Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Duvida] O que aprender
Hoje à(s) 02:56 por Thiago Jaqueta

» [DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Hoje à(s) 02:48 por Thiago Jaqueta

» colisão de queda após outra colisão dando problema
Ter 27 Jun 2017, 20:18 por Willy

» BUILD FAILED: Cannot find BUILD.xml
Seg 26 Jun 2017, 14:50 por ReisBlender

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Mensagem por ChicoGamer em Sex 24 Abr 2015, 12:20

Eae galera, dá um help pro tio aqui o/

Tenho a seguinte sprite:


Ela é o cano de um canhão completo,poderia usar uma surface para desenha-la mas optei por colocar uma sprite mesmo...

Ao soltar o espaço um obj_power é criado , porém queria que fosse criado no buraco do cano e respeitasse o ângulo do mesmo,sendo lançado na angulação correta.

Para o obj_power ser criado no buraco do cano,coloquei no step:

Código:
global.xoff= sprite_xoffset+209 // Guarda a coordenada x para o buraco do cano
global.yoff= sprite_yoffset+9 // Guarda a coordenada y para o buraco do cano
Eu sei que o ponto é único e não muda de lugar, logo, não faz muito sentido colocar no step,mas da na mesma que colocar no create, então por organização própria coloquei no step mesmo...

E no create do obj_power,para respeitar a angulação:

Código:
direction=obj_cano.image_angle //Indica que a direção é igual ao angulo da imagem do obj_cano
x=obj_cano.x+lengthdir_x(global.xoff,direction); //Quando criado ,nascera no raio xoff com a angulação direction
y=obj_cano.y+lengthdir_y(global.yoff,direction);//Quando criado ,nascera no raio yoff com a angulação direction

A angulação do arremesso está correta, o problema é que o obj_power não acompanha o ângulo do obj_cano,ou seja, é criado sempre no mesmo ponto, a sprite_xoffset e sprite_yoffset não acompanham o angulo do obj_cano.Eu acho que o problema está no primeiro code, pois quando o obj_power é criado, somente no ângulo 0 ele é criado no buraco do cano ...

Uma coisa que não entendi , é que a cada vez que subo o angulo com o direcional pra cima, o obj_power é criado mais pra trás, como se acompanhasse o eixo x mas não o eixo y, isso explicaria porque somente no angulo 0 ele é criado no cano...


Já tentei resolver isso de várias formas, coloquei outro lenght nos off's, não usei lenghts ,colocando o raio e a direção separados,etc...
Talvez o problema esteja na minha lógica mesmo...

Valeu,flws !!


Última edição por ChicoGamer em Sex 24 Abr 2015, 14:37, editado 1 vez(es)
avatar
ChicoGamer

Data de inscrição : 07/07/2014
Número de Mensagens : 23
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Mensagem por alison.antonioloffi em Sex 24 Abr 2015, 13:20

Vc cria um obj_bola com a sprite de uma bola e coloca a origin no centro depois criar um obj_canhao com uma sprite quadrada de 128 em largura por 32 em altura de pois coloca o origin no centro a esquerda. No obj_bola vc coloca Create

{direction = obj_canhao.image_angle
speed = 5
move_contact_solid(direction,108)}

No obj_canhao Step

{if keyboard_check(vk_right) image_angle -=5
if keyboard_check(vk_left) image_angle +=5}

No obj_canhao Press

{instance_create(x,y,obj_bola)}

Depois vc coloca o obj_canhao no centro de uma room e testa !

Observação:
A fução move_contact_solid( argumento1 ,argumento2 ) serve para vc avançar argumento2 na direção argumento1

Espero que goste da minha resposta !!
avatar
alison.antonioloffi

Data de inscrição : 27/02/2015
Número de Mensagens : 11
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Mensagem por ChicoGamer em Sex 24 Abr 2015, 13:36

Obrigado por tentar ajudar , mas isso não vai dar certo , observe que o move_contact_solid move o objeto em uma determinada direção até que ele entra em contato com um objeto sólido e não em um ponto na sprite ....Eu preciso definir esse ponto na sprite , pois a origem na qual ele rotaciona é oposta ao buraco do canhao...
avatar
ChicoGamer

Data de inscrição : 07/07/2014
Número de Mensagens : 23
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Mensagem por Thyago em Sex 24 Abr 2015, 14:28

Crie o tiro usando o xoff tanto no lengthdir_x quanto no lengthdir_y se não da erro mesmo, o raio é o tamanho do xoff apenas.


Código:
direction=obj_cano.image_angle //Indica que a direção é igual ao angulo da imagem do obj_cano
x=obj_angulo.x+lengthdir_x(global.xoff,direction); //Quando criado ,nascera no raio xoff com a angulação direction
y=obj_angulo.y+lengthdir_y(global.xoff,direction);//Quando criado ,nascera no raio xoff com a angulação direction
Apenas teste antes de dizer que esta errado
avatar
Thyago

Ranking : Nota B
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Número de Mensagens : 1092
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Mensagem por ChicoGamer em Sex 24 Abr 2015, 17:40

Nossa que desatenção a minha,é obvio que o raio tinha que ser só em x,puts...Vi que o código do alison.antonioloffi também funcionava,com alguns ajustes,me precipitei... Obrigado a ambos,joinha para os dois !! :C:
avatar
ChicoGamer

Data de inscrição : 07/07/2014
Número de Mensagens : 23
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Problemas com sprite offset e lengthdir !!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum