulamente estou usano Inkscape a uns 2 anos, ele é muito útil, é grátis, simples de usar, e se usar com sabedoria é possível criar grandes artes (eu faço animações lá mesmo) eu uso o próprio editor do game maker para fazer pixel art porque me acostumei, mais se for caso de vetor, aconselho o Inkscape!
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Mensagem por Isaque Onix Ter 12 maio 2015, 14:34

eu uso o inkscape, o illustrator, o photoshop, o blender, o flash dentre outros muitos, depende da necessidade, mais pessoalmente, acho que para um iniciante, seria melhor aprender o photoshop, apesar de eu usar todas essas ferramentas, não sei fazer muito usando-as, mais acho que se eu tivesse usado o photoshop desde o inicio eu seria mais produtivo.

Ps: há um grande preconceito com o photoshop por ele ter muitas ferramentas, acham que é muito difícil. (eu mesmo pensava assim, até usar.) então, seria bom um incentivo, se essa for a ferramenta escolhida, e, se tiver uma...
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Mensagem por Sadrake Sáb 30 maio 2015, 20:00

Pickcle:Também trabalha com pixels e é mais fácil que o Game maker.Nele você também cria GIF e monta cenário.

www.pickleeditor.com  Happy


A versão paga você pode testa por 7 dias,depois disso tem que paga pra usa Rolling Eyes.
O valor por um simples programa é absurdo( +/- R$ 80,00 ), surpreso
por isso,driblo desinstalando juntamente com o seu registro(faça isso com Programa), e instalo dinovo. blz

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Mensagem por mrHarris Sex 12 Jun 2015, 03:14

O que sempre quebra minhas pernas é a animação de personagens 2d Smile
Como eu sou carniça pra animação.
Um programa bom é o Spriter. É interessante, ainda não testei. Ele consegue adicionar um sistema de bones para sua sprite 2d, a animação fica bem parecida com um programa 3d mesmo.
http://www.brashmonkey.com/ link do programa.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 12 Jun 2015, 08:14

O problema que vejo é que nenhum desses programas tem "tudo". Sempre falta uma coisa.

Se o programa pode fazer animação frame-a-frame, ele não mostra a frame anterior. Já outro que mostra, não tem os efeitos de pincel. E outro tem camadas, mas não funciona com touch(eu desenho no touch), o que não tem correção de traçado, o outro anima com bones mas não desenha. Quando é vetorial não tem bones, quando tem, a edição é muito ruim. A caramba, coisa mais chata.

O que eu faço então? Fico salvando, mudando, trocando, exportando isso é muito desgastante yes
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 12 Jun 2015, 11:30

@Rodrigo Santiago: é ai que está o "X" da questão de eu ter promovido esse tópico, para a gente descobrir qual seria o programa mais versátil para ser usado, especialmente por iniciantes, mas isso não é um problema apenas para programas 2D , quando eu começei a usar programas para graficos 3D muitas vezes eu uso mais de um programa para isso tipo ou para ter compatibilidade com o programa de jogos ou para colocar bones e animar, as vezes um programa tem uma coisa e outro tem outras mais funcionais, por exemplo, eu crio modelos no 3D max , mas coloco as bones no milkshape quando precisam ser mais especificas, já no 2d geralmente eu uso o flash para criar e animar os personagens, não recomendo ele muito por ser uma engine paga e meio chata de usar, mas consigo ter um resultado razoavelmente bom nela.
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Mensagem por CRP-Max Sex 12 Jun 2015, 11:50

JoaoVanBlizzard escreveu:
Na wemakeagame eles se especializam na unity para criar jogos e o blender para criar gráficos.

A grande vantagem de gráficos 3D é que você faz praticamente as mesmas coisas em todos os programas, 3DMax, Blender, etc.(inclusive eu uso o editor do Blender até pra desenhar a mão livre)

Já para a criação de gráficos 2D, tem vários estilos, pixel art, vetorial, etc.

Teria que ser eleitos no minimo 2 tipos de editores, pra funcionar aqui, além de informações a respeito do 3D, que pode ser usado pra gráficos em jogos 2D.

Enfim, o leque de opções é grande, mas talvez tivesse uma forma de organizar nos tópicos, e separar por estilos gráficos facilitando a busca de conteúdo.

Assim quem quer fazer pixel art, tera um lugar separado de quem quer vetorial, por exemplo.

Bom, eu uso o Blender o Inkscape e o Paint Too Say, tenho uma mesa digitalizadora e prefiro gráficos vetoriais e 3D, e não sei muito sobre pixel art.

Finalizando, acho que o melhor programa aqui pro fórum, tem que ter alguns requisitos:

1º Ser grátis, sim já pagamos pelo Game Maker...

2º Ter bastante tutoriais na internet e em português de preferência.

3º Ser fácil de aprender e gerar um resultado bom desde o primeiro uso. Rolling Eyes

Eu escolheria o Inkscape, acho que se encaixa nestes requisitos, pois mesmo sem muita experiência da pra tirar bons trabalhos iniciais dele, tem uma grande biblioteca de Tutoriais e é grátis.
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Mensagem por Superbomber Sex 12 Jun 2015, 11:56

Não acho uma boa ideia uma seção propriamente para um programa específico.

Mesmo que ele seja o "mais versátil". Não seria todos que o desejaria.
Além disso, algumas pessoas poderiam utilizar um programa para fazer um tipo de sprite, e outro para outro tipo.

Podem precisar de um estilo de desenho, e outra vez de outro estilo.
Uma seção para um programa específico é muito limitado. É tipo fazer uma seção para programação, onde se discute especificamente programar jogos em plataforma...

Não que limite o fórum à jogos de plataforma...Mas qual a necessidade, se pode discutir o mesmo assunto na seção de "Perguntas & Respostas"?
E sem a necessidade de se limitar a plataforma.

E se seu jogo tiver fazes em plataforma e outras em top-down?
Vai precisar fazer duas perguntas em duas seções diferentes? Não faz sentido, não é?

O correto mesmo é uma seção de gráficos geral, e não para um software específico...O que já existe.
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