Como programar um tiro especifico

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Como programar um tiro especifico

Mensagem por Luis Henrique Romero em Qua 15 Abr 2015, 21:41

Gostaria que me ajudassem na criação do meu jogo, estou tendo problemas para desenvolver o jogo, já que não sei como criar tal "barra de força" para o tiro, para que ele (dependendo do quanto a tecla de tiro foi segurada) possa voar mais perto ou mais longe. aguardando dicas e afins Very Happy

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Re: Como programar um tiro especifico

Mensagem por Markituh em Qua 15 Abr 2015, 22:22

Bom, o que você faria é aumentar o valor da variável de força enquanto a tecla estiver sendo pressionada, até um determinado limite. Quando soltar a tecla, só é criar o objeto do tiro com a velocidade medida nessa var. Mas conte-me um pouco mais sobre como funciona esse seu tiro: ele é reto, ou escolhe-se o ângulo para atirar?

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Re: Como programar um tiro especifico

Mensagem por Luis Henrique Romero em Qua 15 Abr 2015, 22:42

Markituh escreveu:Bom, o que você faria é aumentar o valor da variável de força enquanto a tecla estiver sendo pressionada, até um determinado limite. Quando soltar a tecla, só é criar o objeto do tiro com a velocidade medida nessa var. Mas conte-me um pouco mais sobre como funciona esse seu tiro: ele é reto, ou escolhe-se o ângulo para atirar?

Então, o tiro seria reto, apenas com o intuito de voar mais, e valeu pela ajuda Happy

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Re: Como programar um tiro especifico

Mensagem por Markituh em Qua 15 Abr 2015, 23:52

Como você esta fazendo para criar o tiro? Nao sei se você tem experiencia com GML, mas ficaria assim:

Evento Create:
Código:
forca = 0
// Outras variaveis...

Evento Keyboard: Space  (ou qualquer outra tecla de tiro que você esteja usando). Enquanto estiver segurando  tecla, aumenta a força até um determinado valor. É o keyboard normal, não o Pressed:
Código:
if forca < 8 { forca += 0.2 }

Evento Keyboard Released: Space. Quando soltar a tecla.
Código:
with(instance_create(x,y,obj_tiro)) {
    hspeed = other.forca
}

forca = 0

Isso no objeto do player. Para atirar para os dois lados só é adicionar um if com sua variavel que representa o lado e definir o hspeed do tiro negativo (-other.forca):
Código:
// .....
If (other.lado == 0) { // Esquerda
    hspeed = -other.forca
} else {// direita (lado = 1)
    hspeed = other.forca
}
O hspeed positivo vai para a direita e o negativo pra esquerda! Very Happy O other dentro do with é para se referir ao objeto do player.

Se não deu pra entender algo, por favor, dê mais informações para que eu possa te ajudar melhor. Abraços.

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Re: Como programar um tiro especifico

Mensagem por Luis Henrique Romero em Sex 17 Abr 2015, 18:24

Markituh escreveu:Como você esta fazendo para criar o tiro? Nao sei se você tem experiencia com GML, mas ficaria assim:

Evento Create:
Código:
forca = 0
// Outras variaveis...

Evento Keyboard: Space  (ou qualquer outra tecla de tiro que você esteja usando). Enquanto estiver segurando  tecla, aumenta a força até um determinado valor. É o keyboard normal, não o Pressed:
Código:
if forca < 8 { forca += 0.2 }

Evento Keyboard Released: Space. Quando soltar a tecla.
Código:
with(instance_create(x,y,obj_tiro)) {
    hspeed = other.forca
}

forca = 0

Isso no objeto do player. Para atirar para os dois lados só é adicionar um if com sua variavel que representa o lado e definir o hspeed do tiro negativo (-other.forca):
Código:
// .....
If (other.lado == 0) { // Esquerda
    hspeed = -other.forca
} else {// direita (lado = 1)
    hspeed = other.forca
}
O hspeed positivo vai para a direita e o negativo pra esquerda! Very Happy O other dentro do with é para se referir ao objeto do player.

Se não deu pra entender algo, por favor, dê mais informações para que eu possa te ajudar melhor. Abraços.



então, valeu ai, eu consegui fazer, mas tem como fazer para o tiro ir para o lugar onde meu sprite está olhando?

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Re: Como programar um tiro especifico

Mensagem por Markituh em Sex 17 Abr 2015, 18:57

Foi o que eu mostrei no meu ultimo código, mas acho que você não entendeu... Como voce faz pra determinar que lado a sprite esta virada? Poderia até verificar a sprite atual, e então setar a velocidade horizontal da bala. Assim (no codigo de atirar):
Código:
with(instance_create(x,y,obj_tiro)) {
    if (other.sprite_index == spr_player_direita) {
        hspeed = other.forca
    } else if (sprite_index == spr_player_esquerda) {
        hspeed = -other.forca
}

forca = 0

Vê se consegue aí. Abraços.

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Re: Como programar um tiro especifico

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